Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

CPI começa análise de dados das caixas-pretas do Airbus. Confira a transcrição das vozes na caixa

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quinta-feira, 2 de agosto de 2007


Crise Aérea

CPI começa análise de dados das caixas-pretas do Airbus. Confira a transcrição das vozes na caixa

A CPI da Crise Aérea leu ontem as informações contidas nas caixas-pretas do Airbus 320 da TAM que colidiu com um prédio após pousar no aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no dia 17, matando quase 200 pessoas. Embora os dados sobre aceleração da aeronave e posição dos equipamentos, entre 60 parâmetros, estejam disponíveis aos deputados, o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), considerou precipitado qualquer comentário sobre essas informações.

Em reunião secreta, os deputados tiveram a ajuda do chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos - Cenipa, brigadeiro Jorge Kersul Filho, para entender gráficos e números sobre as condições da aeronave entre o pouso e a colisão. "Todas as informações que a CPI tem são preliminares. Só a análise delas permitirá dizer quais são as responsabilidades pelo acidente", avisou o relator, lembrando que é preciso, por exemplo, sincronizar todos os dados da caixa-preta com o diálogo da cabine (v. a íntegra abaixo), lido pela manhã na comissão.

Maia afirmou que ainda é cedo para dizer se houve falha dos pilotos ou do equipamento do Airbus. Ele considera irresponsável a divulgação das informações apresentadas hoje na reunião secreta da comissão. Pela gravação de voz, analisa Maia, todos os procedimentos para pouso foram adotados, mas isso não é conclusivo. "Podemos descobrir depois que algum parâmetro estava errado e os pilotos não perceberam", ponderou o relator. Para ele, a única hipótese cada vez mais afastada é de que a pista de Congonhas tenha tido influência no acidente.

Os deputados começaram seus trabalhos pela manhã lendo a transcrição dos últimos 12 minutos de conversas gravadas pela caixa-preta do avião. As transcrições registram que:

às 18h43, os tripulantes fizeram referência à falta de um reverso no avião;

às 18h47, perguntaram as condições da pista e ouviram como resposta que ela estava molhada e escorregadia;

às 18h48, pelo som gravado na cabine, é possível presumir que o piloto assumiu o comando da aeronave para o procedimento de pouso. Os spoilers (freios aerodinâmicos) falham quando acionados, e o piloto não consegue parar a aeronave.

Em seguida, vêm as frases finais, ditas já em solo: "desacelera, desacelera, desacelera"; "não dá, não dá, não dá"; e "vira, vira, vira".

Depois disso, a transcrição não é exata, mas informa que há sons de colisão e gritos.

Nelson Jobim

Por fim, a CPI aprovou requerimentos para convocar, entre outros, o novo ministro da Defesa, Nelson Jobim. A data do depoimento ainda não foi marcada. Para o relator da CPI, deputado Marco Maia (PT-RS), "é preciso tempo para ele [o ministro] tomar pé da situação." O relator disse ainda que esse também é o motivo que levou a comissão a adiar o depoimento do comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Juniti Saito, previsto inicialmente para hoje. A CPI ainda não marcou nova data para o depoimento do comandante.

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Confira a transcrição das vozes na caixa-preta:

  • 18:18:24.5

[Comandante faz comunicado aos passageiros. Ouve-se o som de assobio e em, seguida, a comissária pede para abrir a porta. O piloto pergunta se está tudo OK. A comissária responde que tudo na cabine está OK, e então pergunta aonde eles vão pousar]

Piloto: Eu acabei de informar.

Comissária: Desculpe, eu não ouvi ela dizendo.

Piloto: Mas ela ouviu, Congonhas.

Comissária: É Congonhas? Então ótimo. Ela deve ter ouvido. Obrigada.

  • 18:43:04.3

Piloto: Lembre-se, nós temos apenas um reverso.

Co-piloto: Sim... só o da esquerda.

(...)

[No rádio, TAM 3054 reduz a velocidade para aproximação e chama a torre na freqüência 127.15]

Co-piloto: 12715, câmbio.

Piloto: Boa tarde.

Piloto: Flaps 2.

Co-piloto: Velocidade checada.

Co-piloto: Flaps a 2.

Co-piloto: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.

Torre: TAM 3054, reduza a velocidade mínima para aproximação, o vento é norte com 06 [nós]. Eu vou informar quando liberar três cinco à esquerda.

Co-piloto: Boa tarde, reduzindo ao mínimo possível [a velocidade].

Piloto: Trem de pouso abaixado.

Co-piloto: Trem de pouso abaixado.

Piloto: Flaps 3.

Co-piloto: Velocidade checada.

(...)

[Check list final, a aeronave passava por Diadema]

  • 18:46:10.4

Co-piloto: Tripulação, preparar para pousar.[avisando no sistema de voz do avião]

(...)

Piloto: Pousando sem azul. (...) Pista à vista, pousando. Pergunte a ele [a torre] sobre as condições de chuva, as condições da pista, e se a pista está escorregadia.

Co-piloto: TAM em aproximação final, a duas milhas de distância. Poderia confirmar as condições?

Torre: Está molhada, e ainda escorregadia. Eu vou informar quando 35 esquerda estiver liberada, 3054.

[A torre informa que uma aeronave está começando a decolar.]

Piloto: Molhada e escorregadia!

(...)

Torre: TAM 3054, 35 à esquerda liberada para pousar. A pista está molhada e escorregadia e o vento é 330 a 8 nós.

Co-piloto: 330 a 8, é o vento.

Piloto: Checado.

Torre: 3054?

Co-piloto: 3054, entendido.

Piloto: O pouso está liberado?

Co-piloto: liberado para pousar.

[som do piloto automático desconectando. Som de três cliques indicando a reversão do CAT2 ou 3 para CAT1, para vôo manual]

  • 18:47:56.9

[O GPS emite um aviso de aproximação do solo]

Co-piloto: O quê?

Piloto: Iniba o aviso do GPS para mim.

Co-piloto: Okay. Um ponto agora, OK?

Piloto: Okay.

[Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista]

  • 18:48:26.3

Co-piloto: Reverso número 1 apenas. Spoilers [sistema de freios] nada.

Piloto: Aaiii. [suspiro] Veja isso.

Co-piloto. Desacelera, desacelera.

Piloto: Não consigo, não consigo. Ai meu Deus... Ai meu Deus.

Co-piloto: Vai vai vai, vira vira vira vira. Vira vira para... não, vira vira.

[Som de colisão]

voz na cabine: Ah, não.

[Pausa no barulho de colisão. Som de um grito de voz feminina. Som de colisão]

Fim das gravações, às 18:48:51.4

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