INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 3.944

MIGALHAS nº 3.944

Sexta-feira, 9 de setembro de 2016 - Migalhas nº 3.944 - Fechamento às 9h.

 

"Lerás porém algum dia
Meus versos d'alma arrancados,
D'amargo pranto banhados,
Com sangue escritos ; e então
Confio que te comovas,
Que a minha dor te apiade
Que chores, não de saudade,
Nem de amor, de compaixão. "

Gonçalves Dias

"Ainda uma vez, Adeus !"

Teori nega liminar para anular impeachment. "A despeito da eloquência", não há "plausibilidade necessária ao deferimento da medida cautelar". (MS 34.371)

Fatiamento

Ministra Rosa nega meia dúzia de liminares contra fatiamento do impeachment e dá prazo de 15 dias para resolver pendências de outros cinco writs. (Compartilhe)

Erro grosseiro

O que mais chamou a atenção da assessoria do Supremo foi o fato de advogados impetrarem MS em nome próprio contra pacificada jurisprudência da Corte.

Sabedoria popular

Como diz o ditado... quem advoga em causa própria tem um tolo como cliente.

Lava Jato

Ministro Teori afirma que a defesa de Lula tenta "embaraçar apurações". (Clique aqui)

Reação

Advogados de Lula reagem : encarar defesa como entrave é "profundamente preocupante". (Clique aqui)

EBC

Ministro Toffoli revê sua própria decisão e cassa liminar que garantia o jornalista Ricardo Melo no posto de diretor-presidente da EBC. Na reconsideração, Toffoli explica que a liminar tinha por base a lei vigente. Todavia, como houve alteração legal, o MS perdeu o objeto. (Clique aqui)

Trabalho

Governo prevê limite de jornada diária de 12 horas. Ministro do Trabalho nega.

AGU

Os jornais dizem que Fábio Medina Osório não é mais o AGU. Em verdade, o governo só esperava o impeachment para trocá-lo. Dois seriam os motivos, os quais, na verdade, para bom entendedor, amalgamam-se em um só. Primeiro, o agastamento com o nome de Eduardo Cunha no Planalto, o vice-ministro da Casa Civil (subchefe para assuntos jurídicos), Gustavo do Vale Rocha, que acumula o cargo de conselheiro do CNMP. E, segundo, o fato de que Fábio Medina teria se imiscuído nas investigações da Lava Jato, pedindo em nome da Advocacia Geral da União acesso aos inquéritos com o fim de pedir ressarcimento à União por conta dos malfeitos. Se estas forem, de fato, as razões do bilhete azul, o festejado constitucionalista ganhou foi um presente.

Quebra do decoro parlamentar

Por maioria, o STF negou ontem MS impetrado por Eduardo Cunha com o objetivo de suspender a tramitação da representação que recomenda a cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar. Os ministros acompanharam o entendimento do relator, Luís Roberto Barroso, para quem o STF somente deve intervir em procedimentos legislativos para assegurar o cumprimento da Constituição e proteção de direitos fundamentais ou resguardar pressupostos de funcionamento da democracia e das instituições republicanas, o que não se vislumbrou no caso. Veja a íntegra do voto. (Clique aqui)

Julgar pela capa

Vencido no julgamento narrado na migalha anterior, o ministro Marco Aurélio votou no sentido de conceder o writ. Para ele, a hipótese de cassação do mandato por quebra do decoro parlamentar pressupõe o exercício do mandato. Logo, a suspensão do processo em curso deveria ser imposta em razão do fato novo : o afastamento do impetrante do exercício do mandato, o que ocorreu em 5 de maio deste ano, por decisão do ministro Teori (clique aqui). Ao fim de seu voto, Marco Aurélio registrou : "Não podemos potencializar a simpatia ou antipatia popular do impetrante. Nem o fato de tê-lo envolvido no processo. Se ele veio ao Supremo, o fez confiando na mais alta Corte do país e sustentando como poderia sustentar. E não deixaríamos de julgar pela capa do processo a transgressão a direito."

Requisito genérico

Na plenária de ontem, o Supremo também declarou inconstitucional lei sul-mato-grossense (3.041/06) que instituiu como requisito para contratações com a administração pública a Certidão de Violação aos Direitos do Consumidor. A maioria seguiu voto do relator, ministro Teori, o qual pontuou que o diploma atacado introduziu um requisito genérico e inteiramente novo para habilitação em qualquer licitação, apropriando-se de uma competência privativa da União. (Clique aqui)

Despedida

Foi a última sessão plenária presidida pelo ministro Lewandowski, que encerra seu mandato à frente da Corte após dois anos. Como de costume, a gestão foi amplamente elogiada :

Fachin : "Gostaria de cumprimentá-lo e genuinamente manifestar minha gratidão, meus cumprimentos pelo exercício da presidência, que certamente, como eu disse e repito, se inscreverá nos anais da história deste Tribunal."

Barroso : "Gostaria de registrar o prazer que foi estar esses dois anos sob a condução de Vossa Excelência, que sempre conduziu este plenário com grande fidalguia, mesmo nos momentos mais difíceis. E debater com Vossa Excelência, na concordância ou na discordância, sempre foi um exercício prazeroso e intelectualmente estimulante."

Celso de Mello : "Quero destacar, em breves palavras, a significativa atuação de Vossa Excelência, que foi sempre uma atuação firme, competente e, o que é importante, motivada por superiores razões de interesse público, seja na presidência do STF, seja na presidência do CNJ."

Técio Lins e Silva, advogado : "Vossa Excelência é para nós um grande orgulho, foi um presidente correto, respeitou os advogados, presidiu a Corte com grande dignidade."

Após receber os encômios, o ministro Lewandowski ponderou : "a prática pela qual eu gostaria de ser lembrado é de ter realizado uma gestão inclusiva, democrática e participativa. Nós mantivemos e ampliamos os canais de comunicação com os membros da Corte e do CNJ, com o Poder Legislativo e o Poder Executivo, com os advogados, especialmente por meio da gloriosa OAB, com o MP, com o qual lutamos ombro a ombro em prol de causas comuns, com a combativa e zelosa Defensoria Pública, sempre atenta para as necessidades dos menos favorecidos pela sorte, que são muitos infelizmente no Brasil, dialogamos com os juízes de todos os ramos e graus de jurisdição do nosso país, com as associações de magistrados, com sindicatos de servidores, e repito, se porventura alcançamos alguns êxitos, devemos esses êxitos à colaboração de todos."

Plim plim

Foi marcada para segunda-feira, às 15h, a solenidade de posse da ministra Cármen Lúcia e do ministro Toffoli na presidência e vice-presidência da Corte.

STF e você, tudo a ver

Sem medo de errar : a ministra Cármen Lúcia fará uma gestão na presidência do STF e do CNJ muito diferente da que foi a de Lewandowski. Nos jornais do fim de semana e de segunda-feira, a ministra já dirá a que veio.

Prisão após condenação em 2ª instância

Pautado para ontem, não foi retomado o julgamento das ações que buscam modificar o entendimento do início do ano segundo o qual a prisão após decisão condenatória confirmada em segunda instância não ofende o princípio da presunção de inocência (clique aqui). Na semana passada, após as sustentações orais, manifestação do parquet e voto do relator, ministro Marco Aurélio, o julgamento foi suspenso (clique aqui).

Perdão judicial

A concessão do perdão judicial requer a espontaneidade do agente ou basta a sua voluntariedade na colaboração ? A controvérsia está na pauta da 1ª turma do STF da próxima terça-feira, 13, em processo relatado pelo ministro Marco Aurélio. (Clique aqui)

Fixação da pena

Pedido de vista do ministro Teori adiou novamente o julgamento de embargos declaratórios apresentados pelos réus condenados na AP 565 - senador Ivo Narciso Cassol, Erodi Antônio Matt e Salomão da Silveira - pelo crime de fraude a licitações ocorridas quando Cassol foi prefeito da cidade de Rolim de Moura/RO. Os embargos questionam a dosimetria da pena e, até o momento, o julgamento está empatado em 5 a 5.

Discriminação

Em parecer enviado ao STF, o procurador-Geral da República, Rodrigo Janot, defendeu que impedir doação de sangue por homossexuais é atitude discriminatória e inconstitucional. (Clique aqui)

A escolha de Janot

José Bonifácio Borges de Andrada é indicado para o cargo de vice-procurador-Geral da República. A escolha foi anunciada ontem por Rodrigo Janot, e vem na esteira da saída de Ela Wiecko do posto, após a divulgação de um vídeo no qual aparece entre os participantes de um ato contra o governo Temer. Formado pela PUC/MG, Andrada ingressou no MPF em 1984, foi advogado-Geral da União durante o governo FHC (2002) e advogado-Geral do Estado de MG (2003/10).

Conversa Constitucional

Um convite à reflexão. Como funciona a sessão do pleno ? Na coluna de hoje, o advogado Saul Tourinho Leal apresenta 20 perguntas elementares a respeito do mais solene, litúrgico e relevante espaço de deliberação e decisão do STF. (Clique aqui)

Absurdo

Caso chocante no RS veio à tona : a 7ª câmara Criminal do TJ/RS pediu a investigação do promotor de Justiça Theodoro Alexandre da Silva Silveira, que em audiência em 2014 humilhou (para dizer pouco) uma menor, vítima de abuso sexual. Pior ainda foi a juíza, que assistiu aos impropérios e nada fez. Veja como foi. (Clique aqui)

Execução a qualquer preço (mesmo)

A juíza de Direito Andrea Ferraz Musa, da 2ª vara Cível do Fórum Regional de Pinheiros, SP, gostou da ideia de se utilizar de todas as medidas possíveis para garantir o pagamento de uma dívida. No mesmo dia (25/8) em que determinou apreensão do passaporte, suspensão da CNH e cancelamento dos cartões de crédito de um homem executado por uma empresa concessionária (clique aqui), utilizou a magistrada o mesmo decisum (Ctrl C + Ctrl V) em um caso de ação de despejo cumulada com cobrança de alugueis. Nesse caso, também o executado ficou sem o passaporte, a CNH e os cartões de crédito. (Clique aqui)

Interesse coletivo

Em conflito de competência envolvendo processo de recuperação judicial da Oi, o ministro Buzzi, do STJ, entendeu que, mesmo havendo cláusula compromissória, que determina a solução de litígios por arbitragem, o processo de recuperação envolve interesse coletivo e transcende a vontade individual dos acionistas, devendo ser mantida, momentaneamente, a competência do juízo universal. Assim, indeferiu pedido de liminar para que o juízo de Direito da 7ª vara Empresarial do RJ, responsável pelo processo de recuperação, se abstivesse de se pronunciar sobre a convocação das assembleias gerais da empresa. Os escritórios Souza Cescon Advogados e Andrade & Fichtner Advogados atuaram na causa pela Bratel, acionista da Oi. (Clique aqui)

Recuperação judicial

O juiz de Direito Rodrigo Moreira Alves, da 2ª vara Cível de Araruama/RJ, deferiu o processamento da recuperação judicial da empresa Afa de Ararauama Indústria E Comércio - Eireli, atuante no mercado de fabricação e distribuição de vergalhões e estruturas em aço para a construção civil. O magistrado deferiu tutela provisória para impor aos bancos que não tenham cláusula contratual de cessão fiduciária de crédito "que se abstenham de reter (trava bancária) os créditos decorrentes de vendas de produtos ou serviços da recuperanda, liberando toda e qualquer conta de investimento desta, sob pena de multa equivalente ao dobro do valor que for indevidamente retido". As instituições financeiras também devem se abster "de promover débitos automáticos de seus créditos nas contas e/ou aplicações financeiras da recuperanda". A empresa é representada pelos escritórios SMGA Advogados e Weyll & Midon Advogados. (Processo : 0008799-12.2016.8.19.0052)

Reestruturação de dívidas - Evento

A crise econômica que se instalou no país repercutiu nos diversos setores e, por isso, é necessário aos profissionais do Direito atenção e domínio de questões atinentes à reestruturação de dívidas. Pensando nos operadores do Direito, Migalhas realiza o evento "Reestruturação de dívidas : oportunidades, dificuldades e alterações na lei", no dia 3 de outubro, no Hotel Tivoli São Paulo - Mofarrej. As vagas do concorrido seminário são limitadas. Participe ! (Clique aqui)

Finanças

Frigorífico Minerva capta US$ 1 bi e deve ser seguida por outras companhias.

Imunidade tributária

A juíza Federal substituta Anna Cristina Rocha Gonçalves, da 14ª vara de MG, reconheceu o direito do Instituto Elo às imunidades tributárias previstas pelos arts. 150, VI, "c" e 195, I, § 7º, da CF, e afastou a cobrança da contribuição previdenciária na condição de empregadora. Na decisão, a magistrada ainda concedeu à entidade o direito à repetição dos valores indevidamente pagos nos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ação. O escritório Nelson Wilians & Advogados Associados atuou na causa em favor do instituto. (Clique aqui)

Benefício presumido

É penhorável imóvel dado em garantia hipotecária de dívida contraída por empresa da qual os únicos sócios são marido e mulher, proprietários do imóvel, pois o benefício gerado aos integrantes da família nesse caso é presumido. Este foi o entendimento adotado pela 3ª turma do STJ ao negar provimento a agravo do casal e manter decisão que reconheceu a penhorabilidade do bem familiar para pagamento de dívida com empresa de combustíveis. A Advocacia Fontes Advogados Associados S/S representou a distribuidora de combustíveis na causa. (Clique aqui)

"Vai querer Sadia ?"

O Conar determinou o arquivamento de representação contra uma propaganda da Sadia que causou polêmica por usar o nome próprio "Luís Augusto", associando-o a um produto de baixa qualidade. Na peça publicitária, uma cliente pede ao vendedor 300 gramas de presunto e é interpelada : "A senhora vai querer Sadia, que está sempre fresquinho, ou vai levar o Luís Augusto ?" O atendente justifica o apelido afirmando que o produto "tá aqui há um tempão, não tem saída", e, assim, teria criado "intimidade". Após a veiculação do anúncio em rede nacional, o conselho teria recebido mais de 130 reclamações de consumidores, que alegavam que o comercial é ofensivo e desrespeitoso, e que estimula o bullying. A decisão da 2ª câmara do Conselho de Ética do Conar, proferida na manhã de ontem, foi unânime. (Compartilhe)

Ética

Partindo da operação Lava Jato, o ouvidor e conselheiro do CNJ Luiz Cláudio Allemand reflete sobre a ética nos negócios e o interesse do Estado. "É preciso exigir de si mesmo o comportamento que se aceitaria de outra pessoa". (Clique aqui)

______________

Entendendo direito - a doutrina que nasce em sala de aula !

Na coluna de hoje, coordenada por Luiz Rodrigues Wambier, a professora Rosalina Freitas Martins de Sousa responde dúvida sobre a regra geral de retirada do efeito suspensivo dos recursos, no tocante aos embargos de declaração. (Clique aqui)

Novo CPC - Honorários - Fazenda

Em detalhado texto, o advogado André Castro, do departamento jurídico da JBS, discorre sobre o novo CPC e a "antinomia em matéria de verba honorária da Fazenda Pública em Execução Fiscal". (Clique aqui)

Novo CPC - Sigilo arbitral

Tendo como mote a arbitragem e o novo CPC, o advogado Renato Chalfin, da banca Andrade & Fichtner Advogados, afirma que dentre as diversas mudanças implementadas neste âmbito, o legislador foi extremamente feliz ao decidir pela manutenção do sigilo do processo arbitral nas situações em que o assunto decorrente da disputa for, por qualquer motivo, submetido à análise do Judiciário. (Clique aqui)

Racismo x Injúria racial

O advogado criminalista Luiz Flávio Borges D'Urso, do escritório D'Urso e Borges Advogados Associados, destaca as diferenças entre o crime de racismo e o crime de injúria racial, comumente confundidos. (Clique aqui)

IPI na revenda

O advogado Fábio de Almeida Garcia, do escritório Braga & Moreno Consultores e Advogados, aborda a cobrança do IPI na revenda de importados, assunto a ser analisado no Supremo em processo com repercussão geral. (Clique aqui)

Publicidade na advocacia

O advogado Ricardo Peake Braga discorre acerca da publicidade na advocacia, em artigo publicado na revista da AASP, coordenada pelo festejado Marcio Kayatt. (Clique aqui)

Semanário migalheiro

Confira as matérias mais lidas nesta semana em Migalhas :

Passaporte é apreendido para forçar homem a quitar dívida. (Clique aqui)

Tio deve pagar pensão alimentícia a sobrinho com síndrome grave. (Clique aqui)

Juiz nega gratuidade de Justiça para usuária do Uber. (Clique aqui)

STJ : Interpor agravo contra decisão baseada em repetitivo é erro grosseiro. (Clique aqui)

Concessionária é condenada por condicionar entrega de veículo à desistência de ação judicial. (Clique aqui)

______________

  • Migalhas mundo

Danos excessivos

Mastercard é processada em US$ 19 bi na maior reivindicação de danos do Reino Unido. As queixas de milhares de clientes são por danos em supostas cobranças de taxas excessivas. (MI - clique aqui)

Ação de classe

Um Tribunal de Apelações americano determinou que os motoristas do Uber não podem participar de ação de classe para apresentar queixas de emprego contra a empresa de transporte, e devem resolver suas disputas individualmente. (MI - clique aqui)

Estas e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

______________

Amplie seus contatos

Não perca tempo e aumente a sua rede de contatos desde já. Cadastre-se na seção Correspondentes e deixe o seu contato disponível para a prestação de serviços jurídicos ! (Clique aqui)

Novo site

Está no ar a nova casa digital de Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados. Mais moderno e com navegação amigável, inclusive em dispositivos móveis, o site destaca as diversas áreas de atuação do escritório (full service), seus profissionais, publicações e notícias recentes. (Clique aqui)

Comemoração

O escritório CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados completou ontem sete anos. Desde sua fundação, em 2009, a banca paulistana abriu uma unidade no Rio de Janeiro e hoje conta com cerca de 200 colaboradores, além de colecionar vários prêmios.

Carta premiada

Toda semana Migalhas presenteia, com um mimo, um migalheiro, autor de uma carta enviada à redação durante os dias anteriores. O leitor premiado hoje é André Luiz Diniz Barbosa. (Clique aqui)

Baú migalheiro

Há 143 anos, no dia 9 de setembro de 1873, nasceu, no RS, José Plácido de Castro, político e militar. Foi líder da Revolução Acreana e governou o Estado Independente do Acre. (Compartilhe)

Sorteio

Na obra "Crimes contra a Ordem Tributária" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais - 380p.), os autores Rui Stoco e Tatiana de Oliveira Stoco abrangem questões penais e processuais penais no universo das infrações peculiares a um determinado sistema econômico-financeiro. A obra é uma oferta da editora. (Clique aqui)

Lançamentos

No próximo dia 14, a Editora Atlas lança a obra "Sistema Político e Direito Eleitoral Brasileiros - Estudos em Homenagem ao Ministro Dias Toffoli", coordenada por João Otávio de Noronha e Richard Pae Kim. O evento será em Brasília, no TSE, a partir das 19h. (Clique aqui)

No próximo dia 15, a artista plástica Maria Bonomi lança obra e apresenta exposição denominadas "Le Dialectique". O evento acontece em Neuchâtel, na Suíça, na galerie du Griffon, das 19 às 20h30. (Clique aqui)

A Trevisan Editora lança, no dia 17/10, o livro "A Economia: Como evoluiu e como funciona - Ideias que transformaram o mundo", de Maílson da Nóbrega e Alessandra Ribeiro. O evento será em SP, na Livraria Cultura do Conjunto nacional, das 18h30 às 21h30. (Clique aqui)

Acontece, no próximo dia 19, o lançamento da coleção "Tratado de Direito Empresarial" (Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais), coordenada pelo professor Modesto Carvalhosa. O volume I foi escrito pelo advogado Walfrido Jorge Warde Júnior, da banca Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados. O evento será em SP (rua João Maria Lisboa, 1.139), das 17 às 21h. (Clique aqui)

Migalhíssimas

O professor Fabio Leite, do Departamento de Direito da PUC-Rio, ministrará palestra sobre "Direito, Religião e Laicidade", no "IV Encontro Internacional sobre o tema", que será realizado hoje e amanhã, na Universidade de Oxford.

No dia 13/9, às 9h, em SP, Rodrigo Tavares, diretor de Customer Experience, e Maurício Oliveira, diretor de Comunicação Corporativa, ambos do MercadoLivre, serão palestrantes do "4º encontro ANATEC Impresso/Digital" - com o tema "Como integrar o impresso e o digital". Na ocasião, os diretores apresentam a palestra "Mercado Livre : como atrair vendedores 'off-line' para o online com uma revista impressa : Guia para Ganhar Dinheiro - Fique rico vendendo na Internet". (Clique aqui)

No dia 14/9, a partir das 14h30, Marçal Justen Filho, sócio fundador de Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, participará do painel "Sem Boa Infraestrutura, o Brasil não sai da Crise", do Fórum Nacional do Instituto Nacional de Altos Estudos - INAE, que será realizado no auditório do BNDES, no RJ. (Clique aqui)

Eduardo Talamini, do escritório Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados, proferirá palestra sobre "A dicotomia tutela antecipada-cautelar no novo CPC : avanço ou retrocesso ?", dia 15/9, nas "Jornadas Brasileiras de Direito Processual", que, conjuntamente com as "Jornadas Iberoamericanas de Direito Processual", ocorrerão em Porto de Galinhas/PE, de 14 a 16/9. (Clique aqui)

O escritório Lobo & de Rizzo Advogados é o mais novo membro da rede de escritórios de advocacia Multilaw. Diante da representatividade de um país continental como o Brasil, foi uma exigência da Rede manter um representante com alto nível de prestação de serviço no país. O escritório conta com uma equipe de mais de 100 profissionais qualificados, uma carteira de clientes composta pelas gigantes da América Latina e uma atuação entre os melhores prestadores de serviços jurídicos do Brasil.

Compra e venda internacional de mercadorias

O Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá participa da "6ª Conferência da Society of Construction Law" (Sixth Society of Construction Law International Conference 2016), que acontece de 13 a 15/9, no Hotel Unique, em SP. Carlos Forbes, presidente do CAM-CCBC, será moderador de painel sobre a aplicação da CISG (Convenção sobre os Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias) no setor de construção, dia 15/9. O painel será aberto ao público de estudantes (desnecessário fazer inscrição) e contará ainda com a participação do professor Stefan Kröll, da Alemanha, que é diretor do Vis Moot (Willem C. Vis International Commercial Arbitration Moot) e que abordará também a própria competição.

Inglês direcionado para o mercado de trabalho

A Target English, Inglês Instrumental é uma instituição educacional moderna e única com foco no ensino de língua inglesa com propósito específico (ESP). A escola oferece cursos de forma direcionada e com extrema qualidade, priorizando atender às necessidades e metas individuais dos alunos. Turmas de setembro a partir do dia 22/9 : Inglês jurídico, TOEFL, entrevista de emprego e finanças. Aproveite 10% de desconto oferecidos aos leitores do Migalhas e faça uma aula demonstrativa, sem custos. Informações podem ser obtidas por telefone : (11) 3214-4816 ou (11) 95261-5981.

Compliance anticorrupção

A LEC - Legal, Etthics & Compliance está com inscrições abertas para o curso de "Compliance Anticorrupção", que tem como objetivo fornecer subsídios teóricos e práticos para a formação de compliance Officers, bem como para preparar prestadores de serviço (advogados e consultores) que militarão nessa promissora área. O curso pode ser feito presencial ou online. (Clique aqui)

Ações previdenciárias

A EPDS - Escola Paulista de Direito Social está com inscrições abertas para o curso de extensão "Tutela de Evidência em Ações Previdenciárias - Afastamento Judicial dos Efeitos da MP 739/16 e Revisão RMI Inclusão", que será realizado dia 23/9, em SP. A inscrição acompanha um exemplar da obra "Desaposentação - Aspectos Teóricos e Práticos", de autoria dos professores Erica B. Correia e Marcus Orione G. Correia, e tem valor diferenciado para pagamento até hoje. (Clique aqui)

Concurso

Estão abertas as inscrições do concurso público do MPU, que vai preencher 82 vagas para o cargo de Procurador da República. Os candidatos serão avaliados por meio de prova objetiva, provas subjetivas, inscrição definitiva e provas orais. Prepare-se com o IOB Concursos. (Clique aqui)

Especialização

Estão abertas as matrículas para o curso de especialização em "Direito Privado Patrimonial", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade do Centro, às segundas e quintas, das 19 às 22h. (Clique aqui)

Palestra

O CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social, "think tank" presidido pelo professor João Grandino Rodas, receberá, no próximo dia 13/9, em SP, os professores Tatiana Guimarães Ferraz Andrade e Gustavo Fillipi Barbosa Garcia para a palestra "Os impactos do Novo Código de Processo Civil nos Negócios e nas relações de trabalho". (Clique aqui)

Corrupção

No dia 14/9, em Brasília, o Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA promove o seminário "O Microssistema Brasileiro de Combate à Corrupção Organizada : Os Novos Tipos, Penas e Processos Probatórios". (Clique aqui)

Participe

No dia 15/9, em SP, o Forum Cebefi promove o curso "Direito dos Acionistas Minoritários (Sociedade Anônima Aberta e Fechada)". (Clique aqui)

Cursos

A Editora Lex realiza os cursos "Gestão para Escritórios de Advocacia" (clique aqui), dias 16 e 17, no RJ ; e "Curso de Oratória e Argumentação Jurídica para Advogados, Gestores e Estudantes" (clique aqui), dias 24/9 ; 1 e 8/10, em SP.

Cordialidade

No dia 19/9, a AASP promove o curso "A cordialidade forense", em SP. (Clique aqui)

Online

Com o objetivo de capacitar advogados e servidores públicos integrantes dos quadros da Justiça Eleitoral, a Intelecto Soluções Inteligentes está com inscrições abertas para o curso online "Extensão em Direito Eleitoral". (Clique aqui)

Cortesia

Concorra a uma vaga-cortesia, oferecida pela Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT, para o curso "Siscoserv Intensivo - Revisão e Novidades do Programa (11ª versão do Manual de Preenchimento - Portaria Conjunta RFB/SCS Nº 768/2016)", que acontece dia 19/10, em SP. (Clique aqui)

Fenalaw

Principal feira de assuntos jurídicos da América Latina, a Fenalaw chega à sua 13ª edição com uma programação diversificada. Realizada entre os dias 18 e 20/10, no Centro de Convenções Frei Caneca, terá apresentações voltadas para diferentes perfis de público, promovendo diversos eventos paralelos dentro de um mesmo encontro. Confira a programação. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

#ÉdeLei

A AASP levou ontem sua campanha "Valorizar o Advogado #ÉdeLei" ao TJ/SP. O presidente do tribunal, desembargador Paulo Dimas de Bellis Mascaretti, apoiou à iniciativa. (Clique aqui)

Brindes

Eventos : Os ganhadores das vagas-cortesia oferecidas pela Sodepe Brasil para os seminários que acontecem dia 13/9, em SP, são :

Jessica Thais Gomes Caverzan - "Holding Familiar e seus Aspectos Societários, Tributários das Holdings e o Planejamento Sucessório". (Clique aqui)
Danilo Capuano de Souza - "Repatriação de ativos e regularização de sociedades Offshores - Aderir ou não aderir? Eis a questão !".
(Clique aqui)

Sorteio - Lauda legal : A obra "Procedimentos Especiais" (Atlas - 471p.), de Antonio Carlos Marcato, vai para Andrea de Pádua Ferreira, de SP. (Clique aqui)

Sorteio de obra : O advogado Sebastião Vendelino Reinert, de Joinville/SC, é o ganhador do exemplar "Crime Organizado" (Atlas - 6ª edição - 656p.), de Marcelo Batlouni Mendroni. (Clique aqui)

______________

Bom fim de semana !

______________

Migalhas também é cultura !

Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Angical
BA/Laje
BA/Santa Rita de Cássia
MG/Santa Maria de Itabira
MG/São Roque de Minas
PA/Irituia
SC/Formosa do Sul

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

___________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Vexing his allies, Trump keeps up praise of Putin"

The Washington Post - EUA

"Prosecutors won't retry McDonnells"

Le Monde - França

"Tsipras: «ll est temps que l'Europe donne un signal de sortie de crise»"

Corriere Della Sera - Itália

"Roma, Raggi perde un altro assessore e il mini direttorio"

Le Figaro - França

"Hollande veut imposer sa candidature à la gauche"

Clarín - Argentina

"El ex jefe de Aduana dio las pistas para hallar 10 barriles de efedrina"

El País - Espanha

"Los partidos esperan que Galicia y País Vasco resuelvan el bloqueo"

Público - Portugal

"Construtora obrigada a dar indemnização de 2,5 milhões a trabalhadores"

Die Welt - Alemanha

"Deutsche sind Gewinner der Globalisierung"

The Guardian - Inglaterra

"May opens floodgates on grammars"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Governo quer jornada de trabalho de até 12h/dia"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Governo Temer quer permitir contratos por hora trabalhada"

O Globo - Rio de Janeiro

"Atraso no ajuste fiscal pode custar mais R$ 21 bi"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Ensino médio à prova"

Correio Braziliense - Brasília

"Moro deve ouvir Estevão sobre propinas para Gim"

Gazeta do Povo - Paraná

"Bancos novatos têm vantagem ao brigar por clientes na web"

Zero Hora - Porto Alegre

"Ensino Médio no Estado tem o pior desempenho dos últimos 11 anos"

O Povo - Ceará

"Ceará tem 77 das 100 melhores escolas públicas do País"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Pernambuco aponta caminho para a educação"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Suzano Papel e Celulose
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google
· JBS
· McDonald's

Escritórios :

· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lodovico Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Fernando Pacheco Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados

· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Algranti Advogados Associados
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
·
Sheldrick & Co
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Soussumi Advogados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Fernandes Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vieira, Cruz Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zillo Martini & Fonseca - Advogados
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S

· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· Aidar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· ASBZ Advogados
· Asfor, Gomes de Matos Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barreto Advogados & Consultores Associados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia, Lourenzon & Pedrosa Advogados Associados
· Bento, Muniz & Monteiro Advocacia
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira Pires, Fortini e Rossi e Sejas Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Dalle & Rands Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Da Costa & Nosé Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Flores, Sanches, Turkienicz, Amendola, Waisberg e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Engel & Rubel Advocacia
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Faucz Santos Picussa & Advogados Associados
· Favetti Sociedade de Advogados
· FCSC Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados
· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· FSSG - Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Greco Filho Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Justino de Oliveira Advogados
· Katzwinkel & Advogados Associados

· Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados
· Kincaid | Mendes Vianna Advogados

· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
·
Lacerda Gama Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lara Lorena Ferreira Sociedade de Advogados

· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Studio Fiscal
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Trevisan Editora
· Trevisan Escola de Negócios
· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· Web Juris Soluções Jurídicas Online
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Arbitranet - Câmara de Arbitragem Online
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· ATS Tecnologia
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· Centro de Estudos de Direito Público - CEDP
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conecta Advogado
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· Digesto
· DocWise
· Editora Del Rey
· Editora JH Mizuno
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAPE - Instituto dos Advogados Previdenciários - Conselho Federal
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR