Domingo, 21 de julho de 2019

ISSN 1983-392X

Direito Parlamentar e Direito Eleitoral

Migalhas sorteia para os leitores um exemplar

sexta-feira, 14 de janeiro de 2005

 

Sorteio de Obra

 

Migalhas tem o prazer de anunciar o sorteio deum exemplar da obra Direito Parlamentar e Direito Eleitoral (150p.), escrito pela professora Monica Herman Salem Caggiano, gentilmente oferecido pela editora Manole.

Costuma-se afirmar que a saúde das democracias encontra-se na dependência direta dos princípios e do sistema praticado para a realização das eleições. O processo eleitoral a comandar a escolha dos governantes - os representantes da comunidade social - revela-se, pois, como verdadeiro termômetro da concretização dos ideais democráticos. Como resultado de pesquisas efetuadas para a construção de cursos de graduação e pós-graduação, Direito parlamentar e direito eleitoral aborda exatamente este espinhoso tema. Sua proposta é examinar, por um lado, os fenômenos eleitorais e a estrutura normativa que lhes oferece sustentação e, por outro, o funcionamento do lócus a alojar o processo da tomada das decisões políticas, ou seja, o Parlamento.

O livro distingue-se, ainda, pela abordagem comparativa, abarcando técnicas e tratamentos normativos respaldados por ordenamentos jurídicos adotados em diferentes partes. Dedica, todavia, especial atenção ao modelo eleitoral brasileiro e à atuação do Poder Legislativo, nos moldes que o constitucionalismo pátrio lhe reservou.

Enfim, Direito parlamentar e direito eleitoral comparece na literatura jurídica como uma especial contribuição para evidenciar os significativos benefícios do amplo e aberto jogo eleitoral e da liberdade a comandar as consultas eleitorais para a conformação dos governos pluralistas e democráticos, bem como para consolidar a exigência de contínua correspondência entre as condutas dos detentores do poder político e as aspirações das sociedades contemporâneas.

Monica Herman Salem Caggiano

Livre-docente pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Professora Associada de Direito Constitucional da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo

__________

Ganhador:

Marcos Antonio Ribeiro Silva Galdino, do Ministério da Previdência Social

 

patrocínio

VIVO

últimas quentes