INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. INFORMATIVO >
  4. MIGALHAS nº 4.006

MIGALHAS nº 4.006

Segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 - Migalhas nº 4.006 - Fechamento às 9h11.

"O pecado tem muitas portas para entrar, e uma só para sair, que é a confissão."

Padre Antônio Vieira

(Clique aqui)

Purgatório

Proposta de delação premiada de Cláudio Melo Filho, da Odebrecht, agitou o fim de semana. Desnudou-se o que todo mundo imaginava, mas não queria crer : o sistema político brasileiro é putrefato. (Clique aqui)

Dúvidas

A pergunta é : por que vazou ? Para uns, para melar a delação. Para outros, para não melar, tornando o caso fato consumado.

Acredite quem quiser

PGR diz que o vazamento "é causa de grave preocupação para o Ministério Público Federal, que segue com a determinação de apurar todos os fatos com responsabilidade e profissionalismo".

Ponta do iceberg

A delação de Cláudio Melo é apenas uma entre as 77. E é apenas o ensaio. Com efeito, apresentam-se os slides, e é com base neles que o MPF aceita ou não a delação. Vencido este procedimento, passa-se à delação propriamente dita, momento em que o delator apresenta as provas daquilo que falou. Neste sentido, ninguém duvide que há mais coisas entre Cláudio Melo e os parlamentares do que sonha a vã pilantropia.

Fonte

As delações da Odebrecht foram revisadas, uma a uma, por Marcelo Odebrecht, de modo que tudo vai se encaixar. Do lado jurídico, conquanto exista vários contratados, o maestro é o diretor da empresa Maurício Ferro, que é respeitado e possui atributos que nos garantem afirmar que, obviamente, não partiu da Odebrecht o vazamento das informações.

Alhos e bugalhos

Vê-se pelo teor da proposta de Cláudio Melo que foram misturados, propositadamente ou não, casos de corrupção explícita (quando se pede dinheiro para aprovar projetos de lei) e casos de doação de campanha, algumas formais, sem se falar em contrapartida ilegal. Cita-se até o nome de pessoas sem que haja descrição alguma de condutas. Infelizmente, isso não faz bem, porque o linchamento público vai ser geral. Aliás, ele já começou a acontecer na "justiçaFace", e estas pessoas não podem mais ir a lugares públicos sem receio de serem hostilizadas.

Corrupção da corrupção

O engraçado (e é melhor rir em certas ocasiões) vai ser encontrar a corrupção da corrupção. De fato, vai ter casos em que a empresa pagou e o político, no que se chama kickback, deu uma gorjeta para o lobista. E ainda, em algumas situações, o político recebeu para distribuir com seus asseclas, mas não entregou. Enfim, do jeito que se acham acima do bem e do mal, ainda vão entrar na Justiça para cobrar o que lhes é devido...

Esqueceram de mim

A não citação de alguns nomes notórios causa espanto. Ou eles vão surgir em outras delações, e quem sabe na própria do chefe, ou houve seletividade.

Excelentíssimos

Tendo o país visto como são, de fato, as vísceras do sistema político, como crer que haja votação de Emendas à Constituição, ainda mais feitas de afogadilho, como estas que estão na pauta de amanhã ?

Acórdão ou acordão

Se alguém na última quarta-feira duvidava de que o STF não podia ter se aliado a estes senhores da política, a resposta veio rápida. Não veio a cavalo, como diz o ditado, veio a Jato, a Lava Jato.

Ainda o afastamento de Renan

Durante os últimos dias, ficou nítido que a saída escolhida pela maioria do Supremo para o afastamento de Renan foi horrível do ponto de vista político e ininteligível do ângulo jurídico. Ou o STF referendava a liminar, ou não referendava. O meio termo não se justifica, tanto que a sapiência popular logo tratou de criar uma metáfora para explicar a bobagem : jogador foi expulso de campo, entra com recurso e o árbitro diz que ele pode jogar, mas não pode marcar gol. É o caso de Renan : pode ser presidente do Senado, mas não pode ocupar a presidência da República. Fica-nos a impressão de que julgaram a ADPF, um processo em tese, e quando confrontados com sua aplicação, viram-na incompatível. Sendo assim, seria o caso de não referendar a respeitável liminar. Referendá-la em parte, na vã esperança de não rejeitar a decisão do colega por inteiro, foi uma saída inócua. De fato, divulgou-se a decisão não como "STF referenda em parte", e sim "STF não referenda". Se era para ter esse desgaste, que ele fosse para uma decisão compreensível. Ademais, havia a saída processual. Bastava dizer que a votação interrompida, embora com seis votos, não gera direito. Se fosse diferente, estaríamos dizendo que todos os julgamentos do Supremo que tivessem maioria, mesmo antes de ter a decisão proclamada, autorizariam o interessado a pleitear tutela nas instâncias inferiores. E é evidente que isso não é possível. De mais a mais, quem se saiu pior nesse caso foi a presidente do Supremo, que deixou, do dia para a noite, de ser a queridinha da mídia.

Soneto e emenda

Ministro Gilmar Mendes concedeu entrevista ao jornal Correio Braziliense. O presidente do STF, ao ser questionado se teria dito mesmo que é o caso de impeachment do ministro Marco Aurélio, disse que fez uma "blague".

Errata

Uma correção. Informamos na nota anterior que o ministro Gilmar Mendes é o presidente do STF. Erramos. De fato, formalmente ele é apenas o presidente do TSE.

Cunha na pauta

A 2ª turma do STF julga amanhã processo do deputado cassado Eduardo Cunha no caso da Lava Jato (Rcl 25.509). Preso em 19/10 por decisão do juiz Moro, Cunha é acusado de... isso todo mundo já sabe. (Compartilhe)

Execução antecipada da pena

Um homem condenado por roubo conseguiu a liberdade no STJ, após o TJ/SP alterar o regime fixado na sentença de semiaberto para fechado e determinar a expedição de mandado de prisão. O ministro Reynaldo da Fonseca apontou que a "jurisdição das instâncias ordinárias ainda não se encerrou", eis que foram opostos embargos de declaração. (Clique aqui)

Vaquejada

Ministro Teori nega seguimento a reclamação na qual entidades defensoras dos animais questionavam decisão do juízo da 2ª vara da Fazenda Pública de Teresina/PI, que manteve a vaquejada, que ocorreu na capital piauiense até domingo. As associações alegaram que, ao negar a liminar, o juiz teria violado decisão do STF, que julgou inconstitucional a lei cearense 15.299/13 que regulamentava a vaquejada. Na decisão, o ministro afirma que, no julgado indicado como paradigma, o que o STF efetivamente decidiu foi a inconstitucionalidade da lei cearense, não sendo cabível, até o presente momento, extrair conclusão no sentido da proibição de sua prática em todo o território nacional. (Clique aqui)

Ensino domiciliar

Ministro Barroso determina a suspensão de todos os processos no Judiciário que tratem do homeschooling. A decisão foi proferida em RE que discute se o ensino domiciliar pode ser considerado meio lícito de cumprimento, pela família, do dever de prover a educação dos filhos. (Clique aqui)

Imprensa

Ministro Lewandowski suspende decisão que determinou retirada de matéria jornalística de site. Em análise preliminar, o ministro entendeu que houve violação à autoridade da decisão do STF na ADPF 130. No cerne da discussão, matéria publicada em julho de 2015, intitulada "Ministério Público denuncia conluio de empresário, advogado, juíza e delegado". O empresário Luiz Eduardo Auricchio Bottura ajuizou ação indenizatória para que a matéria fosse excluída do site Conjur ou reeditada para fazer constar o resultado do julgamento de dois HCs, com a integral divulgação dos respectivos acórdãos, sob a justificativa de que o material jornalístico publicado é ofensivo e inverídico. (Rcl 25.768)

Chapa Dilma - Temer

Ao Estadão, o ministro Herman Benjamin conta que deixou para o começo de 2017 a apresentação do relatório-voto na ação que investiga a prática de abuso de poder político e econômico em benefício dos candidatos Dilma e Temer nas eleições de 2014.

Denúncia - Zelotes

MPF denuncia Lula, seu filho Luiz Cláudio Lula da Silva e outras duas pessoas no âmbito da operação Zelotes. Eles teriam participado de um esquema de tráfico de influência, lavagem de dinheiro e organização criminosa envolvendo a compra de 36 caças Gripen pelo governo brasileiro e a prorrogação de incentivos fiscais destinados a montadoras de veículos por meio da MP 627.

Fazendo escola

O prefeito de Barreiras/BA, Antônio Henrique, desafiou a Justiça baiana no último dia 8, quando se recusou a cumprir liminar proferida pela juíza de Direito Marlise Freire Alvarenga, da 1ª vara da Fazenda Pública de Barreiras. Os jornais locais dão conta que o alcaide teria citado Renan Calheiros para alegar que, assim como o presidente do Senado, também descumpriria decisão judicial.

A saga de um meirinho

Um oficial de Justiça sofreu para encontrar o deputado Federal Eduardo da Fonte, alvo de denúncia por corrupção passiva e lavagem de dinheiro. A saga do oficial começou em 29 de setembro e terminou em 6 de dezembro, quando a advogada do parlamentar informou a notificação do deputado.

Recuperação judicial

PDG está na reta final para seu pedido de recuperação judicial.

Licitações

Senado aprova em 1º turno projeto que atualiza lei das licitações e contratos (8.666/93). (Clique aqui)

Uber - Florianópolis

O juiz de Direito Hélio do Valle Pereira, da 1ª vara de Fazenda Pública de Florianópolis/SC, concedeu liminar ao Uber e determinou que autoridades do município se abstenham de praticar quaisquer atos que restrinjam ou impossibilitem o livre exercício da atividade empresarial. Na decisão, o magistrado registra : "As pessoas têm direito de escolher, e o Estado não é o provedor universal, muito menos tem como papel criar reservas de mercados, garantindo lucro para alguns, ainda mais quando isso valer por prejudicar a maioria. O Estado, aliás, não tem o direito de prejudicar as pessoas. Se eu posso e quero me servir do Uber tenho o direito de fazê-lo." O Uber é representado pelo escritório Licks Advogados. (Clique aqui)

Migas

1 - STJ - Indenização por uso indevido de marca não exige prova de má-fé. (Clique aqui)

2 - STJ - Responsabilidade contratual e extracontratual prescreve em três anos. (Clique aqui)

3 - STJ - Cabe ao credor provar que pequena propriedade rural é penhorável. (Clique aqui)

4 - TRT da 8ª região edita súmula sobre legitimidade de sindicatos em ações coletivas. (Clique aqui)

5 - TRT da 23ª região - Acidente de trabalho sem culpa do empregador não enseja danos morais e materiais. (Clique aqui)

6 - MG - Mulher terá em seu documento civil o nome da mãe biológica e da mãe adotiva. (Clique aqui)

7 - Boa Vista Serviços S/A - Títulos protestados acumulam alta de 24,9% no ano. (Clique aqui)

______________

Cumprimento de decisão

O advogado Mike Barros de Carvalho Silva, do escritório Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados, trata da aplicação de medidas atípicas para garantir o cumprimento de decisão judicial nos casos de obrigações pecuniárias, com fundamento no artigo 139, IV do CPC. (Clique aqui)

Responsabilidade

O advogado Marcus Vinicius Boreggio, do escritório Pedroso Advogados Associados, discorre sobre a responsabilidade tributária dos sócios, administradores e terceiros e o artigo 8º do decreto-lei 1.736/79, que dispõe sobre débitos para com a Fazenda. (Clique aqui)

Recuperação judicial

A advogada Paula Lôbo Naslavsky, do escritório da Fonte, Advogados, fala do momento certo de buscar a recuperação judicial e alguns ajustes urgentes no ambiente de aplicação da lei 11.101/05. (Clique aqui)

Carf - Créditos bilionários

O advogado Tadeu Puretz Iglesias, do escritório Salusse Marangoni Advogados, faz uma análise do atual cenário de cobrança judicial de dívidas tributárias sob o prisma da legislação processual em vigor, tendo como pano de fundo as recentes transformações no Carf em consequência da operação Zelotes. (Clique aqui)

Pacote anticorrupção

Coordenadora pedagógica do IOB Concursos, Luciana Pimenta trata das alterações no pacote anticorrupção e a deturpação da democracia. (Clique aqui)

Indicadores financeiros

Project owner do SAJ ADV - Software Jurídico, Luciano Martins fala dos indicadores financeiros aplicados na gestão de escritório de advocacia. (Clique aqui)

A voz e a vez do povo

"A voz e a vez do povo" é o texto assinado pelo promotor de Justiça aposentado Eudes Quintino de Oliveira Júnior. Para ele, a necessidade de se conviver intensamente com a democracia fez com que o povo adquirisse perfeita sintonia e maturidade suficiente para fazer das ruas seu habitat natural e desfilar as justas pretensões da cidadania. (Clique aqui)

Inglês jurídico

Na coluna de hoje, Luciana Carvalho explica o termo "foreseeability", que significa capacidade de antecipar fato/dano. (Clique aqui)

______________

  • Migalhas Mundo

Escolha

Advogada especialista em perfuração de petróleo deverá ser a escolha de Trump para o Departamento do Interior. (MI - clique aqui)

Esta e outras no Migalhas International de hoje. (Clique aqui)

______________

Promoção - Correspondentes Migalhas

Neste fim de ano, Migalhas presenteia os correspondentes que renovarem ou contratarem uma cidade pelo plano de 6 meses com outra localidade por 4 meses. Não perca esta oportunidade e amplie seus contatos. Confira o regulamento. (Clique aqui)

Pro Bono

O Instituto Maria Clara, por meio da equipe de Direito Penal do Siqueira Castro Advogados, fechou parceria com o Instituto Pro Bono em um projeto pioneiro visando à capacitação do atendimento voluntário nas audiências de custódia realizadas na periferia de São Paulo. Os trabalhos, ainda em fase embrionária, terão início no ano que vem no município de Itapecerica da Serra.

Baú migalheiro

Há 48 anos, no dia 12 de dezembro de 1968, o ministro Gonçalves de Oliveira foi empossado presidente do STF. (Compartilhe)

Sorteio

Na obra "A Tributação Sobre o Comércio Interestadual" (Quartier Latin - 157p.), o advogado Guilherme de Almeida Henriques aborda o princípio da unidade federativa na jurisprudência da Suprema Corte norte-americana entre outros assuntos. O autor brinda um leitor migalheiro com seu exemplar. (Clique aqui)

Lançamentos

Hoje, o advogado Pedro Guilherme Gonçalves de Souza, da banca SABZ Advogados, e a Editora Quartier Latin lançam a obra "Obrigação Tributária e Segurança Jurídica". O evento será em SP, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, das 18 às 22h. (Clique aqui)

No próximo dia 15, os advogados Alcides Telles Júnior e José Carlos Barbuio lançam o livro "O que faz sentido?". O evento será em Ribeirão Preto/SP, na livraria Paraler (rua Capitão Adélmio Norberto da Silva, 786), das 18h30 e 21h30.

No próximo dia 17, a Editora Del Rey lança a obra "Dores do Indaiá, minha terra", de Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza. O evento será em BH, na Livraria Del Rey, das 10 às 14h. (Clique aqui)

Acabam de ser lançados três livros no escritório Simões Advogados : "Stock Options- os Planos de Opções de Ações e sua Tributação", de Thiago Taborda Simões ; "Planejamento Financeiro e Seguridade Social", de Karina Alves ; e "Contribuições: Análise Constitucional à Luz do Princípio Federativo", de Guilherme Peloso Araujo.

Migalhíssimas

Leonardo Barém Leite, sócio da área empresarial do escritório Almeida Advogados, em SP, será o presidente de mesa e coordenador dos trabalhos do seminário "Mediação em Questões Societárias", realizado pela Comissão de Direito Societário, da qual é o presidente. O seminário acontece amanhã, das 19 às 21h, na própria sede da OAB/Pinheiros. As inscrições são gratuitas, mediante doação social, junto a própria OAB - e devem ser realizadas previamente. (Clique aqui)

Paulo Campana, sócio conselheiro do Departamento de Insolvência de Felsberg Advogados, integrou o grupo de trabalho para discutir a lei modelo da UNCITRAL sobre secured transactions, na sede da ONU em Viena, na Áustria, entre os dias 5 e 9/12. O advogado fez parte de delegação do International Insolvency Institute III, uma das ONGs que participam periodicamente em grupos de trabalho da UNCITRAL como especialistas no assunto.

Renaldo Limiro, da banca Limiro Advogados Associados, lança o curso "Recuperação Judicial ME e EPP", de aproveitamento geral para todos os segmentos empresariais. As vagas são limitadas e as inscrições somente poderão ser feitas a partir de hoje, via internet, pelo site, e durante um pequeno espaço de tempo, pois é um curso que é ministrado uma única vez ao ano. (Clique aqui)

Concorra

A Sodepe Brasil oferece uma vaga-cortesia para o curso "Relevantes Teses Tributárias - Importante instrumento para enfrentamento da crise !", dia 19/12, em SP. (Clique aqui)

Direito Constitucional

O curso de especialização "Direito Constitucional", da PUC-SP, consiste em um estudo aprofundado com relação à Constituição como Constituição no século XXI ; a relação entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário na Ordem Constitucional brasileira, a composição dos Tribunais Superiores ; o controle da constitucionalidade, os direitos e as garantias fundamentais ; a internacionalização dos direitos e a ordem econômica e social. (Clique aqui)

Direito Administrativo Econômico

Estão abertas as inscrições para o curso de especialização em "Direito Administrativo Econômico", do Instituto de Direito da PUC-Rio. O curso será oferecido na unidade da Gávea, aos sábados, das 8 às 17h. (Clique aqui)

Holding familiar

Com o objetivo de proporcionar uma melhor visão sobre o tema "Holding familiar - A importância de conhecer suas vantagens", foi criada a apostila virtual e o treinamento "In Company". Confira e concorra a uma apostila. (Clique aqui)

Prêmio

Sorteio de obra : O exemplar de "Modulação & STF" (Lumen Juris- 510p.), de Fábio Martins de Andrade, vai para o advogado Roberto de Magalhães da Rocha, de Ipanema/MG. (Clique aqui)

______________

Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de : ministra Assusete Magalhães, do STJ ; Renato Sandreschi Sartorelli, desembargador do TJ/SP ; Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados ; Carlos Eduardo Lucarelli, do departamento jurídico da Zelo ; Grasiela Monteiro, do departamento jurídico do Grupo MGB ; Paulo Piloto, do departamento jurídico da BRF ; Ricardo Rodrigues Bardella, do departamento jurídico do Magazine Luiza ; professor Eurico Marcos Diniz De Santi, do escritório Santi & Estevão Advogados ; Oziel Estevão, do escritório Santi & Estevão Advogados ; Sylvio do Amaral Rocha Filho, do escritório Amaral Rocha Sociedade de Advogados ; Paulo Vestim Grande, do escritório Tatit & Grande Sociedade de Advogados ; Eduardo Mayr Advogados ; Advocacia Lucimara Rosa Jimenes ; Adriano & Débora Anne Advogados ; Ello Engenharia & Segurança do Trabalho ; Silvia Mantovani ; Edson Coutinho ; Karla Sobieski ; Rodolfo José Lopes Silva ; Irmann Regina Genari ; Rodrigo Guerra ; Jundson dos Santos Silva ; Leandro Correia Alves ; Cesar Ambrósio Colombo Molteni ; Jackson Garlandes Souza da Cruz ; Thiago Alvares ; Fernanda Teodora Sales de Carvalho ; Ana Cristina da Silva ; Luiz Módolo ; Zilpa de Carvalho.

______________

Migalhas também é cultura !

Padre Antônio Vieira
Luís Roberto Barroso
Joaquim Nabuco
Paulo Bomfim
Lima Barreto

Olavo Bilac
Bernardo Guimarães
Camilo Castelo Branco
Aluísio Azevedo
Bastos Tigre
Rui Barbosa

Machado de Assis
Euclides da Cunha
Eça de Queirós
José de Alencar

Clique aqui

____________

Mural Migalhas

Veja abaixo as cidades carentes de profissionais :

BA/Ibititá
MA/Sucupira do Norte
PE/Ibimirim
PE/Lagoa Grande

Clique aqui e cadastre-se como um Correspondente Migalhas.

____________

Agenda

  • São Paulo

12/12/16 - Procedimentos Especiais e o Novo CPC
12/12/16 - Desconsideração da Personalidade Jurídica no Novo CPC
12/12/16 - Contratos e Provas Eletrônicas
12/12/16 - Cobrança por Telefone - Como recuperar seus créditos e não perder o cliente em tempos de crise
12/12/16 - Pré-LL.M : Concentrações e Cooperações Interempresariais
13/12/16 - Auditoria Jurídica de Contratos
13/12/16 - Prova Pericial no Novo CPC
13/12/16 - Elaboração da Petição Inicial e das Respostas do Réu à Luz do CPC/2015
13/12/16 - Retrospectiva Trabalhista 2016 : Alterações Legislativas e Jurisprudenciais
13/12/16 - Benefícios Fiscais para Constituição de Empresas Brasileiras no Paraguai
14/12/16 - Teoria Geral do Peticionamento Eletrônico na Justiça do Trabalho (PJE-JT)
14/12/16 - Novo Simples Nacional - Conforme a LC 55/16 e 27/10/16
15/12/16 - Audiência de Instrução e Julgamento no Novo CPC
15/12/16 - O Novo Processo do Trabalho e sua aplicação prática de acordo com o NCPC/15
15/12/16 - Gestão Patrimonial
19/12/16 - Relevantes Teses Tributárias - Importante instrumento para enfrentamento da crise!
20/12/16 - Planejamento Tributário na Prática - Estratégias de Redução de Custos para 2017

Clique aqui

____________

Migalhas Clipping

CartaCapital

"Os três poderes em ação"

IstoÉ Dinheiro

"Empreendedores do ano"

IstoÉ

"Dilma mandou Odebrecht pagar R$4 milhões a Gleisi"

Época

"O imperador do Senado"

The New York Times - EUA

"C.I.A. Judgment on Russia Built on Swell of Evidence"

The Washington Post - EUA

"Growing call for probe of Russia"

Corriere Della Sera - Itália

"Incarico a Gentiloni, sfida sui ministri"

Le Figaro - França

"Les socialistes bousculés par l'offensive Macron"

Clarín - Argentina

"Militares custodiarían represas para que más gendarmes vayan al GBA"

El País - Espanha

"Las autonomías recibirán en 2017 más dinero que antes de la crisis"

Público - Portugal

"Governo Passos congelou alertas das Finanças até perto das eleições"

Die Welt - Alemanha

"Umweltministerin bringt neue Abwrackprämie ins Spiel"

The Guardian - Inglaterra

"NHS beds crisis exiles children to Scotland for specialist care"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"'Não sou candidato e especulações só atrapalham o País'"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Marina é líder em todos os cenários de 2º turno"

O Globo - Rio de Janeiro

"Para conter crise, Temer aposta em saída econômica"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Dias de tensão"

Correio Braziliense - Brasília

"Governo tenta sair do foco das delações"

Gazeta do Povo - Paraná

"Planalto vai contestar delação de ex-executivo da Odebrecht"

Zero Hora - Porto Alegre

"Caiu"

O Povo - Ceará

"Pressão aumenta e Temer prepara 'pacote de bondades'"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Na Série A e na Sula"

___________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· JBS
· McDonald's
· MercadoLivre
· Souza Cruz
· Suzano Papel e Celulose
· Vivo
· Bradesco S/A
· Cosan
· Google

Escritórios :

· Ferraz de Camargo e Bugelli Advogados
· Ferraz dos Passos Advocacia e Consultoria
· Ferreira e Chagas Advogados
· Ferreira Pinto, Cordeiro, Santos e Maia Advogados Associados
· Ferriani e Jamal Sociedade de Advogados
· Fialdini Einsfeld Advogados
· Figueiredo & Velloso Advogados Associados
· Flavio Antunes, Sociedade de Advogados
· FM Almeida | Advogados
· Fraga & Trigo Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Francisco Ortigão Advogados
· Freire e Advogados Associados
· FSSG - Farina, Sampaio, Suleibe e Giraldes Sociedade de Advogados
· Fulan e Gonçalves Advogados Associados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Gaiofato e Galvão Advogados Associados
· Galdino, Coelho, Mendes Advogados (GCM)
· Gama Malcher Consultores Associados
· Gamil Föppel Advogados Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Garcia, Soares de Melo e Weberman Advogados Associados
· Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· GVM - Guimarães & Vieira de Mello Advogados
· Goffi Scartezzini Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda & Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Gouvêa Vieira Advogados
· Grandino Rodas Advogados
· Greco Filho Sociedade de Advogados
· Guedes Nunes, Oliveira e Roquim Sociedade de Advogados
· Guerra Advogados Associados
· Guimarães Levinsohn Advogados Associados
· Gustavo Tepedino Advogados
· Gutierrez Advocacia
· Harada Advogados Associados
· Hesketh Advogados
· Homero Costa Advogados
· Ibaneis Advocacia e Consultoria
· Ivan Mercêdo Moreira Sociedade de Advogados
· JBM Advogados
· José Anchieta da Silva Advocacia - JASA
· José Delgado & Dutra Advogados
· José Roberto Batochio Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Jubilut Junior Sociedade de Advogados
· Junqueira Gomide & Guedes Advogados Associados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados

· Justino de Oliveira Advogados

· Katzwinkel & Advogados Associados

·
Kauffmann, Soares e Rebehy Advogados

· Kincaid | Mendes Vianna Advogados
· Küster Machado - Advogados Associados
· L. A. Machado Advogados Associados
· Lacerda Gama Advogados Associados
· Lara & Coelho Advogados Associados
· Lara Lorena Ferreira Sociedade de Advogados
· Lazzareschi, Hilal, Bolina & Rocha Advogados
· Lefosse Advogados
· Lehmann, Warde & Monteiro de Castro Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leonardo Isaac Yarochewsky Advogados Associados
· Licks Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo Advogados
· Lima & Londero Advogados
· Lima Pires de Godoy Sociedade de Advogados
· Limiro Advogados Associados
· Limongi Sociedade de Advogados
· Lodovico Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Loguercio, Beiro e Surian Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· LTSA Advogados
· Lucia Mugayar Advocacia, Consultoria e Mediação
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Lucon Advogados
· Luiz Leonardos Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Meggiolaro e Prado - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques Sociedade de Advogados
· Manhães Moreira & Ciconelo - Sociedade de Advogados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Marcelo Tostes Advogados
· Márcio Casado & Advogados
· Maria Ednalva de Lima Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Matarasso Advogados
· Martinelli Advogados
· Martorelli Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mauro Caramico Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· MCP| advogados - Machado, Castro e Peret
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Meister Scorsim Advocacia
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Reale Júnior Sociedade de Advogados
· MLD - Mário Luiz Delgado Advogados
· Montaury Pimenta, Machado & Vieira de Mello Advogados
· Moraes Pitombo Advogados
· Moro e Scalamandré Advocacia
· MoselloLima Advocacia
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Muriel Medici Franco Advogados
· Mussi, Faroni & Ogawa Advogados
· Muylaert, Livingston e Kok Advogados
· Nelio Machado Advogados
· Nelson Wilians & Advogados Associados
· Nery Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilo Batista e Advogados Associados
· Nilson Naves Advogados Associados
· Nomura Riva Bressanim e Yoo Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Ohno Advogados
· Olimpio e Puccia - Advogados Associados
· Oliveira Matos Advogados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Opice Blum, Bruno, Abrusio e Vainzof Advogados Associados
· Pacífico, Advogados Associados
· Paixão Côrtes e Advogados Associados
· Palomares, Vieira, Frota e Nunes, Advogados e Consultores Legais
· Paulo Roberto Joaquim dos Reis Advogados Associados
· Pedroso Advogados Associados
· Peixoto & Cury Advogados
· Penteado Mendonça e Char Advocacia
· Peregrino Neto Advogados
· Pereira de Carvalho e Monteiro Galvão Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados
· Pereira Pulici Advogados
· Perlman Vidigal Godoy Advogados
· Pestana e Villasbôas Arruda Advogados
· Petraroli Advogados Associados
· Pinheiro, Mourão, Raso e Araújo Filho Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires & Gonçalves - Advogados Associados
· Podval, Antun, Indalecio, Raffaini, Beraldo e Advogados
· Podval, Teixeira, Ferreira, Serrano, Cavalcante Advogados
· Pontes, Chaves, Campista, Brant Advogados
· Portugal Ribeiro Advogados
· Proença Fernandes Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Queiroz e Lautenschläger Advogados
· Queiroz & Meirelles Sociedade de Advogados
· Rachid Maluf Advocacia e Consultoria
· Rahal, Carnelós e Vargas do Amaral Advogados

· Ráo, Pires & Lago Advogados
· Rayes Advogados Associados
· Rayes & Fagundes Advogados Associados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados
· Reis Mundim Sociedade de Advogados
· Reis, Tôrres, Florêncio, Corrêa e Oliveira Advocacia
· Roberto Caldas, Mauro Menezes & Advogados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rocha, Marinho e Sales Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rolim, Viotti & Leite Campos Advogados
· Ronaldo Martins & Advogados
· Roncato Advogados
· Rosas Advogados
· Rubens Naves Santos Jr. Advogados
· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho Advogados
· SABZ Advogados
· Sacha Calmon - Misabel Derzi Consultores e Advogados
· Saeki Advogados
· Salusse Marangoni Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sarmento e Silva Advogados Associados
· Saulo Ramos Rocha Barros Sandoval Advogados
·
Sheldrick & Co
· Schreiber Domingues Cintra Lins e Silva Advogados
· Scolari Neto & Oliveira Filho Advogados
· Sica & Quito Sociedade de Advogados
· Silva Telles Advogados - Dras. Maria Eugenia e Olivia Raposo da Silva Telles
· Silveira, Ribeiro e Advogados Associados
· Silveiro Advogados
· Simões Advogados
· Siqueira Castro Advogados
· SMGA Advogados
· Soares de Oliveira Advogados Associados
· Souza Cescon Advogados
· Sociedade de Advogados Sepúlveda Pertence
· Stocche Forbes Advogados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Teixeira Ferreira e Serrano Advogados
· Teixeira Fortes Advogados Associados
· Teixeira, Martins & Advogados
· Tepedino, Migliore, Berezowski e Poppa Advogados
· Terra Tavares Ferrari Advogados
· Tess Advogados
· Tibúrcio Advogados
· Timoner e Novaes Advogados
· Thiollier, Panella Advogados
· Thomas Law Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tofic Simantob Advogados
· Tojal | Renault Advogados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Torreão Braz Advogados
· Torres|Falavigna Advogados
· Tortoro, Madureira e Fernandes Advogados
· Tovo Advogados
· TozziniFreire Advogados
· Trajano Neto e Paciornik Advogados
· Traldi e Saggioro Sociedade de Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Urbano Vitalino Advogados
· Urquiza, Pimentel e Fonti Advogados
· Vanuza Sampaio Advogados Associados
· Velloza & Girotto Advogados Associados
· Vieira, Cruz Advogados
· Vilardi & Advogados Associados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Villemor Amaral Advogados
· Viseu Advogados
· Vitor Costa Advogados
· Vollet Filho, Alves Santos & Iegoroff Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Walney Abreu Advogados Associados
· Wambier & Arruda Alvim Wambier Advocacia e Consultoria Jurídica
· Weyll & Midon Advogados
· Yarshell e Camargo Advogados
· Zamari e Marcondes Advogados Associados S/C
· Zulaiê Cobra Ribeiro - Sociedade de Advogados
· Zürcher, Ribeiro Filho, Pires Oliveira Dias e Freire | Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· A. S. Azevedo Advogados Associados
· Abdala, Castilho & Fernandes Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Criminal Leônidas Scholz
· Advocacia Fernando Rudge Leite
· Advocacia Fontes Advogados Associados S/S

· Advocacia Gandra Martins
· Advocacia Gonçalves Coelho
· Advocacia Hamilton de Oliveira
· Advocacia José Del Chiaro
· Advocacia Maciel
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Portugal Gouvêa
· Advocacia Salomone
· Advocacia Sandoval Filho

· Advocacia Velloso
· Affonso Ferreira Advogados
· Aidar Advogados
· AJ Law Advogados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Albuquerque Pinto Advogados
Algranti e Mourão Advogados Associados
· Almeida Advogados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Guilherme Advogados Associados
· Almeida Neto & Aranha de Camargo Advogados Associados
· Alves de Oliveira e Salles Vanni Advogados Associados
· Amaral Gurgel Advogados
· Américo Angélico Sociedade de Advogados
· Ana Flávia Magno Sandoval - Attorney & Counselor at Law
· Ana Paula Gordilho Pessoa e Advogados Associados
· Ancelmo Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Angélico Advogados
· Antonio Miguel Aith Neto, Sociedade de Advogados
· Aparecido Inácio e Pereira Advogados Associados
· Approbato Machado Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Arnaldo Lima & Barbosa Moreira Advogados e Consultores
· Arns de Oliveira & Andreazza Advogados Associados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Arruda Dias Lemos Advogados
· Arthur Lavigne Advogados Associados
· Arystóbulo Freitas Advogados
· ASBZ Advogados
· Asfor, Gomes de Matos Advogados Associados

· Ayres Ribeiro Advogados

· Azevedo Sette Advogados
· Badaró Almeida & Advogados Associados
· Balducci Sociedade de Advogados
· Barbero Advogados
· Barcellos Tucunduva Advogados
· Barioni e Carvalho - Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Rodriguez e Vargas Advogados
· Barros Ribeiro Advogados Associados
· Barroso Fontelles, Barcellos, Mendonça & Associados
· Basilio Advogados
· Bastos-Tigre, Coelho da Rocha e Lopes Advogados
· Battaglia, Lourenzon & Pedrosa Advogados Associados
· Bella Martinez Advogados
· Bento, Muniz & Monteiro Advocacia
· Bertol Advogados Associados
· BGR Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara Advogados
· Binenbojm, Gama & Carvalho Britto Advocacia
· BMA - Barbosa, Müssnich, Aragão
· Boccuzzi Advogados Associados
· Borges Neto, Advogados Associados
· Bornholdt Advogados
· Bosisio Advogados
· Bottini & Tamasauskas Advogados
· Braga & Moreno Consultores e Advogados
· Braga Nascimento e Zilio Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz & Pessoa Advogados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Bueno Barbosa Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Cabral Gomes & Thronicke Advogados Associados
· Caldeira, Lôbo e Ottoni Advogados Associados
· Camargo Lima, Sinigallia e Moreira Lopes Advogados
· Cammarosano Advogados Associados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Caodaglio & Associados Advogados
· Capano, Passafaro Advogados Associados
· Carla Domenico & Ana Lúcia Penón Escritório de Advogados
· Carvalho, Machado e Timm Advogados
· Carvalho Pereira Pires, Fortini e Rossi e Sejas Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castier/Abelha Advogados
· Castellar Guimarães Advogados Associados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Celso Cordeiro & Marco Aurélio de Carvalho Advogados
· Cerdeira Rocha Advogados e Consultores Legais
· Cesar Asfor Rocha Advogados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· C&V Gomes Sociedade de Advogados
· Chaves Alves e Salomi Sociedade de Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chenut Oliveira Santiago Sociedade de Advogados
· Chediak, Lopes da Costa, Cristofaro, Menezes Côrtes, Rennó, Aragão - Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Chiarottino e Nicoletti - Advogados
· Chiavassa Advogadas Associadas
· Choaib, Paiva e Justo Advogados Associados
· Cláudia Seixas Sociedade de Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· CMMM - Carmona Maya, Martins e Medeiros Advogados
· Coelho, Dalle & Rands Advogados
· Comparato, Nunes, Federici & Pimentel Advogados
· Coppola, Dutra Rodrigues e Gago Barbosa Advogados
· Correia da Silva Advogados
· Costa, Coelho Araujo e Zaclis Advogados
· Costa, Martins, Meira e Rinaldi Advogados
· Costa e Tavares Paes Sociedade de Advogados
· Cotrim Advogados Associados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Da Costa & Nosé Advogados
· da Fonte, Advogados
· Daniel Legal & IP Strategy
· Dannemann Siemsen Advogados
· Daudt, Castro e Gallotti Olinto Advogados
· David Rechulski, Advogados
· Décio Freire e Associados
· Decoussau Tilkian Advogados
· Deda LLG Advogados
· Demarest Advogados
· Denis Borges Barbosa Advogados
· Denise Vargas Advocacia
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias Carneiro, Flores, Sanches, Turkienicz, Amendola, Waisberg e Thomaz Bastos Advogados
· Dias de Souza Advogados Associados
· Dinamarco, Rossi, Beraldo & Bedaque Advocacia
· Do Val e Nascimento Sociedade de Advogados
· Duarte e Tonetti Advogados Associados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· D'Urso e Borges Advogados Associados
· Duclerc Verçosa Advogados Associados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Elton Fernandes Advogados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório de Advocacia Célio Avelino de Andrade
· Escritório Professor René Dotti
· Esteves Sá Advocacia e Assessoria Jurídica
· Fachin Advogados Associados
· Falcioni Advogados Associados
· Falletti & Penteado Advogados
· Faragone Advogados Associados
· Favetti Sociedade de Advogados
· FCSC Advogados
· Felsberg Advogados
· Fernandes, Figueiredo, Françoso e Petros Advogados

____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Universidade Nove de Julho - UNINOVE
· VFK Cursos Jurídicos
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABDCONST - Academia Brasileira de Direito Constitucional
· ABLJ - Academia Brasileira de Letras Jurídicas
· ACTbr - Aliança de Controle do Tabagismo
· AFMS Eventos
· ALAE - Aliança de Advocacia Empresarial
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· Arbitranet - Câmara de Arbitragem Online
· Art Presse Comunicação Empresarial
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Associação Brasileira de Advogados Trabalhistas - ABRAT
· ATS Tecnologia
· Auditoria Jurídica
· Boa Vista Serviços S/A
· BONNJUR - Distribuição de Boletins Jurídicos Ltda EPPl
· CAMARB - Câmara de Arbitragem Empresarial - Brasil
· CBMA - Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem
· CDT - Centro de Estudos e Distribuição de Títulos e Documentos de SP
· CEDES - Centro de Estudos de Direito Econômico e Social
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Cetip
· CEU-IICS Escola de Direito
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· Colégio Notarial do Brasil - Seção São Paulo (CNB-SP)
· Colégio Registral Imobiliário do Estado de Minas Gerais - CORI/MG
· Conserto Consultoria
· Damásio Educacional
· DocWise
· Editora Del Rey
· Editora JH Mizuno
· Editora Lex
· Editora Noeses Ltda.
· Editora Quartier Latin
· Editora Saraiva
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· FACAMP
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV Direito SP
· Forum Cebefi
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Grupo Gen - Editoras Forense, Método e Atlas
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IbiJus - Instituto Brasileiro de Direito
· IBMEC/MG
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEPREV - Instituto de Estudos Previdenciários
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Insper
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Brasiliense de Direito Aplicado - IDA
· Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP
· Instituto de Direito da PUC-Rio
· Instituto de Direito Público de São Paulo - IDP | São Paulo
· Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo - IHGSP
· Instituto Ling
· Instituto Victor Nunes Leal - IVNL
· Intelecto Editora
· Intelecto Soluções Inteligentes
· IOB Concursos
· LEC - Legal, Ethics & Compliance
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· NetLex
· NK Contabilidade
· OAB/MG - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais
· OAB/MS - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Mato Grosso do Sul
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/RJ - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Rio de Janeiro
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Penso Tecnologia
· ProJuris - Software Jurídico
· PUC-SP - Especialização, MBA e Extensão
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· Rede de Ensino LFG
· SAJ ADV - Software Jurídico
· SINSA - Sindicato das Sociedades de Advogados dos Estados de São Paulo e Rio de Janeiro
· Sinthoresp
· Sodepe Brasil
· Solmark Assessoria em Propriedade Intelectual Ltda.
· Target English, Inglês Instrumental
· Thelema Coaching para Advogados
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial CHECKPOINT
· Thomson Reuters, por meio de seu selo editorial Revista dos Tribunais
· TradJuris
· Trevisan Editora
· Trevisan Escola de Negócios

_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR