Quinta-feira, 14 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado de sorteio de obra "Project Finance"

terça-feira, 17 de julho de 2007



Sorteio de obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Project Finance – Financiamento com Foco em Empreendimentos (Parcerias Público – Privadas, Leveraged Buy – Outs e Outras Figuras Afins)" (Editora Saraiva – 442 p.) escrita por José Virgílio Lopes Enei, do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados quem gentilmente ofereceu um exemplar para sorteio.

Sobre a obra:

Na era da globalização, um processo ainda em curso de integração de economias e mercados nacionais, o que os países mais querem é o crescimento.

Embora o mundo tenha ganho muito com tal fenômeno, ainda há o que se desenvolver.

No entanto, esse crescimento depende muito mais do que simplesmente a vontade de um empreendedor cheio de idéias sensacionais.

Ele necessita de apoio financeiro para investir na inovação e o primeiro desafio que ele encontra é a carência de recursos no setor público. E mais que isso, existe também a dificuldade de captação de fundos a um custo acessível no setor privado.

Com esses obstáculos o mercado internacional aprendeu a administrar por meio de um planejamento preciso e pela elaboração de uma complexa estrutura de financiamentos a captação de recursos necessários em longo prazo para o desenvolvimento de projetos sem vínculos excessivos dos empreendedores.

Este sistema é conhecido como Project Finance, tema central do livro de José Virgílio Lopes Enei. De forma jamais vista na bibliografia nacional, o experiente advogado desenvolveu uma pesquisa sem perder de vista as questões econômicas e empresariais. É uma forma de captação de recursos que apresenta vantagens importantes em relação aos modelos tradicionais de financiamento, que proporciona uma vasta limitação de responsabilidade para o empreendedor e redução de riscos.

Na obra, emprega-se a expressão “financiamento de projetos” em sentido estrito, não para abranger de forma genérica todo e qualquer financiamento que, direta ou indiretamente, aproveite a um projeto ou empreendimento qualquer, mas para designar, tal qual a expressão inglesa Project Finance, o financiamento, contratado com foco no empreendimento e nos seus resultados.

Sobre o autor:

José Virgílio Lopes Enei é advogado formado em direito pela USP em 1996. Em 2000, ele se tornou mestre em direito pela Universidade da Virgínia (EUA) e, em 2005, acumulou o grau de mestre em direito comercial pela USP. Enei é pós-graduado em administração de empresas pela FGV e advogou nos Estados Unidos no escritório Dewey Ballantine LLP (de Nova Iorque). José Virgílio é sócio do escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice, onde iniciou sua carreira em 1994, atuando na área de Financiamento de Projetos e Infra-estrutura (energia, direito aeronáutico e transportes). Dentre os trabalhos que já desenvolveu, destaque para o financiamento das usinas termelétricas UTE-Norte Fluminense do Grupo EDF e TermoFortaleza do Grupo Endesa, nesta última assessorando o IFC - International Finance Corporation, braço do Banco Mundial. Mais recentemente, o autor vem participando ativamente da implantação das primeiras parcerias público-privadas no Brasil.

______________

Resultado:

Alexandre Comodaro Cardoso, analista jurídico do Citibank, de Osasco/SP




 

 

 

___________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes