Quinta-feira, 22 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Teoria Geral do Direito – segurança, valor, hermenêutica, princípios, sistema,

Logo após o lançamento da obra, realizada

quinta-feira, 25 de março de 2004

Sorteio de Obra

Logo após o lançamento da obra "Teoria Geral do Direito – segurança, valor, hermenêutica, princípios, sistema" (184p.), realizado dia 23/3, em SP, Migalhas tem o prazer de anunciar hoje o sorteio de um exemplar para os leitores. O livro é de autoria do ilustre advogado José Fabio Rodrigues Maciel e foi gentilmente oferecido pela Editora Saraiva.

Lançada pela Saraiva, esta obra consiste em estudo sobre a Teoria Geral do Direito, tendo por enfoque uma abordagem fenomenológica, que leva em consideração não só a(s) essência(s) do Direito, mas também a capacidade de transcendência dos seres humanos, a qual, segundo o filósofo alemão Martin Heidegger, possui origem na angústia inerente à existência humana. Essa constante evolução é responsável por reflexos diretos e diários no universo jurídico, permeando a discussão levada a cabo em cada um dos capítulos expostos.

A presente publicação teve origem na dissertação de mestrado do advogado José Fabio Rodrigues Maciel, que ao optar por uma abordagem fenomenológica, faz o leitor repensar todo o embasamento que existe acerca dos temas fundamentais da teoria geral do direito. Essa nova ótica valoriza a inclusão da filosofia como viga mestra na discussão da ciência jurídica e traz novos elementos para a própria prática jurídica.

Os itens discutidos em capítulos específicos – segurança jurídica, valor, hermenêutica, princípios e sistema jurídico - são temas de fundamental importância para os estudiosos, profissionais e estudantes de direito, mais especificamente nas matérias Introdução ao Estudo do Direito e Filosofia do Direito.

A proposta do autor, ao discutir os temas apontados, é aprofundar o estudo sobre as formas de conquista e manutenção da segurança jurídica e conseqüente estabilidade do sistema jurídico nas sociedades contemporâneas, principalmente nos momentos de mutação social, ocasião em que a norma posta tem diminuída sua capacidade de atender às novas demandas suscitadas pela coletividade.

SOBRE O AUTOR

José Fabio Rodrigues Maciel, graduado pela Universidade de São Paulo, é Mestre em Direito pela PUCSP, Editor Jurídico da Editora Saraiva, membro efetivo da Comissão dos Novos Advogados do IASP e Advogado.

_____

Ganhadora:

Beatriz Carvalho Gomes dos Santos, da Conectas

 

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes