MIGALHAS QUENTES

  1. Home >
  2. Quentes >
  3. Perfil dos indicados que compõem as listas para vagas de ministros do STJ

Perfil dos indicados que compõem as listas para vagas de ministros do STJ

Da Redação

sábado, 10 de maio de 2008

Atualizado às 18:36


Vagas no STJ - 2 de TJs e 1 de MP

Perfil dos indicados que compõem as listas para vagas de ministros do STJ

O Pleno do STJ definiu, na última quarta-feira, os sete nomes que concorrerão às três vagas de ministros abertas com as aposentadorias dos ministros Francisco Peçanha Martins e Raphael de Barros Monteiro Filho e com o falecimento do ministro Hélio Quaglia Barbosa. Confira abaixo.

___________________
_____________

Vagas - 2 de TJs

  • Luiz Felipe Salomão

Natural de Salvador, capital baiana, Luiz Felipe Salomão, 45 anos, graduou-se em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi juiz substituto e juiz de Direito em diversas comarcas do interior do Estado e também na capital. Atua como desembargador titular da 18ª Câmara Cível do TJ/RJ desde 2004. Foi secretário-geral da Associação dos Magistrados do Rio de Janeiro durante o biênio 1996/1997 e presidente no biênio 2002/2003. É professor de Direito Comercial e Direito Processual Civil.

 

  • Geraldo Og Nicéas Marques Fernandes

Nascido em Recife, Geraldo Og Nicéas Marques Fernandes, 56 anos, é formado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e em Jornalismo pela Universidade Católica do Estado. Atuou como repórter do setor forense do jornal Diário de Pernambuco, de 1973 a 1981, e como juiz de direito do Estado, de 1981 a 1997. Em 1992, foi consultor para a reestruturação do Poder Judiciário da República da Guiné-Bissau - África - e, no ano de 1997, ingressou no TJ/PE, do qual é presidente.

 

  • Marcus Vinícius de Lacerda Costa

Marcus Vinícius de Lacerda Costa, 47 anos, é de Paranaguá/PR e formado pela Faculdade de Direito de Curitiba. Assumiu o cargo de juiz no extinto Tribunal de Alçada em 1999, pela vaga destinada ao quinto constitucional - OAB/PR. Em 2005, com a incorporação daquela Corte pelo Tribunal de Justiça, foi elevado ao cargo de desembargador. Foi coordenador geral na elaboração da Coletânea de Legislação Ambiental do município de Curitiba, em 1998.

 

  • Dácio Vieira

O mineiro Dácio Vieira, 64 anos, graduou-se na primeira turma de Direito da Universidade de Brasília, em 1967. Advogado militante em Brasília/DF, atuou como consultor jurídico no Senado Federal de 1986 a abril de 1994. Tomou posse no TJ/DF em maio de 1994, pelo quinto constitucional. Foi professor de Ética e Legislação dos Meios de Comunicação no UniCeub, na primeira composição de seu quadro docente. Exerce atualmente o cargo de vice-presidente e corregedor do TRE/DF.

 

Vagas - 1 de MP

  • Francisco Xavier Pinheiro Filho

Francisco Xavier Pinheiro Filho, 49 anos, é natural de Natal/RN. Graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Assumiu como procurador da República em 7/11/1985, atuando nos estados do Acre, Paraná e Rio Grande do Norte. Atuou como advogado do Banco Nacional de Habilitação de 1981 a 1985 e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte em 2000.

 

  • Mauro Luiz Campbell Marques

O amazonense Mauro Luiz Campbell Marques, 45 anos, formou-se pelo Centro Universitário Metodista Bennett, no Rio de Janeiro, em 1985. Atualmente, é titular da 16ª Procuradoria de Justiça e atual procurador-geral de Justiça. Atuou como advogado da Companhia Energética do Amazonas em 1986 e 1987 e como assessor de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado em 1987. Foi Secretário de Estado da Segurança Pública do Amazonas, Secretário de Estado da Justiça do Amazonas e Secretário de Estado de Controle Interno, Ética e Transparência. É membro da International Association of Prosecutors - IAP.

 

  • Antônio de Padova Marchi Júnior

Nascido em Ponte Nova/MG, Antônio de Padova Marchi Júnior, 42 anos, é formado em Direito pela UFMG, com pós-graduação na Universidade Gama Filho e mestrado em Ciências Penais, também pela UFMG. Em 1989, ingressou na carreira do MP mineiro e, em 2003, foi eleito pelo Colégio de Procuradores de Justiça para o cargo de corregedor-geral do MP para o biênio 2004/2005 e reeleito para o biênio 2006/2007.

__________________