INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.474

MIGALHAS nº 1.474

Sexta-feira, 11 de agosto de 2006 - Migalhas nº 1.474 - Fechamento às 7h.

 

"Quando vires um rico, não lhe perguntes como ganhou : pergunta-lhe como passou. A riqueza é sempre filha da economia."

General Arouche

Aviso

As próximas migalhas são inusitadas, trazendo em seu bojo algo saudoso. Neste onze de agosto, voltamos no tempo. Ao final das notas, a devida postila.

Apontamentos

O Brasil está situado na parte mais oriental da América do Sul e compreende 1/15 da superfície terrestre do globo, 1/5 do novo mundo e mais de 3/7 da América Nacional. A sua costa tem a extensão de 1,200 legoas, 7.920 kil. Segundo a estimativa do barão de Humboldt, é calculada a sua area em 2.311.974 milhas quadradas de 60 ao grau, 7.952.344 kil. quadrados. A area de S. Paulo é de 10.120 legoas quadradas, 440.827 kil. quadrados.

Estatísticas  

Em Dezembro de 1879 existiam na penitenciaria de S. Paulo 166 criminosos, sendo 153 homens e 13 mulheres.

Informe

O advogado - Dr. João de Cerqueira Mendes  - Belém do Descalvado  - Encarrega-se de causas crimes, cíveis e commerciaes, não só neste termo, como nos de Pirassununga, S. Carlos do Pinhal, S. Simão e Ribeirão Preto.

Migalhas quentes

Conheça a estoria de Thomazinho, um erro judiciário. (clique aqui)

Lentes da Academia

Clique aqui para ler as Memórias sobre A Faculdade de Direito da Cidade de São Paulo, assinadas por M. E. A. Marques.

Migalhas dos leitores - O que é uma eleição no Brazil

"Ninguém ousará negar que uma eleição entre nós importa sempre uma calamidade ao paiz. Quem não tem visto, quem não tem experimentado essa febre ardente com seus delirios e tresvarios, com suas noites de insomnia, com seus dias de constante preoccupação ?!... essa febre que similha a hydrophobia em seus periodo mais impetuoso, o mais horripilante e o mais medonho ? ! Quem - espectador ou actor - não tem visto essa luta, luta universal de um povo de irmãos encanzinados, luta da immoralidade contra os sãos principios, em que o pobre e o fraco são comprados e corrompidos pelo rico e o forte, em que o ladrão das cidades saltêa as consciencias, em que o venal infame vende o mais sagrado dos direitos, em que o capanga vende o braço mercenario - luta em que cada irmão, como Caim, arma o braço contra o irmão - luta de intrigas, de odios, de paixões desencadeadas, similhando o furor dos elementos em procella - luta em que os combustíveis se amontoam aos mil, e a explosão a mais terrivel póde a todo momento ser operada pela centelha a mais despresivel - luta de desgraças, de desolações, de lagrimas, e, não poucas vezes, de sangue ? ! Guaratinguetá - 1859."
C. de Macedo

Informe

Dr. Antonio Carlos - advogado - São Paulo - Campinas - F. Quirino dos Santos - advogado - Campos Salles - advogado - Campinas - Drs. Americo Brasiliense e José Rubino de Oliveira - advogados - São Paulo -  F. Paula Leme - advogado - Bethlem de Jundiahy - Bernardino de Campos - advogado - Amparo - Dr. Leite Moraes - advogado - Araraquara

Os primeiros bacharéis

Em 21 de Outubro de 1831 deu-se a formatura dos primeiros seis bacharéis, que tomaram gráo pelo curso jurídico de S. Paulo.  Foram elles:

Antonio de Cerqueira Carvalho da Cunha Pinto Junior, da Bahia.
Antonio Joaquim de Siqueira, do Rio de Janeiro.
Antonio Simões da Silva, da Bahia.
Francisco Alves de Brito, idem.
Manoel Vieira Tosta, idem.
Paulino José Soares de Souza, nascido em França.

Em 1832 o numero dos formados elevou-se a 35, entre os quaes contavam-se 12 paulistas.

____________

Informe

S. Paulo - Loja do bom gosto - Rua de Palacio (Largo do Mercado novo) n. 65 - de Caetano José Fernandes - Tem sempre um variado sortimento de fazendas finas e modas, sedas, roupas brancas - para homens e senhoras - Encontra-se sempre um variado sortimento de luvas de pellica brancas e de cores - Recebe constantemente novidades em modas

Migalhas de peso

Rangel Prestana faz sua mesura "hoje" ao "Dr. Americo Brasiliense". Faça a gentileza de clicar aqui para imediato caminho à prazerosa leitura. 

A traços largos

Paulo Eiró - Em Maio de 1871 morria no hospicio de alienados em São Paulo, aquelle desditoso moço. Cursou durante algum tempo as aulas do Seminario Episcopal, conseguindo pouco depois, matricular-se no primeiro ano da Faculdade de Direito. Não chegou ao fim da carreira ; deu os primeiros passos, e encontrou a loucura. Param esparsas muitas producções desse infeliz poeta, que de bôa nota, e merecida, gozou na republica litteraria. As suas poesias revelam talento e suave inspiração. Pena é, que andem por ahi - dispersas, sem que encontrem mão caridosa que as enfeixe, como em precioso ramalhete para literatura nacional. No naufragio da loucura a sua razão eclypsou-se ; convêm que as suas bellas producções não se abysmem na onda escura do esquecimento.

Trova popular

Com pena peguei na penna
Para com penna escrever,
Com penna escrevi penas
Com pennas hei de morrei.

Migalhas dos leitores - Lula

"Este notável mollusco, pertencente ao gênero dos cephálopodes e á família dos decápodes , e muito conhecido dos antigos, é encontrado em grande abundancia no mar da ilha de São Sebastião, nesta província, fazendo-se notar pelo avultado tamanho. Ao passo que no norte do Brazil as lulas não passam de cinco cetimetros, e tive occasião de observar esse curioso mollusco, causou-me impressão a particularidade muito singular ou o capricho da natureza, que se revela na combinação dos dous predicados - uma vesícula cheia de um liquido negro, a que o povo chama o tinteiro e uma penna - que se encontram reunidos no organismo desse bonito habitante do mar. E me aventuro a affirmar que, mais do que pela sua especial conformação e sua qualidade de alimento substancial e appetitoso, é por conter em si aquelles dous objectos que se tem o mencionado mollusco recommendado á atenção dos naturalistas. Consiste a penna, a que nos referimos, em uma substancia córnea e transparente, que constitue a vértebra do animal em todo o seu comprimento, e assemelha-se, mais ou menos, a uma pequena penna de ganso. O liquido negro contém-se em uma pequena vesícula, que se encontra perto co coração do molusco, e é perfeitamente semelhante á tinta preta; delle me tenho servido para escrever, e diz-se que na Europa é empregado nas artes. Esses dois objectos são causa de, em alguns logares, dar-se ao curioso animal, e não sem muita propriedade, o nome de escrivão ou escrevente. S. Sebastião, 23 de Abril de 1879." A. Ferreira Garcez

Informe

Emilio Rangel Pestana - encarrega-se de comprar e vender acções de companhias, apólices, casa, chácaras, terrenos, situações e fazendas, assim como promover hypothecas, cauções, alugueis, arrendamento de propriedades e outros negocios á consignação, tudo mediante rasoavel commisão. - 44 - Rua da Imperatriz - 44 - S. Paulo

John Deeere

O nome que ser de epigraphe a este escripto é o do fundador da grande fabrica de instrumentos agrícolas em Moline, no Illinois. Os arados d'essa fabrica já de há muito tempo gosam de grande fama no Illinois e são conhecidos na maior parte dos estados da União Americana. Narrar a historia da fabrica de arados de Moline seria fazer a biographia de um ferreiro, que graças á sua actividade e intelligencia, passou de simples operário que era a ser possuidor de um grande estabelecimento, aonde se apromtam por dia mais de 100 instrumentos agrícolas e aonde acham occupação varias centenas de operários.

Informe

Bierrembach & Irmão - Campinas - Officina movida a vapor - largo de Santa Cruz n. 40 - Fabricantes e importadores de machinas para a agricultura e industria - Officina de caldeireiro de ferro para o fabrico e concerto de machinas a vapor - Fundição de ferro e bronze - Têm sempre grande sortimento de peças soltas e fundem toda e qualquer peça que lhe fôr encommendada. Especialistas no fabrico de machinas de beneficiar café, burnidores, arados e cultivadores; debulhador de milho, matadores de formigas, moínhos, engenho de moer canna, ditos de serrar, prensas para mandioca, algodão, etc., etc.

Trova popular

A perdiz pia no campo
Comendo seu capimsinho.
Quem tem amor, anda magro,
Quem não tem, anda gordinho.

Estatísticas

Dentre os 41 presidentes que tem sido a provincia 29 governaram-na em nome do partido conservador e 12 em nome do partido liberal.

Informe

Antiga casa de Mme. Thereza  - L. Larose (Successor)  - Nesta conhecida casa, estabelecida ha vinte e quatro annos, encontra-se o mais completo sortimento de Charutos nacionaes e extrangeiros. Artigos para fumante. Grande sortimento de brinquedos. Perfumarias finas - E uma variedade de artigos que seria difficil designar. Preços os mais módicos por ser tudo comprado por correspondentes especiaes da caso. - 16 B - Rua dos Ourives - 16 B - Rio de Janeiro

Trova popular

Eu jurei, você jurou,
Jurei, juraste, juramos,
Eu quebrei, você quebrou,
Quebrei, quebraste, quebramos.

Sete palavras com tres lettras

Avô, Avó, Avo, Vôa, Vão, Ova, Váo.

Informe

Casa Bancaria  do dr. Theodoro Reichert - S. Paulo - Entrando esta casa no 14° anno de existência, continúa as transacções bancarias do costume, descontando letras com duas firmas, abrindo contas correntes garantidas, dando dinheiro sob penhor de ouro e prata. Recebe dinheiro a premio pela seguintes taxas : Pagável á vista 50,0 ao anno - A praso de 6 mezes 70,0 - A praso de 12 mezes 80,0. dr. Theodoro Reichert.

Migalhas de peso

"Alma nobre e pura, espirito vivaz e enthusiasta, coração eterno e apaixonado ; nasceu Silveira para ser um dia grande poeta e grande orador." É assim que  Paulo Egydio de Oliveira Carvalho se refere ao explicar quem foi dr. Joaquim Xavier da Silveira. Clique aqui para poder desfrutar da leitura do artigo. 

Informe

Ao Yankee - Deposito de generos Norte-Americanos  - S. Paulo - Rua Direita n. 2 A  - Neste estabelecimento, único em seu gênero, em S. Paulo, encontram-se as afamadas machinas de gazolina para illuminações particulares, pára-raios, bombas hydraulicas de todos os systhemas, encanamentos para água, gaz e esgotos, lampeoes de todos os systhemas, cadeiras de todas as qualidades, fogões economicos variados, artigos de ornamentação para jardins, utensis de cosinha, abundante sortimento, caixas de diversas ferramentas, machinas, campainhas electricas e telephones, escadas, apparelhos para gymnastica, lavatórios, e uma grande variedade de objectos de uso domestico, ainda não conhecidos nesta província. Recebem-se encommendas para a Europa e Estados Unidos  - Affonseca & C. - São Paulo.

Guia Medico

Para servir aos srs. fazendeiros na falta de profissionaes pelo Dr. Luiz Pereira Barreto. Exemplo : Croup. - Não existe o verdadeiro croup no Brazil, só temos o falso croup, molestia relativamente benigna, que cede com o tratamento da angina e da bronchite.

Informe

Elixir depurativo - Approvado pela exma, junta de hygiene e auctorisado por decreto imperial de 1871  - Tratamento radical das affecções syphiliticas, cancros, blenorrhagias, bobões, rheumatismo, bobas, ulceras, etc. - Grande purificador do sangue. Cura infallivel das empingens, dartros, escrofulas, manchas da pelle, espinhas, pustulosas, etc., etc. Optimo restaurador da saúde. Preparado pelo pharmaceutico e chimico  - Eugenio Marques Hollanda - Provincia do Piauhy - Imperio do Brazil - Preço de cada vidro - 5$000 - A dúzia - 50$000 - A venda na casa  - A.L. Garraux & C. - S. Paulo - 38 - Rua da Imperatriz - 38

______________

Jayme da Silva Telles

Dos apontamentos que devemos á amizade do finado cônego dr. Ildefonso Xavier Ferreira sobre os importantes acontecimentos políticos que se deram nesta província em 1821 - 1824, extrahimos um facto notável, talvez geralmente esquecido. Ei-lo:

"Em 1824, o coronel Francisco Ignácio, encarregado da gerencia da casa do finado brigadeiro Luiz Antonio, mandou o capitão Jayme, seu guarda-livros, para inspecionar e dirigir os engenhos de Piracicaba e Campinas, pertencentes á casa do dito brigadeiro.

Chegando Jayme a Piracicaba, o juiz ordinário suspeitando que elle fora para sublevar a escravatura, o prendeu e remetteu encorrentado para S. Paulo, dando parte ao dr. Medeiros, ouvidor de Ytú.

Este, logo que recebeu a communicação, mandou ordem, que se tirasse a corrente do preso, mas o portador não n'o alcançou.

Jayme entrou pela capital, fardado de capitão, e com a corrente ao pescoço!

Quem, como nós, contou o capitão Jayme entre os seus amigos; quem lhe conheceu a intelligencia e o caracter nobre e elevado dos antigos paulistas, melhor do que outros poderá apreciar como nauqeles bons tempos se respeitavam os direitos do cidadão neste paiz americano, onde a liberdade ensaiava timidamente os seus primeiros vôos. S. Roque - Maio de 1879. " Barão de Piratininga.

_________

Informe

Ubaldino do Amaral - advogado - Beco das Cancellas n. 1 - Rio de Janeiro

Receita para conservar viçosas as flores

Feito o ramo orvalha-se levemente com água e colloca-se n'uma jarra que contenha água de sabão, a qual avigora os talos e conserva as flores como cortadas recentemente da planta. Todas as manhãs deve seccar-se do ramo a água do sabão e volta-lo com as flores para baixo por espaço de alguns minutos. Depois orvalha-se de novo com água fresca e põe-se outra vez na de sabão, a qual deve ser renovada de três em três dias. Com este processo póde conservar-se um ramo de flores fresco e bonito como no primeiro dia por espaço de um mez ou talvez mais.

Aphorismo

"No mais grave dos homens ha uma fibra de histrião." Eça de Queiroz

Informe

Loja da China - Estabelecimento Especial de chá, cera e sementes - Está montado em condições de poder offerecer aos seus freguezes as mesmas vantagens dos principaes estabelecimentos da corte, para o que possue grande sortimento de Chá hysson, preto e verde e chá nacional, Em latas de todos os tamanhos e em caixas, cera em velas de todos os tamanhos e millagres de varios feitios - Sementes de hortaliças e flores, chocolate, sagu, tapioca, araruta, maisena, mate em pós e em folha, - objectos de escriptorio e outros muitos artigos. 24- Rua do Comercio - 24  - S. Paulo

___________

Soneto

Sou velho e sou casado, tenho filhas,
Advogo p'ra viver, e fui juiz,
Prézo e muito o valor do meu paiz,
E da Liberdade sempre sigo as trilhas.

Adoro deste mundo as maravilhas,
Sonhei na mocidade - era feliz!
Mas nunca abaixou-se-me a cerviz,
A mim jámais disseram: - tu te humilhas !

Sim ! mas aos Reis, aos fidalgotes,
Aos mandões e á troça semelhante
Que bruscamente mostram-se em magotes.

Hoje sinto-me ainda terno amante,
Olhando da janella os bellos dotes
De uma virgem palmeira verdejante.

Côrte - Agosto - 1880

____________

Informe

Fogão Americano - <> - Premiado em tres exposições universaes - Philadelphia em 1876 ; Pariz em 1878 ; e este anno na capital da Australia , por ser o melhor fogão que até hoje se tem conhecido. - No Brazil já estão bastante conhecidos e nesta capital cantam-se cerca de duzentos  destes magnificos fogões funccionando. - Deposito geral em S. Paulo - 52 A Rua da Imperatriz 52 A - Frederico A. Upton.

Datal

A installação da primeira assembléa legislativa provincial de S. Paulo deu-se a 2 de Fevereiro de 1835.

Trova popular

Todo o captivo procura
Ter a sua liberdade,
Eu procurei captiveiro
De minha livre vontade.

Deliciosa bebida

Deitem-se tres gemmas de ovo em uma grande taça, das de preparar punch, adicione-se-lhes um calice de bom cognac e meia colher de chá de biter d'Angostura. Bata-se tudo muito bem batido durante uns dez minutos, pelo menos, e continuando sempre a mecher, despeje-se-lhe uma garrafa de verdadeiro Champagne e depois... beba-se. É simplesmente uma cousa admiravel, dizem os inventores, capaz de resuscitar defuntos. Experimentem os incredulos, e mandem-nos para o anno um perú, pelo conselho.

Informe

VASELINE  - Pomada dos fabricantes Cherebruugh, Manufacture & C. - Essência de petróleo  - pura e altamente concentrada ; refinada sem destilação e sem agentes chimicos  - a mais hygienica - e perfeita para uso dos cabellos. Promove seu crescimento abundante e sem caspa.Também é utilíssima contra os defeitos da cútis e um emoliente sem egual. Em pacotes de cor azul. Á venda na drogaria de João Candido Martins & C.ª - 38 Rua S. Bento 38

Lição

Certo nobre, fallava muito, porém era pouco generoso. Uma dama em um dia que não estava satisfeita com o seu muito palrar, disse-lhe :  - O melhor senhor deste reino, seria vossa senhoria, se os cordões que tem a sua bolsa apertassem a sua bocca.

_____________

O Rábula

Não tem pelos formados sympatia ;
Usa cartola em dias de audiência,
Trajando fato preto, por decência,
Faz guerra sempre ao sello e á orthographia.

Traz narizes de cera em quantidade
Nas mais altas questões fazendo vasa,
E sendo escravagista em sua casa,
Canta idyllios na rua, á liberdade :

Uma questão pendente sempre a braços ;
Bate palmas nas boas decosões,
Que apertam-n'o ao cliente em doces laços :

Eis o homem das taes ardenações,
E si dou d'elle aqui ligeiros traços...
(Chapa)
Salvo também honrosas excepções.

Paraíso, 18 de junho de 1883.

A. Daniel do Prado.
______

Lição

A probidade, disse Blanchard, conduz vagarosamente ao templo da fortuna.

Informe

Escritório de Advocacia  - O Advogado  - Alfredo Silveira da Motta - encarrega-se de todos os negócios relativos á sua profissão, na capital e no interior - Também se incumbe de dependências nas repartições publicas, mediante módica com missão - Escriptorio : 19 Travessa do Rosario 19  - Residencia : 8 B Rua Aurora 8 B S. Paulo

Letigio interessante

Deu-se em tempo, na cidade de Ytú, em letigio entre partes, originado por uma data de terra, devoluta, sita onde hoje é o Pateo do Patrocínio, e cedida pela Câmara de então a uma d'ellas com a clausula expressa de, se durante o espaço de seis mezes a não fechasse, ficar sem effeito a doação. Como, porém, não o fizesse, a outra parte a pediu á referida Câmara, q eu também a cedeo, e estando este a levantar os muros, foi a obra embargada. Um rábula advogado do primeiro possuidor, sabendo que no dia seguinte tinha de fazer-se uma vestoria por parte da Câmara, aconselhou-o a que, para mostrar seu direito de posse, plantasse n'essa noite, (que foi chuvosa e de relâmpagos,) arvoredos por esse campo inculto. Este facto deu motivo a que o Capitão-mór Vicente da Costa Taques Goes e Aranha produzisse a poesia seguinte :

Hontem de tardesinha vi um campo,
Vestido de capin, nenhum arbusto ;
Hoje de manhã com assombro e susto
Troncos e fructos vi no mesmo campo.
Milagrosa foi a lua e pyrilampos,
Que tal milagre fez em uma noite ;
Mas não se livrará de algum açoite
O autor de tão rara pantomima,
Que quis cegar dos olhos a menina
Do perspicaz juiz de dia e noite.

Receita para matar pulgas

Pega-se n'uma pitada da rapé e põe-se sobre o mármore do fogão, da commoda, do aparador, ou de qualquer outro móvel. A pulga vem, váe ver o que aquilo é ; mette o nariz e cheira. Como o rapé é forte, a pulga espirra,- pshi ! Dá, porém, com o craneo no mármore e morre !

Um conselho util

Systema usado pelas engommadeiras parisienses para dar brilho aos engommados e toda apparencia nova aos tecidos, incluindo as rendas : Deitam-se em um jarro 60 grammas de gomma arábica, bem branca e limpa, e por cima um litro de água a ferver ; tapa-se me seguida e deixa-se repousar durante vinte e quatro horas ; côa-se então por uma cambraia fina e guarda'se em uma garrafa. Quando se quer usar basta dissolver uma pequena porção d'este liquido na gomma, preparada como se usa vulgarmente, para obter as vantagens acima declaradas, seja qual for a qualidade do tecido, com tanto que seja de linho ou algodão. Nas chitas e cretonnes é egual a sua influencia ; apresenta-as completamente novas. O tuttle e a mais fina cambraia podem egualmente supportar este mesmo processo. A porção empregada deve ser de uma colher de sobremesa, ingleza, para cada litro de gomma.

Trova popular

Si querem saber, eu conto
A vida de um desgraçado :
É querer bem sem ser querido,
Responder sem ser chamado.

Aphorismo

"O progresso é a lei geral do universo." E. Pelletan

A chicana forense

"De um livrinho, Guia do Juiz de Paz, escripto em 1829, pelo padre Diogo Antonio feijó, vae abaixo transcripto textualmente, e com a propria orthographia, o capitulo que serve de introdução ao mesmo :  INTRODUSAÕ - A Constitusaõ e a Lei quizeraõ impor silencio ao estrépito do Fôro Judicial ; e segurando quanto é compatível com a brevidade, os direitos do Cidadão. Prescreverão um processo simples, e natural ao Juis de Pál ; mas não tem acontecido asim. Os Rábulas, e ainda mesmo os Letrádos tem aconselhado um processo tortuozo, que vae tornando a Magistratura da Pás um flagelo, e origem de supérfluas despezas para o povo. Para obviar semelhante mal, e para que não caia em discredito um Instituisão, que tanto bem nos pode fazer, como faz prezentemente á Inglaterra, e a Fransa, ofereso minhas ideas á consideração dos Juizes de Pás ; as quaes sendo todas fundadas na Lei, que os creou, ou dezentranhadas do espírito della, podem servi-lhes de um Manual pratico, onde axarão fácil meio de dezempenhar suas tão úteis atribuisões. Praza aos Ceos, que espíritos acostumados a xicana não ponhaõ obstáculos aos meos dezejos, tornando até inútil este meu limitado trabalho ; resta-me pelo menos a consolasão de aver feito o que pude a bem da minha pátria." S. Paulo, 30 de Janeiro de 1829, Diogo Antonio Feijó

Informe

VALVOLINE - Azeite para machinas - O melhor e mais econômico lubrificante conhecido. Os azeites de sebo, graxa, etc., etc., corrompem e destroem o metal, devido aos ácidos estearico,margarico e oleoso, que os óleos desta classe contém. As informações dos chimicos, depois de uma prolongada analyse, manifestam que a Valvoline não contém ácidos nem absorve oxigênio, e por conseguinte não póde oxidar nem corroer a cavilha mais fina, pelo contrario a conserva em perfeito estado como se estivessem endurecidas.Usado exclusivamente na esquadra ingleza, pela Estrada de Ferro D. Pedro II, typhographia do jornal do Commercio, corpo dos bombeiros da Corte e empresa da Luz Electrica de Campos. Agente em S. Paulo - F. Upton & Companhia - I- Largo do Rozario - I.

______________

A vida do estudante

Triste vida do estudante,
Vida triste e mal falada,
Que com a reles mesada
Passa miserias.

Esperando pelas férias,
A vêr se ganha dinheiro,
Passa-se o anno inteiro
Vida mofina.

Que a fome bem nos ensina,
A não soffrer palanfrorios :
É viver n'um purgatorio,
Não ter comida.

Arrenego eu da vida,
Que nos faz tanto penar,
Sómente para alcançar
Um pergaminho.

Andarmos tanto caminho,
Té chegar á Paulicéa,
Ganharmos linda tetéa
Borla encarnada !

Começa a nossa massada
Por aturar veteranos,
Que nos tecem mil enganos,
E nos desfrutam.

As horas sete se escutam,
No triste sino tocar,
Que nos fazem alevantar
Da quente cama...

Á pressa frita-se á ama,
Que ponha a agua no fogo ;
E ella vem dizer logo :
<>

Então de gravata tesa,
Enfiando o casacão,
No buxo damos c'um pão,
Mal mastigado.

E vamos ao malfadado
Convento de S. Francisco,
Ainda correndo risco
Das caçoadas.

Vem a feroz crueldade,
Da embirrante philosophia,
Rhetorica e geometria,
Com que suamos.

Os sustos que então soffremos
De algum - R - levar,
Não se póde comparar
Com os de morrer.

Mas se chegamos a vêr,
Em livros para nós sagrados,
Que estamos approvados,
Oh que impostura !

Em casa ninguem atura,
O modo porque contamos,
Que ao lente nós espinhamos
Em um só momento !

Tiramos conhecimentos
Na magra thesouraria,
E vamos á Academia
Matricular-nos.

Logo vamos sentar-nos,
Em bancos enumerados,
Matutos embatucados,
A ouvir cavaco.

Mas se nos mettem no caco
De premio ser estudante,
Revolvendo toda estante
Sem fazer nada.

Depois de mal amassada,
A desfructavel lição,
Com uns cadernos na mão,
Vamos aos geraes.

Depois com alegres signaes,
Pergunta-se: - <>
Responde um outro agastado:
- <>

Entra-se então descontente,
Para a classe nunca vista;
Puxa o lente pela lista...
Oh que aperturas !

Por ora só conjecturas :
Suspensos todos ficamos,
Emquanto não escutamos :
- <>

Maldito primeiro anno !
Maldito seja o teu ponto...
Mas que vá tudo em desconto
Dos meus peccados !...

S. Paulo - 1833.

DR. A. A. de Queiroga

______________

 

_________________ ***** __________________

Migalha postila

Edição especial, comemorativa do 11 de agosto. Tudo até aqui publicado foi extraído dos oito volumes do "Almanach Litterario" de São Paulo, publicado por José Maria Lisboa. Em 1875, aceitando administrar "A Província de São Paulo", novo órgão de imprensa, fundado por um grupo de fazendeiros, capitalistas e bacharéis em direito, Lisboa teve à sua disposição não só a tipografia própria, em favoráveis circunstâncias técnicas e econômicas, como o ambiente adequado à iniciativa. Desse modo, associando-se a Abílio Marques (com experiência anterior no ramo) e a J. Taques, pôde lançar o "Almanach". Ao todo, foram produzidos oito volumes, sendo um por ano, até 1885. Migalhas deles, preciosamente catadas pela Redação, você viu aqui.

_________________ ***** __________________

_________________

"VII Festival de Artigos de Leitores"

1. "O cartório, o papel na vida do cidadão" - Antonio Pessoa Cardoso - desembargador TJ/BA. (Clique aqui)

2. "O abuso nas ações de improbidade administrativa e a possibilidade de reparação dos danos causados ao agente público" - Gustavo Russignoli Bugalho - advogado. (Clique aqui)

3. "A necessidade de inserção da empresa individual de responsabilidade limitada (sociedade unipessoal) no ordenamento jurídico brasileiro" - Érika Camossi - advogada. (Clique aqui)

4. "Breves relatos sobre a eugenia de Hitler e o racismo da ciência" - Antonio Baptista Gonçalves - advogado. (Clique aqui)

5. "A efetividade do Direito e os legíslatras" - Edson Martins Areias - advogado. (Clique aqui)

6. "O sistema de avaliação institucional do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza: proposta para a edificação de políticas públicas educacionais no ensino técnico" - Rogério Duarte Fernandes dos Passos - advogado. (Clique aqui)

7. "A necessidade de motivação dos atos administrativos discricionários" - Andréa Kugler Batista Ribeiro - assessora Jurídica do Gabinete da Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná. (Clique aqui)

8. "Conteúdos informacionais no ambiente de negócios jurídicos" - Marcos Rogério Gonçalves - bibliotecário. (Clique aqui)

9. "As cláusulas de reajuste e de revisão de tarifas face ao princípio da modicidade nos contratos de concessão de serviço público" - Luciano Karlo Pertschi - acadêmico de Direito. (Clique aqui)

10. "Sobre a concessão e permissão de serviço público" - Alex Fabiano Pedroso Junior - acadêmico de Direito. (Clique aqui)

______________

Pesquisa

Ibope* : Lula 46% - Geraldo 21% - Heloísa Helena 12%.

Ações

O Centrus, fundo de pensão dos funcionários do BC, anunciou que venderá R$ 300 milhões em ações da Arcelor Brasil quando a indiana Mittal Steel fizer uma oferta aos acionistas minoritários da divisão brasileira da siderúrgica.

Condenados

O TCU condenou 16 antigos e atuais diretores do BB e da BB DTVM (corretora da instituição) a devolverem cerca de R$ 430 milhões, valor corrigido pela inflação, aos cofres públicos devido a prejuízos por má gestão de fundos de investimentos na época da desvalorização cambial, em 1999. A decisão, tomada em plenário, foi divulgada ontem. Entre os citados estão os atuais presidente do BB, Rossano Maranhão, e o vice-presidente de Agronegócios, Ricardo Conceição.

_____________

Apoiadores

Clique aqui.

_____________

Legislar...

Vendo o pepino criado pela enxurrada de ações que questionavam a correção do FGTS, nos Planos Collor e outros, o que fez o governo ? Temendo além da condenação para acertar os valores do Fundo ter de arcar com os honorários sucumbenciais, alterou, via o mais ditatorial mecanismos, os seja uma MP, a lei 8.036/90, que dispõe sobre o FGTS. Com efeito, em agosto de 2001, a MP 2.164-40/2001 lá pelas tantas dizia que a lei 8.036 iria vigorar com alterações, entre elas um art. 29-C, com a seguinte redação : "Nas ações entre o FGTS e os titulares de contas vinculadas, bem como naquelas em que figurem os respectivos representantes ou substitutos processuais, não haverá condenação em honorários advocatícios."

....e julgar

Como não poderia deixar de ser, a alteração acima narrada foi alvo de ADIn (2736) proposta pela OAB, cuja relator é o ministro Cezar Peluso. Mas, talvez a demora em ver o caso no Plenário tenha motivado o ministro Marco Aurélio a não receber um pedido para sobrestar um feito (RE 384866) em que o julgamento afetaria a ADIn. De fato, ontem foi ao Pleno do STF um caso no qual a discussão se fazia em torno da constitucionalidade da cobrança de honorários advocatícios as ações do FGTS, sustentando-se a ilegalidade do art. 29-C da Lei 8.036/90. Visivelmente contrariado com aquele julgamento, Peluso ouviu seu colega de poltrona proferir voto julgando inconstitucional o artigo, deferindo assim os honorários. Peluso teve de ouvir ainda a ministra Carmem Lúcia acompanhar o voto de Marco Aurélio, para aí sim pedir vista dos autos, não sem antes gesticular muito, demonstrando-se irritadiço com o julgamento colidente à ADIn que sopita em suas mãos. Que venha o caso ao Pleno.

Mudança

É com grande satisfação que o escritório Boccuzzi Advogados Associados comunica amigos e clientes a mudança de endereço. A partir do dia 14 de agosto, passará a atender no Edifício San Paolo, avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.055, 10º andar. CEP: 01452-001 - São Paulo/SP. Telefone : (11) 3039 6399 / FAX: (11) 3039 6398. Mais informações, clique aqui.

____________

Catálogo Jurídico

Clique aqui.

______________

Circus

Primeiro nipônico a ser admitido na magistratura de São Paulo, Kazuo Watanabe, é o personagem principal do espetáculo de hoje - Vingança nipônica -  apresentado por Adauto Suannes. Para as cortinas se abrirem, clique aqui.

Com a palavra...

... os ilustres migalheiros que todos os dias abrilhantam este informativo com grandes idéias. Use a seção "Migalhas dos leitores" do portal Migalhas para enviar comentários, críticas ou sugestões. Todas as opiniões são muito bem-vindas. Clique aqui.

Semana Jurídica

Chegou o dia tão esperado na redação de Migalhas. Nesta data especial gostaríamos de parabenizar todos advogados e aproveitar para convidá-los, assim como os demais leitores, a participar do sorteio dos 10 livros mais esperados da semana. Clique aqui e confira os livros mais importantes que deixamos para o "grand finale". Só "corre o risco" de ganhar quem participar !

Baú migalheiro

Há 179 anos, no dia 11 de agosto de 1827, são criados os cursos jurídicos de São Paulo e Olinda, este último transferido anos depois para Recife. Era, então ministro do Império o visconde de São Leopoldo. - O Curso Jurídico de São Paulo foi instalado em 1° março de 1828, e o de Olinda, a 15 de maio do mesmo ano.

AASP

A AASP encaminhou ofício ao Corregedor-Geral da Justiça do Estado de São Paulo, solicitando a revogação da Portaria Conjunta nº 1/2005, editada pelos Juízes de Direito das 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Varas da Família e Sucessões da Comarca de Santo André, tendo em vista as ilegalidades nela contidas no que tange à autorização da dispensa de despacho nas petições ali mencionadas, tais como as que contêm pedidos de revogação de prisão civil decretada nos autos de execução de alimentos; de alvará para alienação de bens e valores em inventários e arrolamentos; de expedição de ofício à empregadora do alimentante para desconto em folha; e de deferimento do recolhimento do ITCMD independentemente do recolhimento de multa e demais acréscimos, dentre outras, confrontando-se com o art. 162, § 4º, do CPC.

A referida Portaria, também indevidamente, delega aos escrivães-diretores, oficiais maiores e chefes de seção um dos atos privativos do julgador, que é o de fazer juízo prévio da urgência e necessidade da pronta intervenção do Judiciário, o que viola o art. 125, caput, e o próprio art. 162, §§ 2º, 3º e 4º, do CPC, além do art. 35, I, da Lei Orgânica da Magistratura. Vale ressaltar, ainda, a autorização aos juízes signatários de se recusarem a receber os advogados para atendimento de despachos de petições em caráter de urgência, como as que contêm, pedido de relaxamento da prisão de devedor de alimentos, mesmo acompanhadas do recibo de pagamento de débito executado, violando o art. 133 da CF e os arts. 2º e 7º, VIII, do Estatuto da Advocacia.

____________

Correspondentes

Clique aqui.

_________________

Chance extra

Além da possibilidade de começar a prestar valorosos serviços e ampliar seus contatos, os Correspondentes cadastrados em Migalhas concorrem - semanalmente - ao sorteio de uma obra jurídica. Hoje, a correspondente cadastrada em Foz do Iguaçu/PR, Fabiola Bungenstab Lavinicki, ganhou o livro "Trabalho, Tecnologia e Globalização - A necessidade de uma Reforma Sindical no Brasil" (2006, 199 p.), de Antonio Escosteguy Castro, oferecido pela editora LTr. Clique aqui.

Tributário

Participe do "Curso de Iniciação ao Direito Tributário" oferecido pelo Instituto Geraldo Ataliba - Instituto Internacional de Direito Público e Empresarial que acontece a partir do dia 22/8, em SP. Clique aqui, concorra a uma vaga-cortesia e saiba mais informações.

Gestão de Pessoas

Clique aqui e participe do sorteio para a vaga-cortesia do curso "Gestão de Pessoas com Base em Competências na Área Jurídica" realizado pela Central Prática Consultoria e Treinamento, dia 16/8 em SP.

DCOMP Eletrônica

O escritório Miguel Silva Associados ensina no próximo dia 15/8, em SP, os procedimentos para o preenchimento da DCOMP Eletrônica. Clique aqui e participe desse treinamento.

Empresarial

A FGV DIREITO RIO oferece, a partir do dia 15/8, o curso de pós-graduação em Direito Empresarial. Participe e adquira uma visão atual e multidisciplinar deste mercado de trabalho. Clique aqui para mais informações.

Direito Administrativo

A Editora Manole e o autor Fábio Bellote Gomes têm o prazer de convidá-los para o lançamento e sessão de autógrafos do livro "Elementos de Direito Administrativo". O evento será no dia 22/8, partir das 19h, na Saraiva Mega Store - Shopping Ibirapuera. (Clique aqui)

____________

Fomentadores

Clique aqui.

______________

Diga x !

Confira na sessão FOTOMIGA os flash's mais importantes do mundo jurídico. Clique aqui.

Festival de vagas

Participe da palestra "Reversão da Crise Financeira Empresarial", oferecida pela Link Up Educação e Treinamentos LTDA, no dia 17/8, em SP e aprenda soluções para recuperação de empresas. Clique aqui e concorra à vaga-cortesia.

Dia 17/8 a InterNews realiza o seminário "Como usar a Inteligência Competitiva para alavancar Vendas". Clique aqui e concorra à cortesia.

No dia 18/8, acontece, em SP, o curso "Refis III e Responsabilidade dos Sócios por Dívidas Tributárias", organizado pela Central Prática Consultoria e Treinamento. Clique aqui para mais informações e não perca a chance de concorrer a uma vaga-cortesia.

___________

Ganhadores de vagas-cortesias

A felizarda que vai conferir o seminário da InterNews "A inteligência Competitiva na sua Empresa", que acontece no dia 15/8, no RJ, é Laurinda de Fátima Dantas de Abreu, da DataPrev. Clique aqui e veja mais informações.

E quem ganhou a vaga-cortesia do seminário "Tributação nos Mercados Financeiros de Capitais" realizado pelo FORUM CEBEFI no dia 16/8, em SP, é Camila de Almeida Hornhardt, do Itaú. Clique aqui e saiba mais informações.

Aline Zucchetto é a advogada contemplada com a vaga-cortesia para o "Seminário Planejamento Sucessório e Sucessão Familiar" realizado pela CULTCORP - Cultura Corporativa dia 16/8. Clique aqui, ainda dá tempo de participar.

_____________

"Parabéns"

Confira abaixo se você é um dos sortudos da Promoção "Semana Jurídica".

  • Rute Fature Ferreira de Souza, da Companhia Brasileira de Alumínio, de Guarulhos/SP, ganhou o livro "Tutela Antecipada", de Cássio Scarpinella Bueno, editora Saraiva.

  • Ronaldo Brito, da Procuradoria da República no Estado do Maranhão, de São Luís/MA, ganhou o livro "O Papel da Ideologia no Preenchimento das Lacunas no Direito", de Luiz Sérgio Fernandes de Souza, editora RT -Revista dos Tribunais.

  • Stephanie Michelle Galharde, de Maringá/PR, ganhou o livro "Direito Processual Penal", de Luiz Flávio Gomes, editora RT - Revista dos Tribunais.

  • Tiago da Rosa Teixeira, de Sombrio/SC, ganhou o livro "Modelos Práticos - Petições Trabalhistas", de Fábio Barbosa da Silva, editora Iglu.

  • Aline Aparecida de Oliveira, de Cambuí/MG, ganhou o livro "Direito Civil", de Camilla Teixeira de Freitas, editora Forense.

  • Vilson Marcelo Malchow Vedana, da Caixa Econômica Federal, de Brasília/DF, ganhou o livro "Ministério Público e Direitos Humanos", de Jorge Alberto de Oliveira Marum, editora Bookseller.

  • Ana Paula Cavaleiro de Macedo Aboul Hosn, advogada dos Correios, de Belém/PA, ganhou o livro "O Valor Constitucional para a Efetividade dos Direitos Sociais nas Relações de Trabalho", de Marthius Sávio Cavalcante Lobato, editora LTR.

  • Wilton Douglas de Araujo Lemes, de Piracaia/SP, ganhou o livro "Direito do Consumidor", de Roberta Densa, editora Atlas.

  • Martha Izabel de Souza Duarte, da Procuradoria da República em Goiás, de Goiânia/GO, ganhou o livro "1000 Perguntas e Respostas de Direito do Trabalho e de Processo do Trabalho", de José Cretella Júnior e José Cretella Neto, editora Forense.

  • Leonardo Rocha Vieira, de Belo Horizonte/MG, ganhou o livro "A Justiça Não Só Tarda...Mas Também Falha!", de Olavo Príncipe Credidio, editora Ferrari.

______________

*Ficha técnica da pesquisa Ibope, em cumprimento de determinação do TSE - Período de campo: 7 a 9 de agosto; Tamanho da amostra: foram ouvidos 2.002 eleitores; Margem de erro: dois pontos percentuais para mais ou para menos; Registro: TSE sob o nº 12.672 /2006.

________________

Feliz 11 de agosto e bom fim de semana !

______________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Shades of Al Qaeda Seen in Terror Plot"

The Washington Post - EUA

"Officials Traced Plot Network Starting in July 2005"

Le Monde - França

"Complot déjoué : les enquêteurs sur la piste de terroristes au Pakistan"

Corriere Della Sera - Itália

"Italiano ucciso a Gerusalemme"

Le Figaro - França

"La Russie présente son propre projet de résolution sur le Liban"

Clarín - Argentina

"Revelan un complot: caos aéreo mundial"

Público - Portugal

"Aldeia da Serra: habitantes recusaram-se a abandonar casas ameaçadas pelo fogo"

El País - Espanha

"La detención de dos británicos en Pakistán ayudó a frustrar la trama terrorista"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Schwer verletzt ins Klinikum"

The Guardian - Inglaterra

"Terror suspects identified"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Ingleses frustram maior plano terrorista desde 11/9"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Terror no ar"

Folha de S. Paulo - São Paulo

"Inglaterra diz que evitou atentados"

O Globo - Rio de Janeiro

"A globalização do medo"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Londres desmonta plano terrorista"

Correio Braziliense - Brasília

"Sanguessugas nunca mais"

O Estado do Paraná - Paraná

"PMDB espera resposta dos tucanos até hoje"

Zero Hora - Rio Grande do Sul

"Ameaça terrorista tumultua aeroportos da Europa e dos EUA"

O Povo - Ceará

"Disputa voto a voto"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"CPI pede 72 cassações"

___________

Apoiadores :

· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Corrêa da Costa Advogados S/C
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgar Guimarães & Advogados Associados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório Professor René Dotti
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Freire Advogados & Associados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Ivan Nunes Ferreira & Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Jorge Lobo Advogados

· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leoni Siqueira Advogados
· Lessi e Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva e Guimarães Advogados Associados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Manoel Gomes Junior e Advogados
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Miguel Silva Associados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes & Sevilha Advogados
· Reale Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rebello e Bernardo Advogados
· Rocha, Calderon e Advogados Associados
· Rocha e Barcellos Advogados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Saeki Advogados
· Salles Freire e Advogados Associados
· Sarti, Farina e Magalhães Teixeira Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess, Campinho Advogados
· Thiollier Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Tozzini, Freire, Teixeira e Silva Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trevisan e Gutierrez Advocacia S/C
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Vigna Advogados Associados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Dauro Dórea (ADD)
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Grassano & Associados
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Albino Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Buccioli e Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Camargo & Pereira Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
__________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fórum Livre
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Hera Corporativa Consultoria Empresarial LTDA
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPB - Instituto de Direito Público da Bahia
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto Ling
· InterNews Com.Emp. e Editora
· IPOJUR - Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas em Ciências Políticas e Jurídicas
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Link Up Educação e Treinamentos LTDA
· Macdata Informática e Editora Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· Núcleo Mascaro
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Prima Cursos Preparatórios
· PUC-SP/COGEAE
· R2 Learning
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· SaraivaJur
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Universidade São Judas Tadeu
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Bookseller Editora e Distribuidora
· Caldas Law Studies Center
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Diex Cursos Avançados S/A.
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· EVENTLAW PROMOÇÕES
· FADISP Faculdade Autônoma de Direito
· Femag Ind. e Comércio de Pastas para Arquivamento LTDA EPP
· FGV DIREITO RIO
_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR