Segunda-feira, 26 de agosto de 2019

ISSN 1983-392X

Palestra

O mercado de prestação de serviços jurídicos no Brasil

sexta-feira, 20 de agosto de 2004

Palestra promovida pelo Ibmec/SP

A painel do Advogado Plínio Ribeiro discutiu o cenário, tendências e perspectivas

O mercado de prestação de serviços jurídicos no Brasil está passando por um processo de profunda transformação: saiu de uma realidade muito favorável, com demanda pelos serviços maior que a oferta, que perdurou por quase 60 anos, para um mercado que rapidamente alcançou seu ponto de maturação, com demanda em equilíbrio com oferta.

Essa mudança decreta o fim do amadorismo e da informalidade na condução do negócio e torna indispensável para a sua continuidade a adequação ao novo cenário. Os escritórios terão que efetuar a transição da tradicional postura de bancos de advocacia para a postura de empresas prestadoras de serviços jurídicos, adotando, no mínimo, procedimentos de estratégia, planejamento e gestão de negócios. Os advogados, também atingidos, precisarão perceber que a advocacia empresarial não pode mais ser encarada com um fim em si mesma, porque na verdade, ela é uma atividade meio a serviço do mundo de negócios. Limitar-se à visão jurídica será suficiente para tornar competitivo um profissional do Direito em um mercado com concorrência acirrada? Quais as implicações práticas desse cenário? Quais as tendências do setor? E as perspectivas?

Estas e outras questões foram discutidas durante a palestra "O cenário da advocacia empresarial - cenários, tendências e perspectivas", realizada pelo advogado Plínio Ribeiro, nesta terça-feira (17.8), na Unidade Paulista do Ibmec São Paulo, dentro da programação do Centro de Estudos em Direito do Ibmec São Paulo.

Plínio Ribeiro é advogado pela Faculdade de Direito de Sorocaba, pós-graduado lato senso em estratégias empresariais, pelo APG-MBA da Amanda-Key. Titular da Ribeiro & Guimarães Advogados e integrante da Walker Clark International Knowledge Network, sediada em Miami, USA, que congrega consultores internacionais especializados em lawfirms.

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes