Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Erro médico e suas conseqüências jurídicas"

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009


Resultado do sorteio de obra

Migalhas tem a honra de anunciar o ganhador da obra "Erro médico e suas conseqüências jurídicas - 2ª edição" (Editora Juarez de Oliveira - 288 p.), de autoria do advogado Décio Policastro, sócio do escritório Araújo e Policastro Advogados, que gentilmente ofereceu um exemplar para sorteio.


Sobre a obra :

"A boa acolhida da 1ª edição, produzida em abril de 2005 com a cooperação do advogado Odilo A. Siqueira Neto, permitiu-me preparar esta segunda, tomado pelo desejo de renovar meu respeito e homenagem aos profissionais de saúde, médicos e não médicos, cuja grandeza do trabalho Esculápio – Asclépio para os gregos –, o mítico deus romano da medicina e cura, evocou, desde 700 anos a.C., de maneira sublime nos conselhos a ele atribuídos, transcritos no início desta obra.

O texto da edição anterior foi revisto e ampliado. Abordei outros assuntos de provável interesse do leitor e introduzi novos verbetes e julgados, de modo a fazer esta edição mais abrangente e atualizada.

Decidi conservar o título original, Erro Médico, de uso mais corriqueiro, embora reconheça a expressão falha médica mais apropriada para identificar o resultado prejudicial produzido por um mau desempenho do prestador de serviços de saúde.

Neste livro, trabalho de demorada pesquisa dissertativa, estão reunidas sinteticamente opiniões, entendimentos, interpretações e textos de respeitados estudiosos do assunto e de juristas pátrios, bem como decisões indicativas da tendência dos tribunais a propósito dos temas abordados.

Tanto nesta edição como na outra, a intenção foi dar uma visão prática, panorâmica e informativa às pessoas desejosas de conhecer um pouco a respeito das implicações legais do erro médico, em seu amplo sentido, motivo porque os assuntos estão tratados com objetividade, o que não significa desprestigiar teorias importantes como a do risco exacerbado, a da perda de uma chance e outras." - Décio Policastro


Sobre o autor :

Décio Policastro é Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie (1963). Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Mackenzie (1965). Conselheiro do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo. Membro efetivo da Comissão e do Tribunal de Mediação, Conciliação e Arbitragem das Sociedades de Advogados da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo. Membro efetivo da Comissão de Acompanhamento Legislativo da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo. Conselheiro do CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados. Presidiu a Comissão de Direito da Concorrência e Comércio Internacional do IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo (2003-2005). Membro do Instituto de Estudos Interdisciplinares de Direito de Família. Membro do Instituto Brasileiro de Direito Comercial Comparado Tullio Ascarelli - anexo ao Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professor de Direito Comercial e de Práticas Processuais das Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (1988-1992). Membro da Banca examinadora da OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Secção São Paulo - para admissão de novos advogados (1972-1979).


__________________

 Ganhador :

Lamartine de Andrade Lima, presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins, em Salvador/BA

__________________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes