Quarta-feira, 18 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Falecimento - Ovídio Araújo Baptista da Silva

terça-feira, 23 de junho de 2009

Falecimento

Ovídio Araújo Baptista da Silva

Faleceu na madrugada de 22/6, no RS, Ovídio Araújo Baptista da Silva, um dos maiores processualistas brasileiros.

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, era doutor em Direito e Livre Docente em Direito Processual Civil pela mesma Universidade, sendo autor de diversas obras de Direito Processual Civil.

Foi professor dos cursos de pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos, nos cursos de Mestrado e Doutorado e professor insigne conferida pelo Instituto de Advogados do RS.

Ovídio Baptista da Silva foi considerado no Brasil e no exterior como um grande estudioso do Direito, tendo se dedicado especialmente ao exame de suas raízes no Direito Romano, enfocando os aspectos ideológicos do processo. Teve atuação marcante nos temas: processo civil, processo cautelar, tutela, processo e coisa julgada.

Entre suas obras estão os títulos : Ação de Imissão de Posse, 3.ª edição; Comentários ao Código de Processo Civil V. 1, 2.ª edição; Comentários ao Código de Processo Civil V. 16, Curso de Processo Civil, 6.ª edição; Entre Discursos e Culturas Jurídicas; Estudos de Direito Processual Civil; Juizado de Pequenas Causas; Jurisdição e Execução na Tradição Romano-Canônica, 3.ª edição; Jurisdição, Direito Material e Processo; O Processo na Constituição; entre outros.


________________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes