INFORMATIVO

  1. Home >
  2. Amanhecidas >
  3. MIGALHAS nº 2.053

MIGALHAS nº 2.053

Segunda-feira, 22 de dezembro de 2008 - Migalhas nº 2.053 - Fechamento às 9h.

 

"A sorte de um povo depende do estado da sua gramática. Não há grande nação sem propriedade de linguagem."

Fernando Pessoa

2009

A partir de janeiro, começam a valer as mudanças ortográficas.

Direto da Redação

Para que Migalhas comece o ano com os devidos acentos (ou melhor, sem eles), nosso amantíssimo Diretor, intimorato líder da imprensa nacional, e que conduz com mãos e chibatas este vibrante matutino, determinou que todo o quadro de redação estude e reestude todas as mudanças ortográficas, de forma a não haver falhas nos informativos. Como a determinação superior é também para os muares, que diariamente fazem as entregas dos matutinos, e que precisam saber das mudanças ortográficas pois lêem (se for 2008, ou leem, se for 2009) os destinatários, amanhã não circulará o Migalhas, voltando a ser distribuído normalmente na segunda-feira, dia 29. O site, que não depende dos estafetas muares, será atualizado normalmente, durante todos os dias, pois aqui não tem moleza.

Oi

As folhas do editorial da Folha de S.Paulo falam sem refolhos sobre desfolhamento político e jurídico que se deu para a criação da nova telefônica : "O governo Lula fez o que já se esperava. Atendeu aos interesses de uma das empresas que mais doaram recursos para a campanha presidencial de 2006, a Andrade Gutierrez, e criou um virtual oligopólio nos serviços de telefonia em todos os Estados do país, com exceção de São Paulo. (...) Havia a lei. Foi alterada. Era preciso dinheiro público. Foi concedido. Surgiram focos de resistência entre os membros da agência que regula o setor, a Anatel. Nomeou-se uma personalidade sem experiência na área para aprovar a fusão. O Tribunal de Contas da União estranhou o negócio. Opiniões foram mudadas - em questão de 24 horas. (...) Fecha-se, assim, o ciclo de uma espetacular sucessão de casuísmos, acomodações de interesses e jogadas clandestinas."

Crise - Sindicatos

O papel dos sindicatos diante da crise econômica é o que mostra Stanley Martins Frasão e Orlando José de Almeida, integrantes do escritório Homero Costa Advogados. Clique aqui para ver.

Crise - Contrato de trabalho

Também sobre a crise é a situação dos trabalhadores e o comentário de Marco Antonio Aparecido de Lima - do escritório Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica. Ele apresenta algumas alternativas legais para os contratos de trabalho em tempos de crise. (Clique aqui)

Crise - Governo

Ninguém duvide, há uma crise se instalando. Ela ainda não chegou a olhos vistos no Brasil, porque nossa economia não estava tão internacionalizada. Ademais, pegou o mundo no fim do ano, quando algumas coisas já estavam compradas e pagas. Janeiro, infelizmente, será de outra forma. As montadoras serão obrigadas a um corte no quadro de funcionários. As empresas fornecedoras farão o mesmo (algumas já fizeram ou estão fazendo), e a cadeia irá se alastrar. Só há, aparentemente, uma saída para o governo fazer a roda girar : heroicamente, reduzir (em algumas alíquotas, até zerar) o imposto de renda pago pela pessoa física. Só com esse montante a mais no bolso é que vai haver consumo. Não adianta aumentar a oferta de crédito se o trabalhador não tem como comprar. Mas isso tudo a equipe econômica já sabe. Se faz de outro jeito, é porque tem interesses a ajeitar. E pior que ver a coisa indo pro brejo, é acompanhar a combalida burra do BNDES sendo aberta para tudo quanto é absurdo e a ministra Dilma falar em gastar bilhões no pré-sal. Tenha dó.

Queixa-crime

Plenário do STF arquiva queixa-crime contra ministro do STJ Teori Albino Zavascki (INQ 2729).

SC

TST normaliza prazos para processos de Santa Catarina.

Recesso

TST suspende prazos processuais até o dia 2 de fevereiro de 2009.

Planejamento

Não deixe passar mais um carnaval para iniciar o ano. É o alerta para o planejamento feito por Mauro Scheer Luís - da Central Prática Consultoria e Treinamento. (Clique aqui)

Aquisição

Após adquirir a distribuidora de petróleo Polipetro, com 130 postos em SC e PR, a Ale Combustíveis adquiriu a Repsol YPF no Brasil, com 327 postos.

Migas

1 - CNJ vai incentivar advocacia voluntária em 2009. (Clique aqui)

2 - Júlio Guttierrez toma posse no cargo de desembargador do TJ/MG. (Clique aqui)

3 - Estado de MG vai ganhar no próximo ano um total de 16 novas varas. (Clique aqui)

Mudança

Ano novo, casa nova. Com os votos de boas festas, o escritório Sevilha, Andrade, Arruda Advogados comunica seus amigos e clientes a abertura de sua nova filial em Recife/PE : Empresarial Wecon Center - rua Professor José Brandão, 389, sala 303, Boa Viagem, Recife/PE. CEP: 58020-150.

Novo sócio

O advogado Diogo Leite Campos é o novo sócio do escritório Rolim, Godoi, Viotti & Leite Campos. O ilustre causídico, doutor em Direito pelas Universidades de Coimbra e Paris II e doutor em Economia pela Universidade de Paris IX, atuará na filial de Lisboa.

Agradecimento

Migalhas agradece os mimos enviados à redação : para clarear nossas idéias uma lanterna da AASP; para arquivar cada migalha de nosso dia, um pen drive do escritório Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos, e para guardar valiosos pertences uma utilíssima nécessaire do Novaes e Roselli Advogados.

Catálogo Jurídico

Conheça a ferramenta de networking eletrônico mais completa da web. Clique aqui e faça um tour virtual pelo Catálogo Jurídico de Escritórios do portal Migalhas.

Migalhas dos leitores - Falecimento - Dagoberto Salles Cunha Camargo

"É, certamente, mera coincidência. No momento em que publico 'Justiça & Caos', livro no qual lamento o declínio da justiça no Brasil e no mundo, vem a notícia da morte do Dagô (Migalhas 2.051 - 18/12/08 - "Falecimento"). Era um juiz severíssimo, daqueles que, segundo brincavam alguns colegas, tinha como lema 'réu inocente pena mínima'. O que pouca gente sabe é quanto lhe doía saber que à sua severidade em relação aos seus réus (ele sempre fez questão de ser juiz criminal) não correspondia igual tratamento que muitos de seus colegas davam a acusados de outra estirpe. Imagino como se sentiria ele hoje se sua lucidez permitisse que lesse os jornais ou visse noticiário telejornalístico. A consciência que tinha de seu rigor na apreciação da conduta alheia (reflexo do rigor que sempre impôs à sua vida, coisa não tão comum na magistratura de hoje) foi responsável por um fato que bem ilustra seu sentido de justiça. Certa ocasião, procurou ele o presidente do Tribunal de Justiça solicitando que este convocasse o Ranulfo de Melo Freire para auxiliar na câmara onde o Dagô atuava. 'Mas o Ranulfo? Logo aquele abobrinha?' indagou o presidente, utilizando o termo com que eram designados os juízes excessivamente absolvedores. 'É para contrabalançar as coisas, pois minha câmara é uma autêntica câmara de gás' explicou o Dagoberto. Quando o órgão especial do mesmo TJ indeferiu minha remoção para uma câmara criminal, sob o argumento impublicável de ser eu não só abobrinha como novidadeiro, pois, nos tempos de TACRIM, eu falava num tal due process of law, o Dagô foi um dos quatro juízes, num total de 25, a considerar aquilo um absurdo. Tentou convencer-me a não aposentar-me, pois, com o tempo, 'reverteríamos aquele absurdo', para usar as palavras dele. Digo isso apenas para ilustrar a dor que sinto, não só pela perda do amigo, mas por verificar que é cada vez menor o número de juízes que emprestam à sua nobre profissão a seriedade que juízes como o Dagô emprestavam. Para ele a magistratura não era uma de suas profissões, era a sua única atividade profissional. Para ele o trabalho do juiz não começava às 13 e terminava às 17 horas, como se vê por aí, pois levava serviço para casa e trabalhava até de madrugada. Para ele não havia isso de assinar despachos e decisões elaboradas por escreventes ou assessores, como é moda hoje em dia. Cunha Camargo era apenas isso: um juiz, cônscio de seus direitos e, principalmente, de seus deveres." Adauto Suannes

Missa

Será realizada hoje, às 11h, na Igreja de São José (rua Dinamarca, 32 - Jardim Europa - SP) a missa de sétimo dia em sufrágio da alma do desembargador Dagoberto Salles Cunha Camargo.

Baú migalheiro

Há 146 anos, no dia 22 de dezembro de 1862, o conselheiro Manoel Messias de Leão, presidente da Relação da Bahia, foi nomeado ministro do Supremo Tribunal de Justiça. Faleceu em 1878 na cidade do Rio de Janeiro.

_____________

Machado de Assis

Durante o ano, em comemoração ao centenário de morte de Machado de Assis, Migalhas trouxe aos leitores algumas frases do escritor do Cosme Velho. Reunidos aqueles dizeres, acrescidos de centenas de outros, deu-se a inevitável edição das "Migalhas de Machado de Assis". Com efeito, nasceu um simpático livrinho de bolso, com mais de 1.000 aforismos machadianos.

www.migalhas.com.br/machadodeassis

Você pode adquirir para si a edição, que custa apenas R$ 20,00, com frete grátis, ou pode ainda presentear algum amigo, escrevendo inclusive um cartão de Natal. Como nesta época, com tantos compromissos, acaba sendo impossível encontrar todos os amigos, as "Migalhas de Machado de Assis" compõem uma literária lembrança de fim de ano.

_____________

Perícias na Justiça do Trabalho

O livro "Perícias Judiciais na Medicina do Trabalho - 3ª edição" (584 p.) está voltado para as áreas de Medicina e Segurança do Trabalho, abrangendo aspectos legais, médicos e ambientais, específicos para a formação de profissionais peritos principalmente após o Provimento n. 45, em que todo e qualquer processo envolvendo acidente e/ou doença do trabalho ficou a cargo da Justiça do Trabalho. A obra reflete a experiência dos autores Antonio Buono Neto e Elaine Arbex Buono após cerca de 20 anos atuando na área de perícias. Clique aqui para ler mais sobre a obra. Aproveite a oportunidade para concorrer a um exemplar oferecido pela Editora LTr.

Última chance !

Se você ainda não está participando do sorteio da obra "Dignidade Humana e Pessoa com Deficiência - Aspectos Legais e Trabalhistas" (228 p.), de autoria de Sandra Morais de Brito Costa, e gentilmente oferecida pela Editora LTr, clique aqui e inscreva-se.

MP 449

Em SP, no dia 13/1, o escritório Braga & Marafon Consultores e Advogados promove o seminário "A MP 449/08, a lei 11.638/07 e as normas contábeis internacionais". Clique aqui e confira a programação completa do evento.

Inscrições

A AASP - Associação dos Advogados de São Paulo e o GVlaw - programa de especialização e educação continuada da Direito GV estão com inscrições abertas até o dia 19/1 para os cursos de processo civil e processo do trabalho. Com duração de dois anos e renomado corpo docente, os cursos serão realizados na sede da AASP, com desconto especial aos associados. Mais informações, clique aqui.

Contemplados do dia !

O sortudo premiado com a obra "Manual de Audiências Trabalhistas: Doutrina, Jurisprudência, Precedentes, Orientações Jurisprudenciais e Enunciados do TST - 6ª edição" (398 p.), de autoria de Francisco Antônio de Oliveira, e gentilmente oferecida pela Editora RT - Revista dos Tribunais, é : Fabiano Firamitu, advogado do escritório José Roberto Galli Advogados, em Ribeirão Preto/SP.

O ganhador agraciado com a obra "Direito Civil - Atualidades III" (672 p.), coordenada por César Fiuza, Maria de Fátima Freire de Sá e Bruno Torquato de Oliveira Naves, e gentilmente oferecida pela Editora Del Rey, é: Mario Helton Jorge, magistrado em Curitiba/PR

_____________

Boas-festas

Migalhas agradece e retribui os carinhosos votos de boas-festas recebidos de : Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados; Lobo & de Rizzo Advogados; Suzana Vicente Gnipper, da Alfabetização Solidária; AASP - Associação dos Advogados de São Paulo; Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos;  Novaes e Roselli Advogados; escritório Sevilha, Andrade, Arruda Advogados; TOTVS - BCS Sisjuri; Dabul e Reis Lobo Sociedade de Advogados; Jayme Vita Roso; IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial; Yara Teresa Lofredo, do escritório Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados; Walter Abrahão Nimir Junior, do escritório De Vivo, Whitaker, Castro, e Gonçalves Advogados; Lionel Zaclis, do escritório Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados; José Tarciso Beraldo, juiz de Direito - 14ª Câmara de Direito Privado do TJ/SP; Eliana Rodrigues, escritório Tauil & Chequer Advogados; Fábio Barbosa, da Reichhold do Brasil Ltda.; Rafael Marcondes Santos, do escritório Demarest e Almeida Advogados; Helio Saboya, do escritório Motta, Fernandes Rocha - Advogados; Paulo Eduardo Penna Prado, analista judiciário do TRE/MG; Norma Souza, do  IBGE/RS; Antenor Pelegrino Filho, diretor do Portal Nacional de Direito do Trabalho; Barioni & Carvalho Advogados; Castro e Castro Advogados Associados; Leonardo Pinheiro; CULTCORP - Cultura Corporativa; TAM Linhas Aéreas S/A; Marcílio Cassini, do escritório Nicoli, Queiroz e Fialho Advogados Associados; Carreira e Sartorello Advogados Associados; Bruno Emilio Advocacia; Marco Antonio P. Gonçalves, da Gonçalves & Gonçalves Marketing Jurídico; Atelier Maria Bonomi; Grife Comunicação; Otávio Celso Furtado Nucci; GT Marketing e Comunicação; Saad Advocacia; Nicolau Amaral Comunicação; Marcellus Parente; Pedro Szajnferber de Franco Carneiro, do escritório  Pompeu, Longo, Kignel e Cipullo Advogados; José Carlos Magalhães Teixeira Filho, do escritório Magalhães Teixeira Advogados; Approach - Gestão de Informação; Comunicação Bansen & Associados; Mercado livre.comOmar Nunes Filho, do escritório MA Pizzolato Advogados; Edmilson Ghersel Narchi; Mara Regina Carandina; Ivan Caiuby   Neves   Guimarães, do escritório Caiuby Guimarães  Advogados  Associados; Leonardo O. de Araújo Branco, do escritório Branco e Brito Advogados; Fernanda Paskevicius, da Volkswagen; Assessoria de Comunicação da PUC/SP; Giulio Cesare Imbroisi, do escritório Cardoso e Guimarães Advogados Associados; Reginaldo Batista Cabelo; Tiago Faggioni Bachur; Agropecuária Vilhena LtdA. & Vilhena Advogados S/c.; Jornal DCI; Claudio Maurício Freddo, do escritório Freddo, Janduci, Theodoro Advogados; J. M. Garcez Advogados Associados; Ronaldo Alves Sobrinho; Daniela Teixeira, do escritório Teixeira de Villar Advogados; Urda Alice; José Antônio de Ávila Sacramento; professor Sérgio Resende de Barros; C/A Design Comunicação; professor Emerson Lemes; Comunicação da OAB/PR; Grupo Agora; José Luiz Cardoso Junior; Reynaldo Abrão Miguel; Genilma Silva Sales, da Secretaria de Estado da Infra-Estrutura do Tocantins; Marcilio Krieger; Rita de Cássia Falsetti Negrão, da RUFF CJ Distribuidora de Petróleo Ltda.; Rejane Zocante Cury Queiroz, advogada da Dori Alimentos Ltda.; José Décio Dupont, do escritório Dupont Spiller Advogados Associados; Ronaldo Caldeira Barbosa, do escritório Bueno Barbosa Advogados Associados; Fernando de Melo Monteiro FilhoAronis Advogados; Moisés Mizrahy - Advogados; Camila Ávila Vidal, do escritório Guazzelli & Torrano Advogados Associados; professor J. Mauricio Conti; Ana Lúcia Carpinetti de Castro, escritório Carpinetti, Castro e Texeira Silva - Advogados Associados; Fernando Batista dos Santos; dr. Alfredo Attié Jr.; Silvia Kutschak CoráLuiz Viganó; João Batista de Oliveira; Daniela Bearzi, do escritório Cerbaro e Bearzi Advogados.

_____________

Agenda Migalhas

  • Espírito Santo

16/1/09 - Lucro real - Como Apurar em 2009

  • Minas Gerais

28/1/09 - Lucro real - Como Apurar em 2009

  • Paraná

23/1/09 - Lucro real - Como Apurar em 2009

  • Rio Grande do Sul

22/1/09 - Lucro real - Como Apurar em 2009

  • Rio de Janeiro

21/1/09 - Lucro real - Como Apurar em 2009

  • São Paulo

13/1/09 - Curso prático - Imposto de Renda das Empresas
13/1/09 - Seminário : A MP 449/08, a lei 11.638/07 e as normas contábeis internacionais
19/1/09 - Lucro real - Como Apurar em 2009
20/1/09 - Curso - Legal English
20/1/09 - Curso prático - Retenções na Fonte - Serviços prestados por Pessoas Jurídicas
21/1/09 - Curso - Rentabilidade e custos em serviços jurídicos: indicadores, custos e desempenho em escritórios de advocacia
22/1/09 - Curso - Indenizações nas relações de trabalho
22/1/09 - Custo e formação de preços
22/1/09 - Curso - Gestão de Fluxo de Caixa
23/1/09 - Planejamento Tributário 2009
23/1/09 - Curso - PIS e COFINS não cumulativos com as recentes alterações na legislação tributária
24/1/09 - Curso - Secretariando advogados
26/1/09 - Lucro real - Como Apurar em 2009
27/1/09 - Curso - Gestão de Crédito e Cobrança
28/1/09 - Curso - Planejamento estratégico
28/1/09 - Curso - Saiba como redigir contratos
28/1/09 - Conferência : Gestão Estratégica de Pessoas no Jurídico
28/1/09 - Curso - Nota fiscal eletrônica no SPED
28/1/09 - Saiba como redigir contratos
29/1/09 - Retenções na fonte - PIS-PASEP/COFINS/CSLL/IRRF/INSS/ISS
29/1/09 - Curso prático - DIRF e Comprovante de Rendimentos
29/1/09 - Curso - Logística de exportação aplicada
29/1/09 - Seminário : Alterações na Legislação Tributária - Medida Provisória N° 449/08
31/1/09 - Curso - Responsabilidade Civil e o Direito da Medicina
3/2/09 - Curso prático - Terceirização de Mão de Obra - Aspectos Trabalhistas e Previdenciários
3/2/09 - Setor Fiscal - Conhecimentos Básicos e Fundamentais
3/2/09 - Curso - Setor Fiscal - Conhecimentos Básicos e Fundamentais
4/2/09 - Curso - Secretaria empreendedora
5/2/09 - Seminário - Nova Lei do Estágio
7/2/09 - Curso - Benefícios Previdenciários - Análise das principais decisões dos TRFS, STJ E STF
7/2/09 - Curso - Dano moral no Direito Previdenciário
10/2/09 - Conferência : Contratos em Obras
10/2/09 - Curso - Planejamento Sucessório: Holding Familiar
12/2/09 - Curso - Plano de negócios
12/2/09 - Como Implantar de Gestão de Projetos
14/2/09 - Curso - Desaposentação e cálculo da desaposentação
14/2/09 - Curso de especialização - Atualidades em Direito Civil e seus reflexos processuais
14/2/09 - Curso de Especialização em Direito Previdenciário
16/2/09 - RADAR - Habilitação para operar com Comércio Exterior
17/2/09 - DIRF 2009 - regras para retenção e preenchimento
17/2/09 - PIS e COFINS - Cálculo e regras gerais - Regime Cumulativo e Não-Cumulativo
18/2/09 - Incoterms 2000 - Utilizando os Termos do Comércio Internacional nas Negociações de Produtos
3/3/09 - Curso de Pós-Graduação "Lato Sensu" em Direito Tributário
3/3/09 - Curso de pós-graduação "Lato Sensu" em Direito Processual Civil
4/3/09 - Curso de pós-graduação "Lato Sensu" em Direito Administrativo
4/3/09 - Curso de pós-graduação "Lato Sensu" em Direito do Trabalho
5/3/09 - Curso de pós-graduação "Lato Sensu" em Direito Processual Civil
7/3/09 - Curso de pós-graduação "Lato Sensu" em Direito dos Contratos
7/3/09 - Curso de pós-graduação "Lato Sensu" em Direito Empresarial
14/3/09 - MBA em Gestão e Direito Educacional
14/3/09 - Curso de especialização em Processo Civil
14/3/09 - Especialização em Direito das Relações Trabalhistas e Previdenciárias
17/3/09 - Curso de pós-graduação "Lato Sensu" em Direito do Comércio Internacional
24/3/09 - MBA em Direito Eletrônico
25/3/09 - Curso - Custos: conheça, controle, corte
28/3/09 - Curso - Cálculo da RMI e revisão de benefícios- novas abordagens
24/4/09 - Pós-graduação - Direito do Mercado Financeiro e de Capitais
27/4/09 - Pós-graduação - Direito dos Contratos
28/4/09 - Pós-graduação - Direito Penal Econômico
28/4/09 - Pós-graduação - Direito Societário
28/4/09 - Pós-graduação - Direito Tributário

Clique aqui

______________

Migalhas Clipping

Carta Capital

"O triste fim de uma era"

IstoÉ Dinheiro

"Ele também roubou seu dinheiro"

Veja

"DARFUR - À espera do Salvador"

IstoÉ

"Por que o ser humano é generoso?"

Época

"Talento & Perseverança"

The New York Times - EUA

"More Firms Cut Labor Costs Without Layoffs"

The Washington Post - EUA

"Trade Barriers Toughen With Global Slump"

Le Monde - França

"Le plan Bush accorde sursis au secteur asutomobile"

Corriere Della Sera - Itália

"Papa:«Dio decide chi è uomo e donna: no a cambi di sesso»"

Le Figaro - França

"La première liste des sicav contaminées par Madoff"

Clarín - Argentina

"Más medidas y señal de Cristina para el campo"

Público - Portugal

"Universidades cortam verbas para professores e instalações"

El País - Espanha

"Zapatero asume parte del modelo catalán en la nueva financiación"

Frankenpost Zeitung - Alemanha

"Zwei Männer überfallen Taxifahrerin in Hof"

The Guardian - Inglaterra

"Funding gap puts maternity reform at risk"

O Estado de S. Paulo - São Paulo

"Crise vai brecar crescimento da classe média"

Jornal do Brasil - Rio de Janeiro

"Rio recebe hoje Lula e Sarkozy"

Folha de S.Paulo - São Paulo

"Obama amplia pacote para salvar emprego"

O Globo - Rio de Janeiro

"Polícia ataca finanças do tráfico na Cidade de Deus"

Estado de Minas - Minas Gerais

"Transporte escolar fora de controle"

Correio Braziliense - Brasília

"Caixa reduz juros de 21 tipos de empréstimos"

Zero Hora - Porto Alegre

"Definição sobre novas vagas para vereadores fica para fevereiro"

O Povo - Ceará

"Ceará - 17 carros roubados por dia"

Jornal do Commercio - Pernambuco

"Professor já pode escolher notebook"

_____________

Apoiadores :

Departamentos Jurídicos :

· Bradesco S/A
· Carrefour

Escritórios :

· Rui Celso Reali Fragoso e Advogados Associados
· Ruiz Filho e Kauffmann Advogados Associados
· Saeki Advogados
· Santoro Fonseca Advogados Associados
· Sevilha, Andrade, Arruda Advogados
· Silva Telles Advogados - Prof. Goffredo da Silva Telles Junior e Dra. Maria Eugenia Raposo da Silva Telles
· Siqueira Castro Advogados
· Souza Queiroz Ferraz e Pícolo Advogados Associados
· Stüssi-Neves e Advogados
· Suchodolski Advogados Associados
· Sylvia Romano Consultores Associados
· Tácito Eduardo Grubba Advogados Associados
· Tauil & Chequer Advogados
· Técio Lins e Silva, Ilídio Moura & Advogados Associados
· Tess Advogados
· Thiollier e Advogados
· Thomé e Cucchi - Sociedade de Advogados
· Tojal, Teixeira Ferreira, Serrano & Renault Advogados Associados
· Tolentino Advogados
· Toron, Torihara e Szafir Advogados
· Tozzini Freire Advogados
· Trench, Rossi e Watanabe Advogados
· Trigueiro Fontes Advogados
· Ulisses Sousa Advogados Associados
· Veirano Advogados
· Vilhena Silva Sociedade de Advogados
· Wald e Associados Advogados
· Xavier, Bernardes, Bragança - Sociedade de Advogados
· A. Lopes Muniz Advogados Associados
· Adriano Pinto & Jacirema Moreira - Advocacia Empresarial
· Advocacia Anna Luiza Ferreira
· Advocacia Bettiol S/C
· Advocacia Celso Botelho de Moraes
· Advocacia Mariz de Oliveira
· Advocacia Raul de Araujo Filho
· Advocacia Rocha Barros Sandoval & Ronaldo Marzagão
· Advocacia Velloso
· Akselrad e Associados Advogados e Consultores Jurídicos
· Albino Advogados Associados
· Alcoforado Advogados Associados
· Almeida Alvarenga e Advogados Associados
· Almeida Camargo Advogados
· Amaral Gurgel Advogados
· Andrade & Fichtner Advogados
· Araújo e Policastro Advogados
· Aristides Junqueira Advogados Associados S/S
· Aristoteles Atheniense Advogados
· Arruda Alvim e Thereza Alvim Advocacia e Consultoria Jurídica
· Azevedo e Azevedo Advogados Associados
· Azevedo Sette Advogados
· Barretto Ferreira, Kujawski, Brancher e Gonçalves - Sociedade de Advogados
· Barros Carvalho Advogados Associados
· Barros Pimentel, Alcantara Gil, Fernandes, Rodriguez e Vargas Advogados
· Biazzo Simon Advogados
· Bocater, Camargo, Costa e Silva - Advogados Associados
· Boccuzzi Advogados Associados
· Braga Nascimento e Zilio Antunes Advogados Associados
· Brandão Couto, Wigderowitz e Pessoa Advogados
· Brandão e Tourinho Dantas Advogados Associados
· Brasil Salomão e Matthes Advocacia
· Cabral Advogados Associados
· Calza e Salles Advogados Associados
· Camargo & Pereira Advogados Associados
· Camargos, Giostri Advogados
· Candelaria e Advogados Associados
· Candido de Oliveira - Advogados
· Cardillo & Prado Rossi Sociedade de Advogados
· Cardoso e Guimarães Advogados Associados
· Carla Rahal Benedetti Sociedade de Advogados
· Carlos Roberto Schlesinger Advogados
· Carvalhosa e Eizirik Advogados
· Castelo Branco Advogados Associados
· Castro, Barros, Sobral, Gomes - Advogados
· Catta Preta Leal Advogados
· Cerdeira Chohfi Advogados e Consultores Legais
· Cerqueira Leite Advogados Associados
· Cesnik, Quintino e Salinas Advogados
· Cheim Jorge & Abelha Rodrigues - Advogados Associados
· Chiaparini e Bastos Advogados
· Clèmerson Merlin Clève - Advogados Associados
· Clito Fornaciari Júnior - Advocacia
· Coelho, Ancelmo & Dourado Advogados
· Cosso Advogados
· Covac - Sociedade de Advogados
· Crivelli Advogados Associados
· Dal Pozzo Advogados
· Daniel Advogados
· Dannemann Siemsen Advogados
· Dauro Dórea & Advogados
· Demarest e Almeida Advogados
· De Vivo, Whitaker, Castro, e Gonçalves Advogados
· Deda & Gordilho Advogados Associados
· Dias de Souza Advogados Associados S/C
· Dias & Associados S/C
· Dias Vieira Consultores e Advogados Associados
· Dinamarco e Rossi Advocacia
· Do Val, Pereira de Almeida, Sitzer e Gregolin Advogados
· Duarte Garcia, Caselli Guimarães e Terra Advogados
· Edgard Leite Advogados Associados
· Emsenhuber Advogados Associados
· Erik Bezerra Advogados
· Escritório de Advocacia CIES Natasja Deschoolmeester e Advogados Associados
· Escritório de Advogados Aroldo Limonge
· Escritório Professor René Dotti
· Farina e Estanislau do Amaral Advogados
· Felipe Amodeo Advogados Associados
· Felsberg, Pedretti, Mannrich e Aidar - Advogados e Consultores Legais
· Fernando Corrêa da Silva e Advogados Associados
· Fernando Pinheiro - Advogados
· Fialdini Penna Tilkian Advogados
· Fleury Malheiros, Gasparini, De Cresci e Nogueira de Lima Advogados
· França Ribeiro Advocacia
· Franceschini e Miranda - Advogados
· Gaia Silva Gaede & Associados
· Garcia & Keener Advogados
· Gerson Boson e Alkmim Advogados Associados
· Gonçalves, Arruda, Brasil & Serra - Sociedade de Advogados
· Goulart Penteado Advogados
· Gregori Capano Advogados Associados
· Gutierrez Advocacia
· Helio Barbosa & Associados - Advocacia Empresarial e Societária
· Höfling, Thomazinho Advocacia
· Homero Costa Advogados
· Imaculada Gordiano Advogados Associados
· Jayme Vita Roso Advogados e Consultores Jurídicos
· Jorge Lobo Advogados
· Joyce Roysen Advogados
· Justen, Pereira, Oliveira & Talamini - Advogados Associados
· Keppler e Advogados Associados
· Küster & Machado Advogados Associados
· Lefosse Advogados
· Leite, Tosto e Barros - Advogados Associados
· Lemos e Associados Advocacia
· Leoni Siqueira Advogados
· Lilla, Huck, Otranto, Camargo e Munhoz Advogados
· Lima Advogados Associados - Assessoria e Consultoria Jurídica
· Lins Cattoni Advogados
· Lobo & de Rizzo Advogados
· Lobo & Ibeas Advogados
· Lobregat e Advogados
· Lopes da Silva & Associados - Sociedade de Advogados
· Lourival J. Santos - Advogados
· Lotti = Araújo - Sociedade de Advogados
· Luchesi Advogados
· Luchione Advogados
· Luís Roberto Barroso & Associados
· Luiz Rafael Mayer - Consultoria Jurídica
· Machado Associados Advogados e Consultores
· Machado, Meyer, Sendacz e Opice Advogados
· Malheiros Filho, Camargo Lima e Rahal - Advogados
· Malheiros, Penteado, Toledo e Almeida Prado - Advogados
· Manesco, Ramires, Perez, Azevedo Marques, Advocacia
· Manhães Moreira Advogados Associados
· Manucci Advogados
· Marcelo Gir Gomes Advogados Associados
· Marcelo Leonardo Advogados Associados
· Mario Oscar Oliveira & Advogados Associados
· Mário Roberto Pereira de Araújo - Sociedade de Advogados
· Marques Rosado, Toledo Cesar & Carmona Advogados
· Martinelli Advocacia Empresarial
· Martins & Salvia Advogados
· Martorelli e Gouveia Advogados
· Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados
· Mattos Muriel Kestener Advogados
· Mauro Cavalcante, Paulo Vieira & Wagner Advogados Associados
· Medeiros Advogados
· Medina Osório Advogados
· Menezes, Magalhães, Coelho e Zarif Advogados S/C
· Mesquita Pereira, Marcelino, Almeida, Esteves Advogados
· Miguel Neto Advogados Associados
· Miguel Silva & Yamashita Advogados Associados
· Miguez de Mello Advogados
· Mirian Gontijo e Advogados Associados
· Motta, Fernandes Rocha - Advogados
· Mundie e Advogados
· Neumann, Salusse, Marangoni Advogados
· Newley, Romanowski, Araújo & Guerra Advogados Associados
· Newton Silveira, Wilson Silveira e Associados - Advogados
· Nilson Theodoro Advogados
· Novaes e Roselli Advogados
· Olavo Drummond - Advogados e Consultores Jurídicos
· Oliveira & Leite Advogados Associados S/C
· Oliveira Matos Advogados
· Oliveira Franco, Ribeiro, Küster, Rosa - Advogados Associados
· Orlando Vaz Advogados Associados
· Osorio e Maya Ferreira Advogados
· PACSA & Cameira
· Paradeda, Castro, Duarte e Martins Advogados
· Pasqualin Advogados
· Peixoto E Cury Advogados
· Penteado Mendonça Advocacia
· PN&BA - Peregrino Neto & Beltrami Advogados
· Pereira Martins Advogados Associados - Prof. Eliezer Pereira Martins
· Pinhão e Koiffman Advogados
· Pinheiro Neto Advogados
· Pires de Oliveira Dias, Zürcher e Ribeiro Filho | Advogados
· Podval, Rizzo, Mandel, Antun, Indalecio e Advogados
· Posocco & Associados - Advogados e Consultores
· Prado Garcia Advogados
· Preto Advogados
· Ráo, Cavalcanti & Pacheco Advogados
· Rayes, Fagundes & Oliveira Ramos Advogados Associados
· Rayes Advogados
· Reale e Moreira Porto Advogados Associados - Dr. Miguel Reale Júnior e Dr. Eduardo Reale
· Rodrigues Coelho & Advogados Associados
· Rodrigues Jr. Advogados
· Rubens Naves, Santos Jr., Hesketh - Escritórios Associados de Advocacia
_____________

Clique aqui para conhecer os Apoiadores de Migalhas.

_____________

Fomentadores :

· Goya Consultoria
· Griffon Serviços Associados
· Hera Corporativa Consultoria Empresarial LTDA
· IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros
· IAMG - Instituto dos Advogados de Minas Gerais
· IASP - Instituto dos Advogados de São Paulo
· IBC - International Business Communications
· IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo
· IBCCRIM - Instituto Brasileiro de Ciências Criminais
· IBDD - Instituto Brasileiro de Direito Desportivo
· IBDFAM - Instituto Brasileiro de Direito de Família
· IBDM - Instituto Brasileiro de Direito Municipal
· IBMEC/RJ
· Ibmec São Paulo
· IBRADEMP - Instituto Brasileiro de Direito Empresarial
· ICET - Instituto Cearense de Estudos Tributários
· ICED - Instituto Comportamento, Evolução e Direito
· IDCID - Instituto de Direito do Comércio Internacional e Desenvolvimento
· IDDD - Instituto de Defesa do Direito de Defesa
· IDPE - Instituto de Direito Político e Eleitoral
· IE Law School
· IEM - Instituto de Estudos Marítimos
· INRE - Instituto Nacional de Recuperação Empresarial
· Inrise Consultoria em Marketing Jurídico
· Instituto Brasileiro de Direito Público - IBDP
· Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET
· Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - ETCO
· Instituto Cultural José Martins Pinheiro Neto
· Instituto Dias Lopes de Ensino e Pesquisa
· Instituto Ling
· IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas LTDA.
· Lawsoft Desenvolvimento de Sistemas
· Lex Mercator International Education
· LexNews Data Mining Recorte Eletrônico de Diários Oficiais
· LexisNexis Martindale-Hubbell
· Malheiros Editores Ltda.
· MDA - Movimento de Defesa da Advocacia
· MDE Training
· Michael Page International
· NK Assessoria Contábil e Fiscal LTDA
· OAB/PR - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Paraná
· OAB/SP - Ordem dos Advogados do Brasil, Seção São Paulo
· Praetorium - Instituto de Ensino, Pesquisa e Atividade de Extensão em Direito LTDA.
· Premier Máxima Editora S/A
· Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
· RedeJur - Associação de Escritórios de Advocacia Empresarial
· sbdp - Sociedade Brasileira de Direito Público
· SOCEJUR - Sociedade de Estudos Jurídicos
· Sodepe Brasil
· Tedesco Tecnologia
· TOTVS - BCS Sisjuri
· VM Tecnologia da Informação Ltda - Distribuidora Babylon & Perfect English no Brasil
· AASP - Associação dos Advogados de São Paulo
· AATSP - Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo
· ABDI - Associação Brasileira de Direito de Informática e Telecomunicações
· ALB Consultoria Ltda
· ABPI - Associação Brasileira da Propriedade Intelectual
· ANOREG/SP - Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo
· APAMAGIS - Associação Paulista de Magistrados
· ASPI - Associação Paulista da Propriedade Intelectual
· Aurum Software
· CEAE - Centro de Estudos de Administração de Escritórios de Advocacia
· Central Prática Consultoria e Treinamento
· CESA - Centro de Estudos das Sociedades de Advogados
· Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil-Canadá
· CEU - Centro de Extensão Universitária
· Coelho dos Santos Consultoria em Seguros
· CRUZEIRO/NEWMARC PROPRIEDADE INTELECTUAL
· Diferenciall Tecnologia & Consultoria
· Direito GV
· Editora Blucher
· Editora Campus-Elsevier - Campus Jurídico
· Editora Del Rey
· Editora e Livraria Renovar
· Editora Fórum
· Editora Noeses Ltda.
· EPD - Escola Paulista de Direito
· EPDS - Escola Paulista de Direito Social
· e-Xyon Tecnologia em Gestão Jurídica
· FACAMP - Faculdades de Campinas
· Faculdade de Direito de Franca
· Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo
· Faculdades COC
· FGV DIREITO RIO
· FISCOSoft Editora
· FORUM CEBEFI
· Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP
· Fundamar - Fundação 18 de março
· Genialis Software
_____________

Clique aqui para conhecer os Fomentadores.

_____________

Fontes

Indique amigos

Descadastrar

Migalhas amanhecidas

Atualizado em: 1/1/1900 00:00

INFORMATIVO

Cadastre-se e receba gratuitamente o informativo diário por email ou pelo Migalhas App.

CADASTRAR