AGENDA

  1. Home >
  2. Agenda >
  3. Divulgado edital para a I Competição Nacional de Julgamento Simulado em Direito Eleitoral
Evento

Divulgado edital para a I Competição Nacional de Julgamento Simulado em Direito Eleitoral

Participe!

sexta-feira, 13 de março de 2020

Atualizado às 10:56

Já está disponível para consulta dos estudantes dos cursos de Direito de todo o país o edital para participação na I Competição Nacional de Julgamento Simulado em Direito Eleitoral - I ELECTORAL MOOT COURT COMPETITION. Trata-se de um evento promovido pela Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP e o Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), a ser realizado de 27 a 29/5, em Curitiba, no decorrer do VII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral.

Durante a competição, os alunos terão a oportunidade de participar de um simulacro de sessão de julgamento de caso hipotético pelo TSE. Os inscritos atuarão como oradores, conforme papéis previamente definidos, e como elaboradores de memoriais escritos. O papel dos juízes será atribuído aos avaliadores, profissionais de destaque nacional que atuam no sistema eleitoral como advogados, membros do Ministério Público, magistrados, professores ou servidores da Justiça Eleitoral.

"Nós entendemos que para os nossos estudantes estarem prontos para o mercado de trabalho, eles precisam desenvolver aptidões técnicas e práticas. A competição simulada é uma experiência fundamental para o processo de formação dos discentes", afirma Marcelo Weick, coordenador geral da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP). De acordo com Ana Carolina Clève, presidente do Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE), "são eventos como este que fazem a diferença no processo de desenvolvimento integral dos acadêmicos do Direito e lhes capacitam para o mercado de trabalho".

Para inscrever-se, o aluno deve ter cursado, no mínimo, 40% da carga horária total do curso. A participação será por intermédio de equipes formadas por uma dupla de alunos (com possibilidade de indicação de mais 2 suplentes) e um orientador (advogado, professor, magistrado, membro do Ministério Público ou servidor da Justiça Eleitoral).

O prazo para inscrição das equipes vai até 3/4, exclusivamente por intermédio de correspondência eletrônica endereçada ao e-mail [email protected]. O edital com os detalhes da I Competição Nacional de Julgamento Simulado em Direito Eleitoral pode ser conferido nos sites da ABRADEP e IPRADE, assim como pode ser solicitado pelo e-mail [email protected].

Realização

  • Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político - ABRADEP e Instituto Paranaense de Direito Eleitoral (IPRADE)

____________

ABRADEP - Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Politico