Segunda-feira, 18 de novembro de 2019

ISSN 1983-392X

Hoje, 9/7, São Paulo relembra 77 anos da Revolução Constitucionalista

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento pela promulgação de uma constituição em São Paulo que levou a uma das maiores lutas armadas internas no Brasil. Mas antes de falar sobre a Revolução Constitucionalista de 1932, é preciso voltar na história para buscar a causa deste que foi um dos maiores movimentos armados da história do Brasil.

quinta-feira, 9 de julho de 2009


Revolução de 32

Estado de São Paulo relembra os 77 anos da Revolução Constitucionalista

Hoje, 9/7, São Paulo relembra 77 anos da "Revolução Constitucionalista", movimento armado que marcou a insurgência paulista à Revolução de 30.

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um movimento pela promulgação de uma constituição em São Paulo que levou a uma das maiores lutas armadas internas no Brasil.

Tudo aconteceu porque, em 1930, o presidente Washington Luís, representante dos paulistas, rompeu a aliança com os mineiros e indicou o governador de São Paulo Júlio Prestes como seu sucessor, que venceu as eleições. As oligarquias mineiras não aceitaram o resultado e, por meio de um golpe de Estado articulado com os Estados do Rio Grande do Sul e da Paraíba, colocaram Getúlio Vargas no poder.

O novo presidente fechou o Congresso Nacional, anulou a Constituição de 1891 e depôs governadores de diversos Estados, passando a nomear interventores. As medidas desagradaram profundamente as elites paulistas. A partir de 1931, se junta a essa elite deposta um "grupo mais moderno", que exige do governo a criação de uma carta magna que regesse a legislação do país. Ao mesmo tempo em que se formava esse grupo opositor, fortaleciam-se, em São Paulo, os chamados tenentistas, constituídos não apenas por militares, mas também de civis que agiam sob sua liderança.

No dia 23 de maio de 1932, essas forças se encontraram e se defrontaram nas ruas de São Paulo, o que resultou na morte de alguns estudantes em praça pública, conhecidos pelas iniciais MMDC (Martis, Miragaia, Dráusio e Camargo). Mais tarde, adicionou-se a letra A, de Alvarenga, ao final da sigla, de outro jovem que acabou morto por causa do conflito. Esse foi o estopim que deu início no dia 9 de julho de 1932 à Revolução Constitucionalista. Com a ajuda dos meios de comunicação em massa, o movimento ganhou apoio popular e mobilizou 35 mil homens pelo lado dos paulistas, contra 100 mil soldados do governo Vargas. Depois de negociações, envolvendo anistia aos rebeldes e facilidades para o exílio dos líderes civis e militares do movimento, os paulistas anunciaram sua rendição em 3 de outubro de 1932.



____________________

  • Veja abaixo como a data vai ser lembrada no Estado de São Paulo :

Itapeva

Foi aprovado na Câmara de Itapeva, o PL do vereador Sidnei José dos Santos Gonçalves que institui na rotatória de saída para Itaberá o Memorial em homenagem aos Combatentes na Revolução Constitucionalista de 1932. O referido monumento será confeccionado nos moldes do Memorial dos Tropeiros, sendo utilizada a figura de um combatente.

Rio Claro

Rio Claro realiza hoje, 9/7, a partir das 9h, a tradicional solenidade em reverência à Revolução Constitucionalista de 1932. O evento, aberto ao público, acontece na entrada do cemitério municipal São João Batista, onde está o túmulo do Soldado Desconhecido que homenageia os combatentes de Rio Claro que se engajaram no episódio ocorrido há 77 anos.

O evento é realizado pela prefeitura, Câmara Municipal e Grupo dos 21 Irmãos Amigos. O cemitério municipal São João Batista está localizado na Rua 16, 101, no Bairro do Estádio.

Campinas

Museu da cidade de Campinas apresenta a partir do dia 8/7 a exposição "Vamos fazer revolução, se vamos...". A mostra destaca o movimento constitucionalista de julho de 1932 e permanecerá aberta ao público até o dia 2 de outubro.

Para compor a exposição, documentos, objetos da época, fotos, textos, entre outros materiais, foram cedidos pelos combatentes e suas famílias. O objetivo da exposição é recuperar as diversas facetas desta revolta democrática contra a ditadura, desde a reação das elites políticas até a visão dos próprios soldados e de suas famílias sobre este período da história.

O Museu da Cidade fica na Avenida Andrade Neves, 33, ao lado da Estação Cultura.

Cruzeiro

No Centro Cultural Rotunda foi montada a exposição "Memória da Revolução", com artigos da época, como artefatos e material bélico reunidos para a mostra.

Cruzeiro é uma das cidades mais lembradas por historiadores e ex-combatentes, pois foi considerada estratégica pelas tropas constitucionalistas de 1932. As comemorações da Revolução acontecem até hoje, 9/7.

Diadema

Não haverá expediente na Prefeitura de Diadema nos dias 9 e 10/7, quinta e sexta-feira.

Limpeza Urbana - A coleta de lixo será realizada normalmente na quinta e na sexta-feira, assim como a limpeza das feiras nos dois dias. Plantão para serviços emergenciais da Limpeza Urbana.

Abastecimento - As feiras livres ocorrerão normalmente na quinta e na sexta-feira.

Shopping Popular - O Shopping Popular abrirá normalmente na quinta-feira e na sexta-feira. Ele fica localizado na avenida Antonio Piranga, 100, centro, e funciona das 9h às 19h, de 2ª a 5ª e das 9h às 20h, às sextas-feiras e sábados.

Parques Municipais - Os parques municipais funcionam todos os dias.

Parque Ecológico Fernando Vítor de Araújo Alves - área de 12.300 m², abre diariamente das 5h às 21h. Possui quadra de futebol, trilhas, playground, barras para prática de exercícios. Local: av. Nossa Senhora dos Navegantes, 145 - Eldorado.

Parque do Paço - abre diariamente das 6h às 20h. Oferece trilhas para caminhadas, quiosques, churrasqueiras, quadras poliesportivas e áreas de lazer para as crianças. Com uma área de 33.500m² o acesso ao Parque pode ser feito pela Avenida Antonio Piranga, s/nº e pela rua Almirante Barroso, nº 111.

Parque Vereador Antonio de Lucca Filho (Parque Takebe) - Funciona das 6h às 18h. Localizado à rua Yokohama, s/nº, no Jardim Takebe, possui playground, quadra esportiva, trilhas e lago.

Parque Saned (Parque das Nações). Abre diariamente, das 5h às 21h. Localizado à Rua Santa Cruz, Jardim das Nações, região do Canhema, possui playground, pista para caminhada, área coberta para atividades, banheiros adaptados, quiosques para descanso.

Parque Pousada dos Jesuítas - o parque funciona diariamente das 7h às 18h, diariamente e está localizado à Rua Vitalina Caiafa Esquível, 4071 - Centro. Possui quadras esportivas e playground, trilhas e espaço para atividades. Desde dezembro deste ano, a GCM está instalada no local, garantindo mais segurança e tranquilidade para os frequentadores.

São Paulo

O TJ/SP promoveu na segunda-feira, 6/7, no Salão do Júri do Palácio da Justiça, uma solenidade em comemoração aos 77 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 e a inauguração do Espaço Cultural "Poeta Paulo Bomfim".

"O TJ está se integrando à sociedade, abrindo suas portas a vários eventos, realizados desde o início do ano passado. É com orgulho que comemoramos mais um aniversário da Revolução Constitucionalista de 32 nesta sala, onde Ibrahim Nobre desafiou a ditadura de Vargas", afirmou o presidente do TJ/SP, que também citou a inauguração do Espaço Cultural "Poeta Paulo Bomfim" como uma forma de se fazer justiça "ao maior poeta vivo do Brasil".





  • Confira abaixo o que abre e o que fecha no feriado em SP :


Fonte : Agência Estado

__________________
______________

Leia mais

  • 7/7/09 - TJ/SP lembra Revolução de 32 e inaugura Espaço Cultural Paulo Bomfim - clique aqui.

  • 4/7/08 - Solenidade no TJ/SP lembra Revolução de 32 - clique aqui.

  • 23/5/07 - 23 de maio - MMDC ou MMDCA ? - clique aqui.

  • 8/7/04 - Ouro para o bem de São Paulo - clique aqui.

_______________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes