Sexta-feira, 15 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Camaleoa

Maria Helena Sato apresenta sua interpretação poética

segunda-feira, 8 de novembro de 2004

 

Um olhar sobre a metrópole

 

Maria Helena Sato apresenta sua interpretação poética sobre a cidade de São Paulo

 

Cenas do cotidiano, pessoas e lugares pitorescos da terceira maior metrópole mundial são apresentadas nesta coletânea de poemas pela autora Maria Helena Sato no livro “Camaleoa” – Poesia na cidade – São Paulo 450 anos, lançado pela editora Arx (selo de ficção e não ficção para o público adulto do grupo Siciliano).

 

Com poemas em homenagem a regiões específicas da cidade, como a praça da República, o Trianon, o Mosteiro de São Bento, Rua Direita e o Carandiru, ela desvenda São Paulo com uma interpretação poética das muitas faces da cidade — essa verdadeira “camaleoa” —, com suas diversas regiões e atrações muitas vezes antagônicas, mas sempre complementares.

 

Na orelha do livro, o escritor Marçal Aquino destaca: “a poesia nada mais é do que uma ferramenta para o conhecimento do mundo. Nas mãos de Maria Helena, essa ferramenta é sempre usada de forma delicada — a delicadeza, por sinal, está presente no DNA de todos os seus versos. E podem ser vistos como polaróides que, lentamente, vão revelando a beleza insuspeitada do mundo, esse lugar indelicado.”

 

O secretário-adjunto da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Edmur Mesquita, complementa que “próprio título da obra sintetiza a cidade, já que a capital paulistana nos confunde o tempo todo, com mudanças - relâmpago processadas de uma hora para outra. O morador de São Paulo não sabe que surpresas a capital lhe reserva a cada dia, quando deixa a sua casa”. E recomenda aos leitores: “quem leu os demais livros de Maria Helena vai perceber a cada novo poema a consolidação de seu estilo e, a cada nova página lida, uma boa e grata surpresa”.

 

Sobre a autora

 

Maria Helena de Morais Sato é brasileira, nascida em Cabo Verde, África Ocidental. Vive em São Paulo, é casada e tem dois filhos. Formada em Letras pela PUC, tem pós-graduação em Comunicação Social e MBA em Gestão Empresarial. É tradutora juramentada para os idiomas espanhol, francês e inglês. Publicou, anteriormente, as seguintes obras poéticas: Bonsais e haicais, Faíscas, Recados de mulheres para os homens que as amam, Farol, Presente do mar e Caminho orvalhado.

_______

Para adquirir o livro, clique aqui.

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes