INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.313

MIGALHAS nº 1.313

Quarta-feira, 14 de dezembro de 2005 - Migalhas nº 1.313 - Fechamento às 12h. 

A moléstia e a cura

"Aqui jaz um homem rico

nesta rica sepultura;

escapava da moléstia,

senão morresse da cura."

 

Bocage (1765-1805)

Moléstia....

Poucos mais importantes jornais do país estampam na manchete a principal notícia do dia : o governo decidiu antecipar para o fim deste mês o pagamento de US$ 15,5 bilhões em empréstimos do FMI, que venceriam em 2006 e em 2007. Com isso, o país quita os compromissos com a instituição e deixa de pagar US$ 900 milhões em juros.

....ou cura ?

Como se diz, governar é fazer escolhas (qual a origem desse axioma?). Nesse caso, o governo deixou de se financiar com o FMI. Mas ninguém se iluda. Mantém-se custeado por vários outros credores e, principalmente, os bancos nacionais, que têm títulos públicos à tripa forra. Como para a patuléia as coisas não são à vista, não há como fazer, agora, juízo de valor sobre o pagamento à vista com o FMI.

Ou será a sepultura ?

O empresário (e o governante nesse caso tem de agir com essa visão, agregando-se claro o fato de ser um dirigente dos interesses públicos, e não personalíssimos) não raro utiliza-se de empréstimos. Ao colocar o dinheiro na produção faz com que ele renda mais que o custo do capital, caso contrário, por óbvio (ou por parvoíce) iria à bancarrota. Em geral, ele só quita um empréstimo por antecipação se não mais precisar do capital para sua produção; se as condições do mercado mudarem e ele vir que não mais conseguirá render na empresa acima do "serviço" da dívida; ou, se as vantagens forem muito compensadoras. Qual será dessas opções a que moveu Mr.Palocci ?

Em banho-maria

Acusado de manter uma política econômica recessiva, Palocci disse ontem que ficou preocupado com as críticas de Luiz Fernando Furlan. Em Hong Kong, onde participa de reuniões da OMC, Furlan disse que o governo não tem objetivos nem metas e reclamou de uma "sensação geral de desânimo".

Em banho-maria - II

Já o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, não apenas apoiou Furlan como também a decisão do diretório nacional do PT, que no fim de semana cobrou mudanças na política econômica.

***

Falecimento

PINHEIRO NETO ADVOGADOS comunica, com pesar, o falecimento de seu ex-sócio Aleksas Juocys, ocorrido no dia 9 de dezembro, em São Paulo. A missa de 7 dia em sufrágio de sua alma será celebrada na próxima quinta-feira, dia 15 de dezembro, às 19h, na Paróquia Santa Maria e São Miguel Arcanjo, na rua Girassol no 795 - Vila Madalena.

***

CDC e os bancos

Acordando depois de longa hibernação na gaveta do ministro Nelson Jobim (coisa de mais de 1.305 dias), o STF retomaria hoje a ação que discute se o CDC pode ou não ser aplicado às atividades bancárias. A ADIn foi proposta pela Confederação Nacional do Sistema Financeiro que não quer a aplicação do CDC nas atividades de "natureza bancária, financeira, de crédito e securitária". O julgamento foi adiado para amanhã. O STF começou a julgar o processo em abril de 2002, mas a análise foi interrompida por um pedido de vista do presidente da Corte, Nelson Jobim. Por enquanto dois juízes - Carlos Vellosos e Néri da Silveira - já votaram :

O ministro Carlos Velloso, relator, argumentou que o CDC não conflita com as normas que regulam o Sistema Financeiro e deve ser aplicado às atividades bancárias. Entretanto, para o ministro, apenas a taxa de juros das operações bancárias ou a sua fixação em 12% ao ano está excluída dessa situação.

Néri da Silveira justificou seu voto dizendo que, se não há conflito entre o conteúdo do artigo 192, que regula o Sistema Financeiro Nacional, e o CDC, então não há inconstitucionalidade.

____________________________

Gramatigalhas

A leitora Patrícia Parra, do escritório Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados, envia-nos a seguinte mensagem:

"(Migalhas 1.298 - 23/11/05 - "TRF da 5ª Região") Passado ou futuro ? Questão de gramática... Com todo o respeito, mesmo porque sou uma assídua leitora do Migalhas, acho que os redatores do rotativo cometeram um deslize imperdoável, ao misturar o popularesco (e grotesco!) 'há tantos anos atrás...' com o advérbio 'depois', numa construção que ficou bastante confusa: 'Há exatamente um ano e cinco meses depois de instalada (...)' Então fica a dúvida: será que o Prof. José Maria poderia esclarecer o sentido (ou a falta dele) da oração? Saudações migalheiras".

Se você também quer saber o que pensa a respeito o Dr. José Maria da Costa, então clique aqui.

____________

International

Fique por dentro das notícias jurídicas do mundo. Não deixe de ler o Migalhas International de hoje. Se ainda não é cadastrado, clique aqui. Além de importantes notícias, o MI traz hoje a Grammatigalhas International, elucidando os termos corretos relacionados a marcas registradas. Clique aqui.

Comentário de peso

Advogado do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, dr. André Guskow Cardoso comenta nas Migalhas de peso de hoje relevante decisão do TJ/DF que trata do direito do licitante indevidamente desclassificado em licitação à indenização pelos lucros que deixou de auferir. Clique aqui e confira.

Migalhas quentes

  • Indícios de corrupção na eleição para a presidência do TJ/BA. OAB levará a questão ao CNJ
  • De volta ao ovo. Juiz de Goiânia/GO autoriza processamento de recuperação judicial da Avestruz Master
  • CNJ abre consulta pública para criar "Ouvidorias de Justiça". Contribuições deverão ser enviadas até o dia 11/2
  • AJUFE firma parceria com a FGV para a implementação de um programa de capacitação de magistrados em Poder Judiciário
  • Depois de idas e vindas, Senado aprova projeto que amplia acesso dos estados aos depósitos judiciais
  • Decisão bilionária. Para o STJ, Ambev não pode exigir de banco subscrição de ações em valor que julga devido
  • Comissão Mista aprova relatório para Reforma do Judiciário
  • II Prêmio Innovare: O Judiciário do Século 21. Evento premiou iniciativas que dão agilidade e facilitam o acesso da população à Justiça

Estas e outras, clique aqui.

_____________________

É Natal !

Já em clima de fim de ano, a Redação de Migalhas ganha ares festos. Novamente, em parceria com renomadas editoras e ofertas dos próprios leitores, sortearemos centenas de prêmios na promoção mais aguardada por nossos migalheiros. É o Natal contagiando os migalheiros.

Editora Atlas - Clique aqui

Editora Del Rey - Clique aqui

Editora Dialética - Clique aqui

Editora Forense - Clique aqui

Editora Impetus - Clique aqui

Editora Leud - Clique aqui 

Editora LTR - Clique aqui

Editora Manole - Clique aqui

Editora Método - Clique aqui

Editora Pillares - Clique aqui

Editora RT - Revista dos Tribunais - Clique aqui

Editora Saraiva - Clique aqui
Editora Verbo Jurídico - Clique aqui
FISCOSoft Editora - Clique aqui

Juruá Editora - Clique aqui

Leitores - Clique aqui
Letra Legal Editora - Clique aqui

Madras Editora - Clique aqui
Malheiros Editores - Clique aqui
Millennium Editora - Clique aqui
MP Editora - Clique aqui
RCS Editora - Clique aqui
Roma Victor Editora - Clique aqui

Participarão da promoção aqueles leitores que tenham preenchido um cadastro de sorteios, que contém alguns dados pessoais. Assim, não basta ser leitor de Migalhas, é preciso estar incluído na Família Migalhas. Clique aqui e participe.

_____________________

Mínimo em discussão

Lula estabeleceu ontem como prioridade no Orçamento de 2006 o reajuste, com aumento real, do salário-mínimo. Lula determinou que até a semana que vem os ministros façam todos os cálculos para viabilizar o maior aumento possível dentro dos limites orçamentários. É ano de eleição, amigo. Pão e circo.

Porandubas políticas

Para entender, sem endoidecer, o que se passa na "cabeça de Lula", só mesmo lendo as prestigiadas Porandubas políticas escritas pelo célebre jornalista Gaudêncio Torquato. Para conferir, clique aqui.

O direito à ação

Clique aqui e confira o artigo "O direito à ação, quanto a créditos resultantes das relações de trabalho" de autoria de Claudia Brum Mothé, do escritório Siqueira Castro Advogados, publicado hoje no portal Migalhas.

Que venham as rãs

O Senado aprovou ontem à noite projetos de lei que recriam a Sudene e a Sudam.

Migalhas amanhecidas

  • Migalhas 1.312 - 13/12

Então ta, então

Alguns jornais informam que a auto-suficiência na produção de petróleo, prevista para ser atingida no primeiro trimestre do próximo ano, vai permitir que os preços dos combustíveis no Brasil não tenham mais que acompanhar as cotações no mercado internacional. Não vamos perder tempo explicando aos jornais que isso é simplória falácia. Não. Seria como dar pérolas aos porcos.

Migalhas foi criticado pela mordaz da nota acima, feita adrede aos jornalistas que reproduzem o que ouvem, ou lêem, sem sequer pensar. Se o Brasil um dos maiores - senão o maior - exportadores de café do mundo, não controla o preço da commodity (a variedade Arábica é feita na bolsa de NY e a Robusta na de Londres), falar que o Brasil iria regular seu preço interno do petróleo seria uma estultice. Tal era a bobagem que o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo tratou de desmentir, esclarecendo que a Petrobras continuará a repassar os preços internacionais ao mercado interno.

________________

Supers

O acordo da Sonae com o Wal-Mart foi assinado ontem. No acordo, o atual diretor-presidente do Sonae no país, Sergio Maia, ocupará a posição de vice-presidente do Wal-Mart e ficará logo abaixo do presidente da rede no Brasil, Vicente Trius.

Parceria ampliada

A TAM e a Air France-KLM anunciaram ontem que fecharam novo contrato de parceria, com o objetivo de ampliar o acordo que existe entre as duas companhias aéreas desde 1999. O principal objetivo é transformar as cidades do Rio e de São Paulo em terminais de conexões para outras regiões do Brasil e países da América Latina.

Projeto de lei para vetar Cemig na Light

O governo do Rio enviou ontem um projeto de lei à Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) que proíbe empresas controladas por outros estados de comprar qualquer participação acionária em empresas concessionárias de serviços públicos fluminenses. O projeto, de autoria do vice-governador Luiz Paulo Conde, visa a impedir uma possível aquisição do controle da Light pela Cemig, empresa estadual de energia de Minas Gerais.

Lei da Microempresa

A Lei Geral da Micro e Pequena Empresa foi aprovada ontem na comissão especial da Câmara dos Deputados. Agora, ela deverá ser votada hoje no plenário da Casa.

Prestação de serviço

A cada minuto escritórios de advocacia e empresas buscam na seção Correspondentes um causídico que preste serviços jurídicos. Já são vários os advogados cadastrados. Mas em muitas regiões ainda não temos um correspondente. Veja no final do informativo, no Mural Migalhas, a lista de municípios solicitados onde não há um correspondente cadastrado.

Planos de saúde

A ANS vai cassar 169 empresas de planos de saúde que deixaram de pedir ao órgão regulador registro definitivo para funcionar. No total, essas operadoras atendem a cerca de 350 mil usuários em todo o país. O período de regularização começou em dezembro de 2004 e terminou no início deste mês.

Lalau

Chega o fim de ano e ressurgem figuras do além. Hoje os jornais noticiam que a juíza da 1a vara Criminal Federal, Raecler Baldresca, determinou que seja cassada a aposentadoria do ex-presidente do TRT/SP Nicolau dos Santos Neto.

Site da PF off-line

A juíza Margarete Morales Simão Martinez Sacristan, da 5a vara Federal Criminal de SP, determinou ontem que a PF retire de seu site todas as informações sobre o caso em que a Kroll Associates é investigada por espionar a Telecom Itália a pedido do banqueiro Daniel Dantas.

Reuters, Agestado, AFP, Ansa, PF.

O site da PF mais parece uma agência de notícias. Aliás, basta uma olhadela para ver que muitas agências conceituadas no mundo não possuem tamanho material jornalístico. Quando há pouco conteúdo, uma invasão aqui outra acolá é a solução. Clique aqui e veja por si só.

Baú migalheiro

Há 74 anos, no dia 14 de dezembro de 1931, foi aprovado, pelo Decreto n. 20.784, o primeiro Regulamento da Ordem dos Advogados do Brasil, organizado pelo Instituto dos Advogados, de acordo com o art. 17 do Decreto n. 19.408, de 18 de novembro do ano anterior.

Falecimentos

Faleceu no último dia 12, aos 87 anos, Dr. José Fernando de Camargo. Natural de Piracicaba, pertencia a tradicionais troncos paulistas. Formado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, foi vice-diretor da então Guarda Civil de São Paulo. Em 1960, passou a colaborar com a TFP, da qual compunha o quadro dos diretores da Associação daquela entidade. O enterro realizou-se ontem, no Cemitério da Consolação, tendo o féretro saído da sede da TFP - Fundadores, na rua Avaré, 359.

Anteontem, aos 88 anos, Dr. Manoel Nemes. Casado com d. Elisabeth Strongoli Nemes, deixa uma filha, Maria José. Deixa ainda uma neta, Giuliana. O enterro realizou-se no Cemitério da Consolação.

____________________

Migalhas dos leitores - Chispas e chistes, não xiitas

"Data maxima venia, causa-se estranheza a proposta do Dr. Alexandre Thiollier (Migalhas 1.312). Não sou candidato a nenhum cargo na OAB, mas não creio que retirada de candidaturas seja mostra de coesão. Tenho plena convicção de que a realização de eleições e a capacidade da classe se unir em torno dos eleitos é, verdadeiramente, prova não só de vitalidade, mas também de maturidade democrática. Ao ver essa proposta do i. causídico passei a compreender melhor a sua féria contra o atual Ministro da Justiça, que cometeu o pecado capital de participar de um governo capitaneado por um brasileiro que não nasceu em berço de ouro. Agora eu começo a entender ..." Elder dos Santos Verçosa

"É incrível!, mas a impressão que se tem ao ler os comentários do ilustre migalheiro Alexandre Thiollier (Migalhas 1.312), é que a corrupção neste país começou no governo Lula, até então não havia corrupção, víviamos numa espécie de noruega. Neste país governado pelo PSDB, corrupção era algo inimaginável que só passou a existir com o governo Lula. Ora Dr Alexandre, menos, porque já está ficando patético. Ps. O senhor não vai comentar sobre o famoso cheque de R$ 700.000,00, recebido pelo senador Eduardo Azeredo das contas de Marcos Valério ?" Herivelton Vieira

"Tão atordoado, mas tão atordoado...!?! diante da emoção de ter meu humilde nome citado pelo magníloquo migalheiro Alexandre Thiollier (Migalhas 1.312), que confesso não saber o que responder ... Em todo caso, fazendo um esforço sobre-humano, ouso opinar. Trocando a ordem da missiva, porque é a que agora me convém, começo do fim para o começo. Sobre o equívoco de citar o irmão do ex-presidente do PT como sendo o carregador do virente alfaçal nas partes íntimas - fico a imaginar, onírico, Benjamin Franklin naquela samba-canção - não mereceu a devida correção do missivista ficando, assim, "sem comentários". O que é bem de ver, seria oportuno para o amor à verdade. Ademais, a assunção não seria demeritória, ao revés, seria enobrecer ainda mais o causídico (se é que isto é possível, com admiração sincera, e não ironia). Indo agora à parte primeira da migalha, com um envide aos causídicos pátrios propondo uma união da classe, parece-me até bem ponderada a atitude. No entanto, ávido pelas cartas dos leitores, fiz uma pesquisa neste portal jurídico e percebi algo dissonante em relação a posicionamentos anteriormente expostos. Assim, ante a escâncara contradição, ainda que, a rigor, não caibam embargos declaratórios de contradições constadas no corpo dos autos, mas, tão-somente, no próprio decisum, ouso opor, como base no inciso I, do Artigo 535 do CPC, e entendimento análogo e ameno que deve ser aplicável ao caso, embargos aclaratórios. Termos em que pede, e espera, deferimento. (adquiri ontem, por Migalhas, a obra 'Cem Comentários', que aguardo ansiosamente pela chegada.)" Roberval F. Rocha

"Meus cumprimentos ao migalheiro Armando Rodrigues Silva do Prado, pela brilhante migalha (Migalhas 1.312). Abaixo o pensamento único! Abaixo a análise manipuladora! Abaixo o maniqueísmo e a 'demonização', que são artifícios típicos do mais retrógrado conservadorismo. Declaro-me mais um xiita em relação aos fariseus!" Marco Aurélio dos Reis Rocha - escritório Glézio Rocha Advogados Associados

_____________________

Direito internacional

Hoje pela manhã estava tudo indo muito bem para o time do São Paulo, contra o time árabe Al-Ittihad : vencia o jogo por 3 a 1. De repente, um gol do zagueiro Al Montashari deixou os são-paulinos apreensivos. Alguns migalheiros que estavam lá puderam ver quando quatro migalhatorcedores, os drs. Renato Torres de Carvalho Neto, Carlos Carmelo Balaró, Mário de Barros Duarte Garcia e Antônio Cláudio Mariz de Oliveira já deixavam engatilhada petição pedindo anulação do jogo caso o placar se invertesse. Mas, por sorte dos pretórios nipônicos, que iriam experimentar a sapiência de nossos causídicos, o jogo terminou mesmo em 3 a 2, classificando o time tricolor à final Mundial de clubes da Fifa.

Migalhas dos leitores - Clara Academia

"Que bom que a nossa 'Velha Academia' teve sua fachada restaurada. É sempre uma emoção rever As Arcadas (Clique aqui). Vivo fora de São Paulo há muitos anos e assim tenho poucas oportunidades de visitar essa Faculdade tão significativa para todos nós, ex-alunos (sou da Turma de 1974 - noturno). Obrigada pela oportunidade." Ana Lia de Miranda e Martins

_____________________________

Migalhas dos leitores - Incrédula

"Migalhas trouxe ontem crônica narrada que o poeta Fagundes Varella teria deixado um nota promissória sem sua devida liquidação (Migalhas 1.312). Desculpem-me, mas não posso crer nisso. Há muito folclore em torno dele e dos outros poetas românticos. E nos chãos de pedra velha e sempre clara Academia (sic), eles vicejam o floreio da estudantada. O que há de verdadeiro é o amor pelo filho morto, cantados nos versos talvez mais sensíveis da língua Portuguesa, de uma pai chorando a perda do filho : 'Estrelas do sofrer, - gotas de mágoa, / Brando orvalho do céu! - Sede benditas! / Oh! filho de minh'alma! Última rosa / Que neste solo ingrato vicejava!' Quanto à dívida, se há, façamos nós migalheiros uma vaquinha." Janaína P. Nascimento

Nota da Redação - Querida leitora, para descobrir se os poetas viviam na pendura do tradicional Onze de Agosto, ou se na pendura da pindaíba, fomos procurar um deles. Antes de ver abaixo o que respondeu o "Byron brasileiro", nosso amado Diretor já quer consignar sua não participação em "vaquinha" qualquer. "Aqui só há migalhas". Ouçamos o poeta :

"MINHA DESGRAÇA

Minha desgraça, não é ser poeta,

nem na terra de amor não ter um eco,

e meu anjo de Deus, o meu planeta

tratar-me como trata-se um boneco...
 

 

Não é andar de cotovelos rotos,

ter duro como pedra o travesseiro...

Eu sei... O mundo é um lodaçal perdido

cujo sol (quem mo dera!) é o dinheiro...
 

Minha desgraça, ó cândida donzela,

o que faz que o meu peito assim blasfema,

é ter para escrever todo um poema

e não ter um vintém para uma vela."


Álvares de Azevedo

(São Paulo, 12/9/1831

Rio de Janeiro, 25/1852)

Será, então, leitora que desde o nascimento os poetas românticos já nascem desgraçados ? Ouçamos mais um, de outra época :

"Autobiografia

(...)

...e além

de ser poeta e de ser um desgraçado,

amou, amou demais sem ser amado

e sucumbiu a tanta dor."

(...)

Jorge Falleiros

(Patrocínio Paulista, 3/11/1898

São José dos Campos, 18/11/1924)

Sobre este último poeta, ao colocarmos seus versos na abertura de Migalhas 809, em 18/11/03, conquanto já tivesse transcorrido 79 anos de sua morte, tivemos a indizível ventura de um migalheiro, Fernando Eduardo Faleiros Ferreira - escritório Franceschini e Miranda - Advogados, enviar carta a esta redação contando ser sobrinho-neto de Jorge Falleiros (Migalhas 810 - clique aqui).

Falecido prematuramente aos 26 anos - ah!, o mal dos poetas românticos! (além da pendura pelo que agora se sabe) -, Jorge Falleiros sequer viu impresso pela Editora Monteiro Lobato o único volume de seus inspirados versos, "Nirvana" (1925). Dele o cuidou o colega do seminário pirapoense, o Professor Francisco da Silveira Bueno, que deixou registradas no prefácio da reduzida edição sentidas palavras de saudades. Reimpressos em 1989, também numa pequena publicação mandada fazer pelo governo municipal de sua terra de nascimento, Patrocínio Paulista, os já então esquecidos poemas de Jorge Falleiros causaram surpresa no meio literário brasileiro - basta ver, por exemplo, que Paulo Bomfim, o decano da Academia Paulista de Letras, fez questão de se dizer extasiado com um poeta do qual até então jamais ouvira falar. Assim também se expressou o mestre Goffredo Telles Jr., quando a Alta Direção de Migalhas fez chegar a suas mãos os versos de Falleiros.

Ao saber do falecimento do colega de seminário, Castro Nery, que estava na Itália em 1924, envia carta à mãe. Separamos um trecho da missiva para que os migalheiros possam sentir como foi para ele a dor da perda do amigo:

"Tinha um amigo, minha mãe, chamado Jorge,

tão santa que tu mesma,

com essa ternura que te é tão própria,

haverias, certo, de chamá-lo 'filho'.
 

 

Ele era meu irmão, um irmão de verdade :

Tínhamos quase o mesmo gênio,

os mesmos gostos literários,

a mesma vontade sofredora,

tínhamos quase o mesmo gênio

mas ele, minha mãe, era melhor do que eu..."

(...)

Castro Nery

______________

"Identidade do Juiz e o Processo Penal Brasileiro"

Esta obra (editora Juruá, 148p.) concentra-se na identidade do Juiz enquanto fenômeno do processo penal, objetivando repensá-la, talvez provocando, embora diretamente não ideada, certa reverberação no princípio constitucional do juiz natural. Concorra a um exemplar do livro, escrito e gentilmente oferecido por Walter Antonio Dias Duarte. Clique aqui.

Direito Previdenciário

"Resumo de Direito Previdenciário - 5ª edição" (236 p.), obra escrita por Fábio Zambitte Ibrahim, tem como objetivo fornecer subsídios elementares para a compreensão do funcionamento da seguridade social brasileira, incluindo aí seu segmento mais complexo: a previdência social. Clique aqui e concorra a um exemplar do livro, gentilmente oferecido pela editora Impetus.

Porandubas políticas

Cadastre-se e receba semanalmente as Porandubas políticas, assinadas pelo experiente jornalista Gaudêncio Torquato. A coluna, recheada de exclusivas informações do cenário político nacional, é publicada todas as quartas-feiras e chaga ao seu e-mail antes das 7h, junto com os primeiros alvores. Clique aqui e faça seu cadastro.

Lançamentos

"Exclusão de Sócios nas Sociedades Anônimas", livro de Renato Ventura Ribeiro, será lançado dia 19/12, a partir das 19h, pela Editora Quartier Latin. Clique aqui.

"Controle Social da Função Administrativa do Estado: possibilidades e limites na Constituição de 1988", obra escrita pelo professor Vanderlei Siraque, será lançada pela editora Saraiva, dia 24/12, em SP. Clique aqui.

_____________

Acontece

Dia 16/12, às 9h, a Diretoria Estadual do Paraná do IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família realiza o I Ciclo de Estudos do IBDFAM/PR, cujo tema será "Afeto: Encontros e Desencontros", contando com palestrantes de renome nacional e internacional. Clique aqui.

Dia 19/12, às 11h, acontece a premiação do Concurso Cultural promovido pelo IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa, "O Direito do Olhar", realizado em penitenciárias e casas de custódias femininas. Clique aqui.

De 2/1 a 20/12/06, o "Intensivão para o concurso da Advocacia Geral da União (AGU)", realizado pela Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes. As aulas são realizadas em SP e transmitidas ao vivo em tempo real para as 202 cidades em todo Brasil. Clique aqui.

Dia 20/12, às 11h, a palestra "Aspectos Legais das Liquidações Extrajudiciais", ministrada pelo Dr. José de Araújo Novaes Neto, do escritório Novaes e Roselli Advogados, a convite do Dr. Armando Luiz Rovai, Presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo. Clique aqui.

_____________

Último dia

Hoje é o último dia para concorrer a uma vaga-cortesia para o Web-Seminário "Certificação Digital na Prática", realizado pela FISCOSoft Editora. Este seminário está dividido em 10 aulas, sendo que cada atividade é formada por uma vídeo-aula. Saiba mais, clique aqui.

Concorra

A três vagas-cortesia para o seminário "Patrimônio de Afetação de Incorporações Imobiliárias", que o IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos realiza dia 17/1/06, em SP. Clique aqui.

Premiados

Renato de Souza, do Unibanco, de São Paulo/SP, e Fabiane Tognin, do Grupo Cosan, de Piracicaba/SP, foram premiados com um exemplar da obra "Das Práticas Anti-sindicais às Práticas Anti-Representativas" (editora LTR, 536p.), escrita e gentilmente oferecida por Marcus de Oliveira Kaufmann.

___________

Migalhas dos leitores - Ora, pois

"Sobre o comentário do migalheiro - 'É o lado lusitano da política governamental aparecendo cada vez mais' (Migalhas 1.309 - 8/12/05 - 'Licitação para usinas em RO')- gostaria de protestar contra o mau hábito que muitos brasileiros ainda têm de utilizar os termos 'lusitano', 'português' como sinônimos de burrice ou ignorância. Insistimos em depreciar nossos irmãos lusos quando deveríamos, sim, aprender muitas coisas com eles. Diante de tanta corrupção, tanta miséria e violência, por que nos achamos ainda investidos de tanta soberba? O português médio está longe de ser o Joaquim da quitanda. É um povo culto, com acesso à educação. E nós? Quem sabe o Brasil não esteja precisando de um modo lusitano de resolver suas questões? Pode ser que assim seja mais bem-sucedido." Regina Bezerra

"Prezados Senhores, Faz parte do meu dia-a-dia ler o vosso estimado informativo, todavia desagradou-me a insolência de um infeliz migalheiro, que certamente veio ao mundo apenas, em busca de côdeas borolêntas de educação, quando na sua crítica ao governo assaca; 'O lado lusitano da política governamental aparecendo cada vez mais' (Migalhas 1.309 - 8/12/05 - 'Licitação para usinas em RO') e assim faço-lhe um reparo pelo respeito que os povos devem merecer, e no caso a nação lusitana, cujo lado de pensadores apresenta-se ao mundo pela pena de Camões, Eça, Camilo, e tantos outros, mas principalmente Pessoa, quando cantado pela voz de Bethânia. Já o lado jocoso do migalheiro, por seus sentimentos de efêmera educação, cujo fumo se esvai, por estar contaminado por impulsos salpicados em espasmos de idiotice, num prelibar de gozo, que só a ele contempla. Obrigado," Manuel Jorge Monteiro de Lima

"Quem gosta do Migalhas quando um redator não é feliz num comentário, toma a iniciativa de dar apenas um tapinha de amor, afinal segundo a música fanqueira, 'tapinha não dói'. Mas o leitor Manuel Jorge Monteiro de Lima exagerou e deu uma cacetada. Nem o amado Diretor que só usa a chibata, agiria assim!" Abílio Neto

________________

Mural Migalhas

Cidades onde há busca por Correspondentes :

AL / Delmiro Golveia

CE / Morada Nova

MA / Pedreiras

MG / Juatuba

MG / Lambari

MG / Leopoldina

MG / Maria da Fé

MG / Mariana

MG / Matipo

MG / Mesquita

MG / Monte Carmelo

MG / Monte Santo de Minas

MG / Monte Sião

MG / Nova Ponte

MG / Passa Tempo

MG / Perdizes

MG / Piedade dos Gerais

MG / Pitangui

MG / Piumhi

MG / Oliveira

MG / Ouro Branco

MG / Ubá

MT / Campo Verde

PE / Exu

PR / Capitão Leônidas Marques

RJ / Araruama

RJ / Cabo Frio

RJ / Cachoeiras de Macau

RJ / Paraíba do Sul

Caso você seja de alguma destas cidades e deseja se cadastrar como correspondente para prestar serviços, clique aqui.

_______________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"New Army Rules May Snarl Talks With McCain on Detainee Issue"

The Washington Post - EUA

"TSA Tests New Patrols On Land, Sea Transport"

Le Monde - França

"Le gouvernement colombien va négocier un échange de prisonniers avec les FARC"

Corriere della Sera - Itália

"Antonveneta, arrestato Fiorani"

Le Figaro - França

"Autoroutes : l'Etat officialise la liste des repreneurs"

Clarín - Argentina

"El kirchnerismo intentará aprobar hoy la prórroga de varios impuestos"

Público - Portugal

"O Porto e o Norte ainda estão a acordar para a globalização"

El País - Espanha

"Londres eleva en 3.000 millones el presupuesto europeo y concede a España ayudas hasta 2013"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Die miesen Tricks der Betrüger"

The Guardian - Inglaterra

"Investigator links Europe's spy agencies to CIA flights"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Brasil antecipa US$ 15,4 bi e zera dívida com o FMI"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Lula zera dívida com o FMI"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"País quita dívida de US$ 15,5 bi com FMI"

O Globo - Rio de Janeiro

"Críticas à política econômica dividem o Ministério de Lula"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Brasil zera dívida com FMI"

Correio Braziliense - Brasília

"Governo quita dívida com FMI antes do prazo"

Zero Hora - Porto Alegre

"Palácio Piratini e deputados reagem a pedido de reajuste dos juízes"

O Estado do Paraná - Curitiba

"MPF denuncia Lerner por fraude no pedágio"

O Povo - Fortaleza

"Número de pessoas cresce na malha fina"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Empregos na saúde"

______

Apoiadores :

· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· H. Brasil Cabral Advogados Associados
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão - Consultores e Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Ribeiro - Advogados
· Miguel Silva Associados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos & Finguermann - Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Preto Villa Real Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes, Sevilha e Buranello Advogados
· Reale Advogados Associados - Prof. Miguel Reale, Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Andrade e Piza Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stuber - Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. L. Thomé Consultoria e Assessoria Legal Trabalhista S/C
· Abreu Sampaio Advocacia
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Podval
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristoteles Atheniense - Advogados S/C
· Armelin, Daibes, Aldred, Fagoni e Advogados Associados
· Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azar, Vasconcelos e Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Gouveia Gioielli Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dinamarco e Rossi Advocacia

_____

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais

· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial_

· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Just-Traduções Joanita Haimerl S/S
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· R2 Learning
· RCD Cursos Jurídicos
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ABRADT - Associação Brasileira de Direito Tributário
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Corretora de Seguros
· Comunicare Consultoria de Comunicação
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso FMB - Coordenador Flávio Monteiro de Barros
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo

_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR