INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.605

MIGALHAS nº 2.605

Quinta-feira, 7 de abril de 2011 - Migalhas nº 2.605 - Fechamento às 11h46.
 

"O dever é um deus que não admite ateus"

Victor Hugo

Vagas no STJ

Há exatos dois meses, o STJ montou três listas tríplices para preencher as vagas de ministros destinadas ao Quinto da advocacia (clique aqui). Todavia, embora passados 60 dias, até hoje a presidente Dilma não se dignou a cumprir o dever de indicar seus escolhidos. Com isso, por mais que a Corte convoque desembargadores para ocupar temporariamente as vagas, o STJ fica constitucionalmente manquitola, diríamos até que fica inconstitucional, porque a representação desenhada no livrinho não é a que se vê na prática. Isso para não falar, ainda, no fato de que com a saída do ministro Aldir Passarinho, dia 18, p. f., haverá mais três vagas, pois há também a vaga do ministro Medina e a do ministro Fux. E mês que vem tem mais uma : a compulsória alcançará dia 10 o ministro Hamilton Carvalhido. Durma-se, leitor infraconstitucional, com um barulho desses.

ABC do CDC

No último dia 3, seis pessoas ficaram feridas em um acidente no parque de diversões Playcenter. O assunto é abordado pelo desembargador paulista Rizzatto Nunes que opina : se de fato não há culpa e o brinquedo é mantido de forma regular, tendo em vista que ele significa diversão de alto risco e, como a lei da física não foi revogada, só há um caminho para a atração : ser proibida. (Clique aqui)

Árvore envenenada - II

O jornal O Estado de S. Paulo não poupa panegíricos à decisão do STJ, que entendeu que mera denúncia anônima não pode, por si só, respaldar ofensa ao direito à intimidade, quebrando-se sigilo a torto e a direito. Para o matutino, a Corte "deu mais um importante passo para a formação de uma jurisprudência que puna abusos policiais de forma exemplar, coíba queixas-crime infundadas feitas por promotores e reafirme as garantias fundamentais previstas pela Constituição de 88". Como se sabe, o STJ concedeu dois HCs, um (159.159) impetrado por Celso Vilardi (escritório Vilardi & Advogados Associados) e outro (137.349) por Alberto Zacharias Toron (escritório Toron, Torihara e Szafir Advogados), para trancar a operação Castelo de Areia, da PF, a qual tinha sido iniciada em tais nefastas circunstâncias (clique aqui). Sobre o writ, o Estadão diz : "Ao reafirmar o império da lei, a 6ª turma do STJ conteve o 'ativismo' dos operadores jurídicos que teimam em agir à revelia das garantias fundamentais, com base no princípio de que os fins justificam os meios."

Hipóteses

Alguns leitores, ontem, pelo visto não entenderam o alcance da decisão do STJ. Queixaram-se, revoltados, de que a denúncia anônima agora não tem mais sentido. Todavia, não foi o que o STJ decidiu. O que não se pode é com base apenas, repetindo, apenas em uma denúncia anônima decretar-se a quebra do direito à privacidade. Imagine, leitor, só por hipótese (que pelo absurdo só poderia ser mesmo um exemplo fantasioso), que exista um magistrado ativo, dado a ser policial, e que queira descobrir alguma coisa qualquer. Imagine que ele mesmo, anônimo, faça uma denúncia e, com base nela, decrete a quebra dos sigilos bancários, fiscais, telefônicos, etc., daqueles que ele próprio denunciou. Se o STJ não pusesse um cabresto naquele caso, poderíamos um dia, no futuro, vir a assistir este onírico e, evidentemente hipotético, caso.

_____________

Entrevista em Migalhas

Nesta que promete ser a primeira de várias, Migalhas apresenta hoje a "Entrevista em Migalhas". É um programa dividido em fragmentos, ou melhor, em migalhas, de tal forma que o migalheiro netespectador pode assistir ao trecho que quiser. Na estreia, ninguém menos do que o ministro Gilmar Mendes. E o ministro fala da criação da EDB - Escola de Direito do Brasil (clique aqui) ; conta como, para ele, deve ser o ensino do Direito (clique aqui) ; comenta a importância dos mestres de peso (clique aqui), não deixando de recordar seus grandes mestres (clique aqui) ; analisa a PEC dos Recursos (clique aqui), e a ideia de se dar trânsito em julgado na 2ª instância, mesmo com recurso pendente (clique aqui) ; por fim, ressalta a relação imprensa/Judiciário (clique aqui).

_____________

Comissão

A 8ª turma do TRT da 4ª região confirma sentença da 10ª vara do Trabalho de Porto Alegre/RS que condena as Lojas Colombo a ressarcir ex-vendedora que teve estornada parte de suas comissões. O estorno ocorria quando o produto era devolvido ou o cliente tornava-se inadimplente. (Clique aqui)

Plágio

A 1ª vara Cível de São José dos Campos/SP condenou por plágio a TV Vanguarda, afiliada da Globo no Vale do Paraíba. Pelo teor da sentença, foi constatado que o programa de esporte e humor da emissora, "Boteco Vanguarda", seria cópia do programa "Conversa de Botequim", exibido na TV Altiora, de Bragança Paulista. (Clique aqui)

Catálogo Jurídico

Viaje pelo Brasil por meio do Catálogo Jurídico de Escritórios do portal Migalhas. Aproveite para aumentar o networking de seu escritório, como faz há quatro anos a banca Wellington Matos - Advogados Associados, presente em Itabuna/BA. (Clique aqui)

Registro civil

TJ/SP acata recurso do MP e nega pedido de homem que se diz transexual para alterar sexo em registro civil. Para o desembargador Elcio Trujillo, relator do processo, "não há interesse de agir para retificar nome, pedindo a mudança de sexo civil se o autor, ainda não submetido à cirurgia de transgenitalização, continua como homem para os efeitos de registro". (Clique aqui)

Cade

O Cade aprovou sem restrições : a compra da empresa Ajato pela Telefônica ; a aquisição da Elektro pela Iberdrola ; e, a compra de 40% do controle do laboratório Teuto pela Pfizer.

Mudança e novos sócios

No ano em que completa seu 41º aniversário, o escritório Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais anuncia mudanças no Conselho Diretor com a nomeação de novos sócios : Lilian Toscani, reforça a equipe Societária nas áreas de M&A e Agribusiness ; Anna Flávia de Azevedo Izelli passa a responder pela área Tributária ; André de Melo Ribeiro soma-se ao comando da área Trabalhista ; Silvia Yuri Shimamoto foi alçada à sócia conselheira na área de Petróleo e Gás ; Marcus Alexandre Matteucci Gomes e Fabiana Bruno Solano Pereira reforçam o Contencioso da banca.

Migas

1 - STF - Pauta de julgamentos da sessão plenária de hoje. (Clique aqui)

2 - TST - SDI-2 mantém reconhecimento de vínculo empregatício entre advogado e instituição financeira. (Clique aqui)

3 - No próximo dia 15, o Encontro Nacional do Judiciário irá definir diretrizes nacionais para os cursos de capacitação de magistrados e servidores. (Clique aqui)

4 - Tabeliães devem aguardar definição do CNJ para editar regras de preservação digital dos acervos. (Clique aqui)

Suicídio

Não há pagamento da indenização securitária para os casos de morte por suicídio em até dois anos da contratação de seguro de vida. Contudo, a advogada Gabrielle Rossa, do escritório Rayes Advogados Associados, pondera que os Tribunais têm julgado erroneamente ao privilegiar "o segurado que não deveria ter cobertura por razões de ordem jurídica e também moral". (Clique aqui)

Prisão especial

É justa e isonômica a alteração no instituto da prisão especial prevista no PL 4.208/01 ? É o que indaga o advogado Alexandre Pontieri ao debater a constitucionalidade do novo texto sob o ponto de vista das garantias fundamentais expressas na Carta Magna. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Julian Assange

Suprema Corte britânica anunciou que julgará recurso do fundador do WikiLeaks, Julian Assange, da decisão de extraditá-lo para Suécia para responder por delitos sexuais. Audiência de dois dias terá início em 12/7. (MI - clique aqui)

Belo Monte

Repercutiu no mundo a nota divulgada pelo ministério de Relações Exteriores classificando de "precipitadas e injustificáveis" as medidas solicitadas pela OEA para "garantir a vida e a integridade pessoal dos povos indígenas" supostamente ameaçadas pela construção da hidrelétrica no Rio Xingu, no Pará. (MI - clique aqui)

Berlusconi

O Tribunal de Milão adia para 31/5 a audiência do julgamento de Berlusconi, acusado de incitação à prostituição de menores e abuso de poder. (MI - clique aqui)

"Noi del film"

Peluso apresentou na Itália proposta sobre a criação de universidade sobre segurança pública e desenvolvimento social no Brasil. (MI - clique aqui)

Investimentos

A colombiana Inversiones Mundial diz que vai construir duas plantas fabris no Brasil. (LA - clique aqui)

_____________

Lauda Legal

Em uma sociedade violenta como a nossa, merecem respeito e destaque os estudiosos do crime, os profissionais e cientistas preocupados em entendê-lo, preveni-lo, tratá-lo. Na obra "Criminologia Integrada" (3ª edição - 752p.), os autores Valter Fernandes e Newton Fernandes dão vigorosa mostra desse interesse, em texto de qualidade redacional e densidade doutrinária. Clique aqui e conheça a obra a partir da resenha de Roberta Resende. Ao final, torça para ser agraciado com um exemplar. O presente é oferecido a você, dedicado estudioso do tema, pela Editora RT - Revista dos Tribunais.

Propostas

O presidente da OAB/SP, Luiz Flávio Borges D'Urso, encaminhou ao presidente do Conselho Federal, Ophir Cavalcante, cópia de aditamento ao PLC 591/10, que propõe ajustes na lei geral de micro e pequenas empresas e tem como objetivo alterar as LCs 63/90 e 123/09, além da lei 11.101/05, e incluir as Sociedades de Advogados no Sistema Simples de Tributação. (Clique aqui)

TJ/SC

O TJ/SC empossou ontem três novos desembargadores : João Batista Góes Ulysséa, Ronei Danielli e Luiz Fernando Boller. Agora o pleno do TJ está completo : 60 desembargadores.

Imprensa

Comemora-se hoje o Dia do Jornalista. Aproveitando a efeméride, o advogado Armando Bergo Neto homenageia esses profissionais. (Clique aqui)

Entrevista em Migalhas

Não perca a entrevista em migalhas com o ministro Gilmar Mendes. (Clique aqui)

Fachadas

Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Hoje, conheceremos a fachada de uma banca em Guariba/SP. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

Os Legais

No escritório d'Os Legais para tudo se dá um jeito. (Clique aqui)

De olho

Espie pelo Olho Mágico as oportunidades de trabalho oferecidas pela Michael Page International, Santivo Consultores e Page Personnel. (Clique aqui)

Golpe da Maioridade

Depois da abdicação de D. Pedro I, em 7 de abril de 1831, e do tumultuado período regencial, os liberais promoveram um golpe de mestre, marcando a descrença nas soluções caudilhescas da política. Insuflado, o povo foi ao Campo de Santana em julho de 1840 cantar : "Queremos Dom Pedro II / Embora não tenha idade, / A nação dispensa a lei, / E viva a Maioridade !".

Baú migalheiro

Há 69 anos, no dia 7 de abril de 1942, promovida pela OAB realizou-se no Palácio de Justiça do Distrito Federal, a "Solenidade Judiciária", fazendo-se ouvir o dr. Targino Ribeiro, presidente da seção da mesma Ordem no Distrito, o ministro Eduardo Espinola, e o dr. Saboia de Medeiros, que discorreu sobre o "Positivismo jurídico e o direito natural".

Sorteio

Com 110 verbetes em ordem alfabética, o "Dicionário de Princípios Jurídicos" (Campus Elsevier - Campus Jurídico - 1.420p.), organizado por Ricardo Lobo Torres, Eduardo Takemi Kataoka e Flavio Galdino, aborda a questão da teoria dos princípios que vem sendo construída nas últimas décadas, imantada pelos valores e pela ética. Concorra a um exemplar, brinde da editora. (Clique aqui)

Sorteio II

Quer se dar bem no Exame de Ordem ? Concorra a um dos dois exemplares do livro "Como Passar na OAB FGV 1ª Fase" (Foco - 7ª edição - 779p.), coordenado por Wander Garcia. (Clique aqui)

Agradecimento

Na semana passada, a alta Direção de Migalhas esteve reunida em Brasília com o ilustre advogado Roberto Rosas, do escritório Rosas Advogados. Na saída do encontro, este poderoso rotativo foi presenteado com várias obras, que enriqueceram sobremaneira nosso humilde acervo. Além de vários trabalhos históricos de Rui Barbosa, ganhamos os livros "Princípios Constitucionais Fundamentais - Estudos em homenagem ao professor Ives Gandra da Silva Martins" (Lex - 1000p.), coordenado por Carlos Mário da Silva Velloso, Antonio Carlos Rodrigues do Amaral e pelo próprio dr. Roberto Rosas; e "80 anos da OAB e a História do Brasil" (213p.), publicado pela Editora OAB.

Migalhíssima

Hoje, Maucir Fregonesi Junior, do escritório Siqueira Castro Advogados, apresentará painel sobre as oportunidades de investimentos estrangeiros no Brasil, durante o congresso "Spring Meeting" da American Bar Association, que acontece até o dia 9/4, em Washington DC, EUA.

O advogado Bruno Salles Pereira Ribeiro, do escritório Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS, participará hoje do programa "Conversa Legal", onde esclarecerá questões recorrentes sobre o Direito Penal Empresarial e sobre "Criminal Compliance". O programa será transmitido ao vivo pelo site Just TV (clique aqui), a partir das 17h15.

No dia 14/4, Vitor Rhein Schirato e Danilo Tavares da Silva, do escritório Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados, participarão do curso "A Nova Regulamentação do Gás Natural - Análise das instituições, regimes de exploração e Project Finance na Indústria do Gás Natural", em SP.

O escritório Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados foi o vencedor do prêmio Latin Lawyer's 2010 Deal of The Year por sua atuação nas operações de capitalização da Petrobras e reestruturação do grupo pecuarista Independência.

A partir de hoje até o dia 9/4, o INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado promove no RJ o "Meeting Processo Civil: Reflexões sobre a Nova Proposta Legislativa". O seminário contará com a participação de Paulo Osternack Amaral, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados. (Clique aqui)

Walter Carlos Cardoso Henrique foi nomeado vice-presidente da Comissão de Assuntos Tributários do MDA - Movimento de Defesa da Advocacia. O advogado, tendo exercido funções de juiz do TIT/SP, bem como de presidente da Comissão de Assuntos Tributários da OAB/SP, contribuirá sobremaneira para os importantes trabalhos desenvolvidos pelo MDA.

Redação

A OAB/RJ promove, nos dias 11, 13 e 18/4, o curso "Redação estratégica". (Clique aqui)

Eventos

A FISCOSoft Editora promove, no dia 13/4, o curso "Nota Fiscal Eletrônica - NF-e (ICMS)" (clique aqui) e, nos dias 14 e 15/4, "ICMS/SP - Substituição Tributária de Mercadorias e de Serviço de Transporte" (clique aqui). Concorra a vagas-cortesia.

Ambiental

O curso "Direito Urbanístico e Ambiental", realizado pela EPD - Escola Paulista de Direito, será no dia 15/4, em SP. (Clique aqui)

Secretariando

Concorra a uma vaga-cortesia para o treinamento "Secretariando Advogados", promovido pela Central Prática Educação Corporativa, no dia 16/4, em SP. (Clique aqui)

União

O curso "Homoafetividade & Família - Casamento Civil, União Estável e Adoção por Casais Homoafetivos à Luz do Ordenamento Jurídico Constitucional Brasileiro", realizado pela Editora Lex, será no dia 16/4, em SP. (Clique aqui)

Especialização

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social promove, a partir do dia 16/4, o "Curso de Especialização Profissional em Direito das Relações Trabalhistas e Previdenciárias - Mercado Profissional", em SP. (Clique aqui)

Cursos

No dia 25/4, a AASP realiza o curso "O Dano Moral e os Grandes Prestadores de Serviço" (clique aqui), e, no dia 26/4, "Casamento e União Estável - Diferenças Patrimoniais" (clique aqui). Não perca tempo e concorra a vagas-cortesia.

Contratos

A partir do dia 26/4, o IBMEC/RJ realiza o curso "American Law: Substance & Style - US. Contract Law". (Clique aqui)

Desportivo

A partir do dia 6/5, o INEJ - Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais realiza o "Curso de Especialização em Gestão e Direito Desportivo", em Porto Alegre/RS. (Clique aqui)

Instalação

Será instalada hoje, às 19h, a Subsecção da OAB/SP Nossa Senhora do Ó. O evento acontecerá no Instituto Casa de Cultura Salvador Ligabue (largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó, 215).

Prêmio

São 77 os trabalhos que foram inscritos para concorrer ao prêmio Mendes Júnior de Monografias Jurídicas, iniciativa da Direito GV com apoio da Mendes Júnior Participações S.A. O resultado da premiação está prevista para setembro. (Clique aqui)

CONTRAPONTO

Nesta semana, o Contraponto apresentado por Cacilda Decoussau Affonso Ferreira recebe o desembargador Paulo de Salles Abreu Filho, do TJ/SP, que comentará a liberação da ortotanásia, a corrupção na polícia, indultos para presos, entre outros assuntos. O programa vai ao ar hoje, às 22h30, na TV Aberta de São Paulo, e sábado (12h30), domingo (16h) e quinta-feira (10h), na TV Justiça.

Sorte grande

Evento : A ganhadora da vaga-cortesia para o curso "O Mercado de Créditos de Carbono - Origem, Base Técnico-Jurídica, Mercado e Perspectivas", que a AASP promove nos dias 11 e 12/4, em SP, é a advogada Cristiane de Moura Dias Cassi. (Clique aqui)

Evento : Roberta Martins é a ganhadora do curso "Prática forense previdenciária - Benefícios", que a AASP promove de 11 a 13/4. (Clique aqui)

Lauda Legal : Marcelo Rocha, advogado da Petrobras, de Curitiba/PR, faturou o título "Pregão passo a passo" (Fórum - 4ª edição - 309p.), de Sidney Bittencourt. (Clique aqui)

Sorteio : Os ganhadores das obras do professor Eduardo Sabbag (clique aqui) são :

Leandro Otoch, analista tributário da Receita Federal, de Vitória/ES - "Manual de Direito Tributário" (Saraiva - 3ª edição - 1.146p.); e

Stephanie Carolyn Perez, da banca Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados, de São Paulo/SP - "Redação Forense & Elementos da Gramática" (RT - Revista dos Tribunais - 4ª edição - 444p.).

_____________

Migalhas também é cultura !

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Jaíba
ES/São Gabriel da Palha
GO/Joviânia
GO/Rubiataba
MA/Alcântara
MS/Anaurilândia
PA/Nova Timboteuá
PR/Pinhão
PR/Primeiro de Maio
PR/Reserva
PR/Sengués
SP/Fartura
SP/Rio Grande da Serra
SP/Tambaú

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Budget fight poses test for Obama and Boehner"

The Washington Post - EUA

"Shutdown would be felt far and wide"

Le Monde - França

"Pouvoir d'achat, emploi, impôts: les contre-feux de M.Sarkozy"

Corriere Della Sera - Itália

"Ecatombe sulla rotta per l'Italia"

Le Figaro - França

"La charge de Bayrou contre le projet du PS"

Clarín - Argentina

"Piquetes, caos y reclamos por más custodia policial"

Público - Portugal

"Ajuda"

El País - Espanha

"Portugal solicita el rescate de la UE"

Die Welt - Alemanha

"Grüne auf dem Weg zur stärksten Partei"

The Guardian - Inglaterra

"Britain urges Arab countries to train rebels"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Governo amplia IOF para conter dólar"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Sem lenço nem documento"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Petrobras agora admite que gasolina pode subir"

O Globo - Rio de Janeiro

"Petrobras prevê aumento da gasolina. Mantega nega"

Estado de Minas - Minas Gerais

"S.O.S. Saúde"

Correio Braziliense - Brasília

"Pandora, uma novela sem data para acabar"

Gazeta do Povo - Paraná

"Com demanda de R$ 70 bilhões, obras de saneamento patinam"

Zero Hora - Porto Alegre

"STF manda pagar piso de R$ 1.187 a professores"

O Povo - Ceará

"Novo atraso das obras estruturais para Copa 2014"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Médicos boicotam planos"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Law & Liberatore Advogados
· Law Offices Carl Kincaid | Mendes Vianna Advogados Associados
· Lefosse Advogados

· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marafon, Jacob Netto & Guariento Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Maués Trindade Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Palermo e Castelo Advogados
· Paulo Sergio João Advogados
· Paradeda, Castro e Duarte Advogados
· Patricia Peck Pinheiro Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araujo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sartori, Gonzalez & Sampaio Sociedade de Advogados
· Scarponi Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Veirano Advogados
· Velloza, Girotto e Lindenbojm Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A.J. Pacífico, Advogados Associados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Azevedo Sodré Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz, Pessoa e Alvarenga Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cascione, Pulino, Boulos & Santos Advogados - CPBS
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Colonhese Sociedade Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Décio Freire e Associados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Paula Santos Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Ediberto Diamantino Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fenyo e Cunha Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferreira Pinto e Cordeiro Advogados Associados
· Fialdini Amary Zakka Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gomes & Hoffmann, Bellucci e Piva Advogados
· Gonçalves, Arruda & Assis Brasil - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Advogados
· J. Bueno e Mandaliti Sociedade de Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· Penso Tecnologia
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· Serdon Recortes
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Cidade de São Paulo - UNICID
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· Westchester Financial Group
· Zurich Brasil Seguros
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo Jurídico Damásio de Jesus - CJDJ
· Direito GV
· DARYUS - Consultoria e Treinamento
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Conceito Editorial
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Lumen Juris
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FIPECAFI - Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· Genialis Software
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· INEJ - Instituto Nacional de Estudos Jurídicos e Empresariais
· INEJA - Instituto Nacional de Ensino Jurídico Avançado
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Geraldo Ataliba - IDEPE Instituto Internacional de Direito Público e Pesquisa Empresarial
· Instituto Ling
· Lex Mercator International Education
· LexisNexis Martindale-Hubbell
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR