Domingo, 16 de junho de 2019

ISSN 1983-392X

Autoridades se despedem do ministro Menezes Direito na antiga sede do STF

Sob o teto do antigo plenário do STF, um prédio histórico na Avenida Rio Branco, Centro do Rio de Janeiro, familiares e amigos se despedem do ministro Menezes Direito, que faleceu na madrugada desta terça-feira.

terça-feira, 1º de setembro de 2009


Despedida

Autoridades se despedem do ministro Menezes Direito na antiga sede do STF

Sob o teto do antigo plenário do STF, um prédio histórico na av. Rio Branco, Centro do RJ, familiares e amigos se despediram do ministro Menezes Direito, que faleceu na madrugada desta terça-feira.

Nas palavras do ministro Gilmar Mendes, presidente do STF, o Brasil perdeu um grande jurista e um grande homem. Segundo o ministro, Menezes Direito era o juiz mais novo no Tribunal por conta da antiguidade, mas era muito experiente e tinha muito a ensinar a seus colegas.

"Eu perco um grande amigo e perco também um grande conselheiro", afirmou o presidente.

O ministro Cezar Peluso, vice-presidente do STF, afirmou que, como pessoa, Direito era um "homem extraordinário, leal, solidário, agregador, um homem que trouxe uma contribuição importante, não apenas para o mundo jurídico, mas para a convivência dentro do Tribunal".

Segundo ele, Menezes Direito teve participação importantíssima em vários julgamentos no Supremo, como o que liberou pesquisas em células-tronco embrionárias e a que determinou as regras para a demarcação da reserva indígena Raposa Serra do Sol. "[Ele] vai fazer muita falta não apenas ao STF mas para todos nós. É lamentável", disse Peluso.

Diversas coroas de flores em homenagem ao ministro foram recebidas, entre elas as enviadas por seus antigos colegas do STJ; pelo presidente Lula e dona Marisa Letícia; pelos representantes do direito autoral brasileiro; do TRF da 2ª região; do TJ/RJ; do STM; do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; do Conselho de Administração do CIEE/RJ (Centro de Integração Empresa-Escola); do TRF da 4ª região; da Associação Nacional dos Desembargadores; da Associação Nacional dos Procuradores do Estado, entre outras.

_________________
___________________

Leia mais

  • 1/9/09 - Morre, no RJ, o ministro Carlos Alberto Menezes Direito - clique aqui.

_________________

patrocínio

VIVO

últimas quentes