INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. Migalhas nº 619

Migalhas nº 619

 

Sexta-feira, 14 de fevereiro de 2003 - nº 619 - Fechamento às 10h00.

 

"Nationalism is an infantile disease. It is the measles of mankind."

 

(O nacionalismo é uma doença infantil. É o sarampo da humanidade)

 

Einstein (1879-1955)

 

Dia "D"

 

Os chefes dos inspetores de armas da ONU apresentam hoje os relatórios que podem determinar o futuro da crise no Iraque. Fontes de Migalhas na ONU afirmam que Hans Blix, chefe das inspeções, deve citar sérios problemas com o nível de cooperação do Iraque - principalmente nas questões relacionadas às supostas armas de destruição em massa do governo iraquiano.

 

Sem risco, para eles

 

Os títulos do tesouro americano - treasuries - atingiram ontem o

mais baixo nível de remuneração desde 1954. A taxa para os títulos com prazo de dois anos era de 1,54%. Sinal de que a aversão ao risco não pára de crescer no país mais interessado em promover um conflito militar no Iraque.

 

Dólares

 

A invasão do território iraquiano pelos primeiros boinas verdes americanos, ontem, deflagrou o movimento que o mercado chama de "estouro da manada". O investidores buscaram proteção no dólar, elevando a cotação da moeda americana em 1,66%, para R$ 3,665, a maior no ano.

 

Dominar o Mundo

 

Leonardo Boff no jornal goiano O Popular fala sobre EUA x Iraque. "O grande risco para a humanidade e para a biosfera é menos Saddam Hussein do que George W. Bush. Analisando seus pronunciamentos oficiais nota-se uma escalada perigosa."(Clique aqui)

 

Saindo do ostracismo

 

FHC disse em Madri que uma eventual guerra contra o Iraque seria conseqüência de "um unilaterismo" que conduziria "à supremacia da lógica da força".

 

_______

 

"Direita" ?

 

João Mellão Neto hoje no Estadão : "Duas semanas atrás, aqui, publiquei um artigo cujo título, Conte comigo, presidente!, é auto-explicativo. Curiosamente, passei então a sofrer censuras morais da direita. Recebi e-mails dizendo que eu "lulei", que eu sou um adesista, que agora eu não passo de mais um petista." (Clique aqui)

 

Amigos fraternos do articulista devem ter tido a mesma sensação de Migalhas : (nº609 - 31/1 - Torcendo) "João Mellão Neto entrou no Fome Zero..." - (nº617 - 7/2 - Radicais) "A propósito, João Mellão Neto, lulista de última hora...".

 

Mas, ao mencionar hoje as censuras recebidas da "direita", João Mellão evidentemente não há de estar se referindo a este informativo.

 

__________

 

O JB "lulou", sim

 

Provando que os últimos comentários vinham dizendo, o JB está engajado na defesa governista. Em editorial, o matutino diz que "A polêmica sobre o mérito do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social é, no mínimo, precipitada." (...) "Deveria se dar ao Conselho o benefício da dúvida. Que se aguarde seu pleno funcionamento para então argüir suas qualidades."(Clique aqui)

 

Conselho consultivo

 

O governo cedeu ontem a lideranças sindicais que criticavam a predominância de empresários no Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social e mudou sua forma de funcionamento, esvaziando seu poder de influência. O conselho, instalado ontem oficialmente pelo governo, passa, agora, a ter função mais consultiva. Aliás, um Conselho não poderia ter função maior do que esta.

 

Reforma na reforma da Previdência

 

Pressionado por governadores e prefeitos, o governo federal recuou novamente na discussão da reforma da Previdência e desistiu de criar um regime único de aposentadoria para os atuais servidores públicos.

 

O caso da Bahia

 

O jornal A Tarde da Bahia, como não podia deixar de ser, fala da festa do grampo na Bahia. Segundo o mordaz editorial do jornal soteropolitano, "está provado que o grampo criminoso serviu até mesmo para bisbilhotar a vida íntima da filha de um desembargador que trocou a amizade do senador ACM pela companhia de um respeitável advogado, colega dela. Quer dizer: o grampo, aqui, perdeu sua função original. Até ele foi desvirtuado. Nada demais. O saudoso Otávio Mangabeira foi autor de uma observação jocosa que se tornou célebre. Ele disse certa vez: "Pense num absurdo. Na Bahia tem precedente"."

 

Grampoduto

 

Dora Kramer no JB e no Estadão fala de novo sobre o grampo baiano. Para ela é "Muito justo que o senador ACM repila as acusações de que estaria por trás do grampoduto montado na SSSP/BA, por onde já escoaram escutas de 466 números de telefones. Mas, seria mais justo ainda que o senador, além de dizer que nada tem a ver com isso - e, de fato, nada prova que tenha -, se manifestasse contra a prática. Nem que fosse pelo fato de ser presidente da CCJ do Senado."

 

Comissão

 

O ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, anunciou a criação de uma comissão para propor alterações nas duas leis que tratam de escuta telefônica, a fim de impedir seu uso indiscriminado. Presidida pela jurista Ada Pellegrini Grinover, a comissão é formada por mais quatro juristas.

 

SP no DF

 

A Folha de S. Paulo afirma que Marta Suplicy montou um escritório de lobby em Brasília.

 

Boni

 

Mônica Bergamo na Folha de S. Paulo conta que o governo Lula convocou José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni da TV Globo, para ajudar na construção da imagem da administração petista. Na terça-feira, Boni esteve no Palácio do Planalto. Duda Mendonça acompanhou de perto o périplo de Boni pela capital.

 

Substituindo Brindeiro

 

Lula surpreendeu-se ao discutir com auxiliares a substituição do procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, nomeado por FHC. Um deles brincou: "A melhor opção é não mexer em time que está engavetando. O Brindeiro é o procurador ideal para todo presidente".

 

"Sou um grande apreciador do bom humor - que deve sempre existir em todos os momentos, mesmo quando se trata de assuntos sérios. O presidente Lula não deveria, contudo, dar atenção ao energúmeno que, ainda que de maneira jocosa, se teria referido a mim como o procurador ideal para todo presidente por supostamente estar "engavetando" processos. Nunca engavetei nenhum processo. Pelo contrário. Decidi todos aberta, rápida e fundamentadamente, com independência e isenção, mesmo com a pressão de setores da mídia e de interesses escusos para processar políticos honrados." Geraldo Brindeiro, procurador-geral da República

 

_______

 

Nota do STJ (ontem)

 

"Com relação aos fatos objeto da nota oficial do Conselho Federal da OAB, o STJ esclarece que instaurou os procedimentos legais adequados. Para a completa apuração, confia o Tribunal que o Presidente do Conselho Federal apresentará as provas de que tem conhecimento."

 

Resposta da OAB

 
Em nota oficial, hoje divulgada, a OAB, afirmando que "o momento não é de desafios e nem de solidariedade", responde: "a colheita das provas e a apuração dos fatos divulgados pela imprensa ... não competem à OAB e nem a seu Presidente".

 

______

 

Nunca se deram bem - agora vão brigar ?

 

Não é de hoje que os ministros do STF Nelson Jobim e Sepúlveda Pertence não se bicam. As diferenças de opinião sempre rendem acaloradas discussões no plenário do STF, mas, na quarta-feira, o debate foi acima do tom. Quase chegaram às vias de fato.

 

Zeros.

 

Nelson Jobim soltou uma pérola em sessão do STF, transmitida pela TV Justiça, que tratava da alíquota zero do IPI. O ministro disse em sua exposição que "zero é um nada que existe".

 

TST

  • TST atribui à empresa o ônus de provar depósito do FGTS. (Clique aqui)
  • Intervalos para almoço não devem ser reduzidos por negociação. (Clique aqui)
 
Sem imunidade

 

O STF declarou inconstitucional a imunidade tributária do ICMS concedida pelo artigo 132, I, "b" da Lei Orgânica do DF aos prestadores de serviços de radiodifusão sonora e de sons e imagens.

 

SBT 2 x 1 Globo

 

Por dois votos a um, o SBT ganhou ontem, no TJ/SP, o direito de transmissão exclusiva do Campeonato Paulista.

 

Prazo

 

Hoje as empresas têm que entregar a Declaração de Contribuições e Tributos Federais à Receita Federal, relativa ao 4º trimestre do ano passado.

______

 

Esclarecimento público

Comissão das Sociedades de Advogados da OAB/SP

"A propósito da critica feita por leitor deste informativo (Migalhas nº617 - 12/2/03 - Migalhas dos leitores) é necessário esclarecer que a COMISSÃO DAS SOCIEDADES DE ADVOGADOS DA OAB/SP, integrada por 21 advogados, mantém em seu "site" minuta de contrato social orientativa para facilitar o trabalho dos colegas advogados, sendo permitido, evidentemente, aos mesmos, adotarem-na ou não, desde que obedecidos os parâmetros legais." Orlando Giacomo Filho - Consellheiro/Presidente da Comissão das Sociedades de Advogados da OAB-SP

 

_______

 

Há 65 anos

 

Em 15 fevereiro de 1938, um jovem recém formado pelas Arcadas fazia sua inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, seção São Paulo. E, fadado a brilhante carreira nas letras jurídicas, lançou sua assinatura na carteira : "Goffredo Carlos da Silva Telles Jr.".

 

________

 

Fomentador do Direito

 

Temos o privilégio de anunciar que em benefício dos leitores, Migalhas conta a partir de hoje hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito :

  • Instituto Brasileiro de Direito Societário - IBDS

 

(Clique aqui)

 

___________

 

Migalhas dos leitores

 

"Tenho a impressão de que as fontes da jornalista Márcia Peltier (Migalhas nº618 - 13/2/03 - Vaga no STF) estão lhe pregando uma peça. A despeito da trajetória da ministra Benedita da Silva ter provado ser ela uma mulher capaz e determinada, até hoje não se teve qualquer notícia de seu 'notável saber jurídico'." Fernando Antônio Couto Gammino - escritório Gammino, Góis & Lima Carneiro Advogados Associados

 

___

Art. 2.028. Serão os da lei anterior os prazos, quando reduzidos por este Código, e se, na data se sua entrada em vigor, já houver transcorrido mais da metade do tempo estabelecido na lei revogada.

"O art.2.028 veio a trazer celeuma, a qual deverá ser solucionada pela jurisprudência. Veja uma situação que a norma acaba tratando de forma não isonômica: se uma pessoa realizou um empréstimo para outra e esta obrigação teve seu vencimento e inadimplemento em 1990, gerou ao mutuante o direito de cobrar a dívida em 20 anos. Com o novo Código, o direito de cobrar em juízo essa dívida prescreveria em 5 anos (art. 206, § 5º,I), mas como já teria corrido mais da metade do prazo prescricional regido pelo C.C/1916, o prazo atual permaneceria sendo aquele de 20 anos por expressa disposição do art. 2.028. No entanto, veja que injusto o caso da mesma pessoa que tenha emprestado à outra, certo numerário, nas mesmas condições do empréstimo anterior, só que no ano de 1995. Nesse caso, terá corrido oito anos do dia "a quo" do prazo prescricional para o ajuizamento da cobrança ao dia em que o novo Código entrou em vigor. Como o prazo corrido foi inferior à metade do prazo prescricional regido pelo C.C./16 (20 anos), a pretensão para cobrar a dívida, do modo que está a redigido o art.2.028, estará prescrita. É uma regra draconiana e que pode vir a ser temperada com a aplicação do princípio da proporcionalidade, uma vez que não é razoável que uma dívida anterior prescreva depois de uma mais nova, se estas são idênticas." Milton Fornazari Junior - Advogado da Assessoria Jurídica Regional do Banco do Brasil S.A., em São Paulo

 

_______

 

Veja os comentários sobre os artigos do novo Código Civil. Aproveite e envie o seu.(Clique aqui)

 

________

 

Brasil na OMC - Urgência

 

O governo brasileiro inicia hoje, a partir da reunião miniministerial da OMC, em Tóquio, uma corrida contra o tempo para tentar reduzir as barreiras para suas exportações, especialmente as agrícolas. Corrida contra o tempo porque a principal instância decisória da OMC, a Conferência Ministerial, realiza-se dentro de apenas sete meses, sem que tenha havido progresso, até agora, nas negociações em Genebra, a base da OMC.

 

Euros

 

O Banespa concluiu uma emissão de eurobônus. O total da emissão foi de US$ 50 milhões, com prazo de vencimento de doze meses e rentabilidade de 7,25% ao ano.

 

Itaú em Portugal

 

O Santanter querendo assumir o controle do banco português BPI esbarrou nos 12,5% pertencentes ao Itaú. O banco brasileiro não quer vender sua parte na instituição lusitana. O caso virou manchete do jornal de Portugal (v. Migalhas Clipping). (Clique aqui)

 

Varig (Vasp) TAM

 

A Vasp está mantendo conversações com a Varig e com a TAM para poder integrar a fusão entre as duas maiores companhias aéreas do país. A informação foi dada unilateralmente por Wagner Canhedo, presidente da Vasp, que defendeu que cada companhia poderia deter participações iguais no negócio. Difícil será vencer as rusgas entre eles.

 

Férias na Disney

 

A Stella Barros, uma das maiores e mais antigas operadoras de turismo do Brasil, pediu falência na 27ª Vara Cível da capital paulista. Stella Barros é (ou era) uma das operadoras de turismo mais antigas e tradicionais do país. Foi fundada em 1965 pela própria vovó Stella Barros, hoje com 94 anos, que organizava excursões de crianças brasileiras à Disney desde 1957. Por certo, muitos leitores de Migalhas já viajaram com a Vovó...

 

Migalhas não, bigalhas

 

Mais dois bancos divulgaram resultados bilionários para o ano passado. O Unibanco encerrou 2002 com lucro líquido de R$ 1,01 bilhão, um crescimento de 3,9% em relação ao ano anterior. O ABN-Amro teve desempenho ainda melhor: lucro líquido de R$ 1,208 bilhão, 54% superior ao resultado alcançado em 2001.

_____

 

Aula magna

 

Hoje, o Prof. Eliezer Pereira Martins, do escritório Pereira Martins Advogados Associados, ministrará a aula inaugural do curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda em Ribeirão Preto/SP. O tema da aula magna será: "Evolução, estágio atual e perspectivas da advocacia pública".

 

Lançamento

 

Na sede da Fundação Escola Superior do Ministério Público da Bahia, às 18h, acontece o lançamento da obra "Direito Processual Penal", de autoria do Promotor de Justiça Rômulo de Andrade Moreira.

 

Clube da sexta - II

 

O ministro Márcio Thomaz Bastos recebe hoje seus amigos, grandes nomes do Direito, em audiência em Brasília. Entre os presentes estará o Prof. Paulo Henrique dos Santos Lucon, que pertence ao grupo que se reúne semanalmente. (Migalhas nº617 - 12/2/02 - Clube da sexta). O dr. Lucon falará com o ministro sobre a Reforma do Processo de Execução.

 

Discutindo o Processo

 

Termina hoje o "V Encontro Nacional de Processualistas", em Uberlândia/MG. O encontro, que reuniu os maiores processualistas brasileiros, contou com a presença de Humberto Theodoro Júnior, Paulo Henrique dos Santos e Araken de Assis, entre outros.

 

Painel Migalhas

 

"A equipe do escritório Reale Advogados Associados agradece à banca baiana O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados a menção ao site da Reale Advogados no ícone Favoritos de sua página na Internet, ressaltando ser um privilégio contar com um escritório associado de tamanha competência." (Clique aqui)

 

Ibmec

 

O Centro de Direito Empresarial - Ibmec Business School - coordenado pelo dr. Denis Borges Barbosa, lançou seus cursos para o primeiro semestre de 2003. Clique na coluna de Eventos do site Migalhas e saiba como participar dos cursos. (Clique aqui)

 

"Verde, que te quero verde"

 

Para alegria de d.Nega, vizinha de Migalhas, o horário de verão termina à meia-noite de amanhã. Ainda outro dia, ao elogiar suas avencas e samambaias do jardim, um de nossos migalheiros ouviu da boa senhora : "É, mas nem estão tão bonitas agora - com este horário de verão, elas tomam muito sol".

Depois desta, bom fim de semana !

______________

 

 

Visite www.migalhas.com.br - sempre com novidades.

 

_____________ ***_______________

 

Migalhas Clipping

 

The New York Times - EUA

 

"U.S. Will Ask U.N. to State Hussein Has Not Disarmed"

 

The Guardian - Reino Unido

 

"Brigadier may face Ulster murder charges"

 

The Washington Post - EUA

 

"Confronting Iraq - Blix Report Will Find Iraq Short on Compliance"

 

Financial Times - Americas

 

"Bank of America downsizes Japanese operations"

 

Le Monde - França

 

"Irak : les Etats-Unis veulent plus que jamais la guerre"

 

Le Figaro - França

 

"Jour J pour l'Irak à l'ONU"

 

Público - Portugal

 

"Economia : Brasileiros Itaú travam 'assalto' do Santander ao

BPI"

 

Corriere Della Sera - Itália

 

"Andreotti ideatorw del delito Pecorelli"

 

O Estado de S. Paulo - São Paulo

 

"Expectativa sobre a guerra derruba marcados; preço do petróleo dispara"

 

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

 

"Governo desiste do teto único para servidores na ativa"

 

Folha de S. Paulo - São Paulo

 

"Lula cede e muda atuação do Conselho"

 

O Globo - Rio de Janeiro

 

"Bush dá ultimato à ONU e tropas agem no Iraque"

 

Estado de Minas - Belo Horizonte

 

"Lula diz que situação do País é gravíssima"

 

Correio Braziliense - Brasília

 

"Governo desiste de reduzir aposentadoria do servidor"

 

O Estado do Paraná - Curitiba

 

"Lula reconhece : a coisa está feia!"

 

Zero Hora - Porto Alegre

 

"Paz trava batalha hoje na ONU"

 

Correio da Bahia - Salvador

 

"Temor da guerra faz o dólar ter a maior alta do ano"

 

Jornal do Commercio - Recife

 

"Servidor se livra do teto único de aposentadoria"

 

O Povo - Fortaleza

 

"Nova gestão - BN vai cobrar devedores em atraso"

 

______________

 

Apoiadores :

  • Daniel Advogados
  • Demarest e Almeida Advogados
  • De Rosa, Siqueira, Almeida, Mello, Barros Barreto e Advogados Associados
  • De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
  • Felipe Amodeo Advogados Associados
  • Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
  • Goulart Penteado, Iervolino e Lefosse Advogados
  • Homero Costa Advogados
  • Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
  • Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
  • Lobo & Ibeas Advogados
  • Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
  • Luís Roberto Barroso & Associados
  • Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
  • Manhães Moreira Advogados Associados
  • Marrey Advogados Associados - Dr. José Adriano Marrey Neto
  • Moro e Scalamandré Advocacia S/C
  • O'Dwyer, Oliveira & Leite Advogados Associados - Prof. Edson O'Dwyer
  • Oliveira Neves & Associados
  • Osorio e Maya Ferreira Advogados
  • Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
  • Pinheiro Neto Advogados
  • Preto Villa Real Advogados
  • Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
  • Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale e Dr. Miguel Reale Júnior
  • Saeki Advogados
  • Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
  • Stroeter, Royster e Ohno Advogados (Steel Hector & Davis International)
  • Tess Advogados
  • Thiollier e Advogados
  • Trigueiro Fontes Advogados Associados
  • Veirano Advogados
  • Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
  • Amaro, Stuber e Advogados Associados
  • Armelin, Bueno e Advogados Associados
  • Azevedo, Cesnik, Quintino & Salinas Advogados
  • Boccuzzi Advogados Associados
  • Bottallo e Gennari Advogados
_________________

Fontes

Indique amigos

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR