Quinta-feira, 17 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

OAB/PR

Confira novas informações do mundo jurídico paranaense

terça-feira, 7 de dezembro de 2004

 

OAB/PR

 

Confira novas informações da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná.

_____________

TJ

 

Em resposta a um questionamento da OAB/PR, o Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Oto Luiz Sponholz, comunicou – pelo ofício n.º 1127/2004 – que está em vigor a resolução 13/2002, que suspende publicações no período de fim de ano. A OAB pedia uma confirmação do TJ sobre o assunto. Segundo a resolução, fica suspensa entre os dias 21 e 31/12/2004 a publicação de acórdãos, sentenças, despachos e intimação das partes em primeira e segunda instâncias, exceto com relação às medidas consideradas urgentes e às ações penais envolvendo réus presos.

Apoio

 

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Paraná, Manoel Antonio de Oliveira Franco, manifestou apoio à criação do Conselho Federal de Jornalismo. A opinião foi declarada em visita do presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná, Ricardo Marques de Medeiros, à OAB Paraná. Segundo Oliveira Franco, cabe aos jornalistas decidir o que é melhor para a categoria, opinião que deve ser respeitada pelo resto da sociedade.

Para o presidente da OAB Paraná, o Conselho Federal de Jornalismo deve existir para tratar de assuntos corporativos e institucionais da classe, sem que isso interfira na liberdade de expressão do profissional ou dos meios de comunicação. “Assim ocorre com a OAB, que cuida dos interesses da categoria, mas em momento algum interfere no trabalho e na expressão do advogado”, afirma Oliveira Franco.

Londrina

 

A Justiça Federal inaugurou na última quinta-feira a 2.ª Vara de Juizado Especial em Londrina. O juiz Eduardo Fernando Appio, que atuou por dois anos em Cascavel, será o titular da nova Vara. A Subseção Judiciária de Londrina tem três Varas Federais Cíveis e quatro especializadas – uma em execução fiscal, uma criminal, uma em sistema financeiro de habitação e uma em causas do Juizado Especial Federal. Desde a instalação da primeira Vara Federal de Juizado em Londrina, foram protocoladas 37.149 ações, 28.498 delas já sentenciadas. O presidente da Subseção da OAB em Londrina, José Carlos da Rocha, representou a Seccional na solenidade de inauguração.

Direitos dos idosos

 

A Comissão dos Direitos do Idoso promoveu na sexta-feira o segundo encontro da série “Diálogos da OAB sobre Direitos dos Idosos”. Os participantes discutiram a situação das instituições de internamento, como asilos, casas lares e de repouso. Para debater o assunto, foram convidados representantes do Ministério Público Estadual.

Providência

 

A Urbs, empresa responsável pelo trânsito e transporte coletivo em Curitiba, elaborou um projeto que prevê a implantação de semáforo no cruzamento da avenida Anita Garibaldi com a rua Benjamin Zilli, próximo à sede da Justiça Federal. A medida foi comunicada à OAB Paraná, que vinha pedindo providências para a redução dos riscos de atropelamento no local. As atividades no prédio da Justiça Federal provocaram aumento do tráfego de veículos e da circulação de pedestres na região. Ainda não está definida a data da instalação do semáforo, mas por meio de ofícios, a Urbs informa que foi firmada uma parceria com a Justiça Federal para a implantação do equipamento e de sinalização na avenida.

Seccional

 

O Setor de Processos Disciplinares da OAB/PR divulgou a estatística de trabalhos realizados em novembro. Os totais são os seguintes: admissibilidade, 99; arquivamento, 19; despachos, 359; prescrição, 25; audiências, 24; arquivamento liminar, 61; indeferimento liminar, 38; pareceres, 44; atendimentos, 34.

Férias coletivas

 

A Associação dos Advogados Trabalhistas do Paraná terá suas atividades encerradas no dia 17/12. Os trabalhos serão retomados em 7/1. Mais informações pelo telefone (41) 225-1275.

Maringá

 

A Subseção da OAB de Maringá promove no dia 7/12, às 20h30, um jantar de confraternização de final de ano. O jantar será realizado no Salão de Festas da Subseção, avenida Presidente Jucelino Kubitschek, 970. Os convites estão à venda na sala da OAB no Fórum. Mais informações pelos telefones (44) 223-4644 ou (44) 222-1683.

Compromisso

 

A OAB/PR concedeu nas últimas semanas títulos de advogado a 127 bacharéis em Direito. Em 18/11, em Curitiba, 79 advogados prestaram compromisso. Em Cascavel, no dia 22/11, 32 bacharéis receberam o título de advogado e em Pato Branco, em 29/11, 16 advogados receberam o título.

Para ter acesso a lista dos advogados, acesse o site da OAB (www.oabpr.org.br).

__________

 

Escola Superior de Advocacia

Programação de Cursos - Novembro/Dezembro de 2004.

A OAB/PR promove:

Reunião promovida pela Comissão dos Direitos do Idoso - "Diálogos da OAB sobre os Direitos dos Idosos"

Local: ESA – Curitiba/PR

Inscrições: Inscrições abertas

2º Sarau De Direito Ambiental

Local: ESA – Curitiba/PR

Inscrições: Inscrições abertas

Informações:

Fone:(41)3017-5050

E-mail: esa@oabpr.org.br

www.oabpr.org.br

________________

 

* Notícias extraídas do Informativo Virtual OAB/PR n° 39.

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes