Terça-feira, 26 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Ciência Política: Uma Introdução

Os autores optaram por elaborar um texto

quinta-feira, 3 de junho de 2004

Sorteio de Obra

 

Migalhas sorteia para os leitores um exemplar do livro "Ciência Política: Uma Introdução" (227p.), escrito por Celso Antonio Pinheiro de Castro e Leonor Peçanha Falcão, gentilmente oferecido pela Editora Atlas.

Os autores optaram por elaborar um texto introdutório à Ciência Política de uma perspectiva interdisciplinar, dividindo a obra em três partes: poder, política e Estado. A Parte I delineia o cenário em que se desenrolam as relações de poder, para então considerar sua pluridimensionalidade como fenômeno social.

A Parte II ressalta a política no approach da complexidade e as teorias políticas. A teoria supõe atitude científica, pois se trata de uma explicação de conjunto que liga uma série de fenômenos entre si. Constitui uma tentativa de generalização. As teorias elucidam a ação política, fornecem-lhe alimentos intelectuais, referências e argumentos.

Já a parte III centraliza-se no Estado na perspectiva jurídica e sociológica, portanto, enquanto instituição. Atenção especial merece o Estado brasileiro na realidade atual da administração pública. O tema relativo a República e Democracia põe em evidência a representação e o pluralismo político. No que respeita às relações internacionais, apõe a trilogia: política, direito e guerra. O livro se encerra com o estudo das mudanças políticas, características do período pós-moderno.

_________

Ganhadora:

Ana Paula Soares, da Exprinter Brasil

 

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco

últimas quentes