Domingo, 20 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Empossada, no TJ/PA, a nova desembargadora Diracy Nunes Alves

Em sessão solene presidida pelo desembargador Rômulo Nunes, foi empossada no Tribunal de Justiça do Estado a nova desembargadora Diracy Nunes Alves, que chega ao Judiciário após quase 30 anos de magistratura, assumindo a cadeira deixada em aberto com a aposentadoria do desembargador Eronides Primo. A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, magistrados, servidores do Judiciário e familiares da empossada.

terça-feira, 10 de março de 2009


Critério de Antiguidade

Empossada, no TJ/PA, a nova desembargadora Diracy Nunes Alves

Em sessão solene presidida pelo desembargador Rômulo Nunes, foi empossada no TJ a nova desembargadora Diracy Nunes Alves (no meio), que chega ao Judiciário após quase 30 anos de magistratura, assumindo a cadeira deixada em aberto com a aposentadoria do desembargador Eronides Primo. A cerimônia de posse contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, magistrados, servidores do Judiciário e familiares da empossada.

A mesa oficial foi formada pelo desembargador Rômulo Nunes, pela vice-presidente do TJ/PA, desembargadora Raimunda Gomes; pelo procurador geral do Estado, Ibrahim Rocha; pelo presidente da Associação dos Magistrados do Estado do Pará, Paulo Vieira, pelo vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, seção do Pará, Evaldo Pinto; pelo chefe da Subprocuradoria Cível da Semaj, Daniel Ribeiro Júnior; pela defensora pública Laura Fragoso; pelo capitão de corveta Jacques Ferreira, do IV Distrito Naval; e pela desembargadora empossada.

A nova integrante do TJ/PA foi saudada, em nome do Tribunal, pela desembargadora Dahil Paraense de Souza. Diracy Alves também foi agraciada com a comenda Ordem do Mérito Judiciário pelo presidente Rômulo Nunes e prestou juramento como desembargadora empossada. Em seu discurso, a desembargadora Dahil lembrou da trajetória da magistrada, e deu as boas vindas destacando as qualidades da empossada.

"A desembargadora Diracy Alves traz para o Segundo Grau do Poder Judiciário paraense todo conhecimento adquirido na dedicação aos estudos e à pesquisa, e enriquecida ao longo de três décadas de convivência com os problemas sociais que vão ter seu desfecho e soluções nas decisões da Justiça. A formação e a trajetória da nova desembargadora acumulam rico acervo em que a competência e a dignidade falam bem alto de sua capacidade".

Ressaltou ainda a desembargadora Dahil que "a grande experiência no magistério, na magistratura estadual, na justiça eleitoral e no juizado especial criminal e cível, conferem à desembargadora Diracy Alves infinitas faculdades para que contribua, com seu talento, serenidade e equilíbrio para o constante enriquecimento das ações e decisões do nosso Tribunal".

O presidente Rômulo Nunes também parabenizou a magistrada pela ascenção ao desembargo, desejando-lhe sucesso na nova missão que ora assumiu. O desembargador dirigiu-se à empossada afirmando que o Tribunal precisa de sua força e do seu trabalho para tornar o Judiciário cada vez mais forte e célere. Em nome da OAB, o vice-presidente da instituição, Evaldo Pinto, também saudou a nova desembargadora ressaltando o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela magistrada ao longo de sua carreira judicante, colocando-se à disposição para a concretização das boas causas da Justiça.

Em seu discurso, Diracy Alves agradeceu a confiança pela escolha de seu nome para integrar o Pleno do Tribunal. "Saibam que envidarei todos os esforços para corresponder a confiança e honrar a magistratura do meu Estado".

Relembrou sua história na magistratura, nas Comarcas onde atuou, agradecendo a todos que contribuíram ao longo de sua carreira, auxiliando-a nas suas funções judicantes. Também prestou agradecimentos à Deus e à família, que sempre a apoiou em todos os momentos. Destacou, ainda, o desembargador Eronides Primo, que muito contribuiu para o engrandecimento do Judiciário.

A desembargadora ressaltou a qualidade da magistratura paraense, afirmando que somará aos esforços dos integrantes da magistratura para uma Justiça mais célere, eficaz e eficiente. "Estou convencida que a Justiça do Pará está dotada de magistrados plenamente dispostos, comprometidos e capacitados", completando que "com os instrumentos que ora dispomos, com nossos dirigentes dispostos a investir em estruturas a permitir condições de trabalho adequadas, podemos fazer o Poder Judiciário que idealizamos. Com este compromisso assumo esse cargo, que longe de me envaidecer, me faz sentir que a responsabilidade de hoje é ainda maior".

  • Confira abaixo o discurso da des. Dahil Paranse em saudação à nova desembargadora.

"Foi entre surpresa e satisfeita que recebi o convite para proferir esta saudação de boas vindas a mais um eminente membro do nosso Tribunal de Justiça do Estado, magistrada que tem associado maravilhosamente as ações de justiça que pratica, com seus extraordinários méritos pessoais, faculdades que a credenciam aos novos e bons e relevantes serviços à sociedade.

A surpresa decorre de substituir, no cumprimento desta nobre missão, por motivo superior, ao eminente desembargador Leonam Cruz, que deveria fazê-lo, por ter sido o mais recente magistrado empossado e a quem me coube, também, a honra de saudar, como sua antecessora neste sublime degrau de nossa carreira judicante.

A satisfação é fruto de uma dessas coincidências extremamente felizes. A nobre desembargadora Diracy Nunes Alves foi uma das colegas do concurso que prestamos para juízes de Direito, iniciando, a partir dali, toda uma caminhada judicante gratificada, apesar dos sacrifícios que lhe são inerentes, pela oportunidade de servir à sociedade e dignificar a carreira que abraçamos.

A desembargadora Diracy Nunes Alves traz para o Segundo Grau do Poder Judiciário paraense todo conhecimento adquirido na dedicação aos estudos e à pesquisa, e enriquecida ao longo de três décadas de convivência com os problemas sociais que vão ter seu desfecho e soluções nas decisões da Justiça. A formação e a trajetória da nova desembargadora acumulam rico acervo em que a competência e a dignidade falam bem alto de sua capacidade.

Sua Excelência foi graduada em direito pela Universidade Federal do Pará em 1977, possui especialização em direito penal pela Escola Superior da Magistratura e pós graduação em Direito Processual Civil, ministrado pelo convênio celebrado entre a Escola Superior da Magistratura e o Cesupa.

A grande experiência no magistério, na magistratura estadual, na justiça eleitoral e no juizado especial criminal e cível, conferem à desembargadora Diracy Nunes Alves infinitas faculdades para que contribua, com seu talento, serenidade e equilíbrio para o constante enriquecimento das ações e decisões do nosso Tribunal.

A partir do ingresso na magistratura, em junho de 1978, como pretora do Termo Judiciário de Mocajuba, assumiu, como concursada, a 2ª. Vara da Comarca de Santarém em outubro de 1982. Atuou nas Comarcas de Cametá, Bragança, Castanhal e Ananindeua. Em dezembro de 1993 foi promovida para a Comarca da Capital, atuando em Varas Penal e Cível.

Nos anos de 2007 e 2008, desempenhou a função de juíza convocada para o Segundo Grau, atuando junto às Câmaras Cíveis Reunidas e na Primeira Câmara Cível Isolada, somando, assim, mais experiências para continuar no desembargo o brilhantismo que tem pontificado em sua função de magistrada.

Receba, Eminente Desembargadora Diracy Nunes Alves, as boas vindas de seus novos colegas do Colégio de Desembargadores do TJE, que Vossa Excelência passa a integrar doravante.

Certamente a Simplicidade da ilustre magistrada, tão bem refletida neste ato a que preferiu conferir caráter mais intimista, também se refletirá no dia-a-dia que passa a viver doravante, tal como o fez durante o tempo em que esteve na condição de juíza convocada.

Deus haverá de continuar iluminando seus passos, Eminente desembargadora Diracy Nunes Alves, para a gratificação pessoal e funcional de Vossa Excelência, alegria de seus familiares e amigos e a permanente homenagem de todos nós.

Muito obrigada!".

___________________

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes