Terça-feira, 26 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Vício

Portaria prevê tratamento da dependência do tabagismo

terça-feira, 1º de junho de 2004

Apoio oficial

O Ministério da Saúde assinou nesta segunda-feira, Dia Mundial Sem Tabaco, uma portaria que prevê o tratamento da dependência do tabagismo. O paciente receberá apoio médico e de medicamentos da rede do SUS para parar de fumar.

O ministério deverá investir cerca de R$ 5 milhões na compra de adesivos e goma de mascar antitabagistas, além do medicamento cloridrato de bupropiona. Além disso, em parceria com o Ministério da Educação, o Ministério da Saúde criará um grupo de trabalho para desenvolver uma proposta de prevenção ao tabagismo por meio da TV Escola.

A portaria assinada expande para todas as unidades de saúde do SUS a distribuição de medicamentos que auxiliam a largar o cigarro. Atualmente, o Ministério da Saúde fornece adesivo e chiclete de nicotina, além do medicamento bupropiona - um antidepressivo que combate os sintomas da síndrome de abstinência em nicotina - apenas em unidades de alta complexidade, como grandes hospitais. Em todo o país, são apenas seis unidades.

Até o fim do ano, 150 equipes treinadas pelo Inca estarão trabalhando nos centros de saúde de todo o Brasil para atender aos fumantes. A licitação para a compra dos produtos deverá ocorrer em, no máximo, 45 dias. O Ministério da Saúde vai adquirir todos os produtos de forma centralizada para depois repassar aos municípios.

______________ .

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco

últimas quentes