Quinta-feira, 21 de março de 2019

ISSN 1983-392X

Direito de Família - Uma Abordagem Psicanalítica

O advogado Rodrigo da Cunha Pereira

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005


Sorteio de Obra


Migalhas
tem o prazer de anunciar o sorteio deum exemplar do livro Direito de Família - Uma Abordagem Psicanalítica (180p.), escrito pelo advogado e presidente nacional do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família, Rodrigo da Cunha Pereira. A obra foi oferecida pela editora Del Rey.

"A família, enquanto entidade identificada exclusivamente pelo selo do casamento, limitava a intervenção judicial às seqüelas de ordem patrimonial decorrentes de seu desenlace. Quando os vínculos afetivos se desvencilharam da conjugalidade, a família se tornou um conceito plural e os instrumentos existentes não mais serviam para regrar as novas estruturas que se pluralizaram.

O resultado não poderia deixar de ser desastroso. A resistência de ver o novo gera o imobilismo do legislador, bem como o temor do juiz que, sem dispor de um respaldo legal, condena à invisibilidade tudo e todos que se afastam do modelo chancelado pelo sistema legal como merecedor da tutela jurídica. Este foi o desafio que enfrentou Rodrigo da Cunha Pereira ao lançar "Direito de Família: Uma Abordagem Psicanalítica", primeira obra que mostrou a necessidade de atentar muito mais aos aspectos psíquicos e pessoais do que às características formais e patrimoniais, na apreciação das relações familiares." - Desambargadora Maria Berenice Dias.

__________


Ganhador:


Cinthia S. M. Castro, do escritório Paulo Roberto Murray Advogados



informativo de hoje

patrocínio

Bradesco

últimas quentes