Quarta-feira, 21 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Há 35 anos...

...o homem pisava na lua pela primeira vez

terça-feira, 20 de julho de 2004

Há 35 anos...

O mundo lembra hoje um capítulo surpreendente da história da humanidade: os 35 anos da chegada do homem à Lua. O dia 20 de julho de 1969 foi um marco na história mundial. Milhões de pessoas acompanharam pela TV a viagem da tripulação da Apolo 11.

Os cálculos da época apontavam que mais de 1 milhão de pessoas se aglomeravam em torno da base de lançamentos da Agência Espacial Americana (Nasa), no Cabo Canaveral, na Flórida, no dia 16 de julho de 1969. Em frente aos aparelhos de TV estavam 1 bilhão de espectadores. Às 10h32min de Brasília, o foguete Saturno 5, depois de uma explosão ensurdecedora, partiu em direção ao céu. Dentro dele estavam os pilotos Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michel Collins. Era o início da maior aventura dos homens: a conquista da Lua.

Depois de quatro dias de viagem, Neil Armstrong se tornou o primeiro ser humano a pisar em um outro corpo celeste. A frase de comemoração dele tinha ensaiado cuidadosamente: "Esse é um pequeno passo para um homem, um gigantesco para a humanidade".

Quando os astronautas voltaram, não houve festa à espera deles e sim, isolamento. Eles foram colocados em cápsula de quarentena, que não passa de um trailer hermeticamente fechado. O medo era de que os astronautas estivessem trazendo da Lua organismos que pudessem causar epidemias aqui na Terra.

Seis outras missões tripuladas chegaram à Lua, entre 1969 e 1972. As pegadas deixadas pelos astronautas vão permanecer intactas por milhões de anos na superfície da Lua, onde não há vento ou chuva.

Armstrong, Collins e Aldrin

Aldrin descendo do módulo lunar Eagle

Lançamento do Saturno V

_________________________ .

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes