Segunda-feira, 17 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado de Sorteio de obra "Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional"

quinta-feira, 19 de junho de 2008


Sorteio da obra

Migalhas tem a honra de sortear a obra "Tratado de Segurança e Saúde Ocupacional – Aspectos Técnicos e Jurídicos" (616 p.), escrita por Alexandre Demetrius Pereira, gentilmente oferecida pela LTR Editora.

Sobre a obra:

Os diversos temas inerentes à segurança e saúde no trabalho têm experimentado uma constante evolução nas últimas décadas, cada vez em maior velocidade. Normas e práticas consagradas por profissionais do meio há alguns anos foram substituídas em virtude do surgimento de novos conceitos e concepções.

Nenhum ramo do conhecimento humano, isoladamente, pode explicar toda a complexidade envolvida nas questões de segurança e saúde ocupacional. A matéria é essencialmente multidisciplinar.

Por outro lado, não mais se admite que um profissional da área restrinja sua atuação ou conhecimento a um âmbito específico, mantendo-os isolados e estanques e tornando impossível abordar, em sua inteireza, problemas cotidianos que extravasem sua capacitação, qualquer que seja sua formação original (Engenharia, Medicina, Direito, Higiene Ocupacional, etc.).

Daquele que se inicia na matéria, por amor ao conhecimento ou por necessidade de aplicação em sua prática habitual, são exigidos enormes esforços no aprendizado, normalmente em exíguo espaço de tempo. A dificuldade de compreensão dos termos técnicos e a falta de uma obra que abordasse o tema em sua inteireza eram os principais obstáculos encontrados.

A litigiosidade e o passionalismo que envolvem esse campo da ciência, derivados do histórico conflito entre capital e trabalho, constituem-se em um obstáculo à correta percepção e visão do assunto, uma vez que comprometem a imparcialidade com que se deve atuar na prática. Nem o empregador deve ser tomado, por si, como o todo poderoso detentor do poder econômico, nem o empregado como o necessário hipossuficiente.

Diante do quadro supracitado, a presente obra busca abordar a matéria da forma mais completa possível, unindo os conceitos das diversas disciplinas que atuam no universo examinado.

Além disso, procurou-se simplificar os conceitos envolvidos, tratando-os com a necessária didática e praticidade, sem descuidar do tratamento dos tópicos mais complexos da matéria, que se tornaram compreensíveis até mesmo àqueles que se principiam.

A maneira isenta com que se procurou transmitir os conceitos presentes nesta obra foi essencial à correta formulação e credibilidade das idéias e considerações emitidas, o que não impediu a crítica construtiva do autor, sempre bem fundamentada e imparcial.

Completude, simplicidade, visão global e imparcialidade: eis as metas que procurou o autor atingir no presente livro. Versou-se sobre todas as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho sobre trabalho urbano, devidamente acompanhadas de informações técnicas, entendimento jurisprudencial e ilustrações.

Em suma, trata-se de obra indispensável para Advogados, Juízes, membros do Ministério Público, Peritos, Agentes de Inspeção do Trabalho, Engenheiros de Segurança, Médicos do Trabalho, Profissionais de Recursos Humanos, trabalhadores com participação em órgãos internos de segurança e saúde no trabalho (CIPA, SESMET) e demais estudiosos.

Sobre o autor:

Alexandre Demetrius Pereira é bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da USP. Promotor de Justiça do Estado de São Paulo. Especialista em higiene ocupacional pela Escola Politécnica da USP. Pós-graduado em contabilididade pela FEA-USP e mestrando em Direito Comercial na Faculdade de Direito da USP. Professor e conferencista no 1º Congresso Brasileiro de Segurança do Trabalho e no Congresso Oswaldo Cruz em Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho (COCMASST).

__________

 Resultado :

  • Elizaldo Santos, da EMBRASP, em Joiville/SC

____________

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes