Terça-feira, 23 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do Sorteio de obra "Espadas e Símbolos"

quinta-feira, 27 de março de 2008


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Espadas e Símbolos" (128 p.), escrita por James Marshall, traduzida por J. Cretella Jr. e Agnes Cretella e gentilmente oferecida pela Editora RT.

Sobre a obra :

A soberania é tema fundamental do Direito Constitucional. Para chegar ao conceito definido no início do século XIX, pelo juiz Story, como "o poder de fazer tudo num Estado, sem ser responsabilizado", o Autor percorre a história contemporânea, citando, na Alemanha Hitler e Göring, na Itália Mussolini, na Rússia Lenin e Stalin, na França Luís XIV.

Demonstrando profundo conhecimento de outros conceitos que ainda se aplicam nos dias de hoje, utiliza exemplos práticos, de grande sabedoria e repercussões inegáveis. Entre os exemplos de lutas, aborda a Guerra Civil Espanhola, a luta no Vietnã, a luta dos Cruzados, a tomada dos poços de petróleo pelos mexicanos, o embargo utilizado pelos Estados Unidos contra a Cuba de Fidel Castro, a crise dos mísseis soviéticos, instalados a mando de Kruschev na ilha e a resposta do Presidente Kennedy, a ameaça da tomada de Constantinopla pelos turcos, a Revolução Comunista de 1917 e muitos outros casos.

Analisa, ainda, a questão da propaganda, utilizada pelos soberanos desde tempos imemoriais, como uma das principais armas, tanto para evitar uso de armas físicas ou econômicas, como para induzir ao uso na consecução de seus propósitos.

Sobre os tradutores :

Agnes Cretella é bacharela em Direito pela Faculdade de Direito da USP, onde fez curso de pós-graduação em Direito Penal. Especializada em traduções dos idiomas francês, inglês, alemão, italiano e espanhol.

J. Cretella Jr. foi titular de Direito Administrativo da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, na qual abrilhantou a cátedra ocupada anteriormente, com igual notoriedade, por Furtado Mendonça (1856-1882), Rubino de Oliveira (1882-1891), Villaboim (1892-1917), Mello Neto (1917-1927) e Mário Masagão (1927-1969). Esses Mestres do Direito Administrativo lançaram a semente, que floresceu dando origem à "Escola" de Direito Administrativo de São Paulo, da qual o Prof. Cretella Jr. é expoente. Além da sua experiência da cátedra, advogou e foi membro de inúmeras Comissões Processantes no âmbito da Administração Pública.

______________

 Resultado :

  • Helena Maria de Campos Rodrigues, analista judiciário do TRE/MT, de Primavera do Leste/MT

____________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes