Quarta-feira, 26 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Versão compacta do programa Capacitação no Poder Judiciário é iniciativa pioneira na formação de juízes

terça-feira, 8 de maio de 2007


Capacitação

Versão compacta do programa Capacitação no Poder Judiciário é iniciativa pioneira na formação de juízes

Para capacitar magistrados na área de gestão, a FGV DIREITO RIO, em parceria com a Associação de Magistrados Brasileiros (AMB) e Escola Nacional de Magistratura (ENM) e com apoio do Ministério da Justiça, criou uma versão resumida do programa de Capacitação em Poder Judiciário. A iniciativa é pioneira e vai permitir que os juízes e desembargadores possam, em uma semana, ter uma orientação multidisciplinar, a partir de um programa que abrange conhecimentos das áreas de Direito, Administração, Economia e Ciências Sociais.

A iniciativa, segundo o desembargador Luis Felipe Salomão, presidente da AMB, é fruto da parceria de sucesso da Escola Nacional de Magistratura com a FGV DIREITO RIO, na atuação em prol da adequada formação dos juízes.

O curso, segundo seu coordenador, desembargador Marco Aurélio Bellizze, tem como foco oferecer uma melhor formação ao profissional do direito em benefício da eficiência operacional da administração da Justiça. “A idéia surgiu a partir da percepção da necessidade do aperfeiçoamento dos magistrados em matérias, que no passado, eram consideradas não relevantes para o Juiz”, afirmou.

Para atender aos objetivos da proposta o curso foi formatado com uma carga horária de 40 horas. Será dividido em cinco aulas e contará com as disciplinas: Juiz e a Ética, com o professor José Ricardo Ferreira; Gestão de Serventias Judicionais, com o Dr. Luiz Mello Serra; Macroeconomia, com o doutor em economia Antonio Carlos Porto; Gestão e Orçamento, com o professor Armando Cunha; e Inovação Jurisdicional, com o professor Carlos Affonso de Souza. A primeira turma, composta por 45 alunos, começará no próximo dia 7, na sede da ENM, em Brasília.

Para o desembargador Marco Bellizze, hoje o novo Juiz tem que ter uma visão ampla e estar atento a tudo o que o envolve, balizando as repercussões sociais e econômicas de suas decisões. “A necessidade de velocidade nas decisões e compreensão da complexidade nas relações e situações exige do Juiz postura dinâmica e comprometida com a eficiência”, enfatizou.

O curso é um cartão de visita de versões mais ampliadas do Programa de Capacitação em Poder Judiciário, constituído de 180h e do MBA em Poder Judiciário, com 360h. O programa, que integra as atividades do Centro de Justiça e Sociedade da FGV DIREITO RIO, está em andamento nos Tribunais de Justiça de Rondônia, Goiás, Acre, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, além dos Tribunais Regionais Federais da 2ª e da 5ª Região.

_____________

patrocínio

VIVO

últimas quentes