Sábado, 21 de setembro de 2019

ISSN 1983-392X

Lançamento da obra "Memória e Verdade – A Justiça de Transição no Estado Democrático Brasileiro"

segunda-feira, 29 de junho de 2009


Lançamento

Editora Fórum realiza lançamento de obra e seminário

Hoje, 29/6, a Editora Fórum lança a obra "Memória e Verdade – A Justiça de Transição no Estado Democrático Brasileiro", coordenada por Inês Virginia Prado Soares e Sandra Akemi Shimada Kishi. O evento será na Livraria Cultura do Conjunto Nacional (av. Paulista, 2073 – São Paulo/SP), das 18h30 às 21h30.

Durante todo o dia, o tema do livro será discutido no seminário "As possibilidades de justiça no processo de acerto de contas do estado brasileiro com as vítimas do regime militar", realizado no Teatro Eva Herz, também na Livraria Cultura (clique aqui).

Sobre a obra :

A justiça de transição é um processo peculiar de países que passaram por um regime autoritário e de violação a direitos humanos. No Brasil, passados trinta anos do início do processo da justiça de transição (contados da edição da Lei de Anistia em 1979), os desafios e as perspectivas no alcance de resultados mais adequados aos valores democráticos exigem um maior envolvimento da sociedade e dos juristas, dos profissionais e dos acadêmicos que atuam na defesa dos direitos humanos. A convivência do Estado Democrático brasileiro com o legado autoritário sem passar pelas etapas da justiça de transição não conduz o tema ao esquecimento, mas sim à ignorância. E esta é a contribuição principal desta coletânea: apresentar a melhor doutrina jurídica para reflexões sobre a justiça de transição brasileira.

O livro está dividido em três partes e os capítulos são escritos por renomados juristas e por profundos conhecedores e estudiosos do tema. A obra permitirá ao leitor a compreensão, a reflexão e o aprofundamento sobre tema tão relevante para a consolidação do direito fundamental à verdade e à memória.

Sobre as coordenadoras :

Inês Virgínia Prado Soares é graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará. Em 1997 ingressou no Ministério Público Federal e exerce o cargo de Procuradora da República em São Paulo. É mestre e doutora em Direito das Relações Sociais PUC/SP e especialista em Direito Sanitário pela UNB.

Sandra Akemi Shimada Kishi é Procuradora Regional da República. Mestre em direito ambiental. Professora convidada nos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Ambiental da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora orientadora no Ecoprogram-Green Mountain College e UNIMEP.

__________







_______________

patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes