Segunda-feira, 14 de outubro de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio de obra "Atividade de Inteligência e Legislação Correlata"

terça-feira, 1º de setembro de 2009


Sorteio de obra

O livro "Atividade de Inteligência e Legislação Correlata" (Impetus – 232p.), de Joanisval Brito Gonçalves, é dedicado ao escopo e às várias categorias de inteligência, entre as quais a inteligência militar, a inteligência estratégica, a inteligência criminal, e a inteligência doméstica. Um exemplar foi gentilmente doado pela editora.

Sobre a obra :

Este é um livro sobre atividade de inteligência. Considerada a segunda profissão mais antiga do mundo — e, às vezes, muito relacionada à primeira —, a atividade de inteligência, ou sua vertente mais conhecida, a espionagem, vem fascinando pessoas, atemorizando-as e provocando mudanças nas relações humanas desde sempre. Quem nunca parou para ver um filme, ouvir ou ler uma boa história de espionagem? Quantas vezes, ao vermos uma notícia sobre serviços secretos, não nos perguntamos sobre "como eles realmente agem" ?

A única certeza sobre a inteligência é que, fora do seleto grupo de "iniciados" que a operam, pouco se sabe sobre ela. Trata-se de uma atividade que, pela própria natureza, permanece velada, mesmo em um mundo onde cada vez mais se tem disponível informação sobre os mais distintos assuntos.

A função precípua da obra que ora o leitor tem nas mãos é remover alguns véus sobre essa atividade tão misteriosa. Apresentamos aqui aspectos elementares da inteligência, como seus diversos conceitos, suas funções, as várias modalidades de inteligência, os meios de obtenção de dados, o processo de produção de conhecimento, e os princípios que a norteiam. Assim, o leitor terá um primeiro contato com o que se pode chamar de "doutrina de inteligência".

Mas este livro não trata apenas de teoria. Sua segunda parte apresenta a legislação brasileira sobre atividade de inteligência, a qual, de forma pioneira, será comentada com base em nossa experiência teórica e prática, tanto na atividade de inteligência em si quanto na produção legislativa. Assim, a obra cobre o arcabouço legal relacionado à atividade de inteligência no Brasil.

Finalmente, importante observar que, apesar de seu caráter técnico, buscamos evitar "tecnicismos" ao tratar de uma atividade tão hermética. Desse modo, pretendemos que este livro possa ser útil tanto para aqueles que se dedicam a estudos e pesquisa sobre a atividade de inteligência, quanto aos que operam na área e, ainda, aos curiosos e interessados em saber um pouco mais sobre esse tema tão fascinante.

Sobre o autor :

Joanisval Brito Gonçalves foi oficial de inteligência (então denominado analista de informações) da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e, atualmente, é consultor legislativo do Senado Federal e consultor para a Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI) do Congresso Nacional. Possui o título de Doutor em Relações Internacionais, pela Universidade de Brasília (UnB), com tese sobre inteligência. Também é professor universitário e integra associações internacionais e brasileiras no campo da inteligência.




_______________

Ganhadora :

Brenda Camilli, professora e advogada em Natal/RN.


___________

informativo de hoje

patrocínio

Bradesco Advertisement VIVO

últimas quentes