COLUNAS

  1. Home >
  2. Colunas >
  3. Cenário >
  4. Cenário - 2.10.19

Cenário - 2.10.19

FSB Inteligência

quarta-feira, 2 de outubro de 2019

Atualizado às 08:40

Agenda pós-Previdência

Sem muitos sobressaltos, a PEC da reforma da Previdência passou ontem à noite em primeiro turno no Senado com uma vantagem de votos dentro do que se esperava: o texto-base foi aprovado por 56 a 19.

Agora, são necessárias três sessões de discussão antes do segundo turno, previsto para até o dia 15 deste mês.

Grande parte das emendas foi rejeitada na CCJ e, em seguida, também pelo plenário. Restam seis dos dez destaques de partidos - itens agendados para hoje.

Essa etapa da reforma no Senado serviu para reposicionar as forças políticas e, de alguma maneira, sugere quais linhas de atuação serão abraçadas depois que tudo for concluído.

Já nas preliminares do debate - ao longo da semana passada - pistas foram dadas.

Em meio a atrasos que não estavam na agenda, partidos que esperam mais do Planalto explicitaram ruídos e insatisfações em torno de supostos acordos e promessas não cumpridos.

As pressões aumentam na medida em que a nova Previdência já vai aparecendo no retrovisor do mundo político.

PEC paralela

Caminhando...

Independentemente da aprovação do texto principal, a discussão no Senado da chamada PEC paralela segue no Senado - a proposta está na CCJ e há 168 emendas esperando por análise.

A PEC trata da inclusão de estados e municípios na reforma, prevê a cobrança de contribuições previdenciárias de entidades filantrópicas, entre outros ajustes.

Mais Previdência

PSol no TCU

Uma denúncia foi protocolada no Tribunal de Contas da União pelo PSol contra o Ministério da Economia.

A bancada do partido na Câmara contesta cálculos e justificativas que sustentam a PEC da Previdência.

Pacote anticrime

Na TV e na web

Vai começar a campanha publicitária do projeto anticrime defendido pelo ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança Pública).

As peças serão veiculadas ao longo de outubro na tv e na internet.

Na Esplanada dos Ministérios, banners gigantes instalados no alto de prédios públicos explicam o pacote e emitem frases de efeito.

Cade

Quórum restabelecido

Quatro indicados para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) tiveram seus nomes referendados, ontem, pelo Senado.

Sérgio Costa Ravagnani, Lenisa Rodrigues Prado e Luis Henrique Bertolino Braido vão ocupar cadeiras de conselheiros do Tribunal Administrativo da autarquia.

Já o atual procurador-chefe, Walter de Agra Júnior, teve sua recondução aprovada.

Com o ato do Senado, que ainda precisa ser oficializado no Diário Oficial, o Tribunal Administrativo restabelece o quórum mínimo para julgamentos - parados desde 17 de julho.

Conjuntura

Bê-á-bá

O Tesouro Nacional elaborou um Manual de Adesão ao Regime de Recuperação Fiscal com instruções básicas para a elaboração do Plano de Recuperação dos estados.

Os gestores encontram no documento, entre outras coisas, a lista de requisitos e detalhes que podem ajudar a dar fluxo ao processo.

FMI

Kristalina estreia

A economista búlgara Kristalina Georgieva deu sinais de que se adaptou bem às novas funções.

Ontem, em seu primeiro dia como diretora do Fundo Monetário Internacional, compartilhou pelo Twitter - onde é bem ativa - o que fez, por onde andou e com quem esteve.

Na entrevista aos meios oficiais de comunicação do FMI, Kristalina acentuou opiniões já conhecidas, repassou os principais objetivos e alinhou expectativas.

AGENDA

STF - Será retomado hoje o julgamento sobre a ordem de apresentação de alegações finais entre delatores e delatados, caso que pode anular condenações da Lava Jato.

Atos pró-educação - Sindicatos e entidades estudantis promovem hoje o primeiro dia de protestos em diversas capitais do país a favor da educação.

PGR - Augusto Aras toma posse hoje na Procuradoria-Geral da República.

Congresso - Deputados e senadores reúnem-se em sessão conjunta à tarde para retomar a análise de vetos presidenciais e de créditos orçamentários, além de votar a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2020.

Guedes - O ministro da Economia reúne-se hoje à tarde - em separado - com as bancadas do PSD, PP e MDB do Senado.

EDUCAÇÃO

Livros - Tudo pronto para a Feira do Livro de Frankfurt, um dos mais tradicionais e importantes encontros editoriais (impressos e digitais) do mundo.

SABER

Moedas - Algumas das coleções de moedas mais famosas e valiosas de todos os tempos.

SUSTENTÁVEL

Universidade verde - A rede de apoio e engajamento por trás do programa de sustentabilidade da Universidade de Boston (EUA).

TECH

Robôs - Os inventos mais fantásticos da companhia líder mundial em robôs móveis que imitam humanos e animais.

BEM-ESTAR

Temperos - Vídeos com dicas, receitas e curiosidades sobre condimentos que dão sabor à comida e fazem bem à saúde.