Sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Google anuncia medidas para aprimorar combate à pedofilia no Orkut

X

terça-feira, 1º de julho de 2008


CPI

Google anuncia medidas para aprimorar combate à pedofilia no Orkut

O site de buscas Google divulgou à imprensa nota em que afirma estar cumprindo todos os compromissos assumidos com a CPI da Pedofilia, que investiga o uso da Internet em ações voltadas a essa prática. Na nota, o diretor de Comunicação do Google Brasil, Felix Ximenes, informa que a empresa anunciou ontem, 30/6, um pacote de medidas de segurança e novas ferramentas de cooperação legal e tecnológicas com as autoridades brasileiras, que passarão a valer a partir de hoje, 1/7.

Entre as medidas anunciadas, está a manutenção, por 180 dias, dos registros dos usuários do Orkut, o site de relacionamentos mantido pela empresa. Além disso, deverá funcionar no Orkut um filtro automático capaz de reconhecer e barrar imagens relacionadas à pedofilia. Além disso, de acordo com a nota, foi desenvolvida uma solução tecnológica para facilitar denúncias sobre possível conteúdo impróprio nas páginas do site de relacionamento; se tais denúncias, depois de avaliadas por funcionários do site, se confirmarem, serão então encaminhadas ao Ministério Público.

"Nesse pacote, foram cumpridos todos os compromissos assumidos diante dos senadores, das autoridades e da sociedade brasileira por ocasião da CPI do Senado, durante a participação do presidente do Google Brasil, Alexandre Hohagen, em abril de 2008. Com essas medidas, o Google está pronto para assinar os acordos de cooperação com o Ministério Público Federal e com a SaferNet", afirma o diretor.

Ainda de acordo com a nota, o presidente do Google Brasil afirma que desde o início das operações da empresa no Brasil o Google sempre colaborou com as medidas de combate ao uso ilegal dos seus serviços para geração de conteúdos abusivos. Além disso, acrescentou Hohagen, a empresa sempre assumiu suas responsabilidades com os usuários e as autoridades brasileiras.

Na semana passada, foi aprovado na CPI da Pedofilia o requerimento de convocação da direção do Google Brasil para esclarecer supostas resistências da empresa em relação ao conteúdo do Termo de Ajustamento de Conduta que está sendo discutido com o MPF e a PF. A audiência pública deve ocorrer amanhã, 2/7.

_____________________

Leia mais

  • 14/6/08 - TJ/RJ - Google é condenada a indenizar usuária do Orkut por dano moral - clique aqui.
  • 23/4/08 - TJ/SC - Google é condenado por permitir perfil falso no Orkut - clique aqui.
  • 29/2/08 - TRT da 10ª região - Uso indevido de e-mail corporativo é motivo para dispensa por justa causa - clique aqui.
  • 5/11/07 - TJ/MT - Juiz determina exclusão de página do Orkut que ofende cidadã - clique aqui.
  • 18/9/07 - TJ/GO - Ofensa pela internet gera indenização - clique aqui.
  • 13/8/07 - Em MT, juíza determina que Google cancele comunidade do Orkut - clique aqui.
  • 26/7/07 - Em MG, Google terá que fornecer dados de quem criou perfil falso no Orkut- clique aqui.
  • 28/6/07 - Em GO, juiz determinou ao Google a retirada de comunidades do Orkut - clique aqui.
  • 20/4/07 - TJ/MG - Ofensas pelo Orkut geram indenização - clique aqui.
  • 5/4/07 - MP e Google fecham acordo para livrar Orkut de páginas com conteúdo ilegal - clique aqui.

_______________________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes