COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 21.1.19

Cenário - 21.1.19

FSB Inteligência

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Atualizado às 08:51

Bolsonaro em Davos

Um Brasil aberto e disposto a parcerias com o mundo, comprometido com o combate à corrupção e conectado a uma agenda doméstica reformista.

Esse é o país que o presidente Jair Bolsonaro e seus principais ministros vão apresentar a partir de amanhã em Davos, na Suíça, durante o Fórum Econômico Mundial.

A previsão é que Bolsonaro discurse sobre a crise na Venezuela, fale na sessão plenária e também em um painel reservado para discutir o futuro da América Latina.

As mudanças na Previdência virão na forma de 'pílulas', assim como o cronograma daquilo que o novo governo planeja fazer este ano por si só e junto ao Congresso.

Dúvidas e críticas serão contextualizadas com dados - em geral, dramáticos.

A comitiva tem em mãos informações detalhadas que foram didaticamente compiladas para que o entendimento internacional seja pleno e para que, à distância, a sociedade brasileira não seja pega de surpresa.

Programação

Guedes e Moro no fórum

O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem reuniões previstas com a diretora-gerente do FMI, Christine Lagarde, com o diretor-geral da OMC, Roberto Azevêdo, com o presidente do BID, Luis Roberto Moreno, e com o secretário de Tesouro dos Estados Unidos, Steven Mnuchin.

Já o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, participará de rodas de debates sobre governança, compliance e a globalização do crime, além de agendas paralelas em painéis com autoridades americanas e europeias especializadas em regulação e no combate à corrupção.

Mourão

Semana do vice

A agenda de compromissos divulgada até agora não prevê grandes eventos ao vice-presidente Hamilton Mourão.

Bolsonaro e os ministros retornarão da Suíça na quinta-feira, 24.

Caso COAF 1

Flávio fala

O senador eleito Flávio Bolsonaro falou ontem à noite ao programa Domingo Espetacular, da RecordTV (veja ou reveja).

Caso COAF 2

Oposições

Uma parte da agitação que vai marcar o início dos trabalhos no Congresso na primeira semana de fevereiro foi antecipada e já está instalada na internet.

Parlamentares que fazem oposição ao Planalto atualizam suas redes sociais (preferencialmente!) com ataques à família Bolsonaro.

Economia

Como está a largada

Esta semana serão divulgados alguns dos primeiros dados preliminares - oficiais e privados - sobre como a economia arrancou neste primeiro mês do ano.

São informações sobre mercado de trabalho, consumo, inflação, crédito, juros e inadimplência.

AGENDA

Conjuntura - A FGV divulga hoje o Monitor do PIB - novembro 2018.

EDUCAÇÃO

Futuro - A Ad Astra, escola criada pelo fundador da Tesla, Elon Musk (veja a entrevista no Youtube), é um laboratório que combina ciência, tecnologia e criatividade.

SABER

Dança - Tudo sobre o Festival de Dança de Joinville/SC, que ocorrerá entre os dias 17 e 27 de julho.

SUSTENTÁVEL

Descarte - A Ocean Friend - empresa de produtos sustentáveis - e seus canudos de inox reutilizáveis.

TECH

LED - João Pessoa/PB, Palmas/TO e Manaus/AM são algumas das capitais do país que avançam na substituição da iluminação pública convencional por refletores de LED.

BEM-ESTAR

Estresse - Pesquisa do Programa de pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp avaliou o impacto do estresse em call centers, hospitais, bancos, unidades básicas de saúde e indústrias.