INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 1.762

MIGALHAS nº 1.762

Quinta-feira, 18 de outubro de 2007 - Migalhas nº 1.762 - Fechamento às 9h33.

 

"Sempre a verdade prefiras,

pois não são fatos inéditos

que as pequeninas mentiras

trazem os grandes descréditos."

Venturelli Sobrinho

Multa processual

CCJ da Câmara aprova multa maior para recurso protelatório (clique aqui). A propósito do tema, muitos advogados vêm reclamando que qualquer recurso, agora, é considerado protelatório. E dá-lhe multa. Não seria o momento de discutirmos alguns limites ?

Conveniência

O Senado aprovou na noite de ontem, em votação relâmpago, uma EC que estabelece a fidelidade partidária no país, mas retira qualquer possibilidade de defesa do acusado, dando às direções partidárias o poder para cassar o mandato de seus filiados. Por unanimidade (!), os senadores estabeleceram no texto que basta uma notificação do partido à Justiça Eleitoral (no caso de presidente da República, governadores ou prefeitos) ou à Casa Legislativa (no caso de deputados e vereadores) para que os políticos que trocarem de partido percam os mandatos.

??????

Unanimidade no parlamento ? Me engana que eu gosto...

Cardeal

Os jornais trazem a notícia de que o arcebispo de São Paulo, d. Odilo Scherer, foi nomeado cardeal por Bento 16. Com d.Odilo, o Brasil ganha o 18º cardeal da sua história.

Primeiro Cardeal

É bem o momento de lembrar o primeiro Cardeal brasileiro. E já se passa quase um século quando o então Papa, Pio X, resolveu outorgar a um prelado brasileiro a dignidade cardinalícia. No dia 14 de dezembro de 1905, Joaquim Arcoverde Cavalcanti de Albuquerque tornou-se o primeiro Cardeal brasileiro. Era o pernambucano "Cardeal Arcoverde". (Clique aqui)

Deu bode na peruada

Peruada sem confusão não dá certo. Pois hoje, no final do informativo, veja as cartas dos leitores contando um imbróglio havido nas Arcadas acerca do mote da Peruada deste ano. Por ora, clique aqui e veja as imagens da peruada de 1967 e 1996, enviadas por leitores. E, se você tem fotos antigas de sua turma aproveitando a peruada, em anos anteriores, envie para [email protected].

Para pensar

No dia 2/10 (Migalhas 1.751), Migalhas divulgou, em nota intitulada "Para pensar", o caso de uma candidata que prestou concurso para a admissão de assistente social em Lins/SP na qualidade de portadora de deficiência. Ao obter a maior nota na classificação geral, a candidata não foi incluída nesta lista, somente na especial, e não foi chamada para ocupar o cargo. Representada pelo escritório Fernandez e Ventura da Costa Advocacia, ela impetrou MS (140.290.0/-00) no TJ/SP. Em votação do Órgão Especial, por maioria de votos, foi concedida a segurança para que a impetrante fosse imediatamente incluída no primeiro lugar da lista geral e nomeada para o cargo.

Acelerando o Júri

CCJ do Senado aprova proposta que torna mais ágeis procedimentos do Tribunal do Júri. (Clique aqui)

Juros

O BC interrompeu o processo de cortes nos juros iniciado em setembro de 2005. Depois de reduzir a Selic por 18 encontros seguidos, ontem o Copom decidiu mantê-la em 11,25% ao ano pelas próximas seis semanas.

Limites

A CCJ do Senado aprovou ontem medida que impõe limites à nomeação de autoridades a cargos públicos. A proposta exige que o indicado informe se tem parentes exercendo cargos vinculados à área, detalhe sua evolução patrimonial nos últimos cinco anos, com a discriminação dos credores, e informe se respondeu a processos judiciais.

"Modulação dos efeitos das decisões"

Analisando o julgamento do STF sobre a fidelidade partidária, Ricardo Luis Mahlmeister - advogado do escritório Cosso Advogados - observa que a Corte trouxe uma inovação: a "modulação" dos efeitos das decisões, que estabelece uma data para que eles tenham eficácia. Isso, segundo o causídico, cria importante precedente, especialmente para os casos envolvendo matérias tributárias, de forma que o Supremo também acolha a possibilidade de se modular os efeitos das decisões nas quais haja mudança da jurisprudência consolidada. (Clique aqui)

Lulalá

Brasil, África do Sul e Índia anunciaram ontem um acordo de cooperação nuclear com fins pacíficos e sob o monitoramento da AIEA (Agência Internacional de Energia Atômica).

Adiado

O governo adiou, mais uma vez, o leilão da Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira. O leilão deverá agora ser realizado no dia 29 de novembro.

Porandubas políticas

Os senadores do PMDB recebem hoje os conselhos políticos do experiente jornalista Gaudêncio Torquato. Nas Porandubas políticas têm também a macacada de Nelson Jobim e outras importantes análises. Clique aqui e confira.

Revista

Presidente em exercício, José Alencar, disse ontem que entre as propostas em estudo pelo governo está a de convocar uma Assembléia Constituinte para deliberar sobre as reformas tributária e política. Quanto a essa, Migalhas já adianta que é tempo perdido. Melhor deixar esse estudo de lado e ficar como os senadores folhando a playboy, revista que, segundo Lula, não lê desde que ficou adulto. Não lê, só vê figurinha.

Divórcio

Em audiência pública ontem na Câmara, promovida pela Comissão Especial do Divórcio, foi unânime a tese para o fim da separação judicial e da imposição de prazos para a concretização do divórcio. A comissão analisa a PEC 22/99, que autoriza o divórcio após um ano de separação de fato ou de direito.

Hipossuficientes

O MP/SP aprovou alteração do regimento do concurso de ingresso na carreira do Ministério Público para isentar do pagamento da taxa de inscrição o candidato que não dispuser de condições financeiras para suportá-la.

Decisão

Ao julgar RE interposto por um grupo de trinta policiais militares, o STF deu parcial provimento para desvincular o adicional de insalubridade do valor do salário mínimo a partir da promulgação da CF/88. Os policiais foram representados pelo escritório Gregori Capano Advogados Associados. Clique aqui e saiba mais.

O Rolex da discórdia

A polícia de SP afirmou ontem ter detido dois suspeitos de ter participado do roubo do relógio Rolex do apresentador Luciano Huck.

Efeito global

A PF abriu inquérito, em SP, para investigar o bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. O objetivo do inquérito, segundo informação do sistema de consulta da Justiça Federal, é apurar supostos indícios de crimes contra a fé pública e de falsidade ideológica. A investigação teve início no dia 4.

Cisco

Os delegados da PF envolvidos na Operação Persona dizem não ter dúvidas de que a Cisco controlava uma cadeia de empresas no Brasil e nos EUA para supostamente subfaturar o preço de computadores. A suposta revendedora da Cisco no Brasil era controlada pela própria Cisco, segundo os policiais.

EUA e Brasil

Brasileiros quando são pegos nos EUA em situações ilegais, não tem perdão. Colocam até coleira (remember caso Apóstolo e Bispa). Vejamos agora o que acontece no recente caso, que tolda a instalação brasileira da gigante empresa de tecnologia.

Cisco no meio do caminho

Muita gente nem conhece direito a Cisco, pois não sabe de fato quais são seus produtos. Para se ter uma idéia, você está lendo o Migalhas de hoje muito provavelmente graças a ela. Acontece que ela é a maior vendedora de roteadores, que servem, como o próprio nome diz, para fazer a rota das mensagens que circulam pela internet. A mensagem, ao ser distribuída pelos servidores de Migalhas, passa por vários roteadores, até chegar ao seu computador. Isto é, caso você não receba o Migalhas pelo modo mais moderno, que é por meio dos lustrosos muares da redação.

Leis por atacado

A profusa atividade legiferante ganha hoje os comentários do desembargador baiano Antonio Pessoa Cardoso. Segundo ele, "a 'fabricação' de leis no Brasil é preocupante." Clique aqui e veja o artigo na íntegra.

Tributário - Profissionais de saúde

Publicamos hoje um prático roteiro sobre as obrigações tributárias dos profissionais da saúde. Quem o assina é Eduardo Munhoz da Cunha (do escritório Katzwinkel e Advogados Associados). Clique aqui e veja na íntegra.

Migas

1 - Para o STJ, a emissão de cheques sem fundos, quando pós-datados, não caracteriza crime de estelionato. (Clique aqui)

2 - Direitos de devedor-fiduciante podem ser penhorados para garantia de execução, entende STJ. (Clique aqui)

3 - STF determina a suspensão de cobrança de ICMS em operação de leasing para aeronave. (Clique aqui)

4 - TJ/SP determina seqüestro de R$ 276,8 milhões do governo estadual para pagamento de precatório. (Clique aqui)

5 - TJ/RJ - Banco Itaú terá que disponibilizar auto-atendimento para deficiente visual. (Clique aqui)

6 - Arnoldo Wald Filho, presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB/SP, quer popularizar arbitragem e mediação. (Clique aqui)

7 - Ministro Sálvio de Figueiredo recebe homenagem em razão da sua aposentadoria. (Clique aqui)

Tour Jurídico - Ilhas Canárias III

Conheça o advogado Ignacio Díaz de Aguilar Cantero, um dos grandes nomes do Direito nas Ilhas Canárias. (Clique aqui)

Em foco

Ética e Prerrogativas do Advogado é o tema da Revista do Advogado nº 93 da AASP. O advogado Floriano de Azevedo Marques Neto, de Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia, é um dos articulistas desse número com o artigo "A singularidade da Advocacia e as Ameaças às Prerrogativas Profissionais". Clique aqui e leia os comentários do autor.

Rio de Janeiro

Com unidades em Recife, Salvador, Fortaleza, Curitiba, Brasília, Porto Alegre e São Paulo, o escritório Trigueiro Fontes Advogados, capitaneado pelo advogado Roberto Trigueiro Fontes, acaba de inaugurar mais uma filial, agora na cidade maravilhosa. A banca atende no Rio de Janeiro na avenida Presidente Wilson, 165, Sala 1.012, Centro. Telefone: (21) 2215-4087. Ana Paula Sá Borges é a advogada responsável pelo escritório carioca.

Michael Page

Encontre na seção "Olho mágico" do portal Migalhas grandes oportunidades profissionais oferecidas pela Michael Page International, que é reconhecida mundialmente como referência em recrutamento especializado de profissionais para a média e alta gerência. Oriente-se, clique aqui.

Comissão

Por meio da Portaria 381/2007 foi criada a Comissão do Direito da Sociedade da Informação da OAB/SP. Saiba mais sobre a Comissão por meio das palavras do advogado Coriolano Aurélio de Almeida Camargo Santos, sócio Diretor da Almeida Camargo Advogados e Presidente da Comissão, e Regiane Alonso Angeluci, Vice-Presidente. (Clique aqui)

Correspondentes

Se você não quer perder tempo, nem dinheiro, buscando por um prestador de serviços, a solução está na seção Correspondentes do site Migalhas. Aqui você encontra e contrata correspondentes na cidade em que precisa com apenas um clique. Comprove como é rápido, fácil e eficiente. Clique aqui para buscar ou se cadastrar.

35 anos de formatura

A Turma 1972 das Arcadas comemorará seu 35º aniversário de formatura no próximo dia 9 de novembro, às 20h, no Buffet Mansão Cidade Jardim (rua Des. Armando Fairbanks, 142, Butantã). Os antigos alunos podem obter mais informações para as adesões clicando aqui ou pelos telefones (11) 5531-3384 e 5531-3388. A Comissão de Festa é formada por Giselda Maria Fernandes Novaes Hironaka (Gigi), Luiz Henrique de Souza e Silva, Maria Cecília Volpini, Pedro Yannoulis e Águida Arruda Barbosa.

Migalhas dos leitores - OMC

"Prezados amigos, no caso da OMC, peço que não utilizem a palavra 'painel' (Migalhas 1.760 - 17/10/07 - "Cotonicultores"). O correto é 'Grupo Especial', como aliás consta da lei brasileira que internaliza a Ata Final de Marraqueche, de 15/4/94, que cria a OMC. Trata-se do Decreto nº. 1.355, de 30/12/94, publicado no DOU de 31.12.1994, e que entrou em vigor em 1/1/95. Além disso, não é correto falar em 'árbitro', na OMC, e sim, em 'membro' do Grupo Especial e 'integrante' do Órgão Permanente de Apelação - OPA (Artigo 17 do Entendimento sobre Solução de Controvérsias - Anexo 2 à Ata Final), do qual, aliás, faz parte o ilustre Prof. Dr. Luiz Olavo Baptista, professor titular da USP. Em meu livro Direito Processual na Organização Mundial do Comércio - OMC, Rio, Ed. Forense, 2003, explico melhor. Atenciosamente." José Cretella Neto - escritório Cretella Advogados, doutor e livre-docente em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da USP

Nota da Redação - Leitor, aqui, não pede. Manda.

______________

"Código da Vida" - Saulo Ramos

No próximo dia 22/10, segunda-feira, acontece na Livraria Cultura, do Conjunto Nacional, SP, às 19h, a sessão de autógrafos do livro "Código da Vida" (Editora Planeta, 468 p), do ex-ministro da Justiça Saulo Ramos. Clique aqui e saiba mais.

Falecimento e missa

Faleceu, aos 78 anos, Cantídio Salvador Filardi. Advogado renomado (OAB/SP 7.839), ex-conselheiro da OAB/SP, um dos subscritores da Carta aos Brasileiros, era formado pela Faculdade de Direito do Largo de S. Francisco (Turma de 1953). A esposa Elen Filardi, os filhos Cantídio, Cláudia, Caio, Marcelo e Daniela, as noras, netos e netas convidam para a missa de sétimo dia que será celebrada amanhã, 19, às 11h, na Igreja São José, rua Dinamarca, 32, SP.

Baú migalheiro

Há 91 anos, no dia 18 de outubro de 1916, o Supremo Tribunal Federal não conheceu do pedido de habeas corpus impetrado por Clovis Bevilaqua e Rui Barbosa em favor do General Thaumaturgo de Azevedo e do Coronel Francisco Ferreira Lima Bacury para se empossarem das funções de Governador e Vice- Governador do Estado do Amazonas, sob o fundamento de que a dualidade de governador sendo fato que diz respeito à organização constitucional do Estado, foi da competência do Congresso Nacional, estando fora da do Tribunal os casos exclusivamente políticos. O pedido foi oralmente defendido por Clovis Bevilaqua.

Catálogo Jurídico de Escritórios

ICMS

A pretensão da obra "ICMS - Aspectos Pontuais" (Editora Quartier Latin - 146 p.), escrita pelo mestre em Direito Tributário, Fernando Bonfá de Jesus, é discutir as mais diversas questões teóricas e práticas relativas ao ICMS. Por ser um assunto relevante e de interesse de todos, convidamos os migalheiros a clicarem aqui para conhecer um pouco mais da obra e participar do sorteio de um exemplar gentilmente oferecido pelo autor.

Direito Público

Na obra "Arquivos de Direito Público - As transformações do Estado brasileiro e as novas perspectivas para o Direito Público" (Editora Método - 303 p.), escrita por renomados autores, entre eles Adriano Sant'Ana Pedra, quem gentilmente a ofereceu para sorteio, os leitores encontrarão elementos importantes no temário apresentado, que poderão ser aplicados tanto em seus estudos graduados ou pós-graduados como, também, em sua atividade profissional de aplicação do Direito. Clique aqui e confira !

Lauda Legal

Ao resenhar a obra "A validade jurídica - Pré e pós giro lingüístico" (223 p.), de autoria de Sônia Maria Broglia Mendes, Roberta Resende conclui que o exame dos conceitos de linguagem de Wittgenstein proporciona grande ampliação do acesso aos textos dos jusfilósofos Kelsen e Hart. Clique aqui e formule suas próprias conclusões. Participe também do sorteio de um exemplar gentilmente oferecido pela Editora Noeses.

Lançamento

Após o sucesso do primeiro volume do "Curso de Direito Marítimo", a Editora Manole lança hoje o "Volume II", da autora Eliane Maria Octaviano Martins, às 20h30, em Santos, na OAB - Santos (praça José Bonifácio, n° 55 - Centro).

O autor Wanderley Rebello Filho convida para o coquetel de lançamento do livro "Bioética, biodireito e direitos humanos: Noções Gerais e Questões Controvertidas", no RJ, no Clube dos Advogados (av. Marechal Câmara nº 210), no dia 22/10, a partir das 17h30. Clique aqui e saiba mais.

A Editora Saraiva convida para o coquetel de lançamento dos livros "Código de Processo Penal Anotado", de Edílson Mougenout Bonfim, e "Direito Penal Aplicado", de Pedro Franco de Campos, Luis Marcelo Mileo Theodoro, Fábio Ramazzini Bechara e André Estefam. O evento acontecerá no dia 26/10, a partir das 19h, em SP, na Livraria Saraiva - Shopping Center Iguatemi (av. Brig. Faria Lima, n° 2.232).

Política Tributária

Dias 29 e 30/11, acontece o "1º Congresso Brasileiro de Política Tributária - Desenvolvimento Econômico e Política Tributária". Promovido pelo CEU - Centro de Extensão Universitária, o evento reunirá líderes empresariais e autoridades civis, como Carlos Britto e Delfim Netto, para analisar o Sistema Fazendário Nacional e propor mudanças que apontem para um modelo tributário compatível com nossa vocação de liderança econômica. Não fique de fora, clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Custo zero

"Marketing jurídico de baixo custo para advogados e escritórios" é o mote da palestra que a Gonçalves & Gonçalves Marketing Jurídico apresenta on-line no dia 24/10. Clique aqui e inscreva-se.

Futebol

O IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo, em parceria com a AASP - Associação dos Advogados de São Paulo, promove o "III Fórum de Direito Desportivo". Erros de arbitragem e administração dos clubes serão alguns dos temas abordados no dia 26/10. Clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Imobiliário

Importantes advogados do meio jurídico estarão presentes no sétimo evento aberto da MDDI - Mesa de Debates de Direito Imobiliário, com o tema "O fomento ao mercado imobiliário". O evento acontece dia 26/10, em SP, clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Internet

Possibilitar ao participante conhecer a legislação brasileira no âmbito da internet e ainda fazê-lo compreender o funcionamento da rede são os objetivos do curso "Direito vigente na Internet", organizado pela MAXICURSO Treinamentos. Participe, clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Biblioteca

O IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos preparou para o dia 27/10 o treinamento "Organizando Bibliotecas Jurídicas". Não fique de fora, clique aqui, confira a programação e ainda cadastre-se para concorrer a uma vaga-cortesia.

Família

De 14 a 17/11, a capital mineira sedia o "VI Congresso brasileiro de direito de família 'Família e Solidariedade'". Clique aqui, confira os temas que serão abordados e conheça os renomados palestrantes que o IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família recrutou para este importante evento.

Teoria e testes

A partir do dia 20/10, o Curso Robortella realiza o treinamento "TRT - Curso para as provas objetivas de analista judiciário". Clique aqui e prepare-se.

Contratos

Dia 31/10, o FORUM CEBEFI promove o seminário "Como Elaborar contratos de garantias reais". Não fique de fora, clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Acúmulo

A Central Prática Consultoria e Treinamento preparou para o dia 24/10 o workshop "Aspectos controversos sobre a cumulatividade e não cumulatividade de tributos". Não deixe de participar, clique aqui e concorra a uma vaga-cortesia.

Fraude

Márcio Costa de Menezes e Gonçalves, sócio do escritório De Vivo, Whitaker e Castro Advogados, especialista em Propriedade Intelectual, esmiuçará os prejuízos que a economia tem sofrido por conta de operações fraudulentas de comércio exterior. O evento acontece amanhã, a partir das 8h30. Mais informações ligue (11) 5507 4947, ou clique aqui.

Transferência

Clarissa Machado, sócia do escritório Trench, Rossi e Watanabe Advogados, será palestrante no seminário "Preços de Transferência - Questões atuais e melhores práticas para o controle de Preços de Transferência", realizado pelo IQPC Brasil - International Quality & Productivity Center. Durante o evento, que acontece entre os dias 23 e 25/10, a advogada palestrará sobre "Transações de importações e aplicação do método PRL". Clique aqui e confira.

Prática tributária

Analisar, orientar, discutir e identificar os melhores trâmites na prática tributária, dos princípios ao planejamento contencioso, são os objetivos do curso que o Dias Lopes Instituto de Ensino e Pesquisa realiza de 20/10 a 15/12, em SP. Clique aqui e veja a programação.

Nova tacada

O escritório Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados está entre as empresas que garantiram apoio para a realização do Great Men's Invitational, na próxima sexta-feira, no São Paulo Golf Club. Além de estarem entre os 108 jogadores participantes, os sócios da banca encontram-se na lista dos praticantes mais antigos do Brasil.

Palestras

Entre os dias 24 e 26/10, o Centro Acadêmico de Direito da Universidade de Brasília (CADir-UnB) promoverá a "XIII Semana Jurídica da UnB", cujo tema é "Corrupção : o papel crítico do Direito frente ao problema". O ciclo de palestras contará com ilustres participantes, a exemplo dos Professores Gilmar Mendes (Ministro do STF) e Márcio Thomaz Bastos (Ex-Ministro da Justiça e Advogado Criminalista). Informações (61) 8132-5657.

Sortudos

Deise Regina Machado, da Companhia Estadual de Distribuição de Energia Elétrica - CEEE, ganhou a vaga-cortesia para o curso "Curso Secretariando Advogados" que a Central Prática Consultoria e Treinamento promove dia 20/10, em Porto Alegre/RS. Clique aqui e participe.

Heloisa Fernandes Marques, do Sindicato Nacional dos servidores do Banco Central, ganhou a vaga-cortesia para o "VIII Congresso Paranaense de Direito Administrativo", que acontece em Curitiba de 21 a 23/10, promovido pelo Instituto de Direito Romeu Felipe Bacellar. Clique aqui e saiba como participar.

A obra "Vivendo Plenamente a Lei" (289 p.), escrita por Zenon Bankowski e gentilmente oferecida pela Editora Campus Jurídico, saiu para Jorge Alberto de Oliveira Marum, Promotor de Justiça, de Piedade/SP. Parabéns !

_________________

Migalhas dos leitores - Peruada 2007

"Sou ex-aluno das Arcadas (onde fiquei conhecido por 'Caipira') e ao ler a migalha contida no rotativo n. 1.761 não pude me conter. Em primeiro lugar, foi-se o tempo da 'cerveja de graça a tarde inteira' isto é coisa do passado. A gestão do Centro Acadêmico XI de Agosto (Fórum da Esquerda) instituiu a cobrança de ingresso para a Peruada aos alunos e ex-alunos da Academia, quebrando uma tradição de décadas. Mas não é só. Além disso, a mencionada gestão vetou, unilateralmente, o mote democraticamente escolhido pela maioria dos alunos através de eleição realizada no berço da democracia, o Pátio das Arcadas. Do contrário, o mote da Peruada 2007 seria: 'Do XI ao Senado é só alegria: Meu peru não renuncia!' Vale lembrar que este mote foi escolhido em virtude da resistência do presidente do CA XI de Agosto em renunciar, após decisão da maioria dos alunos reunidos em assembléia no Salão Nobre da Academia, por conta da notícia de que ele tinha conhecimento prévio da invasão da Faculdade por grupos de manifestantes, conforme amplamente divulgado pela mídia. Bem se vê que, seguindo o exemplo de Brasília, os futuros políticos do país estão aprendendo rápido. Desta maneira, peço a gentileza de que V.Sas. divulguem o que está acontecendo nos bastidores da política acadêmica das Arcadas. Atenciosamente," Arnaldo Ramos, o Caipira

"Longe das Arcadas há apenas 2 anos, porém, neste ano tive uma decepção tremenda com a organização da festa. Ao que parece, a atual gestão do Centro Acadêmico XI de Agosto subverteu de forma escandalosa o espírito da festa e a máxima do 'ridendo castigat mores' ao sumariamente censurar o mote da festa que fora eleito pelo órgão colegiado maior da Peruada, a 'Comissão do Peru'. O mote democraticamente eleito fora 'Do XI ao Senado é só alegria. Meu peru não renuncia', em alusão clara a recentes artimanhas políticas nada ortodoxas levadas a efeito pelos grupos políticos que concorrem à direção do XI. Sem qualquer análise da situação política do XI em si, a qual nem ao menos conheço, fica claro que os maus costumes políticos que se querem corrigidos e a liberdade e a democracia que se querem alcançadas nada representam para aqueles que se dizem seus maiores defensores. Pobre XI, tristes Arcadas, e coitado do meu Peru!" Eduardo Calvert

"Como migalheiro e franciscano, não posso deixar de relatar o abuso que ocorreu em relação ao mote da Peruada. O mote divulgado pelo C.A. e posto no Migalhas hoje: 'Inocente ou bandido meu peru é absolvido!', foi uma adaptação do verdadeiro mote eleito democraticamente pelos alunos das arcadas: 'Do XI ao Senado é só alegria: meu peru não renuncia'. A gestão se mostrou autoritária em vetar algo que foi escolhido pela maioria. Além disso, eles já invalidaram uma assembléia democrática que destitui, por ampla maioria, o presidente do XI 'Sapeca'. Agora, eles vetaram o verdadeiro mote. Tanto é que nas camisetas da Peruada vendidas pelos alunos consta o verdadeiro mote, e não essa farsa. Mas já vale divulgar que as eleições ao Centro Acadêmico serão na semana que vem, e que os franciscanos não esquecerão esses tipos de abusos do "Fórum da Esquerda". Agradeço ao Migalhas e espero que todos possam tomar ciência dessa tirania ocorrida num espaço historicamente consagrado como democrático." Arthur Barbosa - aluno matriculado no IV período da Faculdade de Direito da USP

____________

Independente do mote

É amanhã a tradicional comemoração da Peruada 2007, realizada pelo Centro Acadêmico "XI de Agosto", a partir das 10h. A concentração acontecerá no Largo do Paissandu, 64, Centro. Informações (11) 3034 5496 ou (11) 3111 4082. (Clique aqui)

_________________

Migalhas Clipping

The New York Times - EUA

"Parliament in Turkey Approves Iraq Incursion"

The Washington Post - EUA

"Senate and Bush Agree On Terms of Spying Bill"

Le Monde - França

"Le gouvernement est confronté à sa première épreuve sociale"

Corriere Della Sera - Itália

"Quando l'Italia si divideva sui boicottaggi"

Le Figaro - França

"Regimes spéciaux: l'épreuve de force"

Clarín - Argentina

"Serán de hasta $ 5 mil los créditos a tasas más bajas"

Público - Portugal

"As dores de parto do Tratado de Lisboa"

El País - Espanha

"Un millón de nietos de exiliados y emigrados podrán ser españoles"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"EINGESCHLAFEN - Autofahrer mit 4,64 Promille gestoppt"

The Guardian - Inglaterra

"Lawyers take MoD to court over Iraqi mutilation claims"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Governo negocia alíquota menor e isenção de CPMF"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Médicos fogem dos hospitais"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Após 2 anos, BC pára corte de juros"

O Globo - Rio de Janeiro

"BC interrompe queda de juros após 2 anos"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Governo negocia isenção da CPMF até R$ 1,7 mil"

Correio Braziliense - Brasília

"Vem aí nova tropa para vigiar o trânsito do DF"

O Estado do Paraná - Paraná

"Paraná recupera liderança na produção brasileira de grãos"

Zero Hora - Porto Alegre

"Governo propõe isentar de CPMF quem recebe salário de até R$ 1,7 mil"

O Povo - Ceará

"Teto desaba e fere 15 crianças"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Seqüestro - Casal sofre barbárie"

____________

Apoiadores :

· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Gaia, Silva, Rolim & Associados - Advocacia e Consultoria Jurídica
· Garcia & Keener Advogados
· Gerson Boson e Alkmim Advogados Associados
· Goulart Penteado Advogados
· Gregori Capano Advogados Associados
· Gutierrez Advocacia
· Höfling, Kawasaki, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Küster & Machado Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Leoni Siqueira Advogados
· Libertuci - Advogados Associados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Messina Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lima & Falcão Advogados
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva & Associados - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Machado Neto, Bolognesi, Azevedo e Falcão
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Matos Ruiz Advogados Associados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos, Muriel, Kestener Advogados
· Manucci Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados
· Miguez de Mello Advogados
· Mirian Gontijo e Advogados Associados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Neder Sociedade de Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· Paradeda, Castro, Duarte e Martins Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pestana e Maudonnet - Advogados
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun e Advogados Associados
· Prado Garcia Advogados
· Preto Advogados
· Queiroz Cavalcanti Advocacia
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes & Sevilha Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Ribeiro de Oliveira Advogados
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tozzini Freire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Advocacia Velloso
· Afonso Advogados Associados
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Antunes de Siqueira & Advogados Associados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bichara, Barata, Costa & Rocha Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Buccioli e Advogados Associados
· Cabral Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargo & Pereira Advogados Associados
· Campos Advocacia Empresarial
· Candido de Oliveira - Advogados
· Carvalhosa, Eizirik, Ochman e Real Amadeo Advogados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Cerdeira e Associados
· Cerqueira Leite Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Crivelli Advogados Associados
· Damásio Evangelista de Jesus Advogados Associados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker e Castro Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Dourado, Fagundes, Fialdini, Ribas Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Emsenhuber, Abe e Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório Bechara Jr. Advocacia
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Farina e Estanislau do Amaral Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
__________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_______________

Fomentadores :

· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Macdata Tecnologia Jurídica
· Malheiros Editores Ltda.
· Maxicurso Treinamento
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· Prima Cursos Preparatórios
· PROFESSO Atualização Jurídica
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Tedesco Tecnologia
· AARJ - Associação dos Advogados do Rio de Janeiro
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ALB Consultoria Ltda
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ADPO - Academia de Desenvolvimento Profissional e Organizacional
· Almeida Camargo Centro de Estudos Jurídicos
· APAMAGIS - Associação Paulista dos Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· BCS Informática e Associados
· Canal Executivo Organização de Eventos LTDA
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CEPAD - Centro de Estudos, Pesquisa e Atualização em Direito
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CJDJ - Complexo Jurídico Damásio de Jesus
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· CULTCORP - Cultura Corporativa
· Curso Robortella
· Dias Lopes Instituto de Ensino e Pesquisa
· Editora Del Rey
· Editora Fórum
· Editora Noeses Ltda.
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· Exceda
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· FUNDACE - Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Gonçalves & Gonçalves Marketing Jurídico
· Griffon Serviços Associados
· GVlaw - Programa de Especialização e Educação Continuada da Direito GV
· Hera Corporativa Consultoria Empresarial LTDA
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· IBMEC/SP
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IEJE - Instituto de Estudos Jurídicos e Econômicos
· Inbusiness - Treinamento e Consultoria
· INDIP - Instituto Nacional de Direito Público
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· IPEJUR - Instituto De Pesquisas E Estudos Jurídicos
· IPT - Instituto de Pesquisas Tributárias
· IQPC Brasil - International Quality & Productivity Center
· JEM Consultoria e Participações Ltda.
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
_____

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

__________________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR