Sábado, 20 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Inspeção Judicial"

terça-feira, 28 de outubro de 2008


Resultado do sorteio de obra

Migalhas tem a honra de anunciar o ganhador da obra "Inspeção Judicial" (LEUD – Livraria e Editora Universitária de Direito - 247 p.), escrita e gentilmente oferecida por Luis Fernando Nardelli.

Sobre a obra :

A obra traz a evolução histórica da inspeção judicial, desde as origens nos povos e legislações do passado até chegar aos contornos com que se apresenta nos dias atuais.

O Código de Processo Civil de 1939 não previa a inspeção judicial como meio de prova. Só havia inspeção pessoal do juiz em duas situações: no interrogatório do interditando e na ação de demarcação.

Somente a partir do Código de Processo Civil de 1973, é que a inspeção judicial tornou-se meio típico de prova com previsão nos arts. 440 a 443.

De acordo com o art. 440 do CPC, o juiz pode proceder a inspeção judicial, com o intuito de se esclarecer sobre fato relevante à decisão da causa, nos seguintes casos : 1) pessoas vivas - inspeção judicial de pessoas (ad personam) ou subtipo inspectio corporis (no corpo da pessoa) ou mortas - os cadáveres; e 2) coisas - inspeção judicial real (ad rem).

O título mostra ainda a eficácia deste tipo de prova, principalmente quando realizada pessoalmente, sem intermediários, proporcionando maior autenticidade e segurança à opinião conclusiva e à correção do julgamento.


Sobre o autor :

Luis Fernando Nardelli é Mestre em Direito Processual pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Bacharel em Letras (Lingüística) pela Universidade de São Paulo. Juiz de Direito em São Paulo.


________________

 Ganhador :

Paulo Nelson Lemos Basto Nascimento, advogado do escritório Mendes Costa Advogados Associados, no Rio de Janeiro/RJ

________________

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes