Quinta-feira, 21 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Curso de Direito Comercial - Vol. 1

À frequente e repetida censura feita aos cursos

quinta-feira, 21 de outubro de 2004

Sorteio de Obra

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio de um exemplar do livro Curso de Direito Comercial – Vol. 1 (Malheiros Editores, 350p.), gentilmente oferecido pelo autor, o mestre Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, consultor do escritório Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados.

À frequente e repetida censura feita aos cursos jurídicos de que lhes falta a parte prática, produzindo advogados inabilitados para o profissão, o Professor José Frederico Marques rebatia, dizendo que à escola cabia fornecer aos estudantes sólida base teórica, já que a prática seria obtida pelo próprio aluno no exercício da advocacia, com a bagagem teórica que adquiriu.

De resto, se por prática se entendesse a transmissão de fórmulas forenses, vazadas em estilo rebarbativo, bom seria mesmo que fosse ela eliminada e substituída por uma rigorosa experiência de redação.

Trata-se do primeiro Curso de Direito Comercial inteiramente escrito dentro da vigência do novo Código Civil. Sem perder a importante contribuição do direito brasileiro anterior, está fundamentado no direito comparado, especialmente na experiência italiana das últimas seis décadas, tempo de vigência do Código Civil Italiano de 1942, no qual o nosso novo diploma declaradamente se inspirou, principalmente no campo do Direito Empresarial.

Como novidades didáticas, o Curso será atualizado permanentemente até a próxima edição, disponibilizando-se as alterações que venham a surgir através do site da Editora na Internet, onde também serão encontradas indicações de leitura complementar e da jurisprudência aplicável aos textos ali desenvolvidos. O plano do Curso está previsto para dez obras, encontrando-se o segundo volume em preparo para o lançamento no começo do próximo ano.

________

Ganhador:

Francisco Carlos Sales Barbosa, do Tribunal de Contas da União

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco

últimas quentes