Sexta-feira, 19 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Direito, Sociedade e Economia: Leituras Marxistas

O livro é um texto prático e inovador

sexta-feira, 10 de dezembro de 2004

Sorteio de Obra

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio do livro Direito, Sociedade e Economia: Leituras Marxistas (110p.), escrito por Alaôr Caffé Alves, Alcides Ribeiro Soares, Eduardo C. B. Bittar, Gilberto Bercovici, Márcio Bilharinho Naves. A obra foi gentilmente oferecida pela editora Manole.

O livro Direito, Sociedade e Economia: Leituras Marxistas é um texto prático e inovador, na medida em que enfrenta um dos grandes temas da Filosofia do Direito, com base na reunião de debates de especialistas das áreas das Ciências Sociais, Econômicas e Jurídicas.

Trazendo lições didaticamente expostas, o texto possibilita ao leitor uma análise crítico-reflexiva da realidade que é fruto do entrecruzamento destes termos (direito, sociedade e economia), preparando o leitor para os desafios implicados a partir de sua leitura, ou seja, compreender a realidade histórica com olhos mais aventuradamente reflexivos.

Os grandes desafios temáticos decorrentes da opção metodológica assumida pelo debate permitem ao leitor formar uma compreensão de ampla conexão entre o que seja a realidade dos fatos histórico e sociais, a realidade e a dimensão dos valores jurídicos e as sempre presentes determinantes econômicas do processo de construção de decisões sociais relevantes. Não havendo nenhum projeto semelhante a este no mercado editorial brasileiro, é certo que se deve perceber que o esforço e a iniciativa representam um passo adiante na área das discussões interdisciplinares e interdepartamentais sobre temas de alta candência social. A obra, com seus múltiplos vieses, permite ao leitor ambientado em Economia uma leitura instigante; ao leitor ambientado em Direito, uma leitura crítica; e ao leitor ambientado na Filosofia, um convite à reflexão aberta. Nos cursos de Direito, esta obra emprega-se com muita utilidade em disciplinas ligadas à Sociologia do Direito, à Economia, à Economia Política, ao Direito Econômico, bem como à Ciência Política e à Filosofia do Direito. Prof. Dr. Eduardo C. B. Bittar

Os Autores

Alaôr Caffé Alves

Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Alcides Ribeiro Soares

Professor Titular de Economia da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Eduardo Carlos Bianca Bittar

Professor Associado do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Gilberto Bercovici

Professor Associado do Departamento de Direito Econômico da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

Márcio Bilharinho Naves

Professor Doutor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas

______

Ganhadora:

Simone Batista dos Santos Gonçalves, do Grupo Arizona

 

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes