INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.829

MIGALHAS nº 2.829

Quinta-feira, 8 de março de 2012 - Migalhas nº 2.829 - Fechamento às 10h23.

Registro

Migalhas anuncia que, a partir de hoje, conta com mais um Fomentador :

  • Editora Prudência

(Clique aqui)

_________________
_____________

"Nada influencia mais profundamente o sentir do homem do que a fatiota que o cobre."

Eça de Queirós
(Clique aqui)

Indumentária sufocante

O fim da obrigatoriedade do uso de paletó e gravata nas Arcadas completa hoje oito lustros. Na época, os subversivos estudantes - como em geral são todos os acadêmicos do Largo - criaram a bem humorada campanha pela "abolição da esgravatura". O diretor, Professor Pinto Antunes, o "Pantu", assinou o decreto abolicionista. Relembre esta estudantada. (Clique aqui)

TV Migalhas

Em Uberaba, a juíza de Direito e o advogado narram aos migalheiros como é o mundo jurídico da pujante cidade mineira. Assista ao filmete de cinco minutos. (Clique aqui)

Agora é que são elas

Em homenagem às mulheres, Migalhas apresenta pesquisa com dados que revelam a participação feminina na Justiça Federal : confira quem e quantas são as magistradas dos TRFs. (Clique aqui)

Migalhetes

A propósito, nosso amado Diretor acredita na força criativa das mulheres : elas somam nada menos do que 80,76% da redação migalheira.

Advogada do crime

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a causídica Ana Lúcia Assad, advogada do famigerado caso Lindemberg, relata os desafios da mulher que atua na advocacia criminal. Segundo ela, "ser uma advogada criminalista, jovem, de boa aparência, num ambiente onde a presença masculina é superior, foi e é um desafio constante". (Clique aqui)

ABC do CDC

"Um chute nos traseiros dos consumidores-cidadãos brasileiros" é o título do artigo assinado pelo desembargador Rizzatto Nunes. O colunista fala da preocupação com a lei geral da Copa. (Clique aqui)

Liberdade de imprensa

A 3ª turma do STJ negou provimento ao REsp interposto pela ex-senadora Heloísa Helena contra a Folha de S.Paulo e as colunistas Mônica Bérgamo e Bárbara Gancia em função de matérias que diziam que ela mantinha relação amorosa com o então senador Luiz Estevão. O ministro Sidnei Beneti, relator, afirmou não ter verificado abusivo o exercício do direito de informação. Além disso, o ministro entendeu que admitir a existência de conduta reprovável das recorridas pressuporia reexame das provas, o que é vetado pela súmula 7 da Corte. (Clique aqui)

Alvíssaras

O STF resolveu discutir a tramitação de MPs. Com efeito, o Supremo declarou ontem inconstitucional uma lei que não foi apreciada por uma comissão mista de deputados e senadores, como prevê a CF/88. Para o STF, esse vício basta para que a lei seja inconstitucional. A propósito, o STF tem, também, instrumentos para pôr fim à prostituição de assuntos na conversão das MPs, quando se enfia o que quer, em arrepio ao processo legislativo ordinário. (Clique aqui)

Tempus fugit

O juiz de Direito Rosaldo Elias Pacagnan, do 1º JEC de Cascavel/PR, recorreu à Bíblia para indeferir pedido de danos morais por espera em fila de banco. Para o magistrado, a Bíblia Sagrada, em Eclesiastes, já ensina : "Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. Há tempo de nascer, e tempo de morrer (...) O que diria para o autor, apoiado nesta Palavra é : há tempo de ficar na fila, conforme-se com isso". (Clique aqui)

Em tempo

Em abril de 2011, utilizando também a visão "eclesiástica" do tempo colocada na migalha anterior, a 4ª câmara Cível do TJ/PE considerou que esperar por quase quatro horas em fila para ser atendido em agência bancária é tempo demais. (Clique aqui)

Exegese

A propósito das duas notas anteriores, vê-se que a hermenêutica da Bíblia não é lá coisa muito simples.

"Equilíbrio das partes ?"

Sobre a decisão do Conselho da Magistratura do RS, divulgada ontem neste rotativo, em que foi acatado por unanimidade o pedido da Liga Brasileira das Lésbicas, e outras entidades afins, de retirada de crucifixos das dependências do Tribunal e Foros do Estado (clique aqui), o advogado Vadim da Costa Arsky afirma que "se considerado estritamente o ponto de vista jurídico, a decisão é inconstitucional". (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Laicidade

"Finalmente, uma decisão de bom senso (Migalhas 2.828 - 7/3/12 - clique aqui). O Estado é laico e como tal realmente não deve ostentar nenhum símbolo religioso, ainda mais impor o símbolo religioso do Cristianismo. Sou cristã, mas defendo a laicidade do Estado-juiz, pois este deve se manter imparcial também a respeito do assunto religião. E, se assim não fosse, haveria a discriminação em relação às demais religiões existentes no país." Vanessa Fera Piccoli

Pauta

O CNJ realizará na próxima segunda-feira a 17ª sessão extraordinária. Em pauta, além de precatórios, o processo que decidirá se há ou não nepotismo no fato de dois irmãos ocuparem cargos de assessoria no mesmo juízo, no TJ/GO. (Clique aqui)

Expediente

Desde o dia 5/3, o expediente no TJ e nos Foros do Estado do RS funciona de forma ininterrupta das 9 às 18h. O Sindicato dos Servidores da Justiça do RS, não satisfeito com o novo horário, pediu liminar para suspender os efeitos de ordem de serviço que fixou o expediente. No entanto, o desembargador Vicente Barroco de Vasconcellos, do Órgão Especial do TJ/RS, negou o pedido. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - Honorários

"Terei que me mudar para o Piauí para ser advogada (Migalhas 2.827 - 6/3/12 - clique aqui). R$ 1.000,00 por uma consulta?! E o valor do parecer em Roraima?! Quanta discrepância!" Pollyana Santos

Migas

1 - STJ - Falsificar e usar documento falso configuram apenas delito de falsificação. (Clique aqui)

2 - TJ/RS - Posto é condenado por aumento abusivo no preço da gasolina. (Clique aqui)

3 - Rodeio da cidade de Charqueadas/RS não poderá executar músicas enquanto a prefeitura não comprovar a prévia e expressa autorização dos autores das obras. (Clique aqui)

4 - OAB requer esclarecimentos sobre situação da telefonia móvel no país. (Clique aqui)

5 - Governo envia à Câmara PL 3.331/12, que aumenta a punição para quem negar atendimento emergencial. (Clique aqui)

Dolo eventual

Como membro da Comissão de Juristas constituída para elaborar o anteprojeto de reforma do CP, o advogado e professor de Direito Penal, René Ariel Dotti, do Escritório Professor René Dotti, apresenta uma de suas propostas sobre a importância de uma nova definição do dolo eventual, com a seguinte redação : "Art. 18. Diz-se o crime: I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco consentindo em produzi-lo". (Clique aqui)

Direitos e deveres iguais

"Podemos afirmar que 99% dos processos de divórcio que envolvem pessoas com poder aquisitivo elevado têm a mulher pleiteando os alimentos e o homem incumbido de prestá-los", afirma a advogada Ana Luisa Porto Borges, do escritório Peixoto E Cury Advogados. Se homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, e se, no caso, ambos são aptos a prover o seu sustento, "por que as mulheres continuam e são orientadas a pleitear alimentos de forma despropositada às suas reais necessidades?" (Clique aqui)

Argemiro

Numa disputa judicial entre o grande e o pequeno, só a malícia e a habilidade de quem já tem a chuteira gasta, aquela que já conhece o "caminho do gol", é que consegue resolver o impasse. Confira a humorada crônica de José Geraldo da Fonseca, desembargador do TRT da 1a região. (Clique aqui)

Migalhas dos leitores - - Ménage à trois

"A carta redigida pela funcionária do TRT e publicada por engano no Diário do Judiciário, não é um mal feito como preconceituosamente este informativo quer dar a entender (Migalhas 2.823 - 29/2/12 - clique aqui). É uma das mais belas peças que li, em se tratando de um amor e um desejo puro. A amada que não queria dividir o seu amor com uma terceira pessoa, foi franca, corajosa e com estilo, não se aviltando." Danilo Pimenta

____________

  • Migalhas mundo

Avanços na morosidade

Na Alemanha, a morosidade do Judiciário está na pauta. Modificação na lei prevê a possibilidade de acionar o Tribunal caso o trâmite do processo esteja lento. (MI - clique aqui)

Alerta vermelho

WIPO - World Intellectual Property Organization tem recebido inúmeras reclamações de cybersquatting, inclusive de bancos, joalherias e lojas virtuais, sobre internautas que registram nomes famosos de empresas com a extensão de domínio para sites pornográficos, visando lucrar com a venda da patente para o proprietário da marca. (MI - clique aqui)

Advocacia

Em entrevista ao Japan Times, vice-secretária geral da JFBA, Yumiko Ichige, afirma que alteração no estatuto permitirá que advogados estrangeiros atuem no país em pé de igualdade com os japoneses. (MI - clique aqui)

Papa-léguas

A Superintendência de Indústria e Comércio da Colômbia declarou infundadas as reclamações da Warner Bros, da Time Warner e da Correcaminos TV que se opunham ao registro do nome da empresa organizadora de eventos esportivos Correcaminos de Colombia, uma vez que "Correcaminos" é a tradução de "Road Runner" (o nosso Papa-léguas) para o espanhol. (Clique aqui)

Petrobras

Argentina quer mais investimentos da Petrobras. A estatal brasileira está de olho no gás não convencional que está na Patagônia. As negociações já começaram. (Clique aqui)

Troca

A Ponte da Amizade vai ser o palco do primeiro intercâmbio de presos entre Brasil e Paraguai. (Clique aqui)

Judiciário equatoriano

"O Equador tem dado recentemente exemplos antidemocráticos e totalitários que conspiram contra o verdadeiro Estado de Direito. O Judiciário equatoriano está se transformando em um poder submisso e subserviente porque não tem mecanismos legítimos e democráticos de fazer prevalecer sua soberania e independência", afirma o desembargador Júlio Bernardo do Carmo, do TRT da 3ª Região. (Clique aqui)

____________

Pique-pique

Aos aniversariantes migalheiros do dia, enviamos nosso afetuoso abraço. E o fazemos em nome do ministro Jorge Mussi, do STJ, que hoje aniversaria.

Atendimento

O atendimento telefônico ao público externo no STF será ampliado a partir da próxima segunda-feira. O serviço, disponível no período das 11 às 19h, passará a ser das 8 às 20h.

Compartilhamento

A 8a câmara de Direito Privado do TJ/SP resolveu partilhar o acervo para acelerar julgamento. Os processos de cada integrante da câmara serão somados e o montante redistribuído entre seus membros. (Clique aqui)

____________

Novo Fomentador

Migalhas vem contando com o apoio de institutos, editoras, faculdades, associações e empresas de eventos para trazer sempre vantagens aos leitores. São os Fomentadores do Direito brasileiro. Temos o privilégio de anunciar que Migalhas conta a partir de hoje com a participação de mais um Fomentador do Direito :

  • Editora Prudência

(Clique aqui)

Fundada em 2011, a Editora Prudência tem como proposta editar livros na área jurídica que contribuam como um instrumento de trabalho para advogados, juízes, procuradores e estudiosos. Ao mesmo tempo, tem como propósito publicar livros com qualidade de texto e produção gráfica, sempre com a utilização de papel produzido a partir de fontes renováveis.

____________

Os Legais

No escritório Data & Venia Advogados, o cliente quer saber as reais estimativas do processo. Será possível ? (Clique aqui)

Lauda Legal

Desde que a valorização das constituições escritas ganhou o mundo com a independência dos Estados Unidos, a preocupação com os limites, titularidade e características do Poder Constituinte não saiu mais dos holofotes. A quem cabe exercer, e em que condições, tamanho poder ? Clique aqui, leitor, e conheça a obra "Teoria(s) do Poder Constituinte" (126p.), de autoria de Hudson Couto Ferreira de Freitas. Como é de praxe, Roberta Resende destacou os pontos altos do texto, que ao final, como presente de nossa fomentadora Editora Arraes, será sorteado entre os migalheiros que deixarem seu nome.

Olho Mágico

A seção Olho Mágico reúne as melhores oportunidades de emprego oferecidas por empresas de recrutamento jurídico. (Clique aqui)

Fachadas

O planejado jardim, bem podado, embeleza o elegante prédio da banca de São Paulo/SP. Para mostrar a diversidade arquitetônica dos escritórios de advocacia do Brasil e do mundo, Migalhas apresenta a seção Fachadas. Para olhar os detalhes ampliados, basta passar o mouse sobre a foto. (Clique aqui)

____________

Nomes de peso do mundo jurídico

Migalhas contará, a partir de amanhã, com mais um Apoiador de peso.

Clique aqui.

____________

Baú migalheiro

Há 143 anos, no dia 8 de março de 1869, morreu, no Rio de Janeiro, o almirante Joaquim José Inácio de Barros, Visconde de Inhaúma, nascido em Lisboa, a 30 de julho de 1808.

Sorteio especial : Dia da mulher

A mulher tem seu dia e comemoramos hoje com o sorteio de quatro obras de autoria feminina : "Manual de Direito das Famílias" (RT - Revista dos Tribunais - 6ª edição - 672p.) e "A Lei Maria da Penha na Justiça" (RT - Revista dos Tribunais - 2ª edição - 284p.), ambas de Maria Berenice Dias ; "Sucessão do Companheiro" (Saraiva - 160p.), de Luciana de Paula Assis Ferriani ; e "Responsabilidade Civil pela Conduta da Mulher durante a gravidez" (Del Rey - 251p.), de Silma Mendes Berti. Participe e concorra a um dos exemplares. (Clique aqui)

Lançamento

Amanhã, a Editora Fórum lança o livro "Paridade de Armas no Processo Penal", de Welton Roberto. O evento será em Maceió/AL, no Radisson Hotel Maceió (av. Dr. Antonio Gouveia, 925 ), às 17h.

Migalhíssimas

O advogado Renato Opice Blum, do escritório Opice Blum Advogados Associados, palestrará sobre o tema "Bullying : Quando é Exagero ou uma Ameaça", durante a oitava edição do CEO'S Family Workshop, que começa nesta sexta-feira, no Guarujá/SP. (Clique aqui)

No dia 13/3, às 19h, Eduardo Reale, do escritório Reale e Moreira Porto Advogados Associados, ministrará aula no curso de pós-graduação lato sensu em "Direito Penal Econômico", da Escola de Direito do Brasil - EDB, com o tema "Teoria Geral do Direito Penal Econômico e da Empresa".

Maria Christina M. Gueorguiev, do escritório Pinheiro Neto Advogados, participa, no dia 14/3, de debate organizado pelo Comitê Paulista da Rio + 20, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP).

De 17 a 19/5, a AASP realizará o "III Encontro Regional de Direito AASP", em Atibaia/SP. Entre os presentes : Roberto Rosas, Walter Ceneviva, Ives Gandra Martins, ministro Gilmar Mendes e José Rogério Cruz e Tucci.

No dia 20/3, Carlos Alberto Carmona, do escritório Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados, participará do workshop sobre "Homologação de Sentenças Arbitrais Estrangeiras", em SP. (Clique aqui)

O time da PUC-Rio, treinado pelo professor Lauro Gama, do escritório Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia, venceu neste fim de semana o "Pre-moot" organizado pela Unicuritiba em preparação ao "Vis Moot Arbitration de Viena", a maior competição de arbitragem internacional do mundo, da qual participam mais de 280 universidades.

Gabriele Sarmento, chefe do departamento de Patentes do Guerra Advogados Associados e colaboradora do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica - NITT da UNIRITTER, passa a integrar o quadro de professores da Universidade, ministrando a disciplina de Propriedade Intelectual para os cursos de graduação de Design de Produto, Design Gráfico e Design de Moda.

Mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, a Comissão da Mulher Advogada e o Departamento de Cultura da OAB/SP promovem hoje palestra sobre "Tráfico de Mulheres", na sede da Ordem (praça da Sé, 385). Já no dia 24/3, a OAB/SP realiza um Congresso Jurídico, que contará com a participação da ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci de Oliveira, da senadora e vice-presidente do Senado, Marta Suplicy, da procuradora de Justiça Luíza Nagib Eluf e do jornalista Ricardo Amaral, no Teatro Gazeta (av. Paulista, 900).

Comemoração

Também em homenagem às mulheres, a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo promove hoje um Sarau Literário. O evento acontece, a partir das 15h, no Auditório Arcadas. Informações : (11) 3111-4087.

Pesquisa

A FGV DIREITO RIO e o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil promovem hoje a apresentação dos resultados da pesquisa de história oral sobre o Centro de Estudos de Pesquisas no Ensino do Direito - CEPED, vinculado à UERJ e que completa 46 anos em 2012. (Clique aqui)

Prêmio

Amanhã, a Direito GV e o Google lançam o "Prêmio Marco Civil da Internet e Desenvolvimento". O concurso vai premiar os 3 melhores trabalhos que apresentem reflexões sobre os diversos aspectos da regulação da Internet do país. (Clique aqui)

Biodireito

A ESA da OAB/RJ e a Comissão de Bioética e Biodireito da OAB/RJ realizarão o "I Curso sobre Temas do Biodireito e Aplicações da Bioética às Novas Relações do Direito", de 8/3 a 26/4, às terças e quintas-feiras. (Clique aqui)

Tributação

A Escola de Direito do Brasil - EDB, a FIESP e o CIESP realizam, no dia 12/3, às 13h, o evento "Tributação Ambiental" (clique aqui), e às 19h, acontece a aula aberta dos Cursos de Especialização de 2012 com Gilmar Ferreira Mendes (clique aqui).

Aula magna

No dia 15/3, às 19h30, em Brasília/DF, a Escola de Direito do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP iniciará seu semestre letivo com a presença do vice-presidente do STF, ministro Ayres Britto, que proferirá a aula magna "Do Direito como técnica de controle social ao Direito como indutor de avanços civilizatórios". (Clique aqui)

Congresso

Já estão abertas as inscrições para o congresso "A Propriedade Intelectual nas Empresas - Criação, Proteção e Internacionalização", realizado pela ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual, que acontece nos dias 26 e 27/3, em SP. (Clique aqui)

OAB

O CEJ 11 de agosto está com inscrições abertas para o curso "OAB On-line - Teoria com Exercícios". (Clique aqui)

Imobiliária

Amanhã, das 19 às 22h, acontece a palestra "A Propriedade Imobiliária no Ordenamento Jurídico Brasileiro", com a presença do professor Sylvio Capanema de Souza, advogado e membro da ABAMI. O evento é organizado pelo Instituto de Direito da PUC-Rio e será realizado no campus Barra. São as últimas vagas. (Clique aqui)

Cursos

O CEU - Centro de Extensão Universitária realiza os cursos "PPL - Direito Bancário" (clique aqui), de 20/3 a 10/7, e "PPL - Direito e Gestão Educacional" (clique aqui), de 20/3 a 10/7, ambos em SP.

Eventos

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesias para o seminário : "Recuperação de empresas e responsabilidades do administrador judicial" (clique aqui), no dia 21/3, em SP, e workshop "Remuneração e estruturação societária em sociedades de advogados" (clique aqui), no dia 29/3, em MG.

Psicologia

O curso de pós-graduação lato sensu em "Psicologia Jurídica", realizado pelo IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda., acontece a partir do dia 23/3, em Ribeirão Preto/SP. (Clique aqui)

Administração

De 24/3 a 7/7, acontece o curso "Administração de Condomínios" realizado pela EPD - Escola Paulista de Direito, em SP. (Clique aqui)

Tributário

O Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET está com inscrições abertas para o curso de especialização "Direito Tributário". (Clique aqui)

Vagas

Confira os cursos promovidos pela AASP e concorra a vagas-cortesia :

19 a 22/3 - "O Direito Notarial e Registral para Advogados" (Clique aqui)
19 a 21/3 - "Prática Forense Previdenciária: Benefícios"
(Clique aqui)
26 a 29/3 - "Aspectos polêmicos da execução"
(Clique aqui)

Participe

Confira os eventos promovidos pela FISCOSoft Editora, em SP, e concorra a vagas-cortesia :

17/3 - "Introdução ao Sistema Tributário (Pacote Excelência)" (Clique aqui)
20/3 - "Classificação Fiscal de Mercadorias e os Impactos no SPED e na NF-e"
(Clique aqui)
21/3 - "Cálculos Trabalhistas - Folha de Pagamento, Rescisão Contratual e Encargos"
(Clique aqui)

Sorte grande

Evento : Emmanuelle Moura Ferreira recebeu de presente a vaga-cortesia para o curso "Capacitação básica : Setor Fiscal", oferecida pela FISCOSoft Editora, nos dias 10, 17, 24 e 31/3, em SP. (Clique aqui)

Lauda Legal : A obra "Divergência Jurisprudencial e Súmula Vinculante" (RT - Revista dos Tribunais - 4ª edição - 542p.), de Rodolfo de Camargo Mancuso, vai para Carlos Augusto Malheiros, de Ubatuba/SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra : Rodrigo Carvalho, de Jaquirana/RS, faturou o livro "Fundamentos de História do Direito" (Del Rey - 6ª edição - 528p.), organizado por Antonio Carlos Wolkmer. (Clique aqui)

____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac

Aluísio Azevedo

Rui Barbosa

Machado de Assis

Euclides da Cunha

Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

AC/Feijó
AM/Autazes
AM/Novo Aripuanã
BA/Jaguaquara
BA/Paramirim
CE/Icapuí
CE/Lavras da Mangabeira
GO/Edéia
GO/Morrinhos
GO/Ouvidor
MG/Rio Preto
MG/Santa Rita de Caldas
MS/Mundo Novo
PA/Limoeiro do Ajuru
PI/São João do Piauí
RJ/Carmo
RS/Dois Irmãos
RS/Nova Santa Rita
SC/Joaçaba
SC/Otacílio Costa
SP/Ouroeste


Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Intractable Afghan Graft Hampering U.S. Strategy"

The Washington Post - EUA

"Syrian money transfers tracked"

Le Monde - França

"Pour rebondir, M. Sarkozy cherche le choc avec M. Hollande"

Corriere Della Sera - Itália

"L'altolà del Pdl al governo"

Le Figaro - França

"Un an après, au coeur de la centrale de Fukushima"

Clarín - Argentina

"El paro docente se sintió hasta en las escuelas privadas"

Público - Portugal

"Governo embaraçado com pagamentos a dobrar à Lusoponte"

Die Welt - Alemanha

"Krankenkassen horten fast 20 Milliarden Euro"

The Guardian - Inglaterra

"Death toll of British soldiers in Afghanistan passes 400"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Copom derruba juros em 0,75 ponto indica mais queda"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"BC acelera corte de juros após tombo da indústria"

O Globo - Rio de Janeiro

"Sob pressão, BC corta juros além do previsto"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Celular é o campeão de roubos"

Correio Braziliense - Brasília

"Senado votará, enfim, a extinção do 14º e 15º"

Gazeta do Povo - Paraná

"Disputa entre IAP e polícia reduz fiscalização ambiental no Paraná"

Zero Hora - Porto Alegre

"Juro básico retorna a um dígito para animar economia e frear real"

O Povo - Ceará

"Ceará tem a maior queda de fecundidade no País"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Aposentadoria do Estado segue mudança nacional"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Telefônica
· Bradesco S/A
· Carrefour
· Souza Cruz

Escritórios :

· Palermo e Castelo Advogados
· Palhares Advogados Associados
· Paulo Sergio João Advogados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Petraroli Advogados Associados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Preto Advogados
· Ráo, Pacheco, Pires & Penón Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Resina & Marcon Advogados Associados
· Ribeiro & Cortez Advogados
· Robortella Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saad Gimenes Advogados Associados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salvador Pompeu & Bianchini Advogados Associados
· Sampaio Gouveia Advogados Associados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Scarponi Advogados
· Schalch Sociedade de Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Sergio de Magalhães Filho & Associados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tostes & Coimbra Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Valença Advogados
· Vanuza Sampaio, Luciano Volk e Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zeigler e Mendonça de Barros Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abbud Jonas Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Randazzo
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Costa, Ronaldo Marzagão e Abrahão Issa Neto Advogados Associados
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho
· Advocacia Velloso
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Bugelli e Valença Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida, Soares & Albeny Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral e Nicolau Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Araújo Pinheiro Advocacia Criminal
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Bergamini Advogados Associados
· Bianchini Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes Advogados Associados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico Escritório de Advogados
· Carla Rahal Benedetti(Advocacia Criminal
· Carlos Mafra de Laet Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Cassuli Advogados Associados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho & Ancelmo Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Cosso Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Luca e Advogados Associados
· De Paula Advogados Associados
· De Vivo, Whitaker, Castro e Gonçalves Advogados
· Dias Carneiro Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Ernesto Borges Advogados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti e Mannrich - Advogados e Consultores Legais
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados
· Fialdini, Amary e Zakka Advogados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Fontes & Tarso Ribeiro Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaiofato Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gomes Altimari Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Knopfelmacher Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks & Machado Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Alexandre Rassi e Pedro Paulo Medeiros - Advocacia Criminal
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manuel Alceu Affonso Ferreira Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri & Pimenta Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado, Maronna, Stein e Mendes Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Opice Blum Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados

_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· JEM Consultoria
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· Multiper - Perícias Multidisciplinares
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Page Personnel
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· Salomon, Azzi Recrutamento Jurídico
· Santivo
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TWT INFO
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· Vitor Kümpel Cursos Jurídicos
· 2PRÓ Comunicação
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· AMK Translation Services
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Arraes Editores
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Auditoria Jurídica
· Aurum Software - Themis
· BHS Eventos Jurídicos e Consultoria
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· CEJ 11 de agosto
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Extensão Universitária (Instituto Internacional de Ciências Sociais - IICS)
· Centro Universitário UniSEB
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Complexo de Ensino Andreucci Proordem
· Complexo Educacional Damásio de Jesus - CEDJ
· Digital Lex
· Direito GV
· Editora Atlas
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Prudência
· Editora Rideel Ltda.
· Editora RT - Revista dos Tribunais
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FISCOSoft Editora
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Forum Cebefi
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBMEC/RJ
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBRAM - Instituto Brasileiro de Mineração
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· IGD - Instituto Geodireito
· IMAP - Instituto de Mediação e Arbitragem Paulista
· Inove Logística Jurídica
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto Ling
· IPEBJ - Instituto Paulista de Estudos Bioéticos e Jurídicos Ltda.

_____________

Clique aqui

para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR