Segunda-feira, 24 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Correspondente premiado

sexta-feira, 22 de agosto de 2008


Correspondente premiado

Seção "Correspondentes"

Nesta seção os causídicos autônomos e escritórios de advocacia poderão buscar nomes para auxiliá-los, como "Correspondente", em outras comarcas, bem como aqueles que quiserem se oferecer para prestar serviço desta natureza a estes profissionais e a estas respeitadas bancas poderão se cadastrar como "Correspondentes".

Além de prestar serviços a escritórios e advogados autônomos, o migalheiro "Correspondente" ainda conta com o benefício de semanalmente ser premiado com uma grande obra jurídica para engrandecer sua biblioteca.

Confira logo abaixo o nome do Correspondente premiado desta sexta-feira.

_________

"Acidentes do Trabalho e Doenças Ocupacionais" (Saraiva – 338 p.), de Antonio Lopes Monteiro e Roberto Fleury de Souza Bertagni

A matéria acidentária, por ser muito específica e atingir somente um segmento relativamente pequeno de profissionais – embora um grande número de cidadãos – raramente recebe a devida atenção nas faculdades de direito.

Poucos cursos de Direito mantêm, em seus currículos, a matéria do direito previdenciário e, mesmo nestes, não há ênfase à questão acidentária.

Do mesmo modo, os concursos públicos de ingresso às carreiras jurídicas e mesmo os exames da OAB não inserem a matéria sobre acidentes do trabalho em seus programas.

Se considerarmos, porém, que o número oficial de acidentes do trabalho no Brasil, no ano de 1996, foi de 428.072, sente-se, de plano, o descaso com que é tratado o problema. Somente a Previdência Social gastou nesse período mais de um bilhão e duzentos milhões de reais. Por seu turno, as empresas, no ano de 1995, perderam U$$ 3,4 bilhões com acidentes. Esse dado fez com que a CNI promovesse uma campanha institucional de prevenção de acidentes do trabalho través de eventos em todo o território nacional, incluindo a mídia, campanha essa em que foram empregados mais de dois milhões de reais. Afinal, um em cada cinco trabalhadores se acidenta no País.

Por tudo isso é que só nas Varas Especializadas de Acidentes do Trabalho da capital tramitam, nas diversas fases, mais de trinta mil processos, o que significa que milhares de segurados ou seus dependentes não foram devidamente atendidos pelo seguro obrigatório a cargo da Previdência Social e tiveram de recorrer à Justiça para reclamar seus direitos securitários.

Este trabalho visa não somente os operadores do direito, mas também ao próprio beneficiário do seguro, sindicatos e trabalhadores em geral.

___________

Ganhadora:

  • Ondina Berndt, de Biguaçu/SC

________

O que é "Correspondente" Migalhas?

O trabalho diário da advocacia exige, não raro, a colaboração de colegas em outras comarcas. É o que a práxis denomina de "Correspondente". O "Correspondente" de um advogado é um colaborador tentacular do profissional da advocacia, que muitas vezes distribui, acompanha, relata, extrai cópias, e às vezes até participa de feitos, judiciais e extrajudiciais - assistindo a audiências.

Busque um "Correspondente" em qualquer cidade do Brasil ou se cadastre como um "Correspondente", clique aqui

_________

patrocínio

VIVO

últimas quentes