COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 7.2.19

Cenário - 7.2.19

FSB Inteligência

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2019

Atualizado às 09:38

Agendas simultâneas

O Congresso mal voltou a funcionar e já há um estoque razoável de dúvidas sobre como (na vida real!) o pacote anticrime do ministro Sergio Moro e a reforma da Previdência vão caminhar.

As linhas de fronteira ainda estão sendo desenhadas na Câmara e no Senado, o que alimenta a maior parte das dúvidas de momento.

Assuntos complexos costumam despertar sensibilidades extras, sobretudo quando tantas forças políticas recém-chegadas ou em consolidação procuram ocupar espaços.

Muita gente que está fora da foto movimenta-se nos bastidores para assumir lugar de destaque no debate público. As ondas começam a ganhar forma, assim como os ruídos e as trombadas.

Do ponto de vista dos veteranos, toda a prioridade deve ser dada à Previdência. As lideranças que se fortaleceram esta semana também pensam assim.

Segurança pública viria logo em seguida. E na sequência os demais itens da agenda pactuada com o Planalto.

Essa cronologia é a ideal, combina com a realidade de agora, mas ainda não se sabe se será a possível.

Pauta

Maia na TV

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), falou à GloboNews sobre prazos e perspectivas de votações.

Em relação à Previdência, Maia disse que o plenário deverá analisar o tema até a segunda quinzena de maio (leia mais).

Governadores

Frente de apoio

Dentro da estratégia de reunir o máximo de apoios possíveis para a reforma, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sinaliza aos estados o que será proposto e os eixos gerais das mudanças na Previdência.

Os governadores vão conhecer o texto endereçado ao Congresso em uma reunião, em Brasília, no próximo dia 20.

Novo BC

Credenciais de Campos Neto

Já está no Senado a mensagem do presidente Jair Bolsonaro indicando o economista Roberto Campos Neto para presidir o Banco Central.

O rito regimental prevê como próximos passos a leitura do texto em plenário - ainda sem data - e o envio para a análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde ocorre a sabatina - também sem dia definido.

Bolsonaro

Ida aos EUA

O Itamaraty acelera os preparativos da visita do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos.

Será em meados de março.

Venezuela

Cúpula avalia a crise

Representantes de 13 países estão reunidos hoje em Montevidéu (Uruguai) para discutir ações concretas e de curto prazo capazes de abrir canais de diálogo com as forças políticas da Venezuela.

AGENDA

Fies - Começam hoje as inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

EDUCAÇÃO

Aprender e compartilhar - Conheça a Discovery Education e mergulhe no conteúdo digital que influencia milhões de estudantes e educadores pelo mundo.

SABER

Banksy - O museu na Alemanha onde a famosa tela do artista britânico Banksy, que se autodestruiu parcialmente em um leilão, está sendo exibida.

SUSTENTÁVEL

Agricultura vertical - Um bom debate sobre os impactos, os benefícios e as questões ainda em aberto sobre essa modalidade de produção de alimentos (leia).

TECH

Vestir moderno - De 19 a 21 de junho acontecerá nos Estados Unidos a WEAR Conference 2019. Grandes indústrias do vestuário esportivo e gigantes do varejo eletrônico, entre outros, reunidos para mostrar o futuro das roupas.

BEM-ESTAR

Dor x gênero - Um estudo revela que os americanos levam a dor das meninas menos a sério do que a dos meninos (leia mais na CNN.com).