Terça-feira, 23 de abril de 2019

ISSN 1983-392X

Resultado do sorteio da obra "O Mundo Jurídico no Cinema"

sexta-feira, 16 de outubro de 2009


Sorteio de obra

A partir de uma aposta entre amigos, de que um cavalo durante uma corrida ficaria com as quatro patas suspensas sem tocá-las no chão em determinados momentos, Muybridge inventou uma maneira de poder comprovar sua tese. Com 24 câmeras fotográficas, dispostas ao longo de uma pista de um hipódromo, tirou várias fotos da passagem de um cavalo em corrida. Desta forma obteve a decomposição do movimento em várias fotografias, que recompostas em sequência e numa certa velocidade dão a sensação de movimento, como se fossem uma única sequência. Trata-se do principio básico da técnica do cinema.

A obra "O Mundo Jurídico no Cinema" (Nova Letra – 123p.), de Nielson Ribeiro Modro, propõe uma breve incursão pelo mundo cinematográfico objetivando indicar obras que contenham em seu conteúdo questões inerentes ao mundo jurídico.

No primeiro capítulo buscou-se fundamentar teoricamente como o cinema pode ser utilizado como recurso didático. Para tal foram pesquisadas obras que dessem uma visão acerca da história do cinema e como este passou a fazer parte do cotidiano de um mundo cada vez mais imagético, outras obras que fizessem menção ao uso do cinema como recurso didático e por fim mais especificamente obras que tivessem como foco o mundo jurídico apresentado sob o ponto de vista do cinema.

Já o segundo capítulo adentra por uma temática mais especificamente ligada ao recorte realizado, buscando apresentar, sob a perspectiva do cinema, como se realiza o processo judicial e como a questão testemunhal pode interferir no mesmo. Ressalvadas as distâncias entre os sistemas jurídicos brasileiro e norte-americano, de onde vem a grande maioria das produções cinematográficas, existe uma possibilidade de, nas obras, observar uma série de questões que são didaticamente pertinentes ao operador do direito, ou mesmo àqueles que tenham interesse por tal assunto.

Por fim, no terceiro capítulo apresenta-se a figura do advogado sob o ponto de vista cinematográfico.

Sobre o autor :

Nielson Ribeiro Modro possui graduação em letras pelo Fundação Educacional da Região de Joinville, especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira pela UFPR , especialização em Língua Portuguesa pelo Fundação Educacional Severino Sombra e mestrado em Literatura Brasileira pela UFPR. Atualmente é professor titular da Universidade da Região de Joinville. Tem experiência na área de Letras , com ênfase em Língua Portuguesa.

_______________

Ganhadores :

Rogério de Oliveira Freitas, de Manhumirim/MG

Renata Ruggiro
, advogada da Pepsico do Brasil Ltda., de São Paulo/SP

Luana Dias da Silva
, advogada em Goiânia/GO

Cassius Lul Passamani Diogo
, de São Borja/RS



____________


Filmes com enfoque jurídico abordados no livro :


  • Erin Brockovich – uma mulher de talento

Erin (Julia Roberts) é a mãe de três filhos que trabalha num pequeno escritório de advocacia. Quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes, convence seu chefe a deixá-la investigar o assunto. A partir de então, utilizando-se de todas as suas qualidades naturais, desde a fala macia e convincente até seus atributos físicos, consegue convencer os cidadãos da cidade a cooperarem com ela, fazendo com que tenha em mãos um processo de 333 milhões de dólares.




  • O júri

Após considerar que uma grande empresa é a culpada pela morte de seu marido, uma viúva decide entrar com um processo na justiça, pedindo uma indenização milionária. Para defendê-la ela contrata o advogado Wendell Fohr (Dustin Hoffman). Porém Fohr precisará enfrentar Rankin Fitch (Gene Hackman), um especialista em selecionar os jurados de forma a garantir de antemão sua vitória no julgamento. Porém o que Fohr e Fitch não contavam é que um dos jurados, Nicholas Easter (John Cusack), tem seus planos para manipular o júri. E, com o apoio de Marlee (Rachel Weisz), passa a chantagear a dupla avisando que o veredicto desejado sairá bastante caro.


  • Advogado do Diabo

Kevin Lomax (Keanu Reeves), advogado de uma pequena cidade da Flórida que nunca perdeu um caso, contratado por John Milton (Al Pacino), dono da maior firma de advocacia de Nova York. Kevin recebe um alto salário e várias mordomias, apesar da desaprovação de Alice Lomax (Judith Ivey), sua mãe e uma fervorosa religiosa, que compara Nova York a Babilônia. No início tudo parece correr bem, mas logo Mary Ann (Charlize Theron), a esposa do advogado, sente saudades de sua antiga casa e começa a testemunhar aparições demoníacas. No entanto, Kevin está empenhado em defender um cliente acusado de triplo assassinato e cada vez dá menos atenção sua mulher, enquanto que seu misterioso chefe parece sempre saber como contornar cada problema e tudo que perturba o jovem advogado.


________
______________



patrocínio

Bradesco VIVO

últimas quentes