Quarta-feira, 17 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Baú migalheiro - Rodrigues Alves, advogado e ex-presidente do Brasil

terça-feira, 7 de julho de 2009


Baú migalheiro

Há 161 anos, no dia 7 de julho de 1848, nascia Rodrigues Alves, advogado e ex-presidente do Brasil.
___________

Francisco de Paula Rodrigues Alves, advogado, nascido na cidade de Guaratinguetá/SP, em 7 de julho de 1848.

Cumpriu dois mandatos como deputado provincial pelo Partido Conservador (1872 - 1875 e 1878 - 1879). Nessa mesma legenda foi eleito deputado geral (1885 - 1887) e presidente da província de São Paulo (1887 - 1888). Foi conselheiro do Império em 1888. Tornou-se deputado geral pelo Partido Conservador (1888 - 1889) e deputado à Assembléia Nacional Constituinte (1890 - 1891). Foi ministro da Fazenda nos governos dos presidentes Floriano Peixoto (1891 - 1892) e Prudente de Morais (1895 - 1896). Tornou-se senador pelo Partido Republicano Paulista (1893-1894, 1897-1900 e 1916-1918). Por meio de eleição direta, assumiu a presidência da República em 15 de novembro de 1902. Após o período presidencial, governou o estado de São Paulo (1912 - 1916). Eleito, pela segunda vez, presidente da República em 1918, não tomou posse por motivo de saúde. Faleceu no Rio de janeiro, em 16 de janeiro de 1919.

Período presidencial - Rodrigues Alves centrou suas atenções no programa de remodelação urbana e de saneamento da capital da República. O engenheiro Pereira Passos foi nomeado prefeito da cidade do Rio de Janeiro, com plenos poderes para a implementação das reformas de modernização. O porto foi ampliado, os antigos quarteirões com seus cortiços foram demolidos e os moradores transferidos para a periferia, abrindo espaço para o alargamento de ruas e a construção de novas avenidas, entre elas a avenida Central, atual avenida Rio Branco. A modernização da cidade também compreendeu a regulamentação de novas posturas públicas, como a proibição do comércio ambulante, da venda de bilhetes de loterias pelas ruas e no interior dos bondes, dos fogos de artifício, dos balões e das fogueiras.

O cientista e médico Osvaldo Cruz, que até então dirigira o Instituto Manguinhos, foi nomeado diretor-geral de Saúde Pública, implementando o combate às epidemias, como a peste bulbônica e a febre amarela. Em 1904, a obrigatoriedade de vacinação contra a varíola levou a população carioca ao protesto nas ruas, no dia 10 de fevereiro, movimento que ficou conhecido como a Revolta da Vacina.

Rodrigues Alves enfrentou a primeira greve geral na capital da República em 15 de agosto de 1903, iniciada pelos operários da indústria têxtil que reivindicavam aumento de salários e jornada diária de oito horas para todas as categorias de trabalhadores. No seu governo foi assinado o Tratado de Petrópolis, cujas negociações foram dirigidas pelo barão do Rio Branco, definindo os limites entre o Brasil e a Bolívia, cabendo ao Brasil a posse do Acre. A Bolívia recebeu uma compensação no valor de dois milhões de libras esterlinas, além da construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré. No último ano de governo, apesar da oposição de Rodrigues Alves, foi concluído o Convênio de Taubaté, com apoio do Congresso Nacional. Assinado pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o convênio instituiu a estabilização cambial e a proteção aos cafeicultores, cabendo ao governo central comprar as safras com recursos financeiros externos e estocá-las para vendê-las no momento oportuno.

O Brasil e o mundo

Em primeiro de dezembro de 1902, foi lançada a primeira edição de Os sertões, de Euclides da Cunha, sobre a Guerra dos Canudos. Nesse mesmo ano, o filme Viagem à lua, de Georges Méliès, encantou os parisienses, inaugurando o tema da ficção científica. No sul da África, terminou a Guerra dos Boers, com os ingleses vencendo o conflito, depois de dois anos de lutas contra os fazendeiros de origem holandesa, os boers, que se opunham ao domínio inglês na região. Em 1903, registrava-se que seis automóveis circulavam pela capital federal, e ocorria a primeira ligação telefônica entre Paris e Roma. Em 17 de dezembro de 1903, nos Estados Unidos, os irmãos Wright conseguiram, com o auxílio de uma catapulta, que um aeroplano movido a gasolina voasse. Na Rússia, em 1905, uma multidão que reivindicava a reforma agrária, o fim da censura, a tolerância religiosa e a participação de representantes do povo no governo foi fuzilada diante do Palácio de Inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo. A revista alemã Annalen Physik publicou, em 5 de junho de 1905, o artigo do cientista alemão Albert Einstein, então com 26 anos, apresentando a sua teoria da relatividade restrita. Em 23 de outubro de 1906, Santos Dumont, com seu aeroplano 14-Bis, sobrevoou o campo de Bagatelle, em Paris, conseguindo realizar, pela primeira vez, a decolagem com o exclusivo impulso de um motor.

___________

informativo de hoje

patrocínio

VIVO

últimas quentes