Quarta-feira, 26 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Software Jurídico - Para a Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas, segurança deve ser prioridade na contratação

quinta-feira, 3 de maio de 2007


Software Jurídico

Segurança deve ser prioridade na contratação

No exercício do Direito, a confidencialidade de dados e o sigilo de informações constituem bens fundamentais para o advogado e o cliente, que confia na proteção das revelações feitas em confiança. Para a Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas é necessário, dessa forma, que os softwares jurídicos obedeçam a rígidos padrões de privacidade.

"Embora os sistemas dêem agilidade aos processos empresariais, se não houver preocupação com o sigilo dos dados na construção da ferramenta, a ameaça de vazamento se tornará constante", pondera o engenheiro de tecnologia, Marcos Ferrari Pedroso, um dos arquitetos do software jurídico Law Office.

Segundo a empresa, para resguardar a informação, é fundamental lançar mão de constantes atualizações na criptografia de dados. "Esses cuidados fornecerão a segurança mínima de que as informações que transitam do servidor para os computadores e vice-versa não serão acessadas por terceiros", exemplifica.

Pedroso lembra que a política de segurança das empresas prestadoras de serviços deve ser transparente para que o advogado possa trabalhar sem preocupações em relação a vazamentos de informações. "O advogado tem para com o cliente o compromisso de confidencialidade das informações recebidas. No entanto, o seu papel é advogar. Por isso, cabe ao fornecedor do software ou ao prestador de serviços na área a segurança das informações nas redes do escritório", arremata.

Como identificar o software seguro ? Abaixo, as explicações da Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas :

Eficiente forma de verificar a segurança do software é identificar se ele utiliza uma tecnologia de "encriptação" dos dados SSL -Secure Sockets Layer, essa tecnologia faz uso de um certificado que garante que as informações codificadas não serão decodificadas sem "autorização" de quem as enviou. Esse certificado é adquirido junto a empresas como Verisign, Certisign entre outras. Segundo ele, o protocolo SSL, por meio de um processo de criptografia, previne que os dados trafegados possam ser capturados ou mesmo alterados no curso entre o navegador (browser) do usuário e o site com o qual se relaciona. "Assim, garantimos que as informações permaneçam em sigilo, como os dados de um caso com segredo de justiça", frisa o especialista da Lawsoft.

Para saber se um site utiliza o sistema, o visitante do Website, quando se conecta a um servidor que usa o protocolo SSL, notará que na barra de endereços o protocolo passa a ser https:// - no lugar do usual http://. Aliado a isto, a maioria dos browsers, como o Internet Explorer, mostra a figura de um cadeado. Ao visualizar este cadeado, o usuário passa a ter a tranqüilidade de saber que as informações fornecidas ao Website não poderão ser interceptadas no trajeto.

Pedroso conclui dizendo que, para fechar um bom negócio na contratação de um software jurídico, é fundamental procurar empresa idônea com boa reputação no mercado. Só assim, o escritório conquistará a tranqüilidade necessária em relação à segurança no trânsito das informações.

_________



________

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes