Quarta-feira, 19 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Lançamento de revista "Getúlio"

quinta-feira, 3 de abril de 2008


Lançamento

Chega às bancas a nova edição da revista Getulio

A Reforma do Judiciário é o tema que permeia a mais recente edição da revista "Getulio", publicação bimestral do GVlaw, que acaba de chegar às bancas. Porém, como atenta o próprio editorial, os artigos que tratam da questão enfocam o aspecto administrativo da reforma. Para enriquecer o debate, foram ouvidos os professores Paulo Eduardo Alves da Silva, da Direito GV; José Ernesto Lima Gonçalvez, da FGV Projetos e a desembargadora Maria Aparecida Pellegrina.

O professor Paulo Eduardo Alves da Silva comandou, no ano passado, uma pesquisa sobre a Análise da Gestão e Funcionamento dos Cartórios Judiciais, sob encomenda da Secretaria da Reforma do Judiciário, ligada ao Ministério da Justiça e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Já o professor José Ernesto Lima Gonçalves contribuiu com uma longa entrevista, juntamente com o consultor Fausto Bernardes Morey Filho, sobre a revisão dos processos de gestão pelos quais passa a Reforma do Judiciário. Lima Gonçalves também escreveu um artigo para este número, discutindo os desafios de modernização da Justiça no Brasil.

Já a entrevista com a desembargadora Maria Aparecida Pellegrina é o exemplo de que é possível promover as mudanças. Maria Aparecida presidiu o Tribunal Regional do Trabalho na 2ª. Região, quando era apontado como um dos piores prestadores de serviços judiciais do país e desmoralizado por escândalos de desvio de verbas. Hoje é considerado um modelo.

Por fim, prestigia a discussão artigo do historiador José Murilo de Carvalho sobre a necessidade da Justiça se aproximar mais do povo. "A expressão 'Palácio da Justiça' revela uma visão do Judiciário como poder e não como serviço à população", vaticina o articulista.

Essa edição também conta com reportagens sobre o fascínio dos relatos dos viajantes; uma análise das eleições americanas e o Brasil; entrevista o diretor da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa Luís Fábrica; artigo do professor José Eduardo Faria sobre o descompasso entre o tempo da Justiça e o tempo dos negócios; uma reportagem sobre o Mestrado em Direito e Desenvolvimento lançado pela Direito GV.



 




____________

patrocínio

VIVO

últimas quentes