Quarta-feira, 23 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "Fundo de Comércio – Avaliação de Capital e Ativo Intangível"

sexta-feira, 17 de abril de 2009


Sorteio de obra


Migalhas tem a honra de sortear a obra "Fundo de Comércio – Avaliação de Capital e Ativo Intangível" (Juruá – 348p.), de autoria do doutor em Ciências Contábeis, Antônio Lopes de Sá. O livro, oferecido gentilmente pelo COAD - Centro de Orientação, Atualização e Desenvolvimento Profissional, enfoca de forma relevante o "Aviamento" como "Fundo de Comércio Imaterial Positivo" e aborda com simplicidade os aspectos práticos da questão.

Sobre a obra :

"Por haver distinção conceitual entre o valor empresa e a informação sobre o capital da mesma, a questão tem dado margem a interpretações nem sempre coincidentes.

A maior ou menor valia que um empreendimento possui para efeito de negociação, apuração de direito ou haveres, partilhas, é matéria que tem ensejado controvérsia.

Soma-se ao problema a vocação atual para adquirir empresas, visando a concentrar poder, resistir a pressões de concorrência, valer-se de oportunidades no mercado, colocando em relevo como defluência a questão do “valor efetivo”, este como um confronto entre a realidade no tempo e o demonstrado ou informado.

Peculiar, no caso, tem sido, de há muito, o questionamento intelectual sobre o que se tem conceituado como "Fundo de Comércio", quer material em um dado momento, quer imaterial abrangendo um futuro aceito como confiável ("Aviamento").

(...)

Portanto, quer nas doutrinas sobre Capital, Lucro, Valor, Risco e Prosperidade, quer na consideração sobre os fundamentos de cálculos, os assuntos de participação comum nas mesmas foram oportuna e novamente enfocadas, para fins didáticos de evitar remissões e tornar completa a exposição." Antônio Lopes de Sá

Sobre o autor :

Antônio Lopes de Sá é doutor em Ciências Contábeis pela Faculdade Nacional de Ciências Econômicas da Universidade do Brasil. Lecionou na UNIGRANRIO e na FVC, e, na Comunidade Européia em Universidades de Portugal, Espanha e Itália. Autor de mais de uma centena de livros tendo editado mais de 13.000 artigos. Criador e organizador de nove edições do Congresso Internacional de Contabilidade do Mundo Latino - PROLATINO. Professor H.C. da FAMINAS - Faculdade de Minas.




_______________

Ganhadora :

Marcela Augusta Jandre da Silva, advogada de Nova Friburgo/RJ





______________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes