Segunda-feira, 16 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Obra vai resgatar grandes nomes do Direito e do Judiciário do RS

O TJ/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS deverão lançar, até o final do ano, uma publicação que objetiva destacar os principais nomes que tiveram influência no pensamento dos juízes e na doutrina ministrada na mais antiga universidade de Direito do Estado. Na segunda-feira, 12/1, o Presidente do TJ/RS, Desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, e a professora doutora em Direito da UFRGS, Judith Martins-Costa, reuniram-se para analisar a relação dos nomes que serão enfocados na obra e as pessoas que servirão de fonte para a obra.

quarta-feira, 14 de janeiro de 2009


RS

Obra vai resgatar grandes nomes do Direito e do Judiciário

O TJ/RS e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS deverão lançar, até o final do ano, uma publicação que objetiva destacar os principais nomes que tiveram influência no pensamento dos juízes e na doutrina ministrada na mais antiga universidade de Direito do Estado.

Na segunda-feira, 12/1, o Presidente do TJ/RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, e a professora doutora em Direito da UFRGS, Judith Martins-Costa, reuniram-se para analisar a relação dos nomes que serão enfocados na obra e as pessoas que servirão de fonte para a obra.

O trabalho será coordenado pelo Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul. O Presidente do TJ observa que o objetivo da publicação é assegurar a perenidade da memória de magistrados e de professores que exerceram influência sobre o pensamento do Judiciário gaúcho e dos conteúdos ministrados na universidade. "É preciso garantir que as contribuições fundamentais para o desenvolvimento e fortalecimento do Direito no Rio Grande do Sul sejam preservadas com o devido destaque", afirmou.

A professora Judith Martins-Costa, uma das inspiradoras do projeto, detalhou que a publicação pretende aprofundar a recíproca influência entre a Faculdade de Direito da UFRGS e o Tribunal de Justiça. "Serão destacados aproximadamente 25 personagens que serão tema de pesquisas e de entrevistas que servirão de base para o texto final", explicou.

O Desembargador Donato João Sehnem, Coordenador do Memorial do Judiciário, diz que o projeto é o reconhecimento a figuras proeminentes do Direito que atuaram no Estado e hoje são referências nacionais e internacionais. "Teremos muito trabalho pela frente, mas trata-se de uma tarefa desafiadora porque permitirá que mais pessoas conheçam os ensinamentos de professores e juristas que transcenderam as fronteiras do Rio Grande", afirmou.

O Presidente do TJ recebeu um exemplar da obra Comentário ao Novo Código Civil de autoria da professora Judith Martins-Costa.

____________________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes