COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 22.1.19

Cenário - 22.1.19

FSB Inteligência

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Atualizado às 09:17

O discurso

As mensagens e o tom adotados hoje em Davos pelo presidente Jair Bolsonaro vão apontar mais do que caminhos e tendências.

Independentemente da duração e do quanto pretende detalhar o que pensa, a defesa do chamado 'novo Brasil' dará pistas do nível de comprometimento do governo com ações práticas.

Logo na chegada, Bolsonaro calibrou a maior parte das expectativas e especulações. Já alertado de que ambas estão estacionadas em níveis elevadíssimos tanto na Suíça como no Brasil.

Essa estratégia será adotada também por seu staff, que terá agendas paralelas no Fórum Econômico. Os ministros que viajaram vão reforçar recados complementares aos do presidente.

Ao se dirigir ao mundo, Bolsonaro quer refinar e, ao mesmo tempo, testar em tempo real parte da estratégia de convencimento e de mobilização que será colocada em prática na volta a Brasília.

Davos

Ao vivo nas redes

Acompanhe o Fórum Econômico Mundial pelo Twitter, Facebook, Instagram e Linkedin.

Congresso

Linha de chegada

A despeito da formação de blocos oposicionistas e do lançamento de candidaturas, os favoritos para as presidências da Câmara e do Senado - a uma semana para o fim do recesso legislativo - seguem sendo Rodrigo Maia e Renan Calheiros.

Venezuela

Reações à crise

O Observatório Venezuelano de Conflito Social (OVCS) apurou que em 2018 ocorreram 12.715 protestos no país.

Em comparação a 2017, o volume cresceu 30%.

Um denso documento (em espanhol) recém-publicado pela ONG traz detalhes do ambiente local e do alcance da crise na vida das pessoas.

Turismo

Balanço e perspectivas

A Organização Mundial do Turismo (OMT), órgão ligado à ONU, compilou números interessantes sobre o turismo internacional.

A aposta é que haverá um crescimento entre 3% e 4% em 2019.

No ano passado, a performance não foi ruim: alta de 6% em relação a 2017, totalizando 1,4 bilhão de chegadas.

A OMT detalha o diagnóstico em dois documentos divulgados ao setor (leia aqui e aqui), mas resume que a alta se deve, entre outros fatores, ao crescimento econômico global, passagens mais baratas, tecnologia e acesso mais fácil a vistos.

Economia

O Banco Central ouve

A consulta pública sobre o aprimoramento da regulação de prevenção à lavagem de dinheiro - aberta pelo Banco Central - já é sucesso na internet.

O edital está aqui e as sugestões das pessoas podem ser lidas aqui.

AGENDA

MJ - Começa hoje no Panamá a Jornada Mundial da Juventude.

Sisu - As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas a partir de hoje (veja no site).

BNDES - O BNDES Garagem, programa de startups do banco, vai realizar hoje um roadshow com empreendedores, no We Work Carioca, no Rio de Janeiro (saiba mais).

EDUCAÇÃO

MBAs - Conheça a Associação de MBAs (Amba) e saiba mais sobre a Conferência Global de 2019, que acontecerá de 13 a 15 de maio em Istambul, na Turquia.

SABER

Museu - As atrações da programação especial de férias do Museu da Imigração, em São Paulo, até 31 de janeiro.

SUSTENTÁVEL

TED - Palestras do TED com soluções sustentáveis. Cientistas e inventores oferecem saídas visionárias para um futuro mais verde.

TECH

Ranking - Um debate (e um ranking!) sobre países, competitividade, talento empreendedor e inovação.

BEM-ESTAR

Comida - As receitas saudáveis reunidas pela BBC que levam em conta tipo de pessoa, orçamento, tempo e período do dia.