INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.471

MIGALHAS nº 3.471

Sexta-feira, 10 de outubro de 2014 - Migalhas nº 3.471 - Fechamento às 9h.
    

"A criança não sabe o que é a vida, nem a morte : e por isso não respeita a vida, nem teme a morte."

Olavo Bilac

(Clique aqui)

Chance perdida - Indenização

Bebê que não teve células-tronco colhidas na hora do parto será indenizado em R$ 60 mil. Os pais da criança contrataram uma empresa, mas a pessoa não chegou a tempo da coleta. De acordo com a 3ª turma do STJ, ficou caracterizado o dano extrapatrimonial para o bebê que teve frustrada a chance de ter suas células embrionárias colhidas e armazenadas para, se for preciso, no futuro, fazer uso. (Clique aqui)

Desaposentação. Decisão salomônica

Não há fundamentos legais válidos que impeçam a renúncia a uma aposentadoria para o fim de requerer um novo benefício, mais vantajoso, tendo em conta contribuições obrigatórias efetuadas em razão de atividade laboral realizada após o primeiro vínculo. Esse é o argumento do ministro Barroso, ao proferir voto nos RExts, dos quais é relator, que discutem a chamada desaposentação. Dando parcial provimento aos recursos, o ministro procurou construir um caminho do meio entre dois extremos, "convencido de que ele é o mais justo para o contribuinte e o mais equilibrado do ponto de vista atuarial". Além de indicar um novo cálculo para o benefício, o ministro propõe que a decisão comece a surtir efeitos apenas após 180 dias, para que o Congresso tenha tempo de legislar sobre a questão. Confira a proposição de Barroso com seu voto na íntegra, clique aqui.

A moda pegou

Na JF/RJ, o veto da presidente Dilma ao artigo que previa gratificação ao magistrado que acumula funções deixou juízes inconformados. De fato, Rogério Tobias de Carvalho, titular da 1ª vara de Niterói/RJ, suspendeu andamento de um feito no mês passado até o provimento do cargo vago de juiz substituto ou até que seja regulamentada a retribuição por acumulação de acervo (clique aqui). Subindo a serra, a magistrada Simone Bretas, da 2ª vara Federal de Petrópolis, suspendeu o andamento de processo contra a CEF por 90 dias nos mesmos moldes do colega de Niterói. Desabafou a julgadora : "a União se enriquece ilicitamente com o labor desta magistrada há anos, enquanto acumula acervos de forma graciosa, sem nenhuma remuneração ou indenização, situação que não pode prosperar". (Clique aqui)

Residência, domicílio e moradia

Terminamos esta semana que, como se viu, foi farta de notícias. Uma delas é a que trata do chamado auxílio-moradia aos juízes, cujo pagamento foi regulamentado pelo CNJ. Não se nega que magistrados merecem ganhar condignamente. Não se nega que, em regra, trabalham muito. Não se nega. E o que também não pode ser negado é que este benefício nada mais é do que um aumento nos vencimentos, sem qualquer vínculo com o nome, uma vez que o beneficiário pode, até mesmo, ser oriundo da própria localidade onde exerce a magistratura e, mesmo assim, receber o "auxílio". Ora, atuar em outras comarcas, mudar com a família, faz parte do jogo. Falamos isso de cátedra. Escolhe-se livremente a profissão, com seus ônus e bônus. Pois bem, sendo certo, então, que estamos diante de um aumento de vencimentos, a exclusão dos inativos é uma afronta à isonomia. Afora isso, por que não é retroativo o pagamento ? Enfim, o que queremos dizer com esse raciocínio é que pensávamos ter acabado com esses estratagemas utilizados para camuflar aumentos em tempos de inflação galopante. Agora, o argumento velado é a negativa do Executivo em conceder reajuste, o que iria criar uma cascata de aumentos. Sendo assim, resolveu-se, literalmente, fazer Justiça com as próprias mãos.

Petrobras

Explicou-se o motivo do burburinho na bolsa de valores na última quarta-feira. Eram os depoimentos do ex-diretor da Petrobras e do doleiro que haviam vazado e envolviam gigantes construtoras. Ontem vieram ao lume, gostosamente publicados em vários sites. São áudios que podem ser facilmente escutados. E aí caímos naquilo que foi objeto de editorial migalheiro dias atrás : por que manter o sigilo diante dos vazamentos ? Mas, sem olvidar este ponto, é bem o momento de analisarmos os depoimentos. Primeiro pela forma. A julgar pela calma dos protagonistas, juiz-réu-parquet, as declarações já eram sabidas e o que se deu foi uma renovação de depoimento. Isso porque o réu já tinha sido ouvido na delação premiada, e tudo provavelmente já tinha sido dito. O magistrado, cioso de sua competência (ou com medo de perdê-la), advertia os depoentes que se fossem mencionar alguém com foro privilegiado (como se depoente fosse obrigado a entender de competência em razão da pessoa) deveria dizer apenas "agente político". Assim se deu. O depoente contava isso e aquilo e infalivelmente surgia, como um fantasma, o misterioso "agente político". Comprovou-se, na prática, que não é factível a fórmula escolhida pelo STF de repartir as competências. O ideal, s.m.j, seria o Supremo delegar a instrução ao juiz de primeiro grau e reservar a si o julgamento (e eventual refazimento de algum ato que considere necessário) das pessoas com foro privilegiado. Além de um ato de economia processual, parece ser o mais lógico a fazer porque não é da natureza do STF instruir processo-crime. A propósito, com o mensalão foi assim que se fez em algumas situações. Quanto ao conteúdo, percebe-se que há muito a ser investigado. O ex-diretor da Petrobras informa o recebimento e partilha da propina, e o doleiro explica como era a lavagem. Falta só incluir a fonte. E há muita nitroglicerina, o que bem explica o agito nos escritórios dos criminalistas nos últimos dias. E como não pode faltar o humor numa migalha tão longa, vamos a ele. Ao final do depoimento do indigitado ex-funcionário da Petrobras, o magistrado franqueou-lhe a palavra. E não é que o cidadão passou a fazer um discurso ético, dizendo que fez a delação premiada com o objetivo de que tenhamos no futuro um Brasil melhor ? É, como diz o outro, melhor rir do que chorar...

Dano social ?

Seguindo à unanimidade o voto do relator Luis Felipe Salomão, a 2ª seção do STJ julgou procedente reclamação do Banco Bradesco contra acórdão de turma recursal que reconheceu, de ofício, a ocorrência de dano social em processo de autor que alegou ficar 53 minutos à espera de atendimento numa fila. Concluiu o ministro que o acórdão utilizou argumentos jamais suscitados pelas partes, nem debatidos na origem, e que "ainda que o autor da ação tivesse apresentado pedido de fixação de dano social, há ausência de legitimidade da parte para pleitear, em nome próprio, direito da coletividade". Com o decisum, os autos serão devolvidos para que a lide seja apreciada pela turma recursal de Juizado Especial de GO nos estritos limites em que foi proposta. (Clique aqui)

Fila

A partir de segunda-feira, os aeroportos do país vão ter que reduzir o tempo de espera no desembarque dos voos internacionais. O tempo para ser atendido na fila da PF terá de ser de, no máximo, 16 minutos, e na RF, 8 minutos.

Integridade moral

Bancário demitido sem justa causa por suposto crime contra o sistema financeiro receberá R$ 720 mil de indenização. Ao manter decisão de 2º grau, a 4ª turma do TST considerou que o inquérito policial instaurado foi arquivado por ausência de provas e que o trabalhador foi profundamente atingido, devido à publicidade do fato, naquilo que é mais valioso a uma pessoa : a "integridade moral". (Clique aqui)

Teoria do risco

Instituição financeira deverá indenizar advogado vítima de assalto no estacionamento da própria agência. Segundo a 3ª câmara Cível do TJ/CE, a responsabilidade da instituição é objetiva. (Clique aqui)

Migas

1 - STF - Suspenso julgamento sobre possibilidade de compensação de RPV. (Clique aqui)

2 - STF - Ministra Rosa da Rosa suspende decisão que determinou pagamento de diferenças de subsídio a membros do MP/RS. (Clique aqui)

3 - Boa Vista Serviços S/A - Títulos protestados atingem 10,3% no acumulado até o terceiro trimestre de 2014. (Clique aqui)

Cabe dispensa ?

Existe limite ao poder do empregador de dispensar seus funcionários ? Para a advogada Rosana Durães dos Santos Zorato, do escritório Resina & Marcon Advogados Associados, o empregador pode exercer seu direito de dispensa, mas não é um direito absoluto. (Clique aqui)

MP 651

A MP 651/14 trouxe diversas alterações e benefícios na legislação tributária. Dentre as novidades, o advogado Lucas de Moraes Monteiro, da banca Braga & Moreno Consultores e Advogados, destaca a possibilidade de utilização de créditos de prejuízo fiscal e base de cálculo negativa da CSLL para a quitação antecipada de débitos parcelados. (Clique aqui)

Acesso à Justiça

"O princípio constitucional do acesso à Justiça corresponde a uma necessidade da aceitação do princípio da dignidade humana." A afirmação é de Ari Marcelo Solon, advogado do escritório França Ribeiro Advocacia, para quem há uma restrição do conceito de cidadania a quem tem disponibilidade econômica, e o Judiciário, dessa maneira, só será acessado por quem tiver dinheiro. (Clique aqui)

Retrospectiva - Conferência Nacional

Com o propósito de criar um espaço de reflexão sobre as questões que envolvem a advocacia, a Conferência Nacional dos Advogados, desde a sua 1ª edição, esteve ligada aos problemas de cada época. Aos ilustres migalheiros, uma retrospectiva dos encontros realizados pela OAB para relembrar momentos que marcaram a história das Conferências e do país. (Clique aqui)

_____________

Semanário migalheiro

Saiba quais foram as matérias mais lidas nesta semana :

"Cantinho do amor" - Aluna da FGV será indenizada por ter sido fotografada em momento íntimo. (Clique aqui)

ICMS não compõe base de cálculo da Cofins, decide STF. (Clique aqui)

CNJ regulamenta pagamento de auxílio-moradia aos magistrados. (Clique aqui)

OAB/MG realiza sessão de desagravo público contra juiz que "tabelou" honorários. (Clique aqui)

Riachuelo indenizará advogada tratada aos berros por gerente jurídico. (Clique aqui)

_____________

  • Migalhas mundo

Alado ?

Red Bull se compromete a pagar US$ 13 mi para encerrar litígio coletivo nos EUA que acusava a empresa de propaganda enganosa pelo slogan "Red Bull te dá asas". (MI - clique aqui)

De olho no Brasil

Baidu, maior buscador de internet da China, adquiriu o controle do tupiniquim Peixe Urbano.

Compensação

A Venezuela perdeu ontem uma disputa com a Exxon e terá que pagar à petrolífera americana US$ 1,6 bi como compensação por expropriações feitas em 2007. O Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos, vinculado ao Banco Mundial, determinou a indenização por perdas decorrentes da nacionalização de ativos após a empresa ter recusado os termos de uma parceria com a estatal PDVSA.

_____________

Correspondentes

Ainda tem dúvida de como se tornar um Correspondente ? Visite nossa página e conheça os milhares de prestadores no Brasil. Se precisar de um auxílio, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em atendê-lo. (Clique aqui)

Imortal

Por 36 votos a favor e um nulo, o escritor e poeta Ferreira Gullar foi eleito o novo imortal da ABL, na vaga de Ivan Junqueira, na Cadeira nº 37. Um dos fundadores do neoconcretismo, Gullar tem 84 anos.

Vem mais por aí

Em 23 de outubro, a ABL irá eleger o imortal na vaga de João Ubaldo Ribeiro, e no dia 30 para a de Ariano Suassuna.

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. A leitora premiada hoje é Aparecida de Fatima Cavicchioli. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 234 anos, no dia 10 de outubro de 1780, nascia Domingos Borges de Barros (depois Visconde da Pedra-Branca). Nasceu no engenho São Pedro, Bahia.

Sorteio

De autoria de Luiz César Cunha Lima, a obra "Direito Desportivo" (Del Rey - 448p.) revela o desafio de enfrentar o fenômeno social desporto. O livro é oferta da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 13, a professora Judith Martins-Costa lança a obra "Modelos do Direito Privado". O evento será na FGV DIREITO SP (rua Rocha, 233), às 18h30. No dia 24, o lançamento será em Porto Alegre/RS, na sede da Ajuris (rua Celeste Gobato, 81), às 18h30.

A Editora Arraes Editores e as autoras Andressa de Oliveira Lanchotti e Jamile Bergamaschine Mata Diz lançam, no próximo dia 15, as obras "Evaluación de Impacto Ambiental y Desarrollo Sostenible" e "Nova Ordem Ambiental Internacional e Desenvolvimento Sustentável". O evento será em Ouro Preto/MG, no Centro de Artes e Convenções da UFOP, a partir das 17h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

Hoje, o escritório Pinheiro Neto Advogados realiza o evento "Por dentro dos Tribunais Superiores - Análise crítica e perspectivas", em SP.

No próximo dia 14, às 9h, Fábio Pallaretti Calcini, do escritório Brasil Salomão e Matthes Advocacia, entrevista o presidente da OAB, Marcus Vinícius Furtado Coêlho, durante a "Fenalaw 2014 - 11ª edição". No dia seguinte, às 10h30, palestra no painel "Riscos & Desafios Trabalhistas, Tributários e Previdenciários em Escritórios de Advocacia". (Clique aqui)

Ivan Tauil, do escritório Tauil & Chequer Advogados, participa do seminário "Poder de polícia, processo administrativo e regulação do mercado de combustíveis pela ANP", dia 17/10, das 9h às 18h30, no Plenário Evandro Lins e Silva - OAB/RJ.

Flavio Pansieri, presidente do Conselho Fundador da ABDConst - Academia Brasileira de Direito Constitucional, palestrará sobre "Mandado de segurança como garantia da cidadania" durante a "XXII Conferência Nacional dos Advogados", no dia 20/10, a partir das 14h30.

No dia 22/10, no RJ, durante a "XXII Conferência Nacional dos Advogados" haverá debate sobre o acesso à Justiça. Na ocasião, falarão Roberto Rosas, ex-conselheiro Federal da OAB/DF, Homero Mafra, presidente da OAB/ES e Nelson Jobim, ex-presidente do STF. (Clique aqui)

Denis Borges Barbosa, do escritório Denis Borges Barbosa Advogados, foi escolhido pela publicação Best Lawyers® 2015 como o advogado do ano em Propriedade Intelectual no Rio de Janeiro.

Novidade

O Centro de Capacitação Profissional da Editora Lex está com mais uma opção de endereço : Unidade Alphaville (alameda Mamoré, 911, Piso M, Barueri/SP). (Clique aqui)

Fenalaw

Aproxima-se a data da "Fenalaw 2014 - 11ª edição". O evento, que acontece de 14 a 16/10, em SP, reúne alguns dos maiores profissionais do universo jurídico. (Clique aqui)

Arbitragem

A CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil, em parceria com a ICC - International Chamber of Commerce, promove o evento "Administração Eficiente da Arbitragem : Boas Práticas para Advogados Internos e outros Procuradores das Partes", no dia 13/10, em BH. (Clique aqui)

Defensoria

Estão abertas as inscrições para o curso on-line "Super-Revisão Defensoria Pública do Ceará + Livro Tudo em Um para Concursos de Defensoria", realizado pelo IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa. (Clique aqui)

Tecnologias

O Grupo de Ensino e Pesquisa em Inovação da FGV DIREITO SP realiza o evento "The impact of new technologies in the freedom of expression debate in the 21st century", dia 17/10, em SP. (Clique aqui)

CPC

No dia 20/10, a AASP realiza o curso "A vedação das decisões-surpresa no CPC atual e no projetado", em SP. Concorra a uma vaga-cortesia. (Clique aqui)

Cortesia

A Editora NDJ oferece uma vaga-cortesia para o curso "Prática de elaboração e análise de planilha de custos e formação de preços na Administração Pública", que acontece dias 23 e 24/10, em BH. (Clique aqui)

Apuração

Concorra a uma vaga-cortesia oferecida pela FocoFiscal - Cursos e Capacitação para o curso "Lei 12.973/14 - Novas Regras de Apuração : IRPJ, CSLL e PIS/ COFINS (Inclui IN RFB 1.492 e 1.493/14)", que acontece dia 27/10, no RJ. (Clique aqui)

Contratos

O Forum Cebefi promove o curso "Técnicas de Elaboração de Contratos", dia 29/10, em SP. (Clique aqui)

Seminários

A Central Prática Educação Corporativa oferece vagas-cortesia para os seminários "E-social - Estratégias de adequação" (clique aqui), dia 22/10 ; e "Responsabilidade dos administradores" (clique aqui), dia 6/11, ambos em SP.

Concorra

O seminário "ISSQN - Os 11 anos da lei complementar 116/03 - Questões polêmicas atuais e as novidades para 2015" (clique aqui) ; e o curso "PER/DCOMP - Pedido de restituição, ressarcimento ou reembolso e declaração de compensação de Tributos Federais" (clique aqui), acontecem dia 20/10, em SP. Concorra a vagas-cortesia oferecidas pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft.

Participe

A Editora Lex promove os cursos :

"Holding - Proteção ou Blindagem Patrimonial ?", dia 16/10, em Curitiba. (Clique aqui)
"Prática em Advocacia Tributária - Questões Administrativas e Judiciais", dia 20/10, em SP.
(Clique aqui)
"Gestão de aposentadorias e pensões no Serviço Público", de 20 a 23/10, em Brasília.
(Clique aqui)

Sortudos

Evento : Daniela Fabricio Donegana Alves é a sortuda que ganhou a vaga-cortesia oferecida pela AASP para o curso "Como transformar o bom em ótimo : Nós e a nossa imagem vocal - teoria e prática", que acontece de 14 a 16/10, em SP. (Clique aqui)

Lauda legal : O livro "Sociedade por Ações" (Thomson Reuters, por seu selo Revista dos Tribunais - 3ª edição - 734p.), de Haroldo Malheiros Duclerc Verçosa, do escritório Mattos Muriel Kestener Advogados, vai para Natália Bobadilha Donato, de São João do Pau-d'Alho/SP. (Clique aqui)

Sorteio - I : Os ganhadores da "Revista de Arbitragem e Mediação" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais - 463p. - clique aqui), coordenada por Arnoldo Wald, do escritório Wald e Associados Advogados, são : Mayanne Rodrigues Ferreira, de Paranaiguara/GO ; Karine Cristina Pereira Branco, de Blumenau/SC ; José Roberto dos Santos, de Presidente Epitácio/SP ; Georgina Mustafa, da Receita Federal, de SP ; e Camila de Freitas Nasser, de Londrina/PR.

Sorteio - II : Uelton David do Nascimento, de BH, faturou o título "Meraki - Escrevendo com a alma" (Lumen Juris - 239p.), de Tatiana Bonatti Peres, Giovanna Ribeiro dos Santos, Luiz Eduardo de Castilho Girotto e Guilherme Teno Castilho Missali, do escritório Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados. (Clique aqui)

_____________

Bom fim de semana !

_____________

Migalhas também é cultura !

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa
Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós

José de Alencar

Clique aqui

_____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Acajutiba
BA/Ibicoara
ES/São Domingos do Norte
MG/Tiradentes
PA/Mosqueiro
SC/Praia Grande
SP/Bady Bassitt
SP/Divinolândia
SP/Tapiratiba

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

_____________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Heart-Rending Test in Virus Zone: A Newborn"

The Washington Post - EUA

"Ebola outbreak's grim equation"

Le Monde - França

"Impôt sur le revenu: 20% des foyers ont payé 75% des hausses"

Corriere Della Sera - Itália

"Draghi: assumere, non licenziare"

Le Figaro - França

"Ces Français qui quittent la France"

Clarín - Argentina

"Los candidatos de la oposición rechazaron el avance sobre Clarín"

El País - Espanha

"Rajoy modifica las medidas contra el ébola por la indignación médica"

Público - Portugal

"Portas propôs a Passos reduzir a sobretaxa do IRS para 2,5% em 2015"

Die Welt - Alemanha

"Koalition trägt Mitschuld an Wirtschaftsflaute"

The Guardian - Inglaterra

"Keep HIV-positive migrants out of Britain, says Farage"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"PT recebia 3% dos contratos da Petrobras, diz ex-diretor"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Tesoureiro recebia propina para o PT, dizem delatores"

O Globo - Rio de Janeiro

"Delação detalha fatiamento de propinas dentro da Petrobras"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Como o PT e aliados sugaram a Petrobras"

Correio Braziliense - Brasília

"3% da corrupção na Petrobras iam para o PT, diz delator"

Gazeta do Povo - Paraná

"Lula nomeou Costa na Petrobras por pressão de aliados, diz doleiro"

Zero Hora - Porto Alegre

"A propina segundo os seus delatores"

O Povo - Ceará

"Empate técnico: Aécio tem 51% e Dilma, 49%"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Delator revela divisão de propinas na Petrobras"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Carrefour
· Cosan
· Google
· Souza Cruz
· Bradesco S/A

Escritórios :

· Resina & Marcon Advogados Associados
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão Sociedade de Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados  
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados    
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Santos Faria & Calvão Moreira Advogados
· Schreiber Domingues Cintra Tavares Terra Lins e Silva Advogados
· Scolari, Garcia & Oliveira Filho Advogados
· Seleme, Lara & Coelho Advogados Associados
· Serra, Fernandes & Volk Sociedade de Advogados
· Sevilha, Arruda Advogados
· Sica, Tangerino, Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados 
· Silvio & Gustavo Teixeira Advogados Associados
· Siqueira Castro Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza, Cescon, Barrieu & Flesch Advogados
· Smaniotto, Cury, Castro & Barros Advogados Associados 
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Souza Araujo Butzer Zanchim Advogados
· Stelo Advogados Associados S/S
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados 
· Tepedino, Migliore e Berezowski Advogados

· Tess Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic e Fingermann Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro & Toller Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Tucci Advogados Associados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Vaiano Ferrara Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Yarshell, Mateucci e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Daniela Teixeira 
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Gonçalves Coelho 
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· AIDAR SBZ Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Alino & Roberto e Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Ayres Ribeiro Advogados 
· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barretto Ferreira e Brancher - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BM&A - Barbosa, Müssnich & Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carla Rahal Advogados Associados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Cassano e Advogados Sociedade de Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados 
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiavassa & Chiavassa Advogadas Associadas
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados  
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Corbo, Aguiar e Waise Advogados Associados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa, Waisberg e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· da Fonte, Advogados
· D'Antino Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados

· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· DDSA - De Luca, Derenusson, Schuttoff e Azevedo Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados 
· Deda LLG Advogados
· Delmanto Advocacia Criminal
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Arystóbulo, Flores, Sanches e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida e Nascimento Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Espinela, Graça e Belmonte Advogados 
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados 
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo Sociedade de Advogados
· Fernando Corrêa da Silva Sociedade de Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro e Santos Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Advogados  
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Ranña Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire e Advogados Associados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Furlanetto Bertogna - Sociedade de Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Tuma Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes, Carneiro Advogados (GCMC)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gomes Advogados
· Gonçalves, Arruda & Aragão - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados 
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Habib Advocacia e Assessoria Jurídica
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Katzwinkel & Advogados Associados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. Farina Advogados 
· Law & Liberatore Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licastro Sociedade de Advogados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados 
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Maronna, Stein & Mendes Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli Advogados
· Mascaro Nascimento Advocacia Trabalhista
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Mitico & Visnevski Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Mussi, Sandri, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno e Oshikiri Advogados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pacífico, Advogados Associados
· Palma e Alonso Sociedade de Advogados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados 
· Petraroli Advogados Associados
· Piauhylino Monteiro Sociedade de Advogados
· Piazzeta e Boeira Advocacia Empresarial
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados 
· Pinheiro Neto Advogados
· Piquet Carneiro, Magaldi e Guedes Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Porpino Nunes Advogados Associados
· Portugal Ribeiro Advogados 
· Proença Fernandes Advogados
· Provedel Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Ráo, Pires & Chaves Alves Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· 4Legal
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABAT - Associação Brasileira de Advocacia Tributária
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo   
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial  
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Apoio Serviços Paralegais
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAD - Câmara de Arbitragem Digital
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Central Prática Educação Corporativa
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Arraes Editores
· Editora Atlas
· Editora Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora Foco
· Editora Forense
· Editora Fórum
· Editora Lex
· Editora Manole
· Editora NDJ
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Escola de Direito do Brasil - EDB
· ESG Corp
· FADISP - Faculdade Especializada em Direito
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FGV DIREITO SP
· Fipe - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas
· FocoFiscal - Cursos e Capacitação
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Goya Consultoria
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEDI - Instituto de Educação a Distância Interativa
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper Instituto de Ensino e Pesquisa
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Estudos Legais Avançados - IELA
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ibaixe  
· Instituto Ling
· Kurier Tecnologia
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· LegalManager
· Macdata Tecnologia
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Megaleilões
· OAB - Subseção de Betim/MG
· OAB/PB - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraíba
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro 
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo 
· Peak Cursos
· Pezco Microanalysis
· PKF NK Assessoria Contábil e Fiscal Ltda
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· Rede de Ensino LFG
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Robert Half
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial FISCOSoft
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Tedesco Tecnologia
· TradJuris
· TWT INFO

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR