Quinta-feira, 25 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

Pinheiro Neto Advogados realiza seminário sobre a colocação da mulher na carreira jurídica

quarta-feira, 15 de abril de 2009


Agora é que são elas

Pinheiro Neto Advogados realiza seminário sobre colocação da mulher na carreira jurídica

Aconteceu ontem, 14, no belíssimo auditório do escritório Pinheiro Neto Advogados, em SP, o seminário "Best Practices for the Hiring, Training, Retention and Avancemente of Women Attorneys".

Estiveram presentes no encontro mais de 150 advogadas de empresas e outros escritórios de advocacia, as quais discutiram temas centrais das mulheres na carreira jurídica, tais como o espaço conquistado por elas nos cargos de liderança, a conciliação entre vida profissional e pessoal e o posicionamento das empresas e escritórios quanto ao recrutamento das profissionais.

As palestrantes Carrie H. Cohen - ex-presidente do Comitê dos Advogados da cidade de Nova York sobre mulheres na profissão e membro do Cyrus R. Vance Center for International Justice Initiatives - e Marissa C. Wesely - sócia do escritório Simpsom Thacher & Barlett LLP - trouxeram ao Brasil a experiência das profissionais ianques, que já lidam bem menos com a diferença entre homens e mulheres no mercado de trabalho.

As advogadas Moira Huggard-Caine (Tozzini Freire Advogados), Raquel Novais (Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados), Glaucia Frascino (Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados) e Ângela Antonioli Pêgas (diretora consultora Egon Zehnder International) abordaram as principais questões que fomentam essa discussão no país, como por exemplo : o que as mulheres pretendem quando buscam uma colocação no mercado ? Qual a vantagem das empresas possuírem mulheres nos cargos de liderança ? Qual a real importância do Networking ? E por que algumas mulheres não ascendem profissionalmente ?

A advogada Esther Nunes, sócia do escritório Pinheiro Neto Advogados, ressaltou que o networking é uma ferramenta fundamental para as mulheres que pretendem alcançar o sucesso na carreira profissional. Para ela, não existem barreiras para as mulheres que ocupam posições de liderança na carreira jurídica terem um relacionamento direto com os clientes, que, segundo a advogada, não demonstram resistência em fechar negócios com uma mulher. Afinal, completa, as mulheres, quando deparadas com uma situação difícil, têm uma habilidade especial de conduzir uma boa conversa.

Abordando o posicionamento das empresas na contratação de mulheres, Manoel Rebello, sócio Regional na América Latina da Heidrick & Struggles, e Luiz Wever, sócio vice-presidente da Odgers Berndtson, acreditam que as profissionais têm facilidade de superar metas e se relacionar com os clientes.

Segundo Daniela Anversa Sampaio Doria, sócia do escritório Pinheiro Neto Advogados e uma das coordenadoras do evento, o que motivou o encontro foi a constatação de que, apesar do crescimento de advogadas no mercado de trabalho, o número de mulheres em cargos de liderança ainda continua tímido. Por isso a importância de debater o assunto, de forma a compreender os motivos dessa diferença e encontrar soluções.

Mulheres, advogadas, e bem-sucedidas, Esther Nunes, Cristianne Zarzur e Daniela Anversa Sampaio Doria, sócias de Pinheiro Neto Advogados, foram as responsáveis pela coordenação do festejado evento.










_____________________

patrocínio

Bradesco VIVO
Advertisement

últimas quentes