Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

EUA e Venezuela trocam acusações na OEA

terça-feira, 5 de junho de 2007


Internacional

EUA e Venezuela trocam acusações na OEA

Autoridades do primeiro escalão dos Estados Unidos e da Venezuela trocaram acusações nesta segunda-feira, durante reunião da Organização dos Estados Americanos - OEA, no Panamá.

A secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, disse que a decisão da Venezuela de não renovar a concessão da rede de televisão privada Radio Caracas Television - RCTV não foi democrática. Ela pediu que a OEA investigue o caso da RCTV.

"A livre discussão pública de idéias é uma das melhores garantias do respeito à lei e proteção mais segura contra os humores dos governantes", disse Rice aos chanceleres da OEA.

Em seguida, durante a mesma reunião, o ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolas Maduro, acusou Washington de tentar desestabilizar o governo Hugo Chávez. "O discurso da representante dos Estados Unidos constitui um intervencionismo inaceitável, e nós o rejeitamos", disse.

"Será difícil para qualquer comissão debater de forma mais completa, investigar de forma mais completa, criticar de forma mais completa as políticas do governo dos Estados Unidos mais do que é feito toda noite em (canais de televisão como) CNN, ABC, CBS ou NBC", disse Rice, evocando liberdade de imprensa.

"Os cidadãos dos Estados Unidos têm essa garantia (de liberdade de imprensa), espero sinceramente que os cidadãos da Venezuela também tenham essa garantia", afirmou, se levantando e deixando a sala.

Maduro pediu que a nova televisão estatal venezuelana, que substituiu o sinal da RCTV, possa entrar em Guantánamo para entrevistar os prisioneiros. Rice e Maduro participam da 37ª Assembléia Geral da OEA, no Panamá.

________
____________

  • Leia mais

28/5 – Manifestação de milhares de pessoas contra e também a favor do fechamento do canal privado de televisão RCTV - clique aqui.

__________
_____________

Fonte: BBC Brasil
___________________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes